+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP na rede ajuda

    Ola pessoa meu problema é o seguinte na minha vez ou outra na minha rede aparece ip de roteador (cliente que põe cabo na porta wan), ip de modem de cliente, e agora mais recente tem um cara no condominio que põe um cabo da minha switch para switch da outra empresa esse negocio complica, pois tenho que ir em bloco em bloco pra ver este problema. Como posso resolver isso?
    tenho rb 450g para gerenciar e uso hotspot.
    desde já agradeço a ajuda de vocês.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    rede cabeada so pppoe ,rede wireless bem feita ainda da pra trabalhar com dhcp .

  3. #3

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    em modo ppoe não da este problema? é 100% seguro? precisa de mais algum equipamento?
    valeu Naldo864

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    não cada cliente pode discar sua conexão direto do windows ,e claro voce pode colocar um roteador em cada cliente tambem assim ele não fica te ligando atras de usuario e senha .

  5. #5

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    não cada cliente pode discar sua conexão direto do windows ,e claro voce pode colocar um roteador em cada cliente tambem assim ele não fica te ligando atras de usuario e senha .
    Rapaz, rede em ppoe é show de bola! Tenho servidor dhcp com hotspot rodando ainda na maioria dos clientes, mas estou aos poucos eliminando o servidor dhcp, inclusive estou com um discador próprio! A internet é outra cara, pode ter certeza que o mestre esta corretíssimo!

  6. #6

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    SAULOURLONGE beleza cara vou usar pppoe nos meus clientes e vou acaba com este problema.
    obrigado aos dois valeu gente

  7. #7

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    Citação Postado originalmente por jonneresende Ver Post
    SAULOURLONGE beleza cara vou usar pppoe nos meus clientes e vou acaba com este problema.
    obrigado aos dois valeu gente
    Concordo plenamente com os outros amigos aqui que lhe indicaram pppoe e estão cobertos de rzão, para rede cabeadas nao tem melhor, porem se você não conseguir implantar uma outra solução seria usar switch vlan em toda rede. eu aqui tenho um condominio onde não consegui passar cabeamento e ofereço uma rede wireless em 2.4 mimo para todos nos 22 blocos com DHCP ativo e tem funcionado muito bem em hotspot, mas o segredo foi o isolamento por portas. o switch vlan da intelbras é muito bom recomendo tambem dessa forma.

    Abraços!

  8. #8

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    Citação Postado originalmente por Maclaud Ver Post
    Concordo plenamente com os outros amigos aqui que lhe indicaram pppoe e estão cobertos de rzão, para rede cabeadas nao tem melhor, porem se você não conseguir implantar uma outra solução seria usar switch vlan em toda rede. eu aqui tenho um condominio onde não consegui passar cabeamento e ofereço uma rede wireless em 2.4 mimo para todos nos 22 blocos com DHCP ativo e tem funcionado muito bem em hotspot, mas o segredo foi o isolamento por portas. o switch vlan da intelbras é muito bom recomendo tambem dessa forma.

    Abraços!
    Concordo em parte com o amigo acima, também uso Vlan em algumas partes da minha rede que chamo de crucial, mas notei que algumas vezes que faltava energia, o mesmo travou com facilidade, e já troquei o mesmo umas 3 vezes, e outra coisa, colocar muitos Vlan na mesma rede, acaba atrapalhando um pouco no sentido dos downloads, não sei explicar o porque mas comigo tive 3 Vlans em mais ou menos 2 KM e alguns clientes reclamavam da taxa de downloads, quando eu fazia o teste em uma velocidade de 3mb dava 10kbps em média, tirei 2 dos mesmos e o download funcionou normalmente (claro que baixando 3 arquivos que liberava toda a banda disponível!). Aproveitando a oportunidade peço uma explicação aos mestres sobre esse assunto, mas com certeza é importante vc utilizar um ou outro Vlan na sua rede!

  9. #9

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    Citação Postado originalmente por SAULOURLONGE Ver Post
    Concordo em parte com o amigo acima, também uso Vlan em algumas partes da minha rede que chamo de crucial, mas notei que algumas vezes que faltava energia, o mesmo travou com facilidade, e já troquei o mesmo umas 3 vezes, e outra coisa, colocar muitos Vlan na mesma rede, acaba atrapalhando um pouco no sentido dos downloads, não sei explicar o porque mas comigo tive 3 Vlans em mais ou menos 2 KM e alguns clientes reclamavam da taxa de downloads, quando eu fazia o teste em uma velocidade de 3mb dava 10kbps em média, tirei 2 dos mesmos e o download funcionou normalmente (claro que baixando 3 arquivos que liberava toda a banda disponível!). Aproveitando a oportunidade peço uma explicação aos mestres sobre esse assunto, mas com certeza é importante vc utilizar um ou outro Vlan na sua rede!

    Estranho ter acontecido isso em sua rede, aqui tenho 2 vlan de 8 portas em cada bloco de apartamentos com media de 10 usuarios por bloco conectados em horario de pico e nenhum absolutamente nenhum cliente reclamou de lentidão no trafego ou mesmo em dowloads, é preciso entender um pouco o uso de vlans antes de realmente implanta-las na rede, se for uma rede em bridge muito grande acredito que acima de 100 usuarios o ideal é rotear a rede. recomendo vc dar uma estudada no que pode ser a causa de ter acontecido isso em sua rede mas com certeza a culpa nao pode ter sido somente por causa da segmentação fisica das portas para o isolamento dos clientes. dar uma ollhada em outros topicos no forum acredito q vc vai encontrar material vasto sobre o assunto,

    recomendo esse:
    https://under-linux.org/entry.php?b=1447

    topico: o pós e contra das VLans.

    Abraços
    Espero ter ajudado.

  10. #10

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    mais uma duvida qual a diferença do pppoe e hotspot e porque o pppoe não deixa o dhcp na rede?

  11. #11

    Thumbs up Re: DHCP na rede ajuda

    Citação Postado originalmente por Maclaud Ver Post
    Estranho ter acontecido isso em sua rede, aqui tenho 2 vlan de 8 portas em cada bloco de apartamentos com media de 10 usuarios por bloco conectados em horario de pico e nenhum absolutamente nenhum cliente reclamou de lentidão no trafego ou mesmo em dowloads, é preciso entender um pouco o uso de vlans antes de realmente implanta-las na rede, se for uma rede em bridge muito grande acredito que acima de 100 usuarios o ideal é rotear a rede. recomendo vc dar uma estudada no que pode ser a causa de ter acontecido isso em sua rede mas com certeza a culpa nao pode ter sido somente por causa da segmentação fisica das portas para o isolamento dos clientes. dar uma ollhada em outros topicos no forum acredito q vc vai encontrar material vasto sobre o assunto,

    recomendo esse:
    https://under-linux.org/entry.php?b=1447

    topico: o pós e contra das VLans.

    Abraços
    Espero ter ajudado.
    Infelizmente para mim amigo, em uma das minhas redes com 200 clientes acontece, mas hoje com um Vlan é suficiente, não tenho problemas e o ppoe é a melhor forma de trabalhar no momento para mim, agradeço o material do Vlan, muito obg e felicidades!

  12. #12
    Analista de Suporte em TI Avatar de paullsoftware
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Cabo de Santo Agostinho / Pernambuco
    Posts
    530

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    Citação Postado originalmente por jonneresende Ver Post
    mais uma duvida qual a diferença do pppoe e hotspot e porque o pppoe não deixa o dhcp na rede?
    posso te dizer em poucas palavras, mais pode procurar a fundo mais explicações..

    pppoe sempre muito profissional sem falhas de segurança é um tunel criptografado mais seguro (pode inclusive configurar o roteador do cliente pra autenticar automatico)

    hotspot é bacana o uso para propaganda etc.. Uso em minha rede os dois configurados no mesmo servidor, porém disponibilizo um discador próprio para autenticação PPPoE e 80% dos clientes preferem usar PPPoE

  13. #13

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    me tire uma dúvida. quando colocamos um roteador discando no cliente, tem como colocar esse roteador com dhcp desligado??

    porque se ficar com dhcp ligado., quem chegar na casa dele. e tiver a senha do roteador vai navegar normalmente né isso?

    como ter esse controle?

    uma outra dúvida, clientes nao tem roteador que discam no proprio pc, ele colocando ip fixo eles navegam sem precisar autenticar

  14. #14

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    [QUOTE=ruanserver;685926]me tire uma dúvida. quando colocamos um roteador discando no cliente, tem como colocar esse roteador com dhcp desligado??

    porque se ficar com dhcp ligado., quem chegar na casa dele. e tiver a senha do roteador vai navegar normalmente né isso?

    como ter esse controle?

    uma outra dúvida, clientes nao tem roteador que discam no proprio pc, ele colocando ip fixo eles navegam sem precisar autenticar

    O dhcp do roteador fica ligado porque ele passa a ser o servidor particular do cliente, o mesmo autentica no nosso servidor como ppoe e liberar a banda de internet que vc disponibilizar para o cliente e quantidades de ips vc pode determinar para o cliente, por exemplo: eu aqui libero apenas 5 já que existe a possibilidade do danado colocar o cabo da net na porta lan e ficar gerando dhcp na minha rede, como eu limito para 5 vou reduzir minha dor de cabeça!
    E outra coisa em relação ao que o cliente faz com a banda de internet que ele paga, até o momento que vc não constatar fraude que seria ele pegar um cabinho e ficar dividindo com os vizinhos ou via wireless mesmo, vc não pode nem deve se preocupar com isso, ele te paga X e la dentro da casa dele o mesmo manda internet até para a geladeira se ele quiser!
    Em relação a sua ultima dúvida não entendi muito, até onde sei, o que o cliente pode fazer no seu PC é criar um discador e pode até rotear no caso de alguns notes, mas ñ é tão legal quanto parece já que a máquina tem de ficar ligada e em relação ao ip fixo imagino que vc esteja se referindo ao hotspot, porem em ambas as situações tem de ser liberado no Mikrotik ou no Hotspot ou em PPP!

  15. #15

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    valeu saulão.. esquece essa ultima dúvida, pois ja ouvir o que precisaria ouvir,,,.,


    muito obrigado pelos os seus esclarecimentos...

  16. #16

    Padrão Re: DHCP na rede ajuda

    Citação Postado originalmente por ruanserver Ver Post
    valeu saulão.. esquece essa ultima dúvida, pois ja ouvir o que precisaria ouvir,,,.,


    muito obrigado pelos os seus esclarecimentos...
    Estamos ai para fazer mais com a fera! kkkkkkkkkkk

  17. #17