+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Olá amigos do fórum venho aqui pra saber de vocês se é permitido utilizar os postes da rede elétrica para instalar o sistema de transmissão de internet? ou se é preciso ter alguma autorização da eletrobras

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    com certeza ,tem que ter scm e ainda fazer um projeto para ser aprovado .coloca um cabo ai no poste sem autorização pra voce ver o rolo que da .

  3. #3

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Ok! era só o que eu precisava saber, tenho licença sva e quem esta colocando o sistema de internet a cabo aqui na cidade é um concorrente, ja vai bem longe com os cabos e ele não tem nem licença Sva, vou esperar ele gastar bastante cabeando aqui pra depois denunciar pra Eletrobras e pra Anatel

  4. #4

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Ok! era só o que eu precisava saber, tenho licença sva e quem esta colocando o sistema de internet a cabo aqui na cidade é um concorrente, ja vai bem longe com os cabos e ele não tem nem licença Sva, vou esperar ele gastar bastante cabeando aqui pra depois denunciar pra Eletrobras e pra Anatel


    Amigo será mesmo que esse é o melhor jeito de vencer a concorrência ?

  5. #5

    Talking Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Cara analisa uma coisa, coloca vc no lugar do cara, ta gastando dinheiro, tempo. As vezes Torrando a vida dele inteira pra montar essa estrutura. Cara eu digo que 95% de todos os provedores com SCM hje. Começaram irregular ou montando parcerias com outros para tentar burlar ANATEL e aos poucos foram se enquadrando nas normas, eu mesmo quando comecei não tinha nem empresa aberta e hje graças a Deus estou legalizado e a minha rede cada vez crescendo. Tenho q agradecer também a paciência que os clientes Tiveram comigo no começo, por não ter experiencia nenhuma no ramo e como ja aconteceu de minah rede fica parada por mais de 4 dias, comprei a rede de 1 amigo e não sabia nem como acessar a nanoBridge do PTP por IP..Os Paus que dá na rede são de grande aprendizado pois era rede cabeada, e da mto problema, o famoso efeito cascata, subir poste, escada, acabei com o meu carro e etc...... Não sabia nem acessar o Winbox, e aprendi tudo no forum do MK e aki com os parceiros e o melhor, na Pratica, pois uma coisa é vc ler, outra é vc ta ali vivendo o problema. Hje eu posso ter concorrentes aki do meu lado irregular, eu não vou derrubar o cara por denuncia. Se os clientes vão preferir vc ou o outro, vai depender do atendimento, Pontualidade, Comprometimento e o serviço. Aprendi também que não se deve passar a mão na kbeça de cliente, pq na primeira oportunidade ele te ferra e vai pra concorrencia...Jamais crie vinculos de amizades com o cliente, pq isso acaba gerando favores e lembre-se. Seu provedor é uam empresa, é o seu ganha pão que vc gastou p montar e ja perdeu mtos sabados a noite, domingos e feriados, resolvendo pepinos de clientes ou tecnicos. Não tem escola melhor do que a Pratica...Quando inicie não sabia nda nda.. e Hje graças a Deus eu domino 1 pouco, Não sou mestre, pois sempre que posso passo aki no forum para compartilhar esperiencias que me ajudaram mto aki na pratica no meu dia a dia. Então cara. Não tenha olho grande, esse nosso ramo é grande, saiba partilhar o queijo, tem mercado para todos, e o que vai definir a quantidade de clientes e o SERVIÇO QUE VC PRESTA. E NÃO FICA DE OLHO EM QNTOS CLIENTES O SEU CONCORRENTE TEM. CLIENTE É IGUAL MOSCA, POUSA EM VARIAS MERDAS, MAIS SEMPRE ACHA A PANELA COM FILÉ DE FRANGO, E O FILÉ DE FRANGO QUEM TEM QUE COLOCAR É VC... ABRAÇO A TODOS, não era para ser assim tão grande a resposta, mais eu me emocionei lembrando o meu começo o quanto foi dificil, e encontrei mtas dificuldades e consegui supera-las. Boa sorte a todos e que todos que estão na luta diária sejam recompensados..obs: Não uso rede cabeada +, Migrei a rede toda p/ Linha M5 da ubiquiti, recomendo..

  6. #6

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Com esse topico me apareceu uma duvida, qual a tensão maxima permitida para se passar nos cabos?

  7. #7

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    O cara pensa que tá abafando e, pode ser abafado... o processo dele pode estar em andamento e, na hora que vc for denunciá-lo, pode ser que ele consiga contornar a situação e colocar vc em situação complicada pois, SVA sim, pode dar uma dor de cabaça pra vc... espero que você não esteja colocando sua marca como SCM e, seu concorrente que, aparentemente está te incomodando e deve ter mais competência profissipnal... aí sim, vai te mostrar o caminho da infelicidade... cara, o sol nasce para todos... faz o seu trabalho, deixa que se for para o seu concorrente se lascar, ele vai se lascar... repito, espero que você esteja colocando a marca do seu SCM em todas as publicidades pois, se você estiver colocando a sua... a casa vai cair pra você... vai ver o lacre da tia ana na sua empresa... se preocupa com o que você tem e faz... vai procurar tirar sua licença... seja feliz, não perde seu tempo com mesquinharias... você não vai conseguir atender a tantos clientes de uma só vez, caso consiga colocar este teu pensamento em prática... nunca fui a favor de SVA pois, indiretamente, promovemos uma marca e, podemos alimentar a cobra...

    Citação Postado originalmente por skynet Ver Post
    Ok! era só o que eu precisava saber, tenho licença sva e quem esta colocando o sistema de internet a cabo aqui na cidade é um concorrente, ja vai bem longe com os cabos e ele não tem nem licença Sva, vou esperar ele gastar bastante cabeando aqui pra depois denunciar pra Eletrobras e pra Anatel

  8. #8

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Voltando o camarada que perguntou sobre a tensão dos cabos, é o seguindo. antigamente quando eu comprei a rede, saia da minha base 2 cabos, o clássico RJ 45 acompanhado de 1 cabo de energia normal, a kda 80M tinha 1 caixa no poste com 1 switch . agora a tensão eu n sei dizer. so sei que me deu mta dor de kbeça na época das chuvas. quando tinha muitos clientes simultaneos dava lentidão em algumas partes da rede. e o pior. Quando 1 switch queimava deel p frente , a rede toda parava. Era 1 caos..

  9. #9

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Cara a questão é a seguinte, a gente gasta tempo e dinheiro com o provedor procura montar uma estrutura legal e procura trabalhar o mais certo o possível esperando que tudo dê certo pra que possamos crescer, tenho meu provedor e uso licença sva, sendo ou não 100% garantida não acho justo que chegue alguém e só com a cara e a coragem saia enchendo a cidade de cabos e tomando meus clientes, ainda mais sem ter nem parceria SVA, eu pago 2.000 de link mais os impostos da parceria SVA mais os gastos com equipamentos e tudo mais, me sobra muito pouco pra manter todas as outras dispesas e ainda chega um cara na cara de pau e passa com o cabo na porta dos teus clientes oferecendo sinal mais barato

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Citação Postado originalmente por skynet Ver Post
    Cara a questão é a seguinte, a gente gasta tempo e dinheiro com o provedor procura montar uma estrutura legal e procura trabalhar o mais certo o possível esperando que tudo dê certo pra que possamos crescer, tenho meu provedor e uso licença sva, sendo ou não 100% garantida não acho justo que chegue alguém e só com a cara e a coragem saia enchendo a cidade de cabos e tomando meus clientes, ainda mais sem ter nem parceria SVA, eu pago 2.000 de link mais os impostos da parceria SVA mais os gastos com equipamentos e tudo mais, me sobra muito pouco pra manter todas as outras dispesas e ainda chega um cara na cara de pau e passa com o cabo na porta dos teus clientes oferecendo sinal mais barato
    Amigo, pra você poder cabear os postes das concessionárias de energia, seja qual for e em qual estado for, você vai ter que ter o seguinte:

    1. Empresa com CNPJ;
    2. SCM próprio; (SVA não conta)
    3. Um projeto da tua rede
    4. ART desse projeto paga junto ao CREA
    5. Um engenheiro responsável pelo projeto e execução do serviço
    6. Cópia do famoso livrinho verde (OUTORGA DO SCM)
    7. Fazer um pedido e protocolar junto a concessionária de energia onde tudo isso que listei acima já vai junto com esse pedido.

    Depois eles vão analisar o teu pedido, isso pode demorar de 1 mes a 6 meses, depende de concessionária para concessionária,
    se estiver tudo dentro das normas deles eles aprovam e te dão um tempo para construir a tua rede, nesse tempo eles vão te mandar um contrato dizendo o valor do aluguel de cada poste e logo já começam a cobrar, depois de um tempo eles vão vistoriar a tua rede pra ver se está no padrão que eles exigem (depende de concessionária para concessionária) se não tiver de acordo eles vão te notificar para regularizar os problemas.

    É assim que toca a bancada, não adianta querer perguntar quanto é o valor do aluguel dos postes, porque ninguém vai te falar publicamente, porque é assinado um termo de confidencialidade quanto ao valor de aluguel de postes.

    Espero ter ajudado.

    Eu tenho SCM próprio, e até hoje nunca denunciei meus concorrentes por mais ilegal que eles estejam, pois cliente a gente conquista com bom serviço, bom atendimento e muita honestidade.

    Abraço e boa sorte na tua empreitada.

  11. #11
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Naldo, mais este equipamentos pelo menos a AMPLA aqui no Rio de Janeiro não permite, resumindo então não é a solução para este topico

  12. #12

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post

    3. Um projeto da tua rede
    4. ART desse projeto paga junto ao CREA
    Estou precisando realizar um projeto desses para passar uma pequena fibra na minha cidade.

    Quem faz o projeto? O próprio engenheiro? Existem empresas que cobram por isso?

  13. #13
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Citação Postado originalmente por dmagno Ver Post
    Estou precisando realizar um projeto desses para passar uma pequena fibra na minha cidade.

    Quem faz o projeto? O próprio engenheiro? Existem empresas que cobram por isso?
    ´´em

    Quem faz o projeto é o projetistas, tem engenheiro que faz também, mas mesmo que um projetista o faça, vai precisar da assinatura do engenheiro no projeto, e também da taxa do crea recolhida, depois quem vai aprovar ou desaprovar o projeto é a concessionária de energia elétrica, tem uma série de fatores que exigese para o projeto ser aprovado.

    mas a primeira coisa que a concessionária pede é xerox da outorga do SCM, sem isso nem pensar.

    Abraço e boa sorte.

  14. #14

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post

    3. Um projeto da tua rede
    4. ART desse projeto paga junto ao CREA
    Estou precisando realizar um projeto desses para passar uma pequena fibra na minha cidade.

    Quem faz o projeto? O próprio engenheiro? Existem empresas que cobram por isso?

  15. #15

    Padrão Re: cabeamento de rede em poste da eletrobras

    Caros, eu sou engenheiro e fazemos projetos de compartilhamento de rede de telecomunicações em postes/dutos/torres ou qualquer outra estrutura com concessionárias elétricas, telecom, petroleo. Com experiência nas concessionárias eletricas CEMIG, CELG, COPEL e ENCELSA. E praticamente todas as grandes de Telecom. Se precisar de assessoria podemos lhe ajudar. Se for duvidas pequenas posso tentar lhe ajudar, mas o projeto é muito complexo, além de precisar de profissional habilitado no CREA. Duvidas entre em contato comigo, um abraço.

    (34) 9106-2776 (TIM)
    (34) 3235-0900
    [email protected]