+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Boa noite amigos do under-linux, tive problemas recentemente
    com minha rede em 2,4 (https://under-linux.org/showthread.p...941#post680941)
    e devido a esse grande transtorno decidi investir na rede 5,8 , porém tenho
    algumas dúvidas e gostaria a ajuda de vocês.


    → Tem alguma problema que a antena 5,8 fique ao lado da 2,4?
    → No gerenciamento central tenho um hotspot (RB750gl), será necessario colocar
    criptografica na rede? ou posso deixar aberta?
    → Vou usar nos clientes somente o Loco M5, portanto pretendo operar com o airmax
    ativado, alguma sugestão?


    Para envio do sinal irei usar uma UBIQUITI omni 5,8 13DBI + Rocket M5


    Pretendo atender com esse sistema cerca de 50 clientes, irei ter problemas?


    Obs. Todos os clientes são proximos, o mais longe fica a menos de 1 KM


    Obrigado pela ajuda

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão Re: Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Filipe, bom dia.

    Não tem problema antena 5.8 GHz ao lado com antena 2.4 GHz, porém deixe pelo menos um espaço de 1 metros entre elas. A questão da segurança da rede, a criptografia irá diminuir a performance da mesma, porém se deixar aberta terá problemas de conexões indevidas. verifique como irá se comportar o hotspot trabalhando em brigde WDS, sem criptografia, utilizando controle de mac. A um distância de 1 km, o equipamento irá trabalhar sem problemas a nano loco e o rocket, só não gosto muito de omni. O diagrama de irradiação dessas antenas não são de agradar. Prefira Setoriais, possuem linha de transmissão melhores. Poderá atender tranquilamente os 50 clientes, porém depende do seu link e os seus servidores.

  3. #3

    Padrão Re: Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Citação Postado originalmente por filipemd Ver Post
    Boa noite amigos do under-linux, tive problemas recentemente
    com minha rede em 2,4 (https://under-linux.org/showthread.p...941#post680941)
    e devido a esse grande transtorno decidi investir na rede 5,8 , porém tenho
    algumas dúvidas e gostaria a ajuda de vocês.


    → Tem alguma problema que a antena 5,8 fique ao lado da 2,4?
    → No gerenciamento central tenho um hotspot (RB750gl), será necessario colocar
    criptografica na rede? ou posso deixar aberta?
    → Vou usar nos clientes somente o Loco M5, portanto pretendo operar com o airmax
    ativado, alguma sugestão?


    Para envio do sinal irei usar uma UBIQUITI omni 5,8 13DBI + Rocket M5


    Pretendo atender com esse sistema cerca de 50 clientes, irei ter problemas?


    Obs. Todos os clientes são proximos, o mais longe fica a menos de 1 KM


    Obrigado pela ajuda
    Cliente mais longe está a menos de 1km, usa uma omni de 10db. A distancia é curta e a abertura da omni de 10db é maior do que a de 13db. Uso aqui e não tenho problemas, tenho clientes a 1.5km.

  4. #4

    Padrão Re: Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Com Ubiquiti, sempre utilize criptografia WPA2-AES, pois é trabalhada em hardware, liberando a CPU para outras tarefas.

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    www.wdcnet.com.br

  5. #5

    Padrão Re: Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Citação Postado originalmente por eamorim Ver Post
    Com Ubiquiti, sempre utilize criptografia WPA2-AES, pois é trabalhada em hardware, liberando a CPU para outras tarefas.

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    www.wdcnet.com.br
    Olá eamorim. Já aproveitando a sua resposta, vamos tirar uma duvida aqui! Eu li à algum tempo, só não me lembro onde, que criptografia WPA2-AES por ser mais segura exigi mais processamento. Até por esse motivo é que passei a usar WPA-TIK em toda minha rede.

    Uso somente M5 na minha rede e quando mudei p/ WAP-TIK, reparei que o MAX TX Rate, Mbps diminuiu um pouco, e fazendo uns testes, quando voltava a criptografia p/ WAP2-AES o MAX TX Rate, Mbps voltava a subir.

    Por isso, vamos falar um pouco sobre esse assunto.

    Abraço.

  6. #6

    Padrão Re: Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Fabiano,

    Realmente WPA2-AES exige mais processamento.

    Se um rádio efetuar a criptografia utilizando sua CPU, parte do seu desempenho fica comprometido com essa tarefa - diminuindo o desempenho para cuidar do tráfego de rede.

    A Ubiquiti utiliza um chip (hardware) especial para a criptografia WPA2-AES e com isso libera a CPU dessa tarefa - consequentemente o desempenho do rádio não é afetado.

    Ainda no Ubiquiti, se você utilizar outro tipo de criptografia, mesmo que seja inferior, ela utilizará a CPU do rádio, diminuindo seu desempenho - exatamente como você menciona na experiência que fez.

    Portanto, com rádio Ubiquiti utilize sempre WPA2-AES, pois é feito em hardware e não afeta o desempenho.

    Essa é uma informação citada com destaque na certificação oficial Ubiquiti (UACA).

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    www.wdcnet.com.br
    Última edição por eamorim; 17-09-2013 às 09:15.

  7. #7

    Padrão Re: Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Olá eamorim, muito obrigado pela explicação, foi fácil de entender. Já vou programar p/ efetuar a mudança em toda minha rede. Eu sinceramente não sabia desse detalhe sobre um "hardware" só p/ WAP2-AES, muito interessante isso.

    Caso você aceite, vou adiciona-lo aos meus amigos aqui do under-linux p/ a gente ir se falando e trocando experiências.

    Abraço e sucesso!

  8. #8

    Padrão Re: Migração de 2,4 para 5,8 com UBNT omni + rocket

    Muito obrigado pela ajuda pessoal, minhas dúvidas foram esclarecidas.