+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Melhorando o DHCP

    Senhores, Senhores, gostaria de tirar a seguinte duvida, possuo uma rede com mais de 1000 PCs, dos quais entrego os IPs via DHCP com cada MAC cadastrado. Bom estar chegando agora mais 1000 Pcs para a rede, sendo assim, perguntou teria alguma conf, para que o servidor DHCP na hora que receber a requisição da estação o próprio, cadastrar o MAC e fornecer o IP automaticamente, ou terei que cadastrar todos os MACs na mão, há eu não quero deixa o DHCP aberto , desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Arrow Re: Melhorando o DHCP

    horion, posta pra gente o que você usa para gerenciar sua rede e manter seu dhcp funcionando: Linux, Mikrotik, Windows ou outro S.O.
    E também qual tipo de rede você usa: wireless, cabeada, com switchs gerenciaveis, etc.
    Em praticamente todos os sistemas tem alguma opção de você informar ao sistema para reservar determinado endereço ip para um mac específico, mas a configuração disso muda de acordo o S.O. e regras de firewall utilizadas.
    Quanto ao deixar o DHCP aberto eu não entendi muito bem. Imagino que você não queira deixar que qualquer maquina tenha acesso para solicitar um endereço IP ao servidor DHCP. E esta questão está totalmente ligada a estrutura física da sua rede.
    Manda mais detalhes pra gente.

  3. #3

    Padrão Re: Melhorando o DHCP

    Ok, isso quando eu falei que não queria deixar o DHCP aberto era justamente isso que você descrevei, pois bem, minha rede hoje possui mais de 1000 PCs fora os ativos de rede, meu servidor DHCP e um Linux com Centos como SO, onde todas as máquinas possuem MAC cadastrados, todos os SW são gerenciavas da linha 5500 e 5120 da HP, também possuo uma rede WIFI, com uma solução da CISCO e SW 2960, a rede possui um sistema hierárquico onde tenho acesso, distribuição e núcleo e claro totalmente segmentada com vlans, bom eh isso, fico no aguardo.