+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Construção de Torre

    Olá galera, para os provedores que já construíram torre autoportante, gostaria de saber qual é o custo total do projeto em uma torre de 50 Metros de altura e quais foram as burocracias para a legalização como crea, limites de alturas...etc. Estou visitando algumas torres para achar um modelo certo e gostei das torres triangulares parafusadas, pretendo subir uma assim.

    Pelo alto custo que estou pesquisando, minha decisão foi de montar mesmo, módulo por módulo, tirar as medidas de treliças e depois pagar para uma empresa montar. O que me aconselham? Achei alto pagar 40.000 reais em uma torre de 50 metros, sendo que com o material que cotei para a construção de uma, junto com o projeto do engenheiro ficaram 20.000,00....

  2. #2

    Padrão Re: Construção de Torre

    Realmente se você pegar a lista de material e cotar vai conseguir um preço muito mais atraente!

    O grande empasse disso tudo é conseguir uma mão de obra qualificada para construir a torre. Não é qualquer serralheiro que consegue fazer uma boa torre não..... aliás vou mais longe, não é qualquer bom serralheiro que constrói uma boa torre. É NECESSÁRIO QUE O CARA TENHO EXPERIÊNCIA EM TORRES.

    Imagine 2cm de de decline no meio da torre..... quando chegar nos 50m vai estar parecendo a torre de pisa.

    Em meu provedor não utilizo auto-portante, apenas as modulares. Por duas vezes tentei mandar fazer em um serralheiro de boa reputação..... o resultado não foi bom. Agora só compro prontas e a satisfação é total.

    OBS: Não estou lhe estimulando a não contruir a torre, apenas a ter o máximo de critério para selecionar a mão de obra.

    Boa sorte.

  3. #3

    Padrão Re: Construção de Torre

    Construir uma torre desse tamanho tem que ter muita experiencia não é qualquer um que tem capacidade para fabricar, de material voce vai gastar em torno de uns R$ 15.000,00 mas uma torre dessas custa em torno de R$ 50.000,00 em media.
    Última edição por telworld; 05-10-2013 às 17:42.

  4. #4

    Padrão Re: Construção de Torre

    40.000,00 em uma autoportante de 50metros está fora do preço de mercado.

    Mas não para mais. Para muito menos. Com certeza é muito barato pois com esta altura o preço fica muito mais alto.

  5. #5

    Padrão Re: Construção de Torre

    Meu velho se vc conseguiu por 40.000 aproveita porque está em promoção.

    mas veja se vale a pena mesmo. quem sabe uma de 20 metros não seria o
    suficiente em outra localidade (outro ponto da cidade) pois não é tão simples
    assim colocar uma torre de 50 metros autoportante para cima (mesmo que tenha dinheiro para isso).


    boa sorte

  6. #6

    Padrão Re: Construção de Torre

    Vou citar alguns detalhes sobre torres autoportante:

    • Projeto da torre conveniente com o resultado da análise dos estudos ventos locais e a AeV pretendida para torre (Eng. Mecânico),
    • Calculo do projeto (Eng. habilitado para tal),
    • ARTs de projeto, de calculo, de fabricação,
    • Projeto de fundação e dever ser conveniente com o resultado da análise de solo e tudo com ART. (Eng. Geólogo),
    • Execução da fundação e ao mesmo tempo é recomendável executar o também projeto de aterramento que deve ser conveniente com o resultado dos testes de resistividade do solo, (Eng. Elétrico, Telecom ou Civil)
    • Execução da montagem da torre obedecendo todas as normas técnicas e de segurança, (Eng. Mecânico ou Civil)
    • Se o local de montagem da torre for próximo de um aeródromo, (raio de 14km do aeródromo), deve registrar na Aeronáutica para as torres acima de 30m,
    • É recomendável o Eng. Responsável emitir uma ART global e vinculada as ARTs pertinentes a montagem da torre...
    • ...

    Então, uma torre autoportante não é barata, pois a sua montagem chega até 80% do valor de fabricação, claro dependo do local da montagem.

    Não esgotei todas as nuances de uma autoportante.





  7. #7

    Padrão Re: Construção de Torre

    Sobre torre telecomunicação...Para saber se seu fornecedor atende todas as normas de responsabilidades tecnitas..Peça ARTs de projeto e Fabricação...engenheiro responsável deve seguir rigorosas normas. As principais, técnicas, são as da American Society for Testing and Materials (ASTM), e da associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT).

    - - - Atualizado - - -

    Sobre torre telecomunicação...Para saber se seu fornecedor atende todas as normas de responsabilidades tecnitas..Peça ARTs de projeto e Fabricação...engenheiro responsável deve seguir rigorosas normas. As principais, técnicas, são as da American Society for Testing and Materials (ASTM), e da associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT).

  8. #8

    Padrão Re: Construção de Torre

    Prezados,

    Obrigado pelas sugestões, vou seguir a risca e cuidar mais nos detalhes técnicos mencionados.
    Sei que não será fácil esse projeto, porque trata-se de subida no centro da cidade...então não queremos ter prejuízos da torre caindo e que Deus me livre acidentar alguém.

    Estarei analisando com os engenheiros cada passo das recomendações e me atentarei para os pequenos detalhes também.
    Quanto ao custo, achei extremamente alto as torres fabricadas hoje. Vou postar aqui minha experiência e deverá levar uns 6 meses, pelo fato de eu construir aos poucos, porém com qualidade.

    Escolhi um ponto mais alto da cidade, pois quero aproveitar para locar espaço nela para empresas de telefonia móvel e outros provedores que tiverem interesse, assim meu investimento não ficará limitado somente a meu provedor.

    Acredito que pegando a expertise da primeira torre, as que vierem depois serão fichinha, seguindo todos os níveis seguros dentro das normas exigidas e padrões de qualidade.

    Obrigado a todos pela pronta colaboração e um forte abraço!

  9. #9

    Padrão Re: Construção de Torre

    Uma vez conheci um cara que se dizia serralheiro, encomendei uma torre de 15 ou 18m, não lembro, sei que a bicha ficou parecendo o ''S' do super-homem, caso o serralheiro não tenha experiencia, esteja preparado para uma decepção ou aprendizado!

  10. #10

    Padrão Re: Construção de Torre

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Uma vez conheci um cara que se dizia serralheiro, encomendei uma torre de 15 ou 18m, não lembro, sei que a bicha ficou parecendo o ''S' do super-homem, caso o serralheiro não tenha experiencia, esteja preparado para uma decepção ou aprendizado!
    Isso sem falar que para essa altura não pode ser solda elétrica comum, pois até o vento vai rachar com o balaço.

  11. #11

    Padrão Re: Construção de Torre

    Wesley, duas coisas podem ter acontecido
    Primeiro, o serralheiro não ter feito os módulos no esquadro.
    Segundo, ao espichar os estais, puxar mais de um lado do que de outro.
    Eu vi uma torre que ficou um primor em um provedor amigo.
    Foi levantado cada módulo e ao fixar os estais, foi colocado um prumo para manter na vertical. Só depois que os estais estavam bem firmes é que era levantado outro módulo.
    E muitas vezes o serralheiro utiliza uma cantoneira de 3/4 x 1/8. Daí fica até difícil de estaiar.