+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de heleonardo
    Ingresso
    Jan 2011
    Localização
    Cachoeiras de Macacu, Brazil
    Posts
    2

    Lightbulb Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    Estou querendo transformar um Pentium 4 1.8 Ghz e um Athlon II X3 3.2 Ghz em um Roteadores Mikrotik.

    O Primeiro:

    AMD Athlon II X3 3.2 Ghz, 4 GB de Ram, HDD 1TB, DVD-RW, 2x Gigabit Ethernet + 1 Fast Ethernet




    O Segundo:

    Intel Pentim 4 1.8 Ghz, 320 MB de Ram, HDD 40 GB, DVD-RW, 2x Gigabit Ethernet + 1 Fast Ethernet

    Gostaria de saber quantos MPPS (Milhões pacotes por segundo, incluindo VOIP) cada um dos dois computadores conseguiria rotear.
    Essa apicação seria para atuar como roteador principal de um backbone de um
    médio provedor atendendo a 738 clientes.

    Eles dão conta ?
    O segundo dá conta ?



  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    não era melhor comprar uma power router mikrotik para isto,usar pcs antigos para isto pode ate funcionar mas com menos garantias .
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         power router.jpg
Visualizações:	419
Tamanho: 	6,8 KB
ID:      	48598

  3. #3

    Padrão Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    Amigo, um investimento para esse porte se paga fácil, investe em routerboard. Como naldo falou, micro funciona bem por um tempo... basta queimar uma fonte, ou memoria no final de semana e acabou a tranquilidade, hoje eu pago para ter paz.

  4. #4

    Padrão Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    Naldo, para o cenário que o nosso amigo expôs, uma RB450G estaria muito aquém de suas necessidades? Até quantos clientes em uma RB450G é considerado seguro pendurar?

    Abraço.
    Última edição por Poemander; 12-10-2013 às 22:06.

  5. #5

    Padrão Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    Com essa quantidade de usuários melhor já investir em uma CCR

    Ou então o FireRouter

  6. #6

    Padrão Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    Só pra deixar na ponta do lapis o motivo pra uso de RB:
    - Athlon II X3 450 consome uns 90W em idle, chega a 180W em full. Vamos colocar uma media de 120W. Acrescenta uns 10W do HD, uns 5W do cd/dvd em idle, e uns 5W por cada placa offboard. Vamos pegar só 140W por hora. No dia dá 3,3KW, no mes dá 297KW, ou R$ 140 na taxa de luz que pago!
    - Pentium 4 1,8GHz, deve ser socket 478, que além de ter o poder de processamento ridículo pra esse clock (Celeron D de 1,8GHz se sai beeeeeeem melhor), gasta pra caramba, tem northwood e outros cores, mas em geral esses socket 478 gastavam uns 60W ao todo. No dia 1,4KW, no mes 42KW, ou R$ 20.

    Somariam R$ 160 na conta de luz.

    Uma RB450G teria desempenho melhor que o Pentium 4 de 1,8GHz (Otimização da MK), e ela mal gasta R$ 6 em eletricidade todo mes, num ano ela 'economizaria' uns R$ 170 na conta. Ela custa as vezes pouco mais de R$ 260.
    Uma RB CCR 1016-12G consome no maximo uns 36W em full, se pegar uma media alta ainda assim daria uns R$ 15 na conta de luz, ecnonomizaria R$ 1500 em conta de luz por ano. Ela custa algo na casa dos R$ 2 mil (Fora que teria melhor desempenho que o Athlon II X3)

    Se é pra usar o Athlon X3 pra armazenamento (Unico motivo que vejo pro uso de HD de 1TB, HD maior não é mais rapido, um SSD xing-ling de US$ 20 resolveria bem e economizaria muita eletricidade sem derrubar o desempenho), dependendo do uso a necessidade de alto processamento não existe, situação que um Atom (30W), um AMD Vision C50 ou C60 (30W) ou um Celeron DC 847 1,1GHz (35W) dão conta do recado sem gargalos e com muito menos gasto de energia (E necessidade de manutenção, vai que junta poeira, processador potente como Athlon X3 precisa fan limpo). HD's serie green da Western são uma boa pra esse uso.

  7. #7

    Thumbs down Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    O cara ta com 738 clientes e ta chorando pra por um equipamente de boa qualidade? quer botar PCs velhos? so dando uma surra de espada de são Jorge mesmo.

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Poemander Ver Post
    Naldo, para o cenário que o nosso amigo expôs, uma RB450G estaria muito aguém de suas necessidades? Até quantos clientes em uma RB450G é considerado seguro pendurar?

    Abraço.
    450g so na torre pra autenticar clientes e mesmo assim com 100 online ja acho muito.

  9. #9

    Padrão Re: Quero transformar computadores em Roteadores Mikrotik

    O pessoal ja meio que explicou tudo ai pra vc, mas mesmo assim vou te falar como eu fiz...
    Comecei com a RB 450g ate meus 60 clientes, depois disso ja coloquei uma RB 1100 que ate hoje roda sem problemas...

    Agora estou montando provedor em outra cidade, irei começar com a mesma RB 450g que iniciei...
    Assim que estiver com a faixa de 60 clientes ja irei migrar para o CCR1016-12G

    mais como no seu caso ai sao 738 clientes (salvo engano) "pelamor" tira essa mao do bolso e compra logo um CCR1036-8G-2S+EM


    Abraço e boa sorte na escolha...