+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Fala galera... Tô precisando implantar uma rede wireless em um colégio, queria saber qual equipamento vocês me indicam, preciso que cada antena e rádio funcionem + - num raio de 200m, se funcionar numa distancia maior que essa melhor ainda!!! E aí o que me indicam ?

  2. #2

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Coloca um conjunto de unifi

  3. #3

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Coloca um conjunto de unifi
    Unifi é a melhor opção ? Custoxbeneficio ? Vi algumas pessoas usando rb411 com cartão wireless e omni de 8dbi... será que vale a pena pensar nessa opção ?

  4. #4

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Qualquer radio que voce coloque e que tenha a potencia de acordo com a distancia que voce quer atingir vai funcionar.
    A pergunta é o que voce vai fazer? como os clientes vao acessar? terá hotspot? será uma rede aberta?
    Dependendo a resposta voce vai optar por um ou outro.
    Tenho um UNIFI rodando na empresa, um aparelho em cada andar, nunca tive problema como também tenho um smartlan 400mw rodando em um outro local atingindo 400m de cobertura em uma area aberta.
    Mas sem maiores dados do local também fica difícil dizer qual usar pois parede de concreto tem um peso na rádio difusão como um espelho d'agua ou uma janela de vidro.

    Eu costumo ligar um AP de 1000mw no centro do local onde eu quero atender e vou baixando a potencia ate atender o local que quero com a menor potencia possível. É o modo mais rápido de fazer.

  5. #5

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    Qualquer radio que voce coloque e que tenha a potencia de acordo com a distancia que voce quer atingir vai funcionar.
    A pergunta é o que voce vai fazer? como os clientes vao acessar? terá hotspot? será uma rede aberta?
    Dependendo a resposta voce vai optar por um ou outro.
    Tenho um UNIFI rodando na empresa, um aparelho em cada andar, nunca tive problema como também tenho um smartlan 400mw rodando em um outro local atingindo 400m de cobertura em uma area aberta.
    Mas sem maiores dados do local também fica difícil dizer qual usar pois parede de concreto tem um peso na rádio difusão como um espelho d'agua ou uma janela de vidro.

    Eu costumo ligar um AP de 1000mw no centro do local onde eu quero atender e vou baixando a potencia ate atender o local que quero com a menor potencia possível. É o modo mais rápido de fazer.
    Os clientes vão acessar de seus notebooks, tablets e smartphones... A principio não precisa de hotspot, a rede é aberta e preciso de um equipamento que segure na faixa de 80 pessoas conectadas simultaneamente, o lugar que ele deve atender é aberto, 200m em campo aberto, será nos pátios da escola.... O que você acha melhor unifi, mikrotik + cartão + omni de 8dbi ou um AP bom com uma omni ?

  6. #6

    Thumbs up Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por leandro.tech Ver Post
    Unifi é a melhor opção ? Custoxbeneficio ? Vi algumas pessoas usando rb411 com cartão wireless e omni de 8dbi... será que vale a pena pensar nessa opção ?
    Bom dia, Amigo.
    • Quantos clientes conectados simultaneamente ?
    • Qual será a velocidade de cada um deles ?
    • Vc vai fazer algum tipo de controle ?

  7. #7

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Bom dia, Amigo.
    • Quantos clientes conectados simultaneamente ?
    • Qual será a velocidade de cada um deles ?
    • Vc vai fazer algum tipo de controle ?
    - No máximo 80 clientes conectados;
    - Velocidade de até 300k para cada cliente;
    - Vou fazer somente controle de banda no equipamento;

  8. #8

    Thumbs up Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por leandro.tech Ver Post
    - No máximo 80 clientes conectados;
    - Velocidade de até 300k para cada cliente;
    - Vou fazer somente controle de banda no equipamento;
    Se optar por colocar uma rb, então coloque uma RB433, com três antenas setoriais. Cada cartão gerencia uma media de 30 clientes simultaneamente. Fica a dica.

  9. #9

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Se optar por colocar uma rb, então coloque uma RB433, com três antenas setoriais. Cada cartão gerencia uma media de 30 clientes simultaneamente. Fica a dica.
    Certo... posso ligar esses 3 cartões nessa RB ? E outra, que tipo de antena me indica ? Pensei em uma omni externa de 8dbi ou então uma de 12dbi... O que acha ?

  10. #10

    Thumbs up Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por leandro.tech Ver Post
    Certo... posso ligar esses 3 cartões nessa RB ? E outra, que tipo de antena me indica ? Pensei em uma omni externa de 8dbi ou então uma de 12dbi... O que acha ?

    • RB 433 com seus 3 cartões. " A MDBRASIL tem uma solução completa, com case." http://mdbrasil.com.br/home/
    • 03 Antena OIW Setorial 2.4GHz 14 dBi 90°. "Homologada"


    Obs: configura na banda "G" e com a potencia setada no mínimo.

  11. #11

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Se voce pode investir eu iria de RB433 com 3 setorial de 120°. Da para voce atender a todos com qualidade e ainda tem todo o controle de sua rede.
    A RB433 tem 3 entrada para cartao e 3 interface RJ45
    Voce pode usar os cartoes r52h da mikrotik

  12. #12

    Thumbs up Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por valdineiq Ver Post
    Se voce pode investir eu iria de RB433 com 3 setorial de 120°. Da para voce atender a todos com qualidade e ainda tem todo o controle de sua rede.
    A RB433 tem 3 entrada para cartao e 3 interface RJ45
    Voce pode usar os cartoes r52h da mikrotik

    Amigo, muito cuidado na hora de usar três antenas de 120 graus em um mesmo ponto multiponto. Pois antenas não possuem uma emissão isotrópica perfeita, isso causa sobreposição de sinal.
    Consequentemente: causa interferência em seu próprio sistema, aumento a perda de pacote por segundo, baixa transferência de pacotes por segundo...etc.

    Se quer fazer 360°, use apenas três setoriais de 90°. Fica a dica.

  13. #13

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Amigo, muito cuidado na hora de usar três antenas de 120 graus em um mesmo ponto multiponto. Pois antenas não possuem uma emissão isotrópica perfeita, isso causa sobreposição de sinal.
    Consequentemente: causa interferência em seu próprio sistema, aumento a perda de pacote por segundo, baixa transferência de pacotes por segundo...etc.

    Se quer fazer 360°, use apenas três setoriais de 90°. Fica a dica.
    Legal... Porém o investimento seria muito alto para eu colocar 3 setoriais de 90°... O que acha se eu espalhar algumas omnis ?

  14. #14

    Thumbs up Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por leandro.tech Ver Post
    Legal... Porém o investimento seria muito alto para eu colocar 3 setoriais de 90°... O que acha se eu espalhar algumas omnis ?
    Amigo se vc for usar essas Routers que são utilizados em residências, e acoplar antenas omni de 8, 12 ou até mesmo de 14dbi: Vai poluir o spectrum, baixa qualidade do serviço e os rádios podem começar a travar devido o numero de clientes conectados simultâneos. Sem falar na quantidade de fios.

  15. #15

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Bom dia amigo,

    Vc pode ter varias soluções para este cenario do colegio, mas vou te
    falar uma coisa : Painel Setorial e Omni não vai ter rendimento
    neste caso (o sinal fica fraco para notebook´s e tablet´s)!!!
    posso ate estar errado mas já tive experiencias como esta sua.

    tente usar unifi outdoor ou outra solução como pico station e ate mesmo rb mikrotik com antena integrada.

    Boa sorte.

  16. #16

    Padrão Re: Melhor antena para rede wireless em um colégio

    Citação Postado originalmente por Super Ver Post
    Bom dia amigo,

    Vc pode ter varias soluções para este cenario do colegio, mas vou te
    falar uma coisa : Painel Setorial e Omni não vai ter rendimento
    neste caso (o sinal fica fraco para notebook´s e tablet´s)!!!
    posso ate estar errado mas já tive experiencias como esta sua.

    tente usar unifi outdoor ou outra solução como pico station e ate mesmo rb mikrotik com antena integrada.

    Boa sorte.
    Realmente, pensei em unifi, ou rb mikrotik.... Queria uma rb porque acho que ela vai suportar melhor a quantidade de clientes que preciso (em torno de 80 no máximo), porém minha dúvida é qual antena usar no cartão mikrotik.... Pensei em omni pelo custo, setorial ficaria meio inviável...

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por cristianoribeiro Ver Post
    Amigo se vc for usar essas Routers que são utilizados em residências, e acoplar antenas omni de 8, 12 ou até mesmo de 14dbi: Vai poluir o spectrum, baixa qualidade do serviço e os rádios podem começar a travar devido o numero de clientes conectados simultâneos. Sem falar na quantidade de fios.
    Minha ideia é usar um router profissional, ou até mesmo um mikrotik com cartão... O que acha ?