+ Responder ao Tópico

1. Amigo Roberto21, acho esse assunto, setorização, muito interessante... acho essa solução muito mais viável e segura do que montar torre imensas tentando alcançar de uma só vez uma área extensa.

Setorizando, pode ter melhor qualidade, pq não tudo centralizado e não há risco de parar tudo de uma só vez, facilitando a resolução de problemas.

E tb resolve o problema de falta de visada, que é o meu caso... aqui onde moro, tem vários sobrados e as vezes deixo de instalar internet em clientes relativamente próximos mas, pela falta de visada, não se torna possível...

Roberto21, como você faz em relação a instalação de um novo ponto para um pop? Você aluga o espaço na laje do imóvel de alguém? Se é feita dessa forma, você combina um valor ou apensa cede um ponto de internet em troca do espaço?

Estou vendo que a setorização (micro-células) pra mim vai ser a melhor saída no meu caso... as suas considerações e experiências sobre o assunto serão de grande valia.

Abraço.

2. Olá amigo do Under. Vou relatar aqui minha experiência como instador de antenas, que é um serviço que presto atualmente para um provedor de minha cidade. O fato é que esse antena WOM 5000 da Intelbras é uma porcaria e mentirosa com relação ao sinal que recebe no cliente, pois muitas vez no cliente marca que está chegando -70 e no mikrotik, que está no provedor, informa -80....-85, ai no momento da instalação, no cliente, você acho que fez uma boa instalação com relação ao sinal que recebi, no entanto você está arrebentando o provedor do outro lado. A intelbras, assim que lançou este equipamento era péssimo a recepção nos clientes e logo depois lançamento outro firmware que corrigiu esse problema, no entanto eles só mascararam o defeito, ou seja, no cliente melhorou aparentemente o sinal, no entanto no mikrotik, continuou a mesma porcaria. Por este motivo o provedor aqui de minha cidade proibiu instalações deste equipamento. O fato que ninguem vende um produto ruim, cabo ao consumidor final, tirar suas conclusões. Esta é minha experiência, não quer dizer que eu seja o dono da razão, sou novo por aqui, e totalmente aberto a novos conhecimentos.

3. Olá, bom dia!

Sim procuro ver os pontos de maior altura dentro da região onde trabalho, geralmente casas de primeiro andar ou pequenos edifícios de até 4 andares. Nas casas faço uma troca, o ponto pela internet, nos edifícios faço parcerias tipo, desconto de 50% para os moradores do prédio (dependendo da ocasião até não cobro) e pago a conta de luz do condomínio.

No prédio coloco uma base (50CM) e de um a dois módulos de 2 metros, dependendo da ocasião, fecho o enlace com nanobridge de 22dbi (minha rede é uma estrela) Não uso mais bridge, mas também não se enquadra exatamente como uma rede 100% roteada.

Começo os pop's com antenas baratas Tipo a WOM 5000 como ap, porém não ultrapasso 15 clientes em nenhuma, quando isso acontece (chegar próximo aos 15 clientes) já substituo por basestaion 18 dbi da intelbras, aqui está o link da antena:

http://www.intelbras.com.br/Produtos...8-dBi-MiMo-2x2

Começo o pop com antenas baratas por que as vezes o ponto não é o que você esperava, e não capta clientes o suficiente para começar com basestation, cada basestation custa R$ 900.00, e cada WOM 5000 R$160 , então ao invés de gastar 3000 inicialmente gasto em média 800 em cada pop novo.

Bom existem outros detalhes mais, porém isso é um resumo de como trabalho, essa semana já tenho mais 3 pontos para colocar células, duas caixas de água (fechado parceria com as caixas de água de uma determinada região com a companhia de água do município)e mais um prédio de 3 andares.

Fazendo assim não tenho problemas de espécie algum com meus clientes relacionado a sinal, e até minha vida administrando o provedor é super tranquila, me sobra tempo para eu fazer o que eu quiser.

4. Amigo Roberto21, obrigado pelas ótimas informações... outro detalhe... você faz algum tipo de contrato (por escrito) com os donos do imóvel que cedem o espaço?

Alguma coisa que lhe dê alguma garantia e deixe claro, por exemplo, que caso o cliente queira desistir de deixar usar o ponto na laje de seu imóvel, deverá ser comunicado dado um prazo de 3 meses para retirada da estrutura.

Se o amigo ou alguém do fórum tiver algum contrato e puder disponibilizar, será de grande valia pra todos nós.

Abraço.

5. Comprei algumas unidades do CPE WOM 5000 e bom até o exato momento nenhuma reclamação está funcionando que é uma beleza. Mais cada caso é um caso, aqui ao menos sei que está valendo o investimento que em comparação a Ubiquiti seria mais elevado, em relação custo x beneficio p mim está sendo ótimo...

Tópicos Similares

1. Respostas: 9
    Último Post: 02-08-2017, 12:01
  2. Família WOM 5000 - Redirecionamento de portas
    Por Suporte Intelbras no fórum Intelbras
    Respostas: 0
    Último Post: 22-09-2015, 08:51
  3. WOM 5000 - Configurações de VLAN de Gerenciamento
    Por Poemander no fórum Intelbras
    Respostas: 3
    Último Post: 15-09-2015, 17:51
  4. Cpe wom 5000 intelbras não presta!!