+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Pessoal, tenho um problema aqui na montagem de uma estrutura para atender distribuição de VOIP na nossa rede. A poucos meses adquirimos um provedor de uma cidade vizinha e os clientes desse provedor que adquirimos utilizavam VOIP atraves de uma revenda desse produto que ainda é distribuido nessa rede e agora vamos distribuir na nossa rede antiga tambem. Ocorre que, temos sentido a desvantagem de ter total dependencia de algum provedor VOIP ou de alguma plataforma de tarifação que fica fora do nosso datacenter. Para que voces tenham ideia ficamos sem VOIP quase um dia e ao ligar para o nosso provedor ele alegou que um “hd tinha pifado” e que não tinha previsao de conserto. Imaginei....como uma empresa que deixa seus clientes na dependencia de um HD por mais de um dia pode se considerar plenamente capacitada ou habilitada para um serviço que exige tanta confiabilidade como VOIP.

    Dessa forma passamos a procurar aqui mesmo no forum e na internet alguns colegas que anunciaram venda ou locação de plataformas de tarifação. Mas, com certeza, depois de analisar varias propostas temos a certeza que o que precisamos é algo que seja aberto, escalavel e que não sejam essas plataformas de tarifação que prendem a gente a algum fornecedor da solução, nem tampouco precisamos de Asterisk/Elastix, Trixbox conforme já quiseram nos vender dizendo que vao resolver nosso problema com Asterisk.

    O que queremos é algo aqui na empŕesa que seja confiavel e que possamos gerenciar, dispensamos a abordagem de vendedores de Asterisk/Elastix/Trixbox, vendedores de plataforma de bilhetagem e empresas que não tenham histórico de atendimento a este tipo de implantação em ambiente de datacenter pois vamos checar todas referencias.

    Vi aqui no Forum um tópico https://under-linux.org/showthread.php?t=164692 e achei muito interessante a discussao.
    Alguem pode dar um toque sobre o assunto ou sobre alguma solução efetivamente testada e funcional para solucionar esse problema.




    Grato,


    Ivan Sobrinho

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Colega,



    O seguinte, como já afirmei a dezenas de colegas aqui do Fórum e de outras consultas que recebemos. Não dá para fugir totalmente do Asterisk porque é um padrão para PABXIP(apesar de haver outras soluções igualmente boas) e em funções relacionadas a PABX que com certeza você vai precisar dele nessa sua implementação. O Asterisk é realmente facil de implementar e gerenciar, bastante confiavel em seu uso, oferece uma curva de aprendizado bastante rapida, não gera custos adicionais com licenciamentos e consultorias, pode ser integrado a outros softwares que vao completar o seu ambiente de produção ou provedor VOIP, é escalavel, etc..,etc...etc... o Problema com Asterisk são implementações mal dimensionadas em função da demanda de uso e recursos a serem disponibilizados pelo sistema, por isso, planeje e planeje, teste, teste antes de colocar em produção. É certo que para um provedor você precisará de bilhetar as chamadas VOIP, isso pode ser feito no datacenter do seu provedor sem problemas maiores,mas o mundo open source te fornece tudo o que você precisa para ser feliz com seu provedor VOIP, uma sugestão para um pequeno provedor seria Linux/Asterisk/A2billing/Mysql, barato e bom além de ser muito funcional e que vai te livrar dos vendedores, como voce classificou e que você quer evitar. Existem casos de operadoras que gerenciam “zilhares de clientes” nesse ambiente A2B/Asterisk. Quer algo mais funcional e testado que isso? Inclusive você poderia resolver os problemas de dispobilidade/escalabilidade do sistema de forma simples e barata pois rodaria em LINUX.

    Uma outra solução um pouco mais complexa seria, Asterisk/CDRTool/FreeRadius/SerMyadmin/Mysql/Openser

    Nao seria muito facil de implementar pois a integração disso tudo num ambiente de uso é um pouco complicada, mas com certeza seria algo extremamente funcional, seguro, escalavel, etc..etc e que atenderia esse seu projeto de forma excepcional.

    Eu sugiro para você a primeira opção,( Asterisk/A2billing/Mysql) nesse primeiro momento da implantação do seu provedor VOIP, por experiencia própria eu afirmo, enquanto usavamos apenas essa solução nos provedores que atendemos, raramente tinhamos problemas. A partir de agosto, estamos fazendo uns testes com uma plataforma VOIP enlatada nos provedores que reclamavam que o A2billing era complicado de usar, tivemos vários problemas depois de atualizações do sistema e fatos inexplicaveis na bilhetagem e uso, para finalizar estamos voltando ao uso do Asterisk/A2billing, mas é certo que existem softwares e profissionais bons no mercado mas ai você tem que ir conhecendo e testando para ver se vale a pena gastar dinheiro e investir nessas soluções.

    Agora você precisa dimensionar seu ambiente de controle VOIP, precisa ler melhor o post que colocou o link, acho que já seria o ponto de partida de como iniciar o planejamento desse seu Provedor VOIP.
    Precisando de algo estamos a disposição para alguma ajuda ou informação.





    Abraço Colega

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Para um Provededor com uns 600 clientes utilizando VOIP, o que voce sugere? Pergunto em termos de link, hardware? Para que eu tenha alta disponibilidade do sistema o que voce sugere?

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Colega,

    Como eu disse antes, não dá para sugerir hardware, link, etcs... Porque eu não sei o perfil dos seus clientes, não sei como esta montada a sua rede, não sei um monte de coisas que é preciso saber para fazer alguma sugestão.


    Para voce ter ideia a quantidade de chamadas simultaneas, se você for utilizar gravação de chamadas, transcodificação, cancelamento de eco,menu de voz, fax tudo isso vai pesar bastante no seu hardware, na outra ponta da gangorra coloca o link, se você utilizar codec de maior compressao exemplo G729 tem menor consumo de link mas maior consumo de hardware, por outro lado codec de menor compressao como o G711 consome mais link e menos hardware no processamento das chamadas.


    Assim fica dificil determinar limites em numeros de chamadas pois você tem que pensar em carga do sistema e o tipo de canal que esta usando e hardware dedicado ao servidor. Nao que isso seja algo impossivel de determinar num projeto, senao nem chamaria projeto. rs. Mas com as informações que você enviou ninguém em sã consciência arriscaria a sugerir algo.


    Mas pra voce não ficar totalmente sem informações e parametros, em uma das nossas maquinas de testes que é um dinossauro Pentium IV 3.0 , 1Gb de Ram conseguimos algo em torno de 120 chamadas simultaneas com trafego de midia e CODEC g711 e na mesma maquina 45 chamadas quando o emissor e o receptor da chamada estao usando CODECS diferentes. Mas já vi caras dizendo que foram muito além disso no mesmo hardware, eu pessoalmente não acredito muito, mas pelo menos dá para ter ideia de variação desses parametros.


    Quanto a alta disponibilidade do sistema precisa pensar inicialmente em links redundantes, roteamento de chamadas alternativo, sistema de UPS, gateway, se for usar o openser que esta naquela segunda opção de sistema, ele já provê tolerancia a falhas e balanceamento de carga atraves do sip proxy server.



    Uma solução razoavel que melhoria o quesito de alta disponibilidade de seu sistema, seria você ter uma maquina que você chamaria de servidor principal e a uma maquina que seria seu servidor secundario utilizando Linux /Ha nessa solução de alta disponibilidade. Para mim seria melhor que um cenario de raid 5 apenas e te livraria de causar aos seus clientes o problema que disse ter tido com seu fornecedor de voip por conta do HD queimado.



    Abraço colega e um bom final de semana.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Tem uma Plataforma VoIP no mercado sensacional, eles instalam na sua máquina Local os troncos são Siptrunking, DAHDI, DVG, KHOMP, além do tronco sip pode colocar até E1 de alguma operadora como a OI entre outras, as funcionalidades de PBX são vastas, URA, Fila de espera, DID, SMS, torpedo de voz. As rotas VoIP eu posso te fornecer e pode fazer redundância com DDR E1 da OI. [email protected]

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Ivan, como vai? Vou descrever abaixo como funciona nosso serviço, talvez atenda suas necessidades:


    - Possuímos tarifador locado e datacenter, fazendo backup a cada 10 minutos

    - Nesse datacenter consigo criar uma conta para você, fazendo com que os VOIP da sua rede façam login direto lá.

    - Nessa plataforma você tem liberdade para criar quantos usuários e planos precisar, vincular DIDs, etc., ou seja, tudo em seu nome. Já tenho provedores utilizando essa plataforma.

    - O minuto para fixo Brasil é R$0,06 e celular é R$0,12. Esse é o meu preço, sobre ele você criará seus planos com sua margem de lucro, tudo na plataforma. Acredito que você consiga uma boa margem nesses valores.

    - Custo da plataforma: R$70,00 mês sendo que esse valor é convertido 100% em créditos para você vender(podemos negociar esse valor).

    O que projetamos foi pensando o seguinte para o provedor:

    - Não ter que se preocupar com plataforma e ou hardware

    - Poder vender DID

    - Ter liberdade na criação de planos

    - Tarifas baixas para ter margem de lucro boa

    - Plataforma fácil de trabalhar

    Caso interesse pode entrar em contato comigo: http://radius.net.br/contato/

    Posso criar uma conta de teste para você verificar a qualidade das ligações

    Abraço
    Fabricio

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Boa tarde a todos,

    Colegas, acho que nao entenderam o meu post, eu nao estou buscando plataformas fora do meu datacenter, olhem o que eu postei:

    "Dessa forma passamos a procurar aqui mesmo no forum e na internet alguns colegas que anunciaram venda ou locação de plataformas de tarifação. Mas, com certeza, depois de analisar varias propostas temos a certeza que o que precisamos é algo que seja aberto, escalavel e que não sejam essas plataformas de tarifação que prendem a gente a algum fornecedor da solução, nem tampouco precisamos de Asterisk/Elastix, Trixbox conforme já quiseram nos vender dizendo que vao resolver nosso problema com Asterisk.

    O que queremos é algo aqui na empŕesa que seja confiavel e que possamos gerenciar, dispensamos a abordagem de vendedores de Asterisk/Elastix/Trixbox, vendedores de plataforma de bilhetagem e empresas que não tenham histórico de atendimento a este tipo de implantação em ambiente de datacenter pois vamos checar todas referencias."


    Desculpem os colegas que estao mandando mensagens querendo nos vender plataformas de revenda VOIP, de bilhetagem fora de nosso datacenter ou soluções pré-prontas de terceiros mesmo que sejam instaladas aqui na empresa.

    Já testamos esse tipo de serviço e como já afirmei isso não nos interessa no momento dado os problemas que já tivemos com esse tipo de solução, inclusive testamos uma de billing que diz que é free brasileira, nem sei se posso dizer o nome aqui, mas só deu problemas, uma hora bilheta outra hora não e quando voce posta algo no fórum os caras querem te vender suporte para resolver coisas simples que deveriam estar funcionais.

    Eu agradeço aos colegas que estao nos fazendo propostas de plataformas mas plataformas pagas ou que dependam de terceiros não é o foco no momento, se eu levar uma proposta dessa para nossa diretoria eles me demitem, porque todos sabemos que existem soluções open source extremamente funcionais e igualmente boas apesar de serem menos amigaveis no uso.


    O que eu gostaria é de algo open source tipo o que o colega da Planvox informou, parece que funciona bem e nos atenderia de forma bastante boa, apesar de ser um pouco mais complicada para instalar e menos amigável no uso, mas pelo menos depois da fase inicial de implantação e conhecimento ela seria mais customizavel e nos atenderia igualmente bem .

    Grato a todos que responderam e grato se alguem tiver mais alguma sugestão.

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Vai sonhando camarada, que em alguma hora esta solução open source que voce esta procurando nao vai te sair mais caro do que contratar uma empresa de VOIP e ter que pagar um valor fixo mensal pra usar uma plataforma VOIP mais popular. Pra dizer a verdade não sei de nenhuma empresa que use esse combinação Asterisk/A2billing que o outro colega te ofereceu?
    Em algum momento pode ter certeza que o cara vai querer te enfiar a faca e te cobrar uma grana preta de consultoria para implantar isso. Não existe almoço gratis !
    Voce mesmo falou que testou uma plataforma que dizia que era free e os caras te cobraram suporte depois.
    Eu prefiro pagar algo certo e ter algo que funcione, do que me aventurar a ter algo chamado "open source" que não é e eu nao saber quanto vou gastar depois.
    Abra os olhos meu amigo!

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Nao sei o que voce acha que acrescenta ao Forum este tipo de comentario. Não entendi qual o objetivo até agora?
    Voce não acrescentou nada na solução do meu problema que foi colocado de forma especifica e pelo contrario ainda esta criticando o pessoal que esta me ajudando de forma produtiva?
    Acho que a minha duvida é a mesma de varios outros colegas aqui do FORUM e a situação que estou querendo resolver é a mesma de outros tantos pelo que ja pesquisei na net. O pior é ver voce julgar a intenção da pessoa ou do profissional e não as ações objetivas dos profissionais que postam aqui.
    Eu prefiro julgar pelas ações do que pela intenção, as ações eu posso julgar, as intenções só posso julgar quando virarem ações de bem ou de mal, para voce ter ideia ja recebi mensagens privadas, email, notificação no skype de empresas querendo me vender plataforma de VOIP e varias daqui mesmo de companheiros do FORUM. Por outro lado recebi varios pedidos para compartilhar o aprendizado caso dê certo aqui na empresa esse teste.
    Mas deixo claro que o que eu preciso é especifico algo que funcione aqui na empresa e que nos atenda conforme postei, só isso. Esse tipo de comentario seu esta descartado pois é totalmente improdutivo ao fim do post desta minha duvida. Nós acompanhamos esse fórum a muito tempo e em muitas situações vimos não só o colega que voce questiona a sugestao, mas outros colegas ajudarem de forma positiva a outros colegas aqui do FORUM sem cobranças ou propostas de consultorias. Se cada help aqui gerasse uma consultoria aqui nao seria um forum e sim um balcao de negocios. Acredito que o nivel dos profissionais que estao aqui neste FORUM permita este tipo de ajuda a profissionais menos avançados deste tipo de informações sem cobranças de honorarios, acredito que muitos sao bem intencionados e tem realmente intenção de ajudar como tenho visto tantos problemas resolvidos sem a menção de cobranças em dinheiro conforme voce afirmou. Under-linux significa estar sob o espirito Linux e o espirito Linux é isso aqui, profissionais se ajudando também, senao fosse assim o LINUX não seria o que é hoje.
    Voce acha que se o colega estivesse mal intencionado teria me enviado gratuitamente um manual completo em Portugues BR de configuração e utilização do A2Billing , que vai desde a configuração de tarifas, prefixos, operadoras, troncos e todos os quesitos para eu ter a solução que eu preciso aqui operacional sem a intervenção deles.
    Outra coisa, voce nao tem o direito de subestimar a minha inteligencia e a de outras pessoas que buscam informações aqui no FORUM, pois aqui estao profissionais realmente tarimbados e que vivenciam o dia-a-dia desta profissao e voce acha que se houvesse este tipo de cobrança por detrás do pano alguem nao iria botar a boca no trombone e denunciar maus profissionais ou profissionais com intenções escusas.
    Seu post me fez olhar seu historico e vi que parece que voce se cadastrou apenas para postar essas baboseiras, enquanto que o colega que voce esta criticando esta no FORUM a mais de 3 anos e tem mais de 72 posts e varios agradecimentos?
    Caso queira ser contributivo ao FORUM espero que possa postar algo que realmente interesse a comunidade, caso apenas deseje ser critico critique com bases factiveis colega.
    Por ultimo, não sou seu "amigo" !

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Amigo da uma olhada nesse sistema, como disse no comentário que fiz acima, essa empresa instala em qualquer datacenter ou mesmo aí no seu servidor local em um único sistema faz a parte de Bilhetagem, cadastro de clientes e inclusão de rotas, vc diz que não quer ficar na mão de nenhuma operadora voip, pois bem, essa plataforma permite a integração de placas TDM, analógica Fxo, Khomp, no seu caso melhor TDM ou khomp na qual poderá contratar DDR 30 canais da OI e Embratel, oferecendo aos seus clientes uma qualidade cristal acesse aí o sistema http://nextbilling.com.br/show_demo....IN&mode=MASTER entre em contato com o Fernando da Nextbilling.
    Citação Postado originalmente por ivan.sobrinho Ver Post
    Boa tarde a todos,

    Colegas, acho que nao entenderam o meu post, eu nao estou buscando plataformas fora do meu datacenter, olhem o que eu postei:

    "Dessa forma passamos a procurar aqui mesmo no forum e na internet alguns colegas que anunciaram venda ou locação de plataformas de tarifação. Mas, com certeza, depois de analisar varias propostas temos a certeza que o que precisamos é algo que seja aberto, escalavel e que não sejam essas plataformas de tarifação que prendem a gente a algum fornecedor da solução, nem tampouco precisamos de Asterisk/Elastix, Trixbox conforme já quiseram nos vender dizendo que vao resolver nosso problema com Asterisk.

    O que queremos é algo aqui na empŕesa que seja confiavel e que possamos gerenciar, dispensamos a abordagem de vendedores de Asterisk/Elastix/Trixbox, vendedores de plataforma de bilhetagem e empresas que não tenham histórico de atendimento a este tipo de implantação em ambiente de datacenter pois vamos checar todas referencias."


    Desculpem os colegas que estao mandando mensagens querendo nos vender plataformas de revenda VOIP, de bilhetagem fora de nosso datacenter ou soluções pré-prontas de terceiros mesmo que sejam instaladas aqui na empresa.

    Já testamos esse tipo de serviço e como já afirmei isso não nos interessa no momento dado os problemas que já tivemos com esse tipo de solução, inclusive testamos uma de billing que diz que é free brasileira, nem sei se posso dizer o nome aqui, mas só deu problemas, uma hora bilheta outra hora não e quando voce posta algo no fórum os caras querem te vender suporte para resolver coisas simples que deveriam estar funcionais.

    Eu agradeço aos colegas que estao nos fazendo propostas de plataformas mas plataformas pagas ou que dependam de terceiros não é o foco no momento, se eu levar uma proposta dessa para nossa diretoria eles me demitem, porque todos sabemos que existem soluções open source extremamente funcionais e igualmente boas apesar de serem menos amigaveis no uso.


    O que eu gostaria é de algo open source tipo o que o colega da Planvox informou, parece que funciona bem e nos atenderia de forma bastante boa, apesar de ser um pouco mais complicada para instalar e menos amigável no uso, mas pelo menos depois da fase inicial de implantação e conhecimento ela seria mais customizavel e nos atenderia igualmente bem .

    Grato a todos que responderam e grato se alguem tiver mais alguma sugestão.

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Boa tarde,

    A gente ja conhece esse sistema e os custos que não sao baratos, é um sistema aparentente completo e cobra por isso, mas voce sabe que existem mensalidades? Voce sabe que alguma customização de módulos é complicada? É um sistema proprietário em que voce paga mensalidades e isso já assusta, pois aqui na empresa a politica é a de uso de software livre e temos tido sucesso no uso de software livre. Portanto, o uso de software livre nos trouxe até o FORUM e não a procura por softwares pagos que mais que abundam por ai nomercado de software. Se eu quisesse encontrar software proprietario voce acha que eu precisaria entrar aqui no FÒRUM? Colega, acho que voce esta menosprezando a minha inteligencia e desvirtuando a minha motivação ao entrar aqui no FORUM procurando software open source e voce vir oferecendo este sofware, se existe soluções LINUX e open source que me atendem muito bem, porque é que eu vou ter pagar a algum desenvolvedor para ter o que eu posso ter de graça no mundo LINUX.
    Se for para pagar algo, vou usar um sistema que eu pago e o que eu pago se transforma em creditos VOIP para eu usar e nao pagar para usar algum software apenas para tarifar minhas ligações, não tem logica se posso ter a mesma tarifação de graça.
    Sinceramente, Acho que por causa da natureza desse FÓRUM esse tipo de propaganda como a que o colega esta fazendo desse software não livre deveria ser proibida. Deveria haver alguma ação dos moderadores em proibir este tipo de ação publicitária apenas. O colega esta vendo que eu nao tenho interesse nesse tipo de produto, pois com certeza é um produto que esta sendo divulgado e oferecido aqui onde este tipo de publicidade é totalmente incoveniente. E o pior é que esta usando os recursos do fórum para divulgar este tipo de produto.
    Mas não é só instalar aqui no datacenter, eu nao sei em que parte eu nao estou conseguindo me explicar ou me fazer entender, tem que prever a alta disponibilidade do sistema, redundancia da base de dados com a replicação automatica dos dados em tempo real, redundancia geografica do sistema. Se for para pagar tem uma empresa em São Paulo que fornece uma solução muito confiavel tambem e muito mais barata mas nao vou usar o FORUM para fazer propaganda de ninguem.
    Como eu disse e volto a dizer eu nao me interesso por esse tipo de solução proprietaria que vai deixar a empresa na dependencia de uma empresa fornecedora de alguma solução, quer seja operadora VOIP, quer seja fornecedora de sistemas de bilhetagem de chamadas.
    Obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Comece com elastix, freswitch, tem um software livre se chama vbilling ele trabalha em conjunto com o freeswitch em distribuição centos e debian já instalei e gostei http://vbilling.org/get-started/
    Citação Postado originalmente por ivan.sobrinho Ver Post
    Boa tarde,

    A gente ja conhece esse sistema e os custos que não sao baratos, é um sistema aparentente completo e cobra por isso, mas voce sabe que existem mensalidades? Voce sabe que alguma customização de módulos é complicada? É um sistema proprietário em que voce paga mensalidades e isso já assusta, pois aqui na empresa a politica é a de uso de software livre e temos tido sucesso no uso de software livre. Portanto, o uso de software livre nos trouxe até o FORUM e não a procura por softwares pagos que mais que abundam por ai nomercado de software. Se eu quisesse encontrar software proprietario voce acha que eu precisaria entrar aqui no FÒRUM? Colega, acho que voce esta menosprezando a minha motivação oferecendo este sofware, se existe soluções LINUX e open source que me atendem muito bem, porque é que eu vou ter pagar a algum desenvolvedor para ter o que eu posso ter de graça no mundo LINUX.
    Se for para pagar algo, vou usar um sistema que eu pago e o que eu pago se transforma em creditos VOIP para eu usar e nao pagar para usar algum software apenas para tarifar minhas ligações, não tem logica se posso ter a mesma tarifação de graça.
    Sinceramente, Acho que por causa da natureza desse FÓRUM esse tipo de propaganda como a que o colega esta fazendo desse software não livre deveria ser proibida. Deveria haver alguma ação dos moderadores em proibir este tipo de ação publicitária apenas. O colega esta vendo que eu nao tenho interesse nesse tipo de produto, pois com certeza é um produto que esta sendo divulgado e oferecido aqui onde este tipo de publicidade é totalmente incoveniente. E o pior é que esta usando os recursos do fórum para divulgar este tipo de produto.
    Mas não é só instalar aqui no datacenter, eu nao sei em que parte eu nao estou conseguindo me explicar ou me fazer entender, tem que prever a alta disponibilidade do sistema, redundancia da base de dados com a replicação automatica dos dados em tempo real, redundancia geografica do sistema. Se for para pagar tem uma empresa em São Paulo que fornece uma solução muito confiavel tambem e muito mais barata mas nao vou usar o FORUM para fazer propaganda de ninguem.
    Como eu disse e volto a dizer eu nao me interesso por esse tipo de solução proprietaria que vai deixar a empresa na dependencia de uma empresa fornecedora de alguma solução, quer seja operadora VOIP, quer seja fornecedora de sistemas de bilhetagem de chamadas.
    Obrigado

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Talvez a minha experiencia seja valida para alguem.
    Eu estou usando A2billing com Asterisk a dois anos em produção sem problemas, controla bem a bilhetagem e revendas e a interface dos clientes funciona bem com informações de bilhetagem precisas. Hoje controla mais de 225 clientes VOIP aqui no provedor. No inicio me pareceu meio estranho para usar mas depois que acostumamos com a interface e alguns detalhes de uso esta funcionando bem e sem problemas. Estou bastante satisfeito! E o melhor é que fico livre de mensalidades, mantenho toda estrutura de bilhetagem dos clientes aqui no servidor e no caso de algum pau no sistema como já tive, subi a imagem do sistema e restaurei a base de dados e em menos de 20 min recuperei a funcionalidade do sistema.
    Abraço a todos!

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Apenas passando nossa experiência e RECRIMINANDO a falta de cordialidade com que alguns textos foram escritos. Forum É DEBATE.

    1 - uns preferem soluções fechadas.... ( Tem muito mais usários de Windows que de TODAS as soluções LINUX...).

    2 - Solução aberta você tem que SABER FAZER ou CONTRATAR ALGUÈM PARA FAZER>

    3 - esse negócio de ficar na mão dos outros é muito relativo. O QUE SABEMOS E PODEMOS FAZER DE FORMA PRODUTIVA, DEVEMOS FAZER. >>>> O QUE NÂO É NOSSA EXPERTISE OU NÃO PODEMOS FAZER A CUSTO EFICIENTE TEMOS QUE COMPRAR DE TERCEIROS. O LINK , COMPRAMOS DE TERCEIROS, NÃO GERAMOS NOSSA PRÓPRIA ENERGIA ELÉTRICA ETC ETC.

    4 - Discutir soluções abertas , fechadas, hosteadas fora ou dentro da empresa , tudo acrescenta conhecimento, motivo e razão de um FORUM.

    5 - Agora educação, cordialidade é fundamental.... Se preciso de uma solução e alguma empresa /técnico me mostra o caminho, mesmo que PAGANDO , o que é muito natural pois teremos LUCRO com a solução proposta, é claro que é bem-vinda , pelo menos à nível de conhecimento.

    AGORA A CONCLAMAÇÃO;;;; EDUCAÇÃO CABE EM TODO LUGAR,ATÉ EM FORO. EMPRESASA QUEREM LUCRAR SOMENTE COM SOLUÇÕES GRATUITAS OU ADQUIRIR CONHECIMENTO????
    NOSSA EMPRESA PAGA POR SOLUÇÕES QUE PRECISA E VENDE SOLUÇÕES EM QUE TEM EXPERTISE.

  15. #15

    Post Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Colega,

    VOCE NAO CONSIDERA SPAM A MENSAGEM QUE ME MANDOU POR MP? Para refrescar sua memória segue a cópia!
    https://under-linux.org/images/avatars/thumbs/1.gif
    kaarl - 12-10-2013 11:16 Ver Conversa Reclamar
    Nos temos uma ótima estrutura e podemos atende-lo , me vários níveis de atuação.
    E o Paraná é nossa terra. Atendemos em fibra ótica 399 municípios , ou seja , Todos.
    Entre em contato, envie seu tel que lhe tlefono ou me liga no 41 xxxx xxxx.
    At. Carlos Martins

    O que esta acontecendo aqui não é um debate sobre soluções proprietarias ou open source, é uma chamada a defesa e propaganda de produtos que eu no inicio do POST ja afirmei nao desejava adquirir. Se esta havendo falta de cordialidade ou insensibilidade é dos vendedores de plataformas VOIP que ficam a espreita de algum colega menos "expert" em LINUX a fim de tentarem vender seus produtos DE FORMA ACINTOSA E REPUGNANTE NUM LUGAR ONDE DEVERIA PREVALECER O ESPIRITO DE COMPANHEIRISMO OU O COMPARTILHAR DE EXPERIENCIAS DE FORMA NAO ONEROSA. O que é que acrescentou a qualquer companheiro aqui do FORUM as propagandas que os outros colegas fizeram sobre suas plataformas VOIP que nao sao vendidas barato nao, ou que geram dependencia absoluta do provedor VOIP ? Nao acrescentou a nenhum companheiro nenhuma informação util a nao ser aos vendedores mesmos que estao usando um espaço que tem a finalidade de troca de experiencias e conhecimento em proveito de um negocio que deveria ser divulgado fora daqui de forma tambem paga e nao gratuita utilizando este FORUM que para mim é um dos melhores que conheço.
    Sinto muito se o que escrevo fere algum interesse seu ou de outras pessoas, mas se cada colega olhar as normas do FORUM vai ver que isso é publicidade até mesmo SPAM quando o sujeito envia mensagens privadas para voce oferecendo produtos que voce ja disse que nao quer comprar quando postou aqui. O que dizer do cara ficar te procurando no SKYPE mesmo sem ter interesse no seu produto apenas porque voce postou aqui para te mandar proposta de plataforma VOIP como esta acontecendo comigo a partir daqui. Apenas olhe o historico dos posts dos colegas vendedores que postaram aqui na minha duvida e vai entender que estao fazendo apologia aos seus produtos e serviços e oferecendo seus produtos aqui de forma nao contributiva com a comunidade desde que entraram aqui neste fórum.
    Tenha dó, apenas lamento que apenas dois colegas tenham realmente entendido a proposta do FORUM e louvo a atitude profissional e ética dos mesmos, um sugeriu uma solução open source como eu relamente queria encontrar baseando a solução em software open source LINUX/A2billing/Asterisk inclusive enviou manuais de configuração e uso da plataforma A2Billing, explicou como utilizar, explicou as desvantagens/vantagens, mostrou outras empresas que utilizam e revendem o produto caso eu deseje algo pré-pronto e se colocou a disposição em caso de alguma duvida caso eu deseje implantar por mim mesmo aqui, deixando bem claro que não é suporte a instalação é colaboração em caso de eu querer por a mão na massa e configurar e ainda pediu que eu postasse os resultados da experiencia aqui, e o outro que testemunhou que é possivel usar e solucionar o problema do jeito que eu postei que estava procurando.
    Meu objetivo apenas foi o de levantar opçoes baseadas em software livre que beneficiassem tambem outras dezenas de colegas que buscam este tipo de solução para seus provedores VOIP, acredito que o assunto que levantei deva ser e é algo que possa ser discutido em proveito mútuo dos que nao sao experts conforme suas palavras. Nao ser expert nao impede de querer conhecer e implantar, esta é a filosofia do software livre, a liberdade de aprender para depois implementar. Agora... havendo um canal onde os que sabem mais possam compartilhar suas experiencias é algo que faz parte da filosofia LINUX. Ninguem quer aqui consultoria de graça ou quer que alguem faça serviço pesado para a gente lucrar com o trabalho dos outros obtido por meio desse espirito de companheirismo, o que os que nao sao experts querem é apenas conhecer o caminho das pedras e trilhar por ele aprendendo e compartilhando tambem conhecimento. Para isso existe o FORUM e esse é o espirito que deveria permear as açoes aqui.
    Mas de qualquer forma, grato ao colega por ter me permitido expressar a minha indignação e repudio tambem a aTitudes que considero anti-éticas em nosso FORUM.

  16. #16

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    1- informação onde adquirir bens e serviços é interessante.
    Quantas e quantas vezes eu aprendi onde encontrar o que queria, seja uma empresa ou profissional
    que poderia fazer o que eu desejava, precisa, em um forum ou no famoso Google., revirando páginas e páginas


    2 - Educação e cordialidade está na base de tudo. EU TE MANDEI COMO E-MAIL PRIVADO PARA NÃO APARECER COMO ANÚNCIO
    EM SEU POST. ANUNCIO EU SEMPRE COLOCO COMO TAL (VENDO, COMPRO, ETC...) E NÃO NO POST DOS OUTROS.

    3 - Se você não consegue ser minimamente PACIENTE, nem deixar de fazer sermões que lemos somente pedaços,
    SUGIRO: CONTRATE UMA ASSESSORIA . FORUM É PARTICIPAÇÃO. Troca de informações, não que alguém aqui va trabalhar de graça para alguém,dando-lhe com receitas de bolo gratuitas para você e somente você lucrar com elas.

    A luz elétrica você compra da COPEL,,,,, VOIP é assunto sério e grande para se pensar em terceirizar algunmas etapas. Terminar uma ligação nos EUA sem contratar terceiros você não vai. Calma .Tudo se ajeita, mas COM CALMA>

  17. #17

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Colega, peço a voce que nao poste mais nada aqui, nao entendo o que voce deseja tentando flamar o FORUM.
    O que voce esta fazendo nao é ético e nem profissional e o pior é que alem de tudo ainda quer ficar dando lições de moral mesmo estando agindo contrariamente as normas do FORUM. Ja obtive a resposta ao que postei por meio do colega da Planvox que me passou as informações que eu queria, como ja disse anteriormente e basta, ja me explicou que existe o que eu quero, que funciona bem, ja me passou o manual de uso e configuração, me deu uns toques de onde posso hospedar ou onde encontrar pré-instalado em hosts dos EUA e empresas aqui do Brasil que hospedam essa solução para que eu faça meus testes, e se ofereceu para enquanto aprendo a instalar aqui na empresa em me tirar alguma duvida caso a coisa empaque em algum ponto.( se é para fazer propaganda vou fazer entao de quem respondeu o meu topico!) Se voce tivesse lido o que postei veria que nao desejo nenhuma assessoria gratuita e nem preciso disso e nem postei que desejo utilizar serviços gratuitos em nenhum momento pois eu vendo serviços e sei que existem custos intrinsecos, eu queria apenas informações a respeito de software open source para tarifar as ligações em meu provedor pois sabia que existia. Se voce não tem essa expertise para tratar do assunto nao atrapalhe quem tem e esta disposto a ajudar e tentando ajudar.
    1- Nao quero software proprietario que eu tenha que pagar instalação e mensalidades;
    2- Nao quero usar serviços como o que voce ofereceu por meio de SPAM como mensagem privada;
    3- Nao tenho interesse em sua plataforma VOIP.
    4- Ponto final.
    Agora vou por maos a massa e tentar configurar por meio de tentativa e erro o sistema e sinceramente gostaria de postar aqui ou mesmo depois fazer um tutorial de como resolvi o caso da instalação e configuração em meu datacenter, isso caso voce nao me obrigue a fechar o post com essas atitudes nao cooperativas, e tambem por absoluta falta de entendimento que o que vc oferece nao me atende em nada do que busco.
    Apenas deixei o topico aberto pois quero colocar aqui como foi a experiencia de instalação a partir das informações que recebi do outro colega, pois acredito que a experiencia possa ser util a algum outro colega que busque a mesma solução e deseje como eu se livrar de plataformas VOIP de pseudo operadoras e pseudo provedores VOIP que mal tem condições de revender VOIP.

    Sendo assim, peço a gentileza de voce nao postar mais nada a respeito do assunto pois como eu ja disse voce nao esta contribuindo em nada para a comunidade com essas açoes.
    Parabens aos colegas que estao aqui no FORUM com atitudes colaborativas e não dissimulativas de outros interesses!
    Grato

  18. #18

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Respeito e educação é a base de tudo ; até mesmo de um Fórum. Você foi grosseiro, sem motivo. Aliás, ser grosseiro, na a maioria das vezes, é imotivado mesmo. Eu prezo minha profissão, ao de todos os colegas, os conhecimentos de TODOS. Portando, se esta stressado, aqui não é local apropriado para falar coisa agressiva , que não leva a nada.

    Forum é debate, colaboração. Não é porque você elencou 1, 2 ,3 ... que ninguém mais pode se manifestar. Em seu benefício, iniciador do debate, bem como no benefício de todos que o acessam. Muitas vezes soluções prontas e terceirizadas são melhores que "mão na massa". Então estas opiniões não servem só para você, mas para ToDOS que acessam estes post relativos a este tema.

    CALMA que tudo se resolve... Que legal que o companheiro conseguiu te passar algo que você queria.
    Com a "a mão na massa " ou "solução terceirizada", mas sempre com CALMA E CORDIALIDADE.

  19. #19

    Padrão Re: Duvidas Montagem Provedor VOIP

    Com certeza eu nao vou realimentar essa discussao ridicula que esta ocorrendo, pra mim chega dessa historia ja que não tenho tempo a perder com tolices, nem vou comentar mais qualquer colocação ou pedido de calma, se alguem estiver interessado em saber como foram as experiencias e o resultado final fico a disposição por mail ou por MP aqui no FORUM.
    Sucesso a todos!

    Ivan