+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link com 4 pontos 32 km

    Olá.. gostaria de uma ajuda.
    comprei 4 dish 5g34 e 4 rocket M5
    preciso fazer dois enlace, um de 10km e o outro de 22,2km (todas visadas)
    quantos MB eu consigo chegar?


    alguém poderia ajudar com dicas na configuração?
    uma coisa que sempre acho estranho, habilito o airmax (o ping fica 1,2-1,3-1,5-1,2), desabilito o airmax (0,9-0,8-0,7-0,9)
    na opção distancia, seria legal colocar manual ou deixar automático?
    trabalhar em 40MHZ, 20MHZ, 10 e etc)
    WDS, AP, RP-Ap

    seguimos....

  2. #2

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Quanta banda que você quer passar nesse enlace? No local tem poluição de concorrência?

  3. #3

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    estou tentando passar o máximo que ele pode oferecer (100).

    Quando se diz poluição estamos falando de quantos rádios?

    dei um scan apareceram uns 18 isso é poluição?
    estava pensando em utilizar o canal 5785 (possua 3 rádios nesse canal), é melhor sair fora?

    hj estarei montando mais duas antenas vou ver se posto o print dos scan, tando da estação quando do ap

    seguimos

  4. #4

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Em ponto a ponto, pode desabilitar o AIRMAX;
    Procure trabalhar com 20MHZ

    Acho difícil passar 100MB...

  5. #5

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Dependendo senário usa o intelbras acho que tem mais istabildade do que o rocket

  6. #6

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Citação Postado originalmente por kurole Ver Post
    estou tentando passar o máximo que ele pode oferecer (100).

    Quando se diz poluição estamos falando de quantos rádios?

    dei um scan apareceram uns 18 isso é poluição?
    estava pensando em utilizar o canal 5785 (possua 3 rádios nesse canal), é melhor sair fora?

    hj estarei montando mais duas antenas vou ver se posto o print dos scan, tando da estação quando do ap

    seguimos
    Amigo, de acordo com o datasheet da Rocket Dish o canal que tem o melhor ganho é por volta de 5.6Ghz.

    http://dl.ubnt.com/datasheets/rocketdish/rd_ds_web.pdf

    Eu faria da seguinte forma:

    Instalaria no primeiro ponto uma de 34Dbi c/ Radome Shield da Computech, e um shield para o rocket m5 também.
    No station da mesma forma, pode desabilitar o airmax, (as vezes fica até melhor). Colocaria em 40MHz ou 30Mhz, mas em 20MHz eu não colocaria, além de passar menor banda também sofre mais com interferências. O canal, como já falei, por volta de 5.6GHz. A potência do rádio sempre baixa. E para o máximo de performance você poderia fazer um bonding:

    Seria instalado no Primeiro ponto (Bonding):

    2 Rocket Dish 34 Dbi + 2 Rocket M5 + 2 Radome Shield + 1 Rb 450G (A RB é para o Bonding)

    Nos Outros Pontos da Mesma forma.

    Vídeo de como fazer um Bonding:

    (Parte 1)

    (Parte 2)

    Assiste os vídeos do Luciano da Computech que vão te ajudar bastante!!



    Valeu.

  7. #7

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Pronto antenas instaladas...

    a principio decepção....

    ta chegando do outro lado 9mb upload e 17 mb donwload

    sinal do primeiro ponto -43 - 10 km (operando em 27 db)
    sinal do segundo ponto - 57 - 22 km (operando em 27 db)

    quando executa o teste para medir a velocidade do rocket 1 para o ip do 4 o resultado é

    Resultados do teste
    RX: 13.57 Mbps
    TX: 69.42 Mbps
    Total: 82.99 Mbps

    Seguimos

  8. #8

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Citação Postado originalmente por kurole Ver Post
    Pronto antenas instaladas...

    a principio decepção....

    ta chegando do outro lado 9mb upload e 17 mb donwload

    sinal do primeiro ponto -43 - 10 km (operando em 27 db)
    sinal do segundo ponto - 57 - 22 km (operando em 27 db)

    quando executa o teste para medir a velocidade do rocket 1 para o ip do 4 o resultado é

    Resultados do teste
    RX: 13.57 Mbps
    TX: 69.42 Mbps
    Total: 82.99 Mbps
    Seguimos
    Como eu disse no post anterior, potência sempre BAIXA. Assista os vídeos que postei que você vai aprender a fazer um ptp.

  9. #9

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Pode me dar uma sugestão de potencia?
    Quantos MB eu setaria no Rocket:
    Max TX Rate, Mbps
    Hj está automático.
    Com relação as antenas, estamos falando de 4 pontos, não estou fazendo bonding.
    primeiro ponto -envia
    segundo e terceiro ponto -recebe e em outra dish envia
    quarto ponto - recebe

    seguimos

  10. #10

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Cada ponto tem sua particularidade, não é uma receita de bolo... Tente começar com 14 dBm de cada lado, tente não passar dos 20dBm para essa distância, tente a faixa de canais que eu lhe falei anteriormente. Se quiser qualidade coloque radomes shield nas antenas.

  11. #11

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    vou fazer esse teste já..
    porém o
    Max TX Rate, Mbps
    Deixo automatico?

    Marco

  12. #12

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    fiz as mudanças os 4 para 18 db...
    ping para o gatway estava em 2 a 4 subiu um pouco, e as velocidades de download e upload diminuiram..
    foram para up 8
    down 13

    seguimos...

  13. #13

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Como está o alinhamento? (Nivelamento) Observe a bolinha no nível atrás das antenas? Altura das antenas, há obstáculos no caminho? Manda as coordenadas e dá um das tuas confs. aí.

  14. #14

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Bom ja alterei umas 300x portencia e frequencia.... não melhora... no ponto 2 -> 22 km vou sabado tentar melhorar o alinhamento, no ponto 1 10km esta alinhado....

    habilitei o airview da estacão do enlace 1, veja as imagens, alguém poderia me dizer se esta muito poluído? se sim o que fazer?

    http://www.carregando.com.br/via_rad...tacao_img1.jpg
    http://www.carregando.com.br/via_rad...tacao_img2.jpg
    http://www.carregando.com.br/via_rad...tacao_img3.jpg

    Seguimos Marco

  15. #15

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Citação Postado originalmente por kurole Ver Post
    Bom ja alterei umas 300x portencia e frequencia.... não melhora... no ponto 2 -> 22 km vou sabado tentar melhorar o alinhamento, no ponto 1 10km esta alinhado....

    habilitei o airview da estacão do enlace 1, veja as imagens, alguém poderia me dizer se esta muito poluído? se sim o que fazer?

    http://www.carregando.com.br/via_rad...tacao_img1.jpg
    http://www.carregando.com.br/via_rad...tacao_img2.jpg
    http://www.carregando.com.br/via_rad...tacao_img3.jpg

    Seguimos Marco

    Nunca vi um scaneamento com tanta poluição, aqui tenho vários blocos que o pico fica lá em cima, mas totalmente parelho lá em cima como nas fotos eu nunca tinha visto kurole.

    O suporte das antenas é firme e alinhado ? Eu consigo alinhar o nível metendo o braço na antena e entortando até ficar perfeitamente no meio, nas de 34 é mais fácil ainda.

    Um canal pra escapar da poluição (somente pra alinhar) é o 5400, aqui resolveu, depois dois rádios ou dois celulares resolvem o alinhamento. Se achou 18 rádios no escaneamento, qual o nível de sinal que pegou ?

    Poste mais detalhes das configurações, faz uma captura da aba Wireless. Tenho aqui 4 PTP tudo RocketM5 com RocketDish30, o mais longo com 9 km o mais curto com 7 km, todos sofrem com interferência de média a forte, porém o alto investimento em radomes não me deixaram instalar o acessório. Está passando 133 mega de banda em média (speed test da ubnt) pra meu provedor é o suficiente, o que me intriga é a sua distância semelhante e o baixo desempenho. Tenho airmax no máximo em todos os ptp.

  16. #16

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Obrigado pelas respostas e contribuições.... vamos lá, como prometido alinhei as antenas novamente...
    hj voltei ao ponto das torres subi na antena.. (braco e pernas doendo), alinhei perfeitamente (o menor sinal que consegui).

    o pessoal da AZLINK me ajudou muito com dicas e configurações, mas eles utilizaram tantos termos técnicos que acabei ficando meio confuso, mas estão de parabéns pelo empenho e boa vontade, e também... o "Lappe". Quando mais ouço pessoas que entendem falar tecnicamente sobre o assunto mais descubro que menos sei.

    Pela quantidade de poluição, vi que é extremamente necessário um radome (difícil vai ser instalar em uma torre de 40m de 20cm x 20cm, pois o radome pesa uns 15 kg, segundo o pessoal da azlink e estamos falando da dish 34 .

    O melhor cenário que consegui foi mantendo os radios em 30mhz com potencia de 27 Txt Rate 195mb (a taxa de upload fica em 15mb e download 21 mb), o sinal fica bem estável, ou seja o ping fica menos de 14 ms.

    abaixo as imagens dos 4 radios + teste de velocidade.
    antes que alguém fale, eu ja coloquei o radio em 40 mhz com 27 db de potencia e fui diminuindo até 18 db de potencia, o ping sobe para 20 ml e o upload e donwload caem em todos os cenários e fica oscilando.

    link 10
    http://www.carregando.com.br/via_radio/link10.gif

    Link 22
    http://www.carregando.com.br/via_radio/link22.gif

    Teste de velocidade
    http://www.carregando.com.br/via_rad...velocidade.gif

    Mais uma vez obrigado a todos
    Marco

  17. #17

    Padrão Re: Link com 4 pontos 32 km

    Vamos lá....

    comprei os 4 radomes shelds, instalei e alinhei novamente as antenas....

    cheque a conclusão que o problema esta no primeiro link
    12 km...

    quando faço o teste (ponto 1 para ponto 2) fiz 3 testes seguidos

    RX: 50.54 Mbps
    TX: 28.85 Mbps
    Total: 79.39 Mbps


    RX: 50.16 Mbps
    TX: 25.70 Mbps
    Total: 75.86 Mbps


    RX: 51.04 Mbps
    TX: 20.29 Mbps
    Total: 71.33 Mbps


    SINAL QUE CONSEGUI

    MAC do AP:
    xxxxxxxxxxxxxxxx
    Intensidade do sinal:

    -48 dBm

    Chain 0 / Chain 1:
    -48 / -55 dBm
    Noise Floor:
    -91 dBm
    Transmitir CCQ:
    99 %
    TX/RX Rate:
    240 Mbps / 240 Mbps

    airMAX:




    NO

    Outro detalhe.. na medição sempre da essa velocidade, na hora de fazer download ou upload o upload não passa de 10 e o donwload não passa de 15mb..
    ja troquei dezenas de canais e potencias...

    essa diferença
    Chain 0 -48 / Chain 1 -55 não consigo tirar por nada.. alinhando...

    alguém ainda tem alguma luz?

    Marco