+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Licença SLP é Preciso ou não

    olá pessoal to com uma duvida que ta mexendo com minha cabeça alguns que precisa outros fala que não:

    tenho internet da OI (oi velox) em casa e queria saber se posso fazer um ponto a ponto para eu ter acesso wifi em uma área determinada da cidade essa rede não é para fins lucrativos apenas para uso próprio a cidade é bem pequena e queria colocar esse ponto a ponto para ter acesso WIFI com meus dispositivos moves em todo o Centro veja a imagem a baixo, é equipamentos usados são:

    2 Nano Logo m5 5.8ghz
    1 painel setorial 12dbi homologado
    2 painel setorial 17dbi homologado
    1 placa Krazer wisp
    1 RB 751u

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         area2.jpg
Visualizações:	213
Tamanho: 	219,9 KB
ID:      	48557

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Licença SLP é Preciso ou não

    Tenho esse mesmo problema, só que tenho dois clientes(grau de parentesco) com distancia de 100 metros de um visada e outra do lado oposto com 250 metros de visada indireta. Os enlaces são satisfatórios e nos horários de pouco uso, passa streaming de video normalmente. Para alguns fiscais da ANATEL precisa de licença, mas no site do min. das Comunicações em municipios com menos de 500 mil hab. não precisa por se tratar de extensor de sinal mas os equipamentos precisa ter origem(N.F.) e homologação. Estou ciente que qualquer hora posso ser notificado e com ela tenho direito à defesa que pode ser deferido ou não.

  3. #3

    Padrão Re: Licença SLP é Preciso ou não

    SLP é Serviço Limitado Privado. O próprio nome já define o uso.

    É uma licença para você poder transmitir fora da edificação, mas para um grupo determinado. Por ex. serviço de rádio-taxi é SLP.
    Já o SCM também é para um grupo mas não é limitado, mas ilimitado, pois você pode todos os dias ir acrescentando mais usuários sem precisar se preocupar em alterar qualquer dado para a agencia. Além disso, o SCM é em carater comercial.
    O SLP não é destinado ao público em geral, como nós provedores somos.

    O SLP também é exigido se uma empresa quer ligar a matriz com filial por exemplo.
    A ideia do SLP é para uso próprio ou de associados e sem fins lucrativos.

    Porque esta exigência? Senão seria muito fácil o pessoal ir colocando rádios sem o conhecimento da agência e na hora da fiscalização alegar que é para uso próprio. Tudo precisa ser cadastrado na agência para que ela tenha controle.

    Por outro lado, saiu alguma coisa relacionada com o uso do SLP para distribuir internet grátis por prefeituras e ONGs.
    Isso está muito controverso, pois fere a própria definição do SLP e é uma afronta ao SCM, que é um serviço de carater comercial.
    Se for confirmada esta possibilidade, até um serviço de rádio-taxi vai poder comprar um link e distribuir internet de graça.

    Tá ficando "osso" para o lados dos provedores.

  4. #4

    Padrão Re: Licença SLP é Preciso ou não

    entrei em contato com uma consultoria em SCM e mim informaram que no meu caso não é obrigatório mais tem que registra as estações no site da Anatel como "radiação restrita (099) alguém sabe se isso é verdade, e como cadastra as estações pq já fiz meu cadastro no site da anatel mais não achei a opção de cadastra as estações restritas.

  5. #5

    Padrão Re: Licença SLP é Preciso ou não

    Citação Postado originalmente por dhiegopires Ver Post
    entrei em contato com uma consultoria em SCM e mim informaram que no meu caso não é obrigatório mais tem que registra as estações no site da Anatel como "radiação restrita (099) alguém sabe se isso é verdade, e como cadastra as estações pq já fiz meu cadastro no site da anatel mais não achei a opção de cadastra as estações restritas.
    Agora você pergunta para a consultoria como vai conseguir cadastrar qualquer coisa se não tiver um serviço autorizado para amparar o registro?
    Pode até não ser cobrado taxa nenhuma ( o que acho difícil), mas que precisa um serviço autorizado, que seja o SLP. Primeiro tem que sair a autorização do serviço para depois cadastrar a estação. Não existe outra forma.