+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Túnel entre dois roteadores MikroTik

    Pessoal, procurei alguns artigos e achei...porem não consegui ligar meus 2 routers. Achei um exemplo de PPTP & EoIP ou L2TP & IPSec. nenhum dos 2 funcionou. Pra fazer essa ligação que eu quero so tem essas 2 maneiras ? são as melhores ou tem algo mais moderno. O Diagrama da minha rede esta na imagem em anexo. O que eu quero é o usuário do lado A dar um ping no usuário do lado B sem precisar discar nada (nada de pppoe, vpn, etc...) . Quero algo 100% no router e transparente para o usuário.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NetworkDiagrm - Tunnel.jpg
Visualizações:	998
Tamanho: 	102,2 KB
ID:      	48367

  2. #2

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    Amigo..creio que vc pode até ter feito o Tunel, mas o que deve ter faltado é a parte de roteamento..

    vc deve apontar as rotas em cada router para o destino (rede) que vc quer alcançar dentro do tunel...

    ex: quando vc quer alcançar o ip 192.168.60.3 (que faz parte da rede do router A) vc deve apontar essa rede na sua tabela de rotas no roteador B. entendeu ?..

    Desse modo fica transparente pra ambas as rede..é só fazer as rotas inversas em ambos os roateadores.

    Qualquer coisa vai perguntando e vamos ajudando a chegar a uma solução.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    vpls.

  4. #4

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    Vou tentar colocar as rotas, mas o que me deixa curioso é que os exemplos que ue vi, não tem rota configurada, basta acertar o tunel, etc... e pronto, da pra dar ping nas pontas....

    Meu log mostra em ambos os routers que eles se falam (um mandando msg pra outro do tipo, R-U-THERE, ACK, etc...) mas ping não vai nem a pau.

    Vou tentar, depois posto o resultado.

  5. #5

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    * crie um túnel EOIP, crio o mesmo em cima da interface WAN apontando em cada um o IP da outra ponta. Não esquece de usar o mesmo ID em ambos os lados.

    * na sequencia coloque um número de ip, ex: 10.0.0.1/30 e 10.0.0.2/30 (eu costumo usar /30 nos meus túneis).

    * feito essas configuraçoes tente pingar os 2 ips, se os dois lados estiverem pingando vc fechou o túnel. Caso na pingue vc deverá rever as configs pois algo está errado.

    * depois de tudo dando ping através das rbs vc precisa rotear a rede interna:

    exemplo

    wan1
    EOIP 10.0.0.1
    Lan 192.168.50.0/24
    Em ip routes cadastre assim: 192.168.60.0/24 gw 10.0.0.2

    Wan2
    EOIP 10.0.0.2
    Lan 192.168.60.0/24
    em ip routes cadastre assim: 192.168.50.0/24 gw 10.0.0.1

    DestA forma vai funcionar 100%.

  6. #6

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    Sou meio leigo JR... teria como exemplificar melhor?

    Esse negocio de ip publico, ip do meu gateway, ip do tunnel ta me mantando, não to sabendo quando usar um nem o outro...

    Tem um tunel feito ai ? tem como da um export ?

    abrasssss

  7. #7

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    Tá em espanhol mas dá para entender:
    http://mum.mikrotik.com/presentation...aximiliano.pdf

  8. #8

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    Pessoal.. valeu pelas dicas... EoIP não vai nem a pau... mudei pra IPIP tunel e foi.. agora to apanahndo para fazer o IPSec.

    Valeu!

  9. #9

    Padrão Re: Túnel entre dois roteadores MikroTik

    Esse manual que eu passei só serve se você nao tiver clientes conectados via PPPoE, pois derruba todos os clientes e nao sei resolver isso.