Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Olá,

    Montamos um ptp com rocket m5 titanium+ dish 34dbi numa distância de 54km.


    O problema, é que o ptp corta um rio 2x vezes e durante o dia com o reflexo do sol no rio o sinal fica ruim passando pouca banda e a noite fica perfeito e foi por isso que chegamos na conclusão que o problema é a adversidade do rio.


    A noite:
    Ccq 99.5%
    Chain 0 : -68
    Chain 1: -75
    Sinal: -68
    Banda: 27mb full com airmax


    Durante o dia:
    Ccq começa com 80% e fica caindo p/ 60%
    Chain 0 : -76
    Chain 1: -87
    Sinal: -76
    Banda: 6mb full com airmax


    Já tentei baixando a frequência para 10 mhz e nada.


    Outra coisa que notei é que a latência está alta sem trafegar nada a noite com sinal perfeito fica pingando de 3 a 5 ms mesmo em 10mhz. Na rede anterior com Rb 433+xr5+hyperlink o sinal estava bem pior mas pingava no máximo a 2ms, testei vários canais e nada. Algo para melhorar a latência? E sobre a adversidade do espelho do rio, algo que se possa fazer tipo radome?

  2. #2

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    pode apostar que o freznel do seu link esta comprometido, eu também sofro isso.

  3. #3

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    A saída seria aumentar a altura das torres.

    Talvez com radome poderia melhorar, uma vez que o sinal ficaria mais concentrado.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Amigo isso tem cara de zona de Fresnel comprometida, vc poderia tentar aumentar a altura da torre, faz um calculo pelo site da UBNT airlink, não e 100% mas da pra ter uma base!

  5. #5

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Olá,


    A noite:
    Ccq 99.5%
    Chain 0 : -68
    Chain 1: -75

    Sinal: -68
    Banda: 27mb full com airmax


    Durante o dia:
    Ccq começa com 80% e fica caindo p/ 60%
    Chain 0 : -76
    Chain 1: -87

    Sinal: -76
    Banda: 6mb full com airmax

    Note a diferença entre horizontal e vertical. Você tem problemas no chain 1. Pig-tail, antena ou o próprio rocket, talvez até nível da antena ou apontamento. Eu fechei um enlace de 76 KM com duas dish de 30 dB, cartão r52hn, consegui 20 megabits, e tinha visada comprometida. Com o que você tem ai, só não passa se tiver fresnel comprometido ou erro de montagem.
    Sol refletindo no rio... cada uma que eu leio.

  6. #6

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Amigo, isso e freznel comprometido, esta havendo reflexao do sinal e multicaminho, utilizo o http://www.ligowave.com/linkcalc/ para ter certeza que o enlace nao estara obstruido. Se for o problema na altura das antenas aumenta a torre ou mude o local de onde esta instalada para um ponto mais alto. Seria interessante utilizar radome schield, tenho em minha rede em enlaces de 30km ajudou bastante, comprei da Computech.
    Abracos.

    Obs: Desculpem pelos erros ortograficos, teclado americano. rsrsrs

  7. #7

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Acredito que seu problema não trata-se de reflexo de sol sobre rio, zona de fresnel obstruída ou outra coisa qualquer. Pela experiencia que tive com Rocket, acredito que o problema seja exatamente ele (O ROCKET)...

    O Rocket parece muito bom quando testamos eles na bancada, mas é só colocar em ambiente com ruído que ele abre o bico. Esse problema dele ficar ruim durante o dia é pq durante o dia tem mais interferencia, pois a noite as redes não estão trafegando quase nada, aí tende a facilitar a vida do seu Rocket.

    O problema do ping alto, que vc disse, é por causa do uso do Airmax. Com o uso do Airmax sua latencia fica mais alta mesmo, mesmo com canal estreito e nenhum tráfego. É uma caracteristica do TDMA, por isso não é recomendado para uso em PTP, somente PtMp.

    Minha sugestão: Troque os Rockets por RB912G e seja feliz!!! Com as configurações certas vc conseguirá FÁCIL, 50 Mbps Full Duplex nesse enlace, com latencia de 1 ou 2 ms. Mesmo com ambiente desfavorável (muita poluição, zona fresnel comprometida) E se o seu cenário for bom poderá conseguir até mais do que isso. Veja o print em anexo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         200 MEGA HALF.jpg
Visualizações:	572
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	48451

  8. #8

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Estava com problemas similares em 2 enlaces nossos, ambos de aproximadamente 40Km. Resolvi substituindo as rocketDish por Antenas da Algcom. Nunca mais tivemos esse problema. Faça isso e fique tranquilo.

  9. #9

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Amigo posta uma tela do site survey, com as redes dos dois lados que tiramos as duvidas!

  10. #10

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Amigo utiliza o AirView e veja no spectrum se o canal que voce esta utilizado esta sofrendo alguma interferencia, configura o rocket em 30MHz canal 5275 modo UnitedState, potencia 20dBm, desabilita o airmax e deixe o ack em auto, mcs auto. Testa e posta o resultado p/ nos.
    Abraco.

  11. #11

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Note a diferença entre horizontal e vertical. Você tem problemas no chain 1. Pig-tail, antena ou o próprio rocket, talvez até nível da antena ou apontamento. Eu fechei um enlace de 76 KM com duas dish de 30 dB, cartão r52hn, consegui 20 megabits, e tinha visada comprometida. Com o que você tem ai, só não passa se tiver fresnel comprometido ou erro de montagem.
    Sol refletindo no rio... cada uma que eu leio.

    Douglas, pensei no rio por conta de outras redes de pessoas conhecidas que tem o mesmo equipamento com distância parecida e só resolveu quando mudou um ponto para o sinal não cortar o rio. Sei que a interferência ajuda e muito é piorar o sinal durante o dia.

    a própria motorola montou uma rede aqui próxima a nossa com rádios ptp800 e ficou ruim e laudo passado para faculdade foi o reflexo do sol no rio que atrapalha o sinal. Logo, estamos estudando o caso pois esse ptp funcionava com mikrotik a mais de 6 anos e sempre foi assim. Durante o dia, a rede ficava pior.

    bom, estamos estudando o caso pois cada caso, tem uma solução

    por fator, poste os prints do seu enlace nessa distância para eu dar uma estudada no seu ptp pois está Mn o bom.

    obs.: pigtails, montagem tudo verificado e ok.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por RobsonCostta Ver Post
    Amigo posta uma tela do site survey, com as redes dos dois lados que tiramos as duvidas!

    Vou pegar um note a tarde e passo as telas pois estou teclando do tablet

  12. #12

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por giu0x7 Ver Post
    Amigo utiliza o AirView e veja no spectrum se o canal que voce esta utilizado esta sofrendo alguma interferencia, configura o rocket em 30MHz canal 5275 modo UnitedState, potencia 20dBm, desabilita o airmax e deixe o ack em auto, mcs auto. Testa e posta o resultado p/ nos.
    Abraco.

    Já tentei diminuindo a potência para 24dBm e ficou pior o sinal. A noite testo para não parar a rede durante o dia

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Acredito que seu problema não trata-se de reflexo de sol sobre rio, zona de fresnel obstruída ou outra coisa qualquer. Pela experiencia que tive com Rocket, acredito que o problema seja exatamente ele (O ROCKET)...

    O Rocket parece muito bom quando testamos eles na bancada, mas é só colocar em ambiente com ruído que ele abre o bico. Esse problema dele ficar ruim durante o dia é pq durante o dia tem mais interferencia, pois a noite as redes não estão trafegando quase nada, aí tende a facilitar a vida do seu Rocket.

    O problema do ping alto, que vc disse, é por causa do uso do Airmax. Com o uso do Airmax sua latencia fica mais alta mesmo, mesmo com canal estreito e nenhum tráfego. É uma caracteristica do TDMA, por isso não é recomendado para uso em PTP, somente PtMp.

    Minha sugestão: Troque os Rockets por RB912G e seja feliz!!! Com as configurações certas vc conseguirá FÁCIL, 50 Mbps Full Duplex nesse enlace, com latencia de 1 ou 2 ms. Mesmo com ambiente desfavorável (muita poluição, zona fresnel comprometida) E se o seu cenário for bom poderá conseguir até mais do que isso. Veja o print em anexo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         200 MEGA HALF.jpg
Visualizações:	572
Tamanho: 	94,9 KB
ID:      	48451

    minha rede antes era com mikrotik rb433ah+xr5+hyperlink 33dbi e estava bem pior...ping realmente muito bom mas sinal bem pior

  13. #13

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    a própria motorola montou uma rede aqui próxima a nossa com rádios ptp800 e ficou ruim e laudo passado para faculdade foi o reflexo do sol no rio que atrapalha o sinal. Logo, estamos estudando o caso pois esse ptp funcionava com mikrotik a mais de 6 anos e sempre foi assim. Durante o dia, a rede ficava pior.
    Continuo não acreditando nisso, mas de qualquer maneira, a motorola e seus técnicos/engenheiros de escritório, acham desculpa para tudo e quase sempre não resolvem os problemas dos equipamentos deles. Estou passando por um caso assim, com aps motorola em uma área de carga. Os equipamentos deles geram um ruido terrível na faixa de 2.4 Ghz (verifiquei com analizador de espectro), e eles insistem que o problema são os outros...

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    por fator, poste os prints do seu enlace nessa distância para eu dar uma estudada no seu ptp pois está Mn o bom.
    Postaria, porém, a necessidade de banda nesse enlace era maior que 20 megabits, então fiz uma repetição a meio caminho.
    Quer ver o de 36 KM, eu posto para você.


    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    obs.: pigtails, montagem tudo verificado e ok.
    Acredito em você, mas vou repetir, a diferença entre H/V é muito grande. Existe um problema no hardware ou no apontamento.

  14. #14

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Segue prints:

    No site survey não aparece nenhuma rede nessa frequência que deixei de 6015


    Não sei se tem haver, mas no momento dos prints, estava sem sol, nublado então estava passando uma banda maior de 10mb full. Final da tarde lá para as 17:00 o Ccq fica 100% e o sinal melhora para -69 e começa a passar uma banda bem maior.







    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main.jpg
Visualizações:	342
Tamanho: 	123,5 KB
ID:      	48552Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wireless.jpg
Visualizações:	273
Tamanho: 	102,0 KB
ID:      	48553Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         advanced.jpg
Visualizações:	307
Tamanho: 	96,7 KB
ID:      	48554Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         main_morro.jpg
Visualizações:	292
Tamanho: 	124,6 KB
ID:      	48555


    PREDIO:
    -9.413050
    -40.493960

    MORRO:
    -9.183597
    -40.069297

    A torre do morro não tenho como aumentar pois ela já está no máximo 51m.

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Quero reforçar, o que no print 4, aparece> chain 0 -74 dB Chain 1 -88

    Isto está errado. Você tem que descobrir porque V/H estão muito diferentes.

    Airmax priority não serve pra nada em ponto a ponto.
    A frequência que você está usando não é permitida, e acho que muito alta para as rocket dish.
    Experimente usar maior largura de banda. Já tive experiências onde 20 Mhz ficava pior que 25 ou 30 Mhz.

    Use o airview para localizar um canal com menos ruido, é uma ótima ferramenta.

    E não esqueça, o vertical e o horizontal estão muito diferentes. Tem coisa errada ai...

  16. #16

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Vou chamar o técnico para retirar e colocar mais uma vez os pigtails pois isso já foi feito e eles só entram de uma forma.

    Sobre a frequência 6ghz, sei que não é permitida mas isso está sendo usado para testes pois quando colocamos outros canais como 5.x a 5.8 a coisa fica pior.

    Alinhamento ele já mexeu em tudo e me mostrou outros rokets dizendo que o chain 1 e chain 0 nunca ficarão iguais. Vc tem algun print de rocket para eu mostrar para ele com H/V iguais? Qualquer toque que ele dá na antena, o sinal piora.

    Já testei 20, 30, 40 e a banda aumenta muito mas a latência sobre demais a ponto de ficar perdendo pacotes então, o que melhor trabalhou foi o de 10mhz.

  17. #17

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Nesse momento está assim:


    Noise Floor:
    -97 dBm

    Transmit CCQ:
    99.1 %
    sinal -76

    segue site survey

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         survey.jpg
Visualizações:	317
Tamanho: 	131,4 KB
ID:      	48556

  18. #18

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Esse é um print de um enlace de 33,5 KM, com visada limpa.
    Note que estou modulando em 30 Mhz e usando o MCS12

    Outra pergunta, você ativou na aba main, no lado station, o PTP Long Range?
    Ajuda muito.

    Mas o H/V tem que ficar iguais, ou no máximo com 1 ou 2 dbs de diferença.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.jpg
Visualizações:	309
Tamanho: 	90,3 KB
ID:      	48558

  19. #19

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Esse é um print de um enlace de 33,5 KM, com visada limpa.
    Note que estou modulando em 30 Mhz e usando o MCS12

    Outra pergunta, você ativou na aba main, no lado station, o PTP Long Range?
    Ajuda muito.

    Mas o H/V tem que ficar iguais, ou no máximo com 1 ou 2 dbs de diferença.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nano.jpg
Visualizações:	309
Tamanho: 	90,3 KB
ID:      	48558

    Ativei sim o PTP Long Range. amanhã vamos levar um multímetro para testar os pigtails.

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a ponto 54km sinal perfeito a noite e ruim durante o dia-rocket

    Citação Postado originalmente por lfernandosg Ver Post
    Ativei sim o PTP Long Range. amanhã vamos levar um multímetro para testar os pigtails.
    Veja que as vezes, o multimetro não mostra o problema do pig tail. Você mede e ele dá continuidade. Faça uma inspeção minuciosa para ver se não ha folgas nos contatos de terra do pig.

    Oxidação nos contatos.

    Geralmente eu tenho pig's sobrando, pois na desconfiança, troque.