+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão monitoramento remoto - terceirizado

    Olá amigos, estou com um problema precisando de solução: Contratei um link via rádio de um provedor que me fornece 2 MB dedicado, com IP fixo e portas liberadas para acesso TCP/UDP. Minha dúvida é a seguinte, consigo fazer um monitoramento remoto dessa conexão obtendo resultados de bandwidth e latência direto com o The Dude ou teria que instalar uma RB para fazer o monitoramento?

  2. #2

    Padrão Re: monitoramento remoto - terceirizado

    Citação Postado originalmente por jauense Ver Post
    Olá amigos, estou com um problema precisando de solução: Contratei um link via rádio de um provedor que me fornece 2 MB dedicado, com IP fixo e portas liberadas para acesso TCP/UDP. Minha dúvida é a seguinte, consigo fazer um monitoramento remoto dessa conexão obtendo resultados de bandwidth e latência direto com o The Dude ou teria que instalar uma RB para fazer o monitoramento?
    Amigo eu não entendi muito bem a questão do "monitorar remotamente", porem se você quiser monitorar esse link pelo seu IP fixo, basta liberar o snmp e ter o dude instalado e pronto. Se puder explicar melhor sua duvida, tentarei ajudar.

  3. #3

    Padrão Re: monitoramento remoto - terceirizado

    Citação Postado originalmente por jauense Ver Post
    Olá amigos, estou com um problema precisando de solução: Contratei um link via rádio de um provedor que me fornece 2 MB dedicado, com IP fixo e portas liberadas para acesso TCP/UDP. Minha dúvida é a seguinte, consigo fazer um monitoramento remoto dessa conexão obtendo resultados de bandwidth e latência direto com o The Dude ou teria que instalar uma RB para fazer o monitoramento?

    Pelo que entendi voce pode monitorar o seu Gateway fornecido pela empresa. Com isso voce sabe se caiu ou nao.
    No dude voce pode colher as informações do mikrotik de borda que esta conectado diretamente com o gateway do link e coletar os dados via snmp.

    o BANDWIDTH seria mais difícil pois a empresa que te fornece o link teria que disponibilizar do lado deles o server. a melhor forma e a mais comum é voce monitorar a trafego de sua rede que sai pelo link de 2M via snmp.

    Eu costumo monitora a banda no CACTI e as quedas no dude