Hoje estava analisando comprar uma antena... mas para não comprar errado... gostaria de entender como que funciona a emissão de sinal...

No meu caso é um antena de celular em 850mhz + 1 repetidor... onde terei que enviar um sinal a pelo menos 25 metros de distância... Eu gostaria de aprender a calcular a perda de sinal desde a antena Externa até a antena interna... juntamente com a distância que essa pode chegar...

Minha situação é a seguinte:

1 antena externa com ganho de 8DBI - sendo ela de 850mhz ...
13 metros de cabos RG60 que vai até o repetidor...
(eu encontrei este site http://www.afdatalink.com.br/new/calculadora.php ) pena que ele não tem a opção RG60 nem RG06...

1 Amplificador 850mhz com uplink de 65dbi e downlink de 70dbi
1 cabo RG06 de 6 metros - 60% de malha - 75 omhs
1 Antena externa 5DBI

1 - Como faço para calcular... da torre até minha casa, uma antena de quantos DBI? Qual calculo que é feito, existe algum aparelho para detectar a qualidade desse sinal... igual banda C e Ku... onde eu tenho um aparelho que calcula o Sinal e sua Qualidade...

2 - Os cabos, eu encontrei essa calculadora, que já ajuda a dar uma ideia, mas ela não possui vários cabos e nem simplifica qual a porcentagem da malha utilizada, qual a resistência... como eu poderia estar calculando esses dados corretamente de acordo com cada tipo de cabo?

3 - Conectores e ementas... eu cheguei ler aqui no fórum que existe uma perda... a pessoa havia colocado se não me engano uma perda de 1DBi por conector e por emenda (na realidade é menos)... Qual pode ser a verdadeira perda? ela modifica de acordo com o conector?

4 - Repetidor - Esse amplificar 65DBi UP e 70DBi down ... Isso significa que:
Antena ganho: 8dbi
Conectores : -2dbi (+-)
Fio 13m : -3dbi (+-)
8-3-2 = 3
O sinal chega ao repetidor contendo 3DBi, daí é amplificado para 70dbi... total : 73dbi ??? é isso mesmo???

5 - Divisor 4 saídas - o que vou comprar traz as seguintes informações:
Insertion Loss ≤3dB (For 800/900MHz ) , or ≤ 5dB (For 1800/1900/2100MHz )
Então terei uma perde de mais ou menos 3DBi por cada entrada...

6 - Antena Interna... No meu caso quero colocar uma antena de 20DBi para fora da casa e 2 antenas ou 3 dentro de casa de 5 DBI cada ou 8 dbi cada... Dai gostaria de fazer todos estes cálculos para ver se o aparelho suporta todas essas antenas... e até onde esse sinal chega...
Qual é o calculo que posso usar para calcular a distância que o sinal pode chegar de acordo com cada antena... mas no meu caso serão antenas omni ...

São muitas dúvidas... mas se alguém puder estar contribuindo para sanar algumas delas, vai ser de grande ajuda...