+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ponto e multi-ponto

    saudações pessoal, eu sou novo no fórum e me cadastrei para ficar a par do ramo da internet sem fio. preciso que se puderem me ajudem, tenho um provedor "caseiro" e quero legalizar mas não sei q equipamentos devo usar, pois tudo começou quando comecei a jogar internet pra mim, atraves da casa do meu amigo que chega adsl. os outros que não tinham internet ficaram sabendo e me enchiam o saco ate fazerem a minha cabeça para jogar internet para eles. hoje tem 16 pessoas e mais gente querendo a bendita internet, vou substituir tudo porque foi indo tudo no improviso, segundo a explicação da imagem abaixo, que aparelhos me indicam? nunca usei linux, usava roteador normal e ate hoje foi tudo na base da interface do roteador. que load balance usar? qual radio usar? que frequencia usar? qual antena? qual cpe? desde ja agradeço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         net.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	240,0 KB
ID:      	48167
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         net.jpg
Visualizações:	104
Tamanho: 	238,8 KB
ID:      	48166  
    Última edição por rafael silvano; 18-09-2013 às 20:36.

  2. #2

    Padrão Re: ponto e multi-ponto

    Citação Postado originalmente por rafael silvano Ver Post
    saudações pessoal, eu sou novo no fórum e me cadastrei para ficar a par do ramo da internet sem fio. preciso que se puderem me ajudem, tenho um provedor "caseiro" e quero legalizar mas não sei q equipamentos devo usar, pois tudo começou quando comecei a jogar internet pra mim, atraves da casa do meu amigo que chega adsl. os outros que não tinham internet ficaram sabendo e me enchiam o saco ate fazerem a minha cabeça para jogar internet para eles. hoje tem 16 pessoas e mais gente querendo a bendita internet, vou substituir tudo porque foi indo tudo no improviso, segundo a explicação da imagem abaixo, que aparelhos me indicam? nunca usei linux, usava roteador normal e ate hoje foi tudo na base da interface do roteador. que load balance usar? qual radio usar? que frequencia usar? qual antena? qual cpe? desde ja agradeço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         net.jpg
Visualizações:	186
Tamanho: 	240,0 KB
ID:      	48167


    Meu caro,

    Voce primeiro deveria ver como se licenciar! voce pode ser pego e terá dor de cabeça.

    Sua estrutura pode começar com uma RB750 Mikrotik com um smartlan xtreme cpe 400mw/17dbi
    A questão do load balance vai depender de quantos links chega ate voce mas recomendo que voce der mais preferência em se ter um fail-over para começar do que ir para um load balance.
    Para trabalhar a questão dos clientes ser registrado voce pode usar o software MKAUTH com hotspot.

    O resto e questao de pesquisa e estudo no google.

  3. #3
    Tecnico em telecom Avatar de Thiagotelecom
    Ingresso
    May 2011
    Localização
    São Felix do Xingu
    Posts
    225

    Padrão Re: ponto e multi-ponto

    não estou aki para fazer propaganda de ninguém acho que você deviria ir de Xwave SuperPOP MIMO 5 GHz - RB911G-5HPnD!!!! ou o Basestation 20dbi 90 graus + rocket m5 nos clientes utilizar airgrid m5!!! agora para o balance dependendo da quantidade de link utilizar a RB750UP, utilize mkauth com pppoe!!!! se precisar de mais alguma coisa estou a disposição!