Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Testamos e está tudo ok. Os equipamentos são novos e não tem 15 20 dias em produção.

  2. #22

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Procure ler sobre Desvanecimento.

  3. #23

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Testamos e está tudo ok. Os equipamentos são novos e não tem 15 20 dias em produção.
    "Novo" não significa "funcionando", são duas coisas diferentes.

    Mas enfim, contribui com o que podia.

    Boa sorte.

  4. #24

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    "Novo" não significa "funcionando", são duas coisas diferentes.

    Mas enfim, contribui com o que podia.

    Boa sorte.

    Já comprei mais um par de pigtails. Chega amanhã. Iremos trocar. Obrigado.

  5. #25

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Reforcando, o uso de radome ajudaria.
    Abracos.

  6. #26

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Talvez ja tenhao perguntado mais la vai, suas antenas estao no nivel? Ja paro pra pensar que pode até ser defeito em alguma delas?

  7. #27
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Por isso que as antenas da UBNT já vem com nível, mais muita gente pensa que é enfeite.

  8. #28

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Talvez ja tenhao perguntado mais la vai, suas antenas estao no nivel? Ja paro pra pensar que pode até ser defeito em alguma delas?
    Sim!! Estão no nível.

    Hoje troco os pigtails e posto o resultado.

  9. #29

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Trocamos os pigtails e nada.

    Depois de muito mexer no alinhamento, conseguimos deixar o chain 0 igual ao chain 1.

    Hoje o dia foi atípico sem sol e com isso sem reflexo ao que ainda me leva a crer que durante o dia mesmo o pessoal falando que o sinal pode piorar porque tem mais redes jogando tráfego e com isso ruído, como o dia passou nublado, quando chegamos lá as 10:00hs da manhã o sinal e banda estava quase igual a noite com ccq em 100%. agora a tarde que o sol apareceu, o sinal voltou a cair mas está melhor por conta do alinhamento.

    Agora está assim:

    Sinal : -74
    noise flor -95dbm
    ccq: 99.4%

    Está passando 19mb full pois está em 20mhz e de manhã quando estava sem sol, o sinal estava em -67 e estava passando 41mb full.

    Acho que tenho como melhorar mexendo nas configurações agora essa questão de quando sai o sol realmente complica.

    Só preciso tirar uma dúvida com vocês, estou achando que o sinal oscila muito, ele fica em -74 ai do nada pula para -77 depois cai para -72...não fica estável e fixo em um valor. É assim mesmo no rocket?

  10. #30

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Trocamos os pigtails e nada.

    Depois de muito mexer no alinhamento, conseguimos deixar o chain 0 igual ao chain 1.

    Hoje o dia foi atípico sem sol e com isso sem reflexo ao que ainda me leva a crer que durante o dia mesmo o pessoal falando que o sinal pode piorar porque tem mais redes jogando tráfego e com isso ruído, como o dia passou nublado, quando chegamos lá as 10:00hs da manhã o sinal e banda estava quase igual a noite com ccq em 100%. agora a tarde que o sol apareceu, o sinal voltou a cair mas está melhor por conta do alinhamento.

    Agora está assim:

    Sinal : -74
    noise flor -95dbm
    ccq: 99.4%

    Está passando 19mb full pois está em 20mhz e de manhã quando estava sem sol, o sinal estava em -67 e estava passando 41mb full.

    Acho que tenho como melhorar mexendo nas configurações agora essa questão de quando sai o sol realmente complica.

    Só preciso tirar uma dúvida com vocês, estou achando que o sinal oscila muito, ele fica em -74 ai do nada pula para -77 depois cai para -72...não fica estável e fixo em um valor. É assim mesmo no rocket?
    Experimente:

    • Desabilitar o Long Range ptp Link mode e coloque o ACK time-out configurado na distância certa (talvez um pouco mais), e desabilite o auto, claro, se a distância estiver dentro do range do rocket.
    • O alinhamento é imperativo, tem que ficar obrigatoriamente na melhor posição possível.
    • Experimente largura de canal mais alta. Aqui eu tenho um link que fica pior em 20 Mhz do que em 30 Mhz
    • Depois descubra qual a modulação (MCS) que traz maior estabilidade e qualidade ao link, configure da seguinte maneira: coloque o MCS que você acredita ser o melhor e não desmarque o automático. Porque se você decidir, por exemplo, que o MCS que ficou melhor é o 12, deixando o automático ligado, funciona assim, se por algum motivo o MCS 12 não conectar, o rádio não usa os rates maiores, mas vai diminuindo para não perder o enlace se for necessário. Se você configura MCS 12 e desabilita o automático, ele vai conectar apenas nesse rate e caso o sinal piore, o link cai.


    Boa Sorte.

  11. #31

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Trocamos os pigtails e nada.

    Depois de muito mexer no alinhamento, conseguimos deixar o chain 0 igual ao chain 1.

    Hoje o dia foi atípico sem sol e com isso sem reflexo ao que ainda me leva a crer que durante o dia mesmo o pessoal falando que o sinal pode piorar porque tem mais redes jogando tráfego e com isso ruído, como o dia passou nublado, quando chegamos lá as 10:00hs da manhã o sinal e banda estava quase igual a noite com ccq em 100%. agora a tarde que o sol apareceu, o sinal voltou a cair mas está melhor por conta do alinhamento.

    Agora está assim:

    Sinal : -74
    noise flor -95dbm
    ccq: 99.4%

    Está passando 19mb full pois está em 20mhz e de manhã quando estava sem sol, o sinal estava em -67 e estava passando 41mb full.

    Acho que tenho como melhorar mexendo nas configurações agora essa questão de quando sai o sol realmente complica.

    Só preciso tirar uma dúvida com vocês, estou achando que o sinal oscila muito, ele fica em -74 ai do nada pula para -77 depois cai para -72...não fica estável e fixo em um valor. É assim mesmo no rocket?
    Boa Tarde, moro em Palmas - TO, aqui o SOL é de rachar.
    Tive um problema parecido com o seu, fiz um ptp de 1 KM, pela manha o link funcionava que era uma beleza, mas a tarde era u lixo, chegava a travar e ficar sem serviço. Ai troquei tudo era possivel, pigtail radio cabo de rede pppoe.
    em uma das pontas o radio ficava fixo no tubo galvanizado bem firme e embaixo era telhado de zinco, quando eu ficava atras do radio eu via o reflexo do sol no telhado e vinha direto no radio.
    Ai quando eu amentei mais o tubo o link ficou bom sem os travamentos e sem oscilação. Neste caso acho que era o reflexo do sol mesmo. Se der tenta segui as dicas de subir mais os radios OK
    Boa SORTE na impleita.

  12. #32

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por alexssinal Ver Post
    Boa Tarde, moro em Palmas - TO, aqui o SOL é de rachar.
    Tive um problema parecido com o seu, fiz um ptp de 1 KM, pela manha o link funcionava que era uma beleza, mas a tarde era u lixo, chegava a travar e ficar sem serviço. Ai troquei tudo era possivel, pigtail radio cabo de rede pppoe.
    em uma das pontas o radio ficava fixo no tubo galvanizado bem firme e embaixo era telhado de zinco, quando eu ficava atras do radio eu via o reflexo do sol no telhado e vinha direto no radio.
    Ai quando eu amentei mais o tubo o link ficou bom sem os travamentos e sem oscilação. Neste caso acho que era o reflexo do sol mesmo. Se der tenta segui as dicas de subir mais os radios OK
    Boa SORTE na impleita.

    Não querendo desmerecer seu comentário, mas eu acho que o seu problema era reflexão de microondas no telhado de zinco, e não o sol.

    Aliás, quando o telhado é metálico, sempre é recomendável colocar a antena na borda, justamente para evitar reflexão.

  13. #33

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Não querendo desmerecer seu comentário, mas eu acho que o seu problema era reflexão de microondas no telhado de zinco, e não o sol.

    Aliás, quando o telhado é metálico, sempre é recomendável colocar a antena na borda, justamente para evitar reflexão.
    Aliás, vc é muito metido a inteligente se vc fosse tão bom e espertão ele já teria resolvido o problema só com suas dicas.

  14. #34

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por alexssinal Ver Post
    Aliás, vc é muito metido a inteligente se vc fosse tão bom e espertão ele já teria resolvido o problema só com suas dicas.
    Em primeiro lugar, não sou metido a inteligente, eu sou inteligente.
    Em segundo lugar, escrevi educadamente, "não quero desmerecer o seu comentário", justamente pensando que você queria ajudar.

    Mas quer saber, continue pensando do jeito que você quiser.

    Douglas Esmeriz

    CTO - DR.Net - CenterNet
    MTCNA - MTCRE - MTCINE Mikrotik Certified

  15. #35

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Em primeiro lugar, não sou metido a inteligente, eu sou inteligente.
    Em segundo lugar, escrevi educadamente, "não quero desmerecer o seu comentário", justamente pensando que você queria ajudar.

    Mas quer saber, continue pensando do jeito que você quiser.

    Douglas Esmeriz

    CTO - DR.Net - CenterNet
    MTCNA - MTCRE - MTCINE Mikrotik Certified
    Douglas fica de boa não fiquei chateado com seu comentário, apenas quis rebater. Sim entendi que vc quis dizer que o meu comentário de nada valia.mas já está tudo claro, afinal quem sou para debater, com quem já fez cursos e mais cursos.
    Mas aqui qualquer ajuda é valida, cabe a quem abrir um post filtrar e buscar apenas a ajuda de algo que não saiba e não tenha feito, o que ele já sabe e já fez apenas ignora.
    Flw Brother, amigos sem crise

  16. #36

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Experimente:

    • Desabilitar o Long Range ptp Link mode e coloque o ACK time-out configurado na distância certa (talvez um pouco mais), e desabilite o auto, claro, se a distância estiver dentro do range do rocket.
    • O alinhamento é imperativo, tem que ficar obrigatoriamente na melhor posição possível.
    • Experimente largura de canal mais alta. Aqui eu tenho um link que fica pior em 20 Mhz do que em 30 Mhz
    • Depois descubra qual a modulação (MCS) que traz maior estabilidade e qualidade ao link, configure da seguinte maneira: coloque o MCS que você acredita ser o melhor e não desmarque o automático. Porque se você decidir, por exemplo, que o MCS que ficou melhor é o 12, deixando o automático ligado, funciona assim, se por algum motivo o MCS 12 não conectar, o rádio não usa os rates maiores, mas vai diminuindo para não perder o enlace se for necessário. Se você configura MCS 12 e desabilita o automático, ele vai conectar apenas nesse rate e caso o sinal piore, o link cai.


    Boa Sorte.
    Vamos lá, desbilitando o Long Range ptp Link mode a qualidade o sinal piora e muito. O ACK já está na distância correta e manual. Aqui ficou melhor em 10mhz com canal 5715. O que melhorou bastante a qualidade do airmax foi alterar o MCS para um número alto e fixando a banda em 26mb deixando o auto marcado. o airmax está assim:

    airMAX Quality:

    76 %

    airMAX Capacity:

    73%

    durante o dia e beirando os 95% durante a noite.

    antes não passada de 30% o capacity durante o dia e 45% durante a noite.

    Mesmo assim, o sinal durante o dia tem média de -73 durante o dia e -69 a noite mas fica dando picos oscilando muito e a latência continua muito alta. Média de 20ms.

    Não sei mais onde mexer.

  17. #37

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Vamos lá, desbilitando o Long Range ptp Link mode a qualidade o sinal piora e muito. O ACK já está na distância correta e manual. Aqui ficou melhor em 10mhz com canal 5715. O que melhorou bastante a qualidade do airmax foi alterar o MCS para um número alto e fixando a banda em 26mb deixando o auto marcado. o airmax está assim:

    airMAX Quality:

    76 %

    airMAX Capacity:

    73%

    durante o dia e beirando os 95% durante a noite.

    antes não passada de 30% o capacity durante o dia e 45% durante a noite.

    Mesmo assim, o sinal durante o dia tem média de -73 durante o dia e -69 a noite mas fica dando picos oscilando muito e a latência continua muito alta. Média de 20ms.

    Não sei mais onde mexer.
    Você pode postar as coordenadas e altura das antenas?
    Caso sim, vou verificar o enlace.

  18. #38

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    PREDIO:
    -9.413050
    -40.493960

    MORRO:
    -9.183597
    -40.069297

    A torre do morro não tenho como aumentar pois ela já está no máximo 51m.

    A antena do morro está em uma torre de 51m e o prédio tem 50m de altura. A elevação do morro é de 458m e do prédio 417 conforme mostra no rádio.

  19. #39

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    PREDIO:
    -9.413050
    -40.493960

    MORRO:
    -9.183597
    -40.069297

    A torre do morro não tenho como aumentar pois ela já está no máximo 51m.

    A antena do morro está em uma torre de 51m e o prédio tem 50m de altura. A elevação do morro é de 458m e do prédio 417 conforme mostra no rádio.
    Análise do enlace segundo a Anatel.
    Acho que ai está o problema.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.pdf
Visualizações:	255
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	48658

    Segundo a anatel, não tem visada, e mesmo que tenha visada (pequena) por diferença de coordenadas e ou altitudes, o fresnel está completamente prejudicado. Mas eu duvido que exista uma diferença, pois vi o prédio e as torres na imagem de satélite.
    Por isso os problemas que você enfrenta nesse enlace, sem nenhuma dúvida.
    Por isso a variação que você vê no sinal, sintoma típico de fresnel obstruído.

  20. #40

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Análise do enlace segundo a Anatel.
    Acho que ai está o problema.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste.pdf
Visualizações:	255
Tamanho: 	31,0 KB
ID:      	48658

    Segundo a anatel, não tem visada, e mesmo que tenha visada (pequena) por diferença de coordenadas e ou altitudes, o fresnel está completamente prejudicado. Mas eu duvido que exista uma diferença, pois vi o prédio e as torres na imagem de satélite.
    Por isso os problemas que você enfrenta nesse enlace, sem nenhuma dúvida.
    Por isso a variação que você vê no sinal, sintoma típico de fresnel obstruído.
    O que acho estanho, é que 6 anos atrás, quando foi feito o estudo, tinha visada tanto que a torre foi pedida de 50m e fizemos de 51m e nessa época, a rede era perfeita com mikrotik rb 133 + xr5 + hyperlink 33 dbi passando 15mb e sinal -69 pigando média de 2 a 3 ms. De um tempo para cá que a coisa veio piorando. Lá do prédio, conseguimos ver o morro com o binóculo e não vemos nada na frente a não ser o espelho do rio. O que me deixa mais curioso é que a noite, o sinal fica -69 passando quase 30mb então se fosse obstáculo na frente, não iria mudar a noite concorda?

    Outra coisa que notei, foi depois que mudei o MSC a rede está passando durante o dia média de 15mb e a noite 30mb mas, todo dia pela manhã um rádio para de pingar no outro e estão linkados. Para voltar, tenho que reiniciar um dos rádios e depois disso, passa o dia todo ok.


    Hoje está nublado sem um pingo de sol e agora está passando 26mb de tráfego e sinal -71.