+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Melhor tunel para ligar 2 mikrotiks

    Pessoal, tudo bem ?

    Basicamente eu tenho uma RB450G aqui no escritorio e outra igual em uma filial.

    Quero poder dar um ping aqui do escritorio no servidor ou em alguma maquina da filial, sem precisar clicar e discar uma vpn, nem nada... ou seja, quero que a rede da filial se junte a minha.

    As duas pontas tem conexao com a internet (Viivo Fibra).

    Vendo a web, o que eu acho que seria o ideal pra mim seria o IPSec, correto ? ou tem alguma outra maneira de se ligar 2 redes de modo seguro ?

    Dei uma olhada e tem a opção de fazer um PPtP & EoIP . Qual seria melhor ? qual a diferença ?

    grato.

  2. #2

    Padrão Re: Melhor tunel para ligar 2 mikrotiks

    Citação Postado originalmente por 2fast4youbr Ver Post
    Pessoal, tudo bem ?

    Basicamente eu tenho uma RB450G aqui no escritorio e outra igual em uma filial.

    Quero poder dar um ping aqui do escritorio no servidor ou em alguma maquina da filial, sem precisar clicar e discar uma vpn, nem nada... ou seja, quero que a rede da filial se junte a minha.

    As duas pontas tem conexao com a internet (Viivo Fibra).

    Vendo a web, o que eu acho que seria o ideal pra mim seria o IPSec, correto ? ou tem alguma outra maneira de se ligar 2 redes de modo seguro ?

    Dei uma olhada e tem a opção de fazer um PPtP & EoIP . Qual seria melhor ? qual a diferença ?

    grato.
    Se você vai ligar apenas as duas RBs e nao tem nenhum servidor PPPoE correndo ai, você pode fechar isso com L2TP e EoIP.
    O EoIP fecha um túnel entre as bridges (vamos criar uma bridge entre uma porta lan da RB e uma porta wan nas duas RB e um túnel sobre elas). O L2TP provê a camada de criptografia necessária.

    Vou mandar um link de um pdf de uma apresentacao que foi feita no MUM em Lima, que trata justamente disso.
    Obs. Só faca se nao tiver nenhum servidor PPPoE na RB, pois ao fazer e ativar, derruba os clientes conectados via PPPoE e nao sei como resolver. Se nao tiver, a solucao é bastante eficiente.

    http://mum.mikrotik.com/presentation...aximiliano.pdf

  3. #3

    Padrão Re: Melhor tunel para ligar 2 mikrotiks

    O unico PPPoE q tem é o meu discando pro Speedy... internamente nao tem ninguem conectando via PPPoE...

    Qualquer PPPoE cai ou somente dos internos (lan)? ou o da Wan tmb cai?

    Valeu pelo pdf, vou ver e ja te falo se deu certo.

  4. #4

    Padrão Re: Melhor tunel para ligar 2 mikrotiks

    Outro probleminha.... os ip´s sao dinamicos, vendo este pdf ele pede os IP... aceita uma url tipo teste.no-ip.biz ?

    chegando em casa vou testar e depois eu falo.

    Se alguem tiver uma solucao para o ip dinamico, sera bem vinda.

  5. #5

    Padrão Re: Melhor tunel para ligar 2 mikrotiks

    Eu ia comentar sobre o ip. Se tiver como configurar algum no-ip nao creio que tenha problema. Isso foi perguntado durante a apresentacao, mas nao lembro a resposta (creio que o palestrante disse que nao haveria problema).

    Do PPPoE ele derruba o servidor, porque normalmente o PPPoE nao vai com L2TP, por isso ele derruba. Talvez se ativar algum L2TP no cliente nao derrube, mas é coisa de testar, e no teu caso, nao influenciará em nada.