Página 7 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 2345678 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Vamos lá, desbilitando o Long Range ptp Link mode a qualidade o sinal piora e muito. O ACK já está na distância correta e manual. Aqui ficou melhor em 10mhz com canal 5715. O que melhorou bastante a qualidade do airmax foi alterar o MCS para um número alto e fixando a banda em 26mb deixando o auto marcado. o airmax está assim:

airMAX Quality:

76 %

airMAX Capacity:

73%

durante o dia e beirando os 95% durante a noite.

antes não passada de 30% o capacity durante o dia e 45% durante a noite.

Mesmo assim, o sinal durante o dia tem média de -73 durante o dia e -69 a noite mas fica dando picos oscilando muito e a latência continua muito alta. Média de 20ms.

Não sei mais onde mexer.
    Você pode postar as coordenadas e altura das antenas?
    Caso sim, vou verificar o enlace.

Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

PREDIO:
    -9.413050
    -40.493960

MORRO:
    -9.183597
    -40.069297

A torre do morro não tenho como aumentar pois ela já está no máximo 51m.

A antena do morro está em uma torre de 51m e o prédio tem 50m de altura. A elevação do morro é de 458m e do prédio 417 conforme mostra no rádio.

Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    PREDIO:
    -9.413050
    -40.493960

MORRO:
    -9.183597
    -40.069297

A torre do morro não tenho como aumentar pois ela já está no máximo 51m.

A antena do morro está em uma torre de 51m e o prédio tem 50m de altura. A elevação do morro é de 458m e do prédio 417 conforme mostra no rádio.
    Análise do enlace segundo a Anatel.
    Acho que ai está o problema.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.pdf
Visualizações:	197
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	48658

Segundo a anatel, não tem visada, e mesmo que tenha visada (pequena) por diferença de coordenadas e ou altitudes, o fresnel está completamente prejudicado. Mas eu duvido que exista uma diferença, pois vi o prédio e as torres na imagem de satélite.
    Por isso os problemas que você enfrenta nesse enlace, sem nenhuma dúvida.
    Por isso a variação que você vê no sinal, sintoma típico de fresnel obstruído.

Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Análise do enlace segundo a Anatel.
    Acho que ai está o problema.

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.pdf
Visualizações:	197
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	48658

Segundo a anatel, não tem visada, e mesmo que tenha visada (pequena) por diferença de coordenadas e ou altitudes, o fresnel está completamente prejudicado. Mas eu duvido que exista uma diferença, pois vi o prédio e as torres na imagem de satélite.
    Por isso os problemas que você enfrenta nesse enlace, sem nenhuma dúvida.
    Por isso a variação que você vê no sinal, sintoma típico de fresnel obstruído.
    O que acho estanho, é que 6 anos atrás, quando foi feito o estudo, tinha visada tanto que a torre foi pedida de 50m e fizemos de 51m e nessa época, a rede era perfeita com mikrotik rb 133 + xr5 + hyperlink 33 dbi passando 15mb e sinal -69 pigando média de 2 a 3 ms. De um tempo para cá que a coisa veio piorando. Lá do prédio, conseguimos ver o morro com o binóculo e não vemos nada na frente a não ser o espelho do rio. O que me deixa mais curioso é que a noite, o sinal fica -69 passando quase 30mb então se fosse obstáculo na frente, não iria mudar a noite concorda?

Outra coisa que notei, foi depois que mudei o MSC a rede está passando durante o dia média de 15mb e a noite 30mb mas, todo dia pela manhã um rádio para de pingar no outro e estão linkados. Para voltar, tenho que reiniciar um dos rádios e depois disso, passa o dia todo ok.

Hoje está nublado sem um pingo de sol e agora está passando 26mb de tráfego e sinal -71.

Amigo como você disse acima que testou na frequência 5ghz 5.8ghz e fica ainda pior e so melhorou na 6ghz posso afirmar com certeza que seu problema é Zona Fresnel Obstruída, ter visada muitas vezes não significa ter a área fesnel 100% limpa.

Saíba que quanto menor a frequência maior é a zona fresnel e quando maior a frequência mais fina a fresnel fica, esse é seu problema porque se vc baixa a frequência aumenta a fresnel e o morro obstruí uma area ainda maior.

No seu caso eu aumentaria as torres ou mesmo fixava um tubo no alto da torre e colocava a antena nele, rapaz aumentando 3 ou 4 metros de cada lado ae vai fazer muita diferença.

Citação Postado originalmente por delegato Ver Post
    Amigo como você disse acima que testou na frequência 5ghz 5.8ghz e fica ainda pior e so melhorou na 6ghz posso afirmar com certeza que seu problema é Zona Fresnel Obstruída, ter visada muitas vezes não significa ter a área fesnel 100% limpa.

Saíba que quanto menor a frequência maior é a zona fresnel e quando maior a frequência mais fina a fresnel fica, esse é seu problema porque se vc baixa a frequência aumenta a fresnel e o morro obstruí uma area ainda maior.

No seu caso eu aumentaria as torres ou mesmo fixava um tubo no alto da torre e colocava a antena nele, rapaz aumentando 3 ou 4 metros de cada lado ae vai fazer muita diferença.

Entendo, mas então porque durante esses dias, o sinal está perfeito?? agora mesmo porque não tenho nada de sol(essa semana foi com chuvas e o dia todo nublado) o sinal está -65 e agora passando 22mb?? se há obstrução, teria que ter sinal ruim tanto com o sol como sem ele concorda? é isso que quero descobrir. Porque, agora está no canal 5715 10mhz e está passando isso com esse sinal.

Os outros 2 problemas, é em relação a latência da ubiquiti pois tenho outro ptp com rocket m5 (sem ser titanium) com dish 30db numa distância de 22km que é a chácara de família e tenho sinal -62 ccq 100% airmax 99% tudo ok, visada limpa e a latênia numa rede dessa que só passa 5mb de internet é em média, 12ms. E na minha rede aqui com titanium, a noite, onde não tem quase ninguém utilizando e só passa o link de 2mb, tenho latência de 11 a 20ms. Antes de montar essa rede nova, o sinal é ruim mas o mikrotik pingava de 2 a 3ms. MInha dúvida: o rocket tem essa latência alta mesmo ou tem como melhorar?

O outro problema que comecei a detectar é que todo dia pela manhã, os rádios estão linkados, sinal bom mas não pinga um no outro aí tenho que reiniciar um dos rádios e passa o dia trafegando na rede tudo ok...no outro dia cedo, mesma coisa. O que pode ser?