Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Blz? cara, tenho aqui quase tudo vlan da intelbras... nunca tive problemas com eles... usava aqueles da Overtek mas, a fonte de 7,5v era complicado de achar... tem alguma indicação?

    Flw.

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    intelbras noooooo......

  2. #22

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Naldo qual solução com bom preço e vlan no lugar do intelbras?

  3. #23

    Post Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    sei que todo mundo já deu dicas de como resolver, mas vai ai mais uma que utilizo aqui para saber em tempo real se há algum outro dhcp na rede qual seu mac e a sua faixa de ip vamos lá!:

    no mikrotik tem o nosso famoso dhcp server
    localize dentro dele a aba alerts,, ADD ou +, escolha a interface de saida de seu dhcp
    em valid server ponha o mac da interface de saida de seu dhcp, em alert timeout pode colocar 00:10:00 em on alert: (aqui personalizei caso eu esteja perto do mk irei ouvir) beep lenght:10

    vale lembra que no log vai aparecer o mac e o ip em que está esse outro dhcp, fora isso já sabemos que swithc gerenciavel vlan ou switch com vlan fixa e uma rede roteada sem bridge resolve o problema

    se ajudei me ajudem tambem dando uma joinha
    Última edição por franciskv; 11-10-2013 às 08:56. Razão: FALTOU UM PASSO

  4. #24
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    Naldo qual solução com bom preço e vlan no lugar do intelbras?
    cisco.

  5. #25

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    comprei 10 swicht com vlan fixas estou com dúvida como implantar aqui em minha rede..

    são os da intelbras...

  6. #26

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    ola amigos, é raro eu ter este problema pois eu corto a parte do rj que apertamos para remove lo do conector, mas deixo a trava, e coloco na porta, assim não tem como remove lo, e digo mais de a pessoa remover com uma agulha ou algo bem fino para empurrar para baixo a trava para sair o rj , plugo novamente com uma gota de super bond, melhor trocar o radio e mandar 1 usuário procurar outro provedor que perder outros clientes, sem contar a dor de cabeça. se ele achar ruim procure outro se for para ter trabalho e dor de cabeça este cliente não é de meu interesse. espero ter ajudado.

  7. #27

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Citação Postado originalmente por franciskv Ver Post
    sei que todo mundo já deu dicas de como resolver, mas vai ai mais uma que utilizo aqui para saber em tempo real se há algum outro dhcp na rede qual seu mac e a sua faixa de ip vamos lá!:

    no mikrotik tem o nosso famoso dhcp server
    localize dentro dele a aba alerts,, ADD ou +, escolha a interface de saida de seu dhcp
    em valid server ponha o mac da interface de saida de seu dhcp, em alert timeout pode colocar 00:10:00 em on alert: (aqui personalizei caso eu esteja perto do mk irei ouvir) beep lenght:10

    vale lembra que no log vai aparecer o mac e o ip em que está esse outro dhcp, fora isso já sabemos que swithc gerenciavel vlan ou switch com vlan fixa e uma rede roteada sem bridge resolve o problema

    se ajudei me ajudem tambem dando uma joinha

    No meu caso coloquei em On Alert: esse script que vai aparecer em vermelho um erro juntamente com o mac e ip no log do Mikrotik
    :log info message="DHCP ATIVO NA REDE"

  8. #28
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Vamos por parte, quem usa PPPOE, tendo DHCP na rede, poderá ter conflito de IP. Porem ao ser estabelecido a autenticação pppoe. É criada uma interface virtual sobre a placa física, tendo ela o "poder" enquanto o circuito estiver ativo.

    Com relação a bloquear o DHCP, a VLAN é um caminho. Porem vamos entender o protocolo DHCP.

    Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

    • Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67);
    • Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) para a porta 68 do Host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc...

      Conclusão:

    Bastaria bloquear as requisições da porta 68, EXCETO (!), as oriundas do nosso servidor DHCP.

    Espero ter ajudado.

  9. #29

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Bom dia amigos!!, amigo naldo por que motivo você não recomenda o switch vlan intelbras?, se possivel indique uma marca de switch com vlan com um bom custo beneficio, hj estudo trocar todos os switchs da minha rede para vlan fiz uma cotação e achei um exelente preço aqui na minha cidade más como respeito muito a opinião dos amigos com mais experiência que eu então agora me apareceu essa duvida, abraço.

  10. #30

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Isto já me tirou do sério várias vezes, até descobrir o sacana que trocou o cabo de porta..

    Bem, vejam como estou agindo agora:

    1- Ligo minha máquina e espero pegar um ip do roteador do cliente:

    2- Como 99% não troca a senha padrão entro na interface e desativo o DHCP da porta lan do roteador dele, quando vier a reclamação, saberei quem foi e aproveito para dar uma chamada;

    3- Uma solução definitiva seria o a incorporação do DHCP DROP ao mikrotik, enquanto isto, instale o dhcpdprop em uma máquina da sua rede, programa russo fantástico que resolve bonitinho o problema.

    Tem como colocar o dhcp drop na mesma máquina do MK mas quem domina a técnica não passou a receita do bolo.

    Ah, sempre coloco ip fixo na porta wan do roteadores dos clientes, isto já me poupou tb muito problema, além de usar uma faixa diferente dos utilizados nos roteadores comuns.

    Por fim leiam este tópico é muito bom

    https://under-linux.org/showthread.p...329#post599920

  11. #31

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Citação Postado originalmente por jardelalmeida Ver Post
    Isto já me tirou do sério várias vezes, até descobrir o sacana que trocou o cabo de porta..

    Bem, vejam como estou agindo agora:

    1- Ligo minha máquina e espero pegar um ip do roteador do cliente:

    2- Como 99% não troca a senha padrão entro na interface e desativo o DHCP da porta lan do roteador dele, quando vier a reclamação, saberei quem foi e aproveito para dar uma chamada;

    3- Uma solução definitiva seria o a incorporação do DHCP DROP ao mikrotik, enquanto isto, instale o dhcpdprop em uma máquina da sua rede, programa russo fantástico que resolve bonitinho o problema.

    Tem como colocar o dhcp drop na mesma máquina do MK mas quem domina a técnica não passou a receita do bolo.

    Ah, sempre coloco ip fixo na porta wan do roteadores dos clientes, isto já me poupou tb muito problema, além de usar uma faixa diferente dos utilizados nos roteadores comuns.

    Por fim leiam este tópico é muito bom

    https://under-linux.org/showthread.p...329#post599920
    Valeu a dica. estrelinha para vc.

  12. #32

    Padrão Re: Como bloquear requisições DHCP?

    Citação Postado originalmente por jardelalmeida Ver Post
    Tem como colocar o dhcp drop na mesma máquina do MK mas quem domina a técnica não passou a receita do bolo.
    A "receita de bolo" para virtualizar OpenWRT no MikroTik MetaRouter está no mesmo tópico que você indicou, alguns posts[1] mais abaixo.

    Feito isso, no mesmo tópico, tem outro post[2], com script pronto para implementar e resultar na neutralização de outros servidores DHCP.

    [1] https://under-linux.org/showthread.p...075#post600075
    [2] https://under-linux.org/showthread.p...987#post599987

  13. #33

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Uso Mk 5.25, lá só tem a opção KVM e mesmo assim não consegui colocar pra funfar, alguém conseguiu pra dar umas dicas ?

    Pra variar no momento que ia responder este tópico, olha o que tinha no meu log !

    Sabadão vai ser animando

    oct/11/2013 16:03:44 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 17:04:12 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 18:05:48 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 19:05:56 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 20:06:20 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 21:06:44 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 22:06:59 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 23:07:02 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1

  14. #34

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Citação Postado originalmente por jardelalmeida Ver Post
    Uso Mk 5.25, lá só tem a opção KVM e mesmo assim não consegui colocar pra funfar, alguém conseguiu pra dar umas dicas ?

    Pra variar no momento que ia responder este tópico, olha o que tinha no meu log !

    Sabadão vai ser animando

    oct/11/2013 16:03:44 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 17:04:12 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 18:05:48 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 19:05:56 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 20:06:20 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 21:06:44 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 22:06:59 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    oct/11/2013 23:07:02 dhcp,critical,error dhcp alert on local: discovered unknown dhcp server, mac C8:BE:19:B8:F2:6C, ip 192.168.0.1
    Search results for "C8:BE:19"

    Prefix Vendor
    C8BE19 D-Link International

  15. #35

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Tem uma regra aqui na empresa que funfa bem... Usamos PPPOE então dhcp não é bem vindo e dropamos tudo.
    Monte baseando-se nos dados da sua rede...
    Bem simples.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 001.png
Visualizações:	364
Tamanho: 	12,8 KB
ID:      	49136
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 002.png
Visualizações:	350
Tamanho: 	8,0 KB
ID:      	49137
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 002b.png
Visualizações:	352
Tamanho: 	10,0 KB
ID:      	49138
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 003.png
Visualizações:	293
Tamanho: 	12,7 KB
ID:      	49139
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 004.png
Visualizações:	328
Tamanho: 	7,3 KB
ID:      	49140

  16. #36
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Citação Postado originalmente por Lupus Ver Post
    Tem uma regra aqui na empresa que funfa bem... Usamos PPPOE então dhcp não é bem vindo e dropamos tudo.
    Monte baseando-se nos dados da sua rede...
    Bem simples.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 001.png
Visualizações:	364
Tamanho: 	12,8 KB
ID:      	49136
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 002.png
Visualizações:	350
Tamanho: 	8,0 KB
ID:      	49137
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 002b.png
Visualizações:	352
Tamanho: 	10,0 KB
ID:      	49138
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 003.png
Visualizações:	293
Tamanho: 	12,7 KB
ID:      	49139
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         blocando dhcp na rede 004.png
Visualizações:	328
Tamanho: 	7,3 KB
ID:      	49140
    Bacana, mas se é para bloquear TUDO. Não precisaria colocar ranges. Deixa DROP e Porta.

  17. #37

    Red face Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Tow ligado interhome,

    Já fiz um libera pppoe discovery e um libera pppoe session e um bloca tudo menos minha faixa das antenas.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bloca tudo.png
Visualizações:	129
Tamanho: 	12,2 KB
ID:      	49143

    Valews

  18. #38

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    não adianta você fazer esses filtros de bloqueio de dhcp se sua rede for uma bridge, esses filtros apenas se aplica para uma rede em celulas onde cada celula tem esse controle, você tem essa regra aplicada em seu servidor más vamos supor que você tem uma rede cabeada a partir do servidor todos os clientes que estão depois do servidor estão expostos.

  19. #39

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    Muito boas estas imagens, mas no caso de uma rede em bridge ela não tem muito valor a não ser que usemos uma rb ou mk no lugar de um Switch para interligar aps... em rádios ubiquiti com fimware versão 5.3.5 eu conseguia dar um drop em tudo e deixava passar somente frames pppoe entre as interfaces lan e wlan, e conseguia ainda acessar o equipamento do cliente no meio da bridge. eu andei tentando reproduzir o mesmo resultado em Firmwares mais novos mas não consegui.. seria otimo poder contar com esta solução.

  20. #40

    Padrão Re: Como Bloquear o maldito DHCP externo ?

    poisé amigos essas regras não se aplicam a redes cabeadas em bridge.