+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Olá amigos Unders,

    Minha bronca é o seguinte: em dois provedores migramos de servidor Slackware (Myauth) para RB1100AH-X2, autenticando com Hotspot. Dessa alteração recebemos muitas reclamações de lentidão ao abrir páginas, o download está normal. Já mudei o tratamento de PFIFO para SFQ e vixe-versa, mas as reclamações continuam. Toda a estrutura continua a mesma, minhas regras são bem resumidas (o básico do básico), não há ataques nem vírus na rede, na parte de energia está tudo estabilizado e com bancada de baterias, switchs novos e em perfeito estado, resumindo, quando retorno o ex-servidor, normaliza tudo. Em um dos provedores temos 200 clientes, média e 100 conectados em horários de pico, no outro temos 300, média de 200 conectados em horário de pico. Processamento das RBs entre 30 e 50%.

    Alguém teria alguma informação complementar que pudesse me ajudar?

    Utilizando RED nas Queues Type, ajudaria? Teria algum efeito indesejado?

    Agradeço antecipadamente a atenção dispensada.

    Emanuel

  2. #2

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    cara eh buxa principalmente hotspot no mikrotik ,.... assim somente dando uma olhanda mais de perto para te dar uma idea melhor ...
    qualquer coisa posso lhe presta essa consultoria
    att
    Edson

  3. #3

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por Pupa Ver Post
    cara eh buxa principalmente hotspot no mikrotik ,.... assim somente dando uma olhanda mais de perto para te dar uma idea melhor ...
    qualquer coisa posso lhe presta essa consultoria
    att
    Edson
    Obrigado pela boa vontade Edson, mas mudou "da água para o vinho" quando troquei o tratamento das QUEUES de PFIFO e SFQ que estava testando, para RED. A banda do clientes está chegando inteirinha e sem demora.

    Estou só observando se vai ter algum efeito indesejado.

    Emanuel

  4. #4

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    opa espero não estar falando besteira, mas a mudança de tratamento pode gerar problemas em outras coisas como ping para jogos ou voip, outra coisa procura saber como esta o processamento da rb. verifica cada núcleo em separado

  5. #5

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Obrigado pela boa vontade Edson, mas mudou "da água para o vinho" quando troquei o tratamento das QUEUES de PFIFO e SFQ que estava testando, para RED. A banda do clientes está chegando inteirinha e sem demora.Estou só observando se vai ter algum efeito indesejado.Emanuel
    Amigo tambem estou querendo migrar. Qual foi o sistema que vc colocou para gerencia?

  6. #6

    Thumbs up Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    opa espero não estar falando besteira, mas a mudança de tratamento pode gerar problemas em outras coisas como ping para jogos ou voip, outra coisa procura saber como esta o processamento da rb. verifica cada núcleo em separado
    leosmendes coloquei ontem a noite, até agora não houve nenhum efeito colateral (nenhum relatado). Pedi para um dos meus técnicos testar, e ele gosta de jogos, qualquer coisa ele me relata e eu posto aqui. Quanto ao processamento, neste exato momento temos 260 clientes on-line, CPU entre 40% e 50% (não alterou).

    Uma coisa foi positiva até agora, acabaram-se as reclamações e nos velocímetros a banda do cliente está batendo 100%.

  7. #7

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    certo bem qual versão do mikrotik você esta usando?

  8. #8

    Thumbs up Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por actionnet Ver Post
    Amigo também estou querendo migrar. Qual foi o sistema que vc colocou para gerencia?
    actionnet,atualmente utilizo o Myauth3 da TMSoft, para gerenciar o RADIUS e financeiro, porque eu já tinha a licença dele. Simpatizo bem com o Mk-auth, mas vejo muitos colegas reclamando de perda de dados, muitas vezes por falta de conhecimento dos próprios usuários, quedas de energia, etc. Contudo, estou desenvolvendo um sistema próprio, mas não tenho previsão

  9. #9

    Smile Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    certo bem qual versão do mikrotik você esta usando?
    [ mk 5.26 - ppc ]

  10. #10

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Tenho uma rb1100 que recebe um dedicado de 60mb, dividi 20mb para um ip e 40 para outro ip, percebi que nao conseguia atingir os 60mb, mas depois que desativei o queue todo o link foi consumido, mesmo atualizando o mk esse problema persiste, agora encuquei com a mk.

  11. #11
    Avatar de Fastwireless_telecom
    Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Rua Braziliano Previtale, 54, Santa Cruz - Valinhos SP
    Posts
    28

    Lightbulb Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Caso estiver com pico de processo e pensar em fazer um upgrade...

    GIGAROUTER MIKROTIK CCR1036-12G-4S 36CORE, 4GB, 12GBIT, 4SFP, LEVEL 6
    ESSA
    Sem duvidas... é um canhão!


    SE Precisar só chamar!!!

  12. #12

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por Fastwireless_telecom Ver Post
    Caso estiver com pico de processo e pensar em fazer um upgrade...

    GIGAROUTER MIKROTIK CCR1036-12G-4S 36CORE, 4GB, 12GBIT, 4SFP, LEVEL 6
    ESSA
    Sem duvidas... é um canhão!


    SE Precisar só chamar!!!
    Queira me desculpar mas atualmente não recomendo de jeito nenhum a ccr seja de 16 ou de 32 cores. acontece que ja vi alguns casos de provedores tendo problemas com 100% de processamento em apenas um core, devido ao fato de algumas tarefas do mikrotik não estarem preparadas para multi-processamento, neste caso recomendo um pc com bom processador mesmo.

  13. #13

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    Tenho uma rb1100 que recebe um dedicado de 60mb, dividi 20mb para um ip e 40 para outro ip, percebi que nao conseguia atingir os 60mb, mas depois que desativei o queue todo o link foi consumido, mesmo atualizando o mk esse problema persiste, agora encuquei com a mk.
    Wesley, vc já tentou usar o tratamento de queue em Red?Resolveu meu problema.A bronca é que nosso país em velicidade de internet ainda é muito atrasado, e o padrão Pfifo é muito rígido.Se eu puder ajudar, disponha.

  14. #14

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por emsfalcao Ver Post
    Wesley, vc já tentou usar o tratamento de queue em Red?Resolveu meu problema.A bronca é que nosso país em velicidade de internet ainda é muito atrasado, e o padrão Pfifo é muito rígido.Se eu puder ajudar, disponha.
    amigo, essa mudança seria em queue types? default-small?

  15. #15
    Avatar de Fastwireless_telecom
    Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Rua Braziliano Previtale, 54, Santa Cruz - Valinhos SP
    Posts
    28

    Lightbulb Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Queira me desculpar mas atualmente não recomendo de jeito nenhum a ccr seja de 16 ou de 32 cores. acontece que ja vi alguns casos de provedores tendo problemas com 100% de processamento em apenas um core, devido ao fato de algumas tarefas do mikrotik não estarem preparadas para multi-processamento, neste caso recomendo um pc com bom processador mesmo.


    Confere esse video da Mikrotik 1036

  16. #16

    Padrão Re: Após migração de Serv. Slackware para RB1100AH-X2 clientes quexam-se de lentidão

    Citação Postado originalmente por wesleydialmeida Ver Post
    amigo, essa mudança seria em queue types? default-small?
    Sim Wesley, só fiz alterar a QUEUE TYPE de nome Default-Small, de PFIFO 10 para RED (sem alterar nada nas configs da RED).