+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Os provedores regionais de Internet tiveram a confirmação do atendimento de um pedido que vem sendo feito ao governo: será destinado um naco específico da faixa de 2,5 GHz em caráter primário para essas empresas. Portaria nesse sentido deve ser publicada nos próximos dias pelo Ministério das Comunicações.

    Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.b...4#.Ujj7cMasiSo

  2. #2

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Parabéns a equipe da ABRINT!!!

    Agora vamos ver como será definida essa destinação. Qual será o critério utilizado para escolher a empresa ficará com essa faixa de espectro.

  3. #3

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz


  4. #4

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Art 3º par 1º nos dá um alento, apesar de não citar valores. Mas com certeza será a título oneroso e bem oneroso pois será considerado como frequencia licenciada.
    Só quero ver como eles vão acomodar os interessados com um só canal de 10mhz

    Art 4º abre a oportunidade para utilização em outras faixas também, só que daí não teremos os equipamentos necessários.
    Em 2.5 qualquer RB mikrotik vai ter como configurar.

  5. #5

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Carlos,

    Eu acho que aproveitarmos bem, deveríamos mudar de tecnologia, para bom uso dessa frequência, existe o LTE e o finado Wimax. O preço eu acho que não será tão oneroso, pq no primeiro momento será por chamamento público, se houver trocas de tapas por esse canal, então terá uma fase para acordos e no momento final Leilão, ai sim ficará caro... Recomendo sempre o acordo... risos...

  6. #6

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Carlos,

    Eu acho que aproveitarmos bem, deveríamos mudar de tecnologia, para bom uso dessa frequência, existe o LTE e o finado Wimax. O preço eu acho que não será tão oneroso, pq no primeiro momento será por chamamento público, se houver trocas de tapas por esse canal, então terá uma fase para acordos e no momento final Leilão, ai sim ficará caro... Recomendo sempre o acordo... risos...
    Certo Kleber.
    Mas daí fica outra questão. Que equipamentos utilizar a preços competitivos com a realidade?
    A tecnologia wifi está com preços bem reduzidos comparados com 5 anos atrás. Isso pelo volume.
    Mas LTE ainda está caro. Wimax praticamente não se acha mais referencias.
    Já é hora mesmo de começar a pensar nisso. Concordo

  7. #7

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Se for para usar o 2.5 em UBNT não vira, 10 Mhz em WiFi não transporta nada...

  8. #8

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Se for para usar o 2.5 em UBNT não vira, 10 Mhz em WiFi não transporta nada...

    Também concordo que para esse caso deve-se pensar em usar Wimax, principalmente pela possibilidade de maior cobertura.

    No Brasil o fabricante mais engajado no Wimax é a WxBr. Eles inclusive já possuem uma linha de ERB's e Terminais de de acesso na frequencia de 2,5 Ghz. Vejam: http://www.wxbr.com.br/80216e.html


    Mas de qualquer forma, mesmo com wi-fi, usando MIMO 2x2 e modulando em 16QAM dá pra conseguir entregar 25 Mbps com um canal de 10 Mhz.

    Pode parecer pouco, mas não é tão pouco assim não. Já dá pra atender uns 250 clientes de 1 Mbps.

  9. #9

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Também concordo que para esse caso deve-se pensar em usar Wimax, principalmente pela possibilidade de maior cobertura.

    No Brasil o fabricante mais engajado no Wimax é a WxBr. Eles inclusive já possuem uma linha de ERB's e Terminais de de acesso na frequencia de 2,5 Ghz. Vejam: http://www.wxbr.com.br/80216e.html


    Mas de qualquer forma, mesmo com wi-fi, usando MIMO 2x2 e modulando em 16QAM dá pra conseguir entregar 25 Mbps com um canal de 10 Mhz.

    Pode parecer pouco, mas não é tão pouco assim não. Já dá pra atender uns 250 clientes de 1 Mbps.
    boa amigo, mais alguém conhece os produtos da empresa acima?
    parece ser fantásticos CPE interna para cliente, se realmente funcionar em NLOS será uma super evolução heim
    alguém tem uma média de preços desses equipamentos?

  10. #10

  11. #11

    Padrão Re: Pequenos provedores terão fatia específica da faixa de 2,5 GHz

    Citação Postado originalmente por WordNet Ver Post
    boa amigo, mais alguém conhece os produtos da empresa acima?
    parece ser fantásticos CPE interna para cliente, se realmente funcionar em NLOS será uma super evolução heim
    alguém tem uma média de preços desses equipamentos?
    Eu ainda nao conheco pessoalmente os equipamentos da WxBr, mas tenho muito interesse em conhecer, pois parecem ser muito bons.

    Pelo que sei essa parte de Wimax da WxBr foi desenvoldida em parceria com o CPqD, e sendo assim tem tudo pra ser bom.

    O preco certamente nao será tão baixo quanto Wifi, até mesmo pela questão de escala, mas dependendo da funcionalidade que oferecer, pode ser viável realizar um investimento maior.

    Seria interessante se alguém aqui do fórum que conhecesse melhor a tecnologia deles pudesse nos falar um pouco mais.