+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ap mais baixo do que Cliente

    Estou com a seguinte situação quero enviar um ptp da minha casa que é duplex de 12 metros de altura e com uma torre de 8 metros para predio de 60 metros mais ou menos quero usa nanobridge m5 no ap e no cliente. Dá para conectar sendo cliente mais alto que o ap?
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo.jpg
Visualizações:	279
Tamanho: 	32,4 KB
ID:      	48691

  2. #2

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    acredito que não tenha problemas, porque se você vai fazer um ponto a ponto, e se tiver visada, é só direcionar o ap para onde você vai por o cliente.

  3. #3

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Com visada limpa e fresnel desobstruido sem problemas.
    Usa essa calculadora para calcular o enlaçe:
    http://www.ligowave.com/linkcalc/

  4. #4

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Muito obrigado pela respostas de Ronei10 e Dotto

  5. #5

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    De nada amigo, o nosso objetivo e tentar ajudar.

  6. #6

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Nao vou criar outro topico para sanar a duvida, que a minha e igual porem, um cenario diferente.

    Minha torre fica no centro da cidade e o cliente fica em um ponto mais alto da cidade, tem visada da minha torre, mas e visivelmente mais alto o ponto do cliente. Tem problema instalar ?

  7. #7

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Citação Postado originalmente por calatroni Ver Post
    Nao vou criar outro topico para sanar a duvida, que a minha e igual porem, um cenario diferente.

    Minha torre fica no centro da cidade e o cliente fica em um ponto mais alto da cidade, tem visada da minha torre, mas e visivelmente mais alto o ponto do cliente. Tem problema instalar ?
    Desde que esteja dentro do angulo de emissão da antena setorial, não tem problema.

    Uma setorial 17dBi, por exemplo, tem abertura vertical no datasheet de 6°, ela está 2° inclinada pra baixo (Levemente virada pro chão), significa que a emissão dela é feita 1° acima da linha do horizonte, e 5° abaixo da linha do horizonte.
    (Se ela ficasse reta, sem tilt, ela emitiria 3° acima e 3° abaixo da linha do horizonte).

    O que vem a ser 1° de abertura? Depende da distancia.
    Imagine uma pizza com 360 pedaços, cada pedaço tem 1° (Afinal um circulo tem 360°), quanto mais longe do centro da pizza mais largo será o pedaço.

    A conta pra descobrir a "largura" de 1° é:
    Diametro da pizza multiplicado por Pi.
    O diametro é o dobro do raio, e o raio é a distancia do centro até a borda da pizza.
    Se o cliente está a 1Km, o raio é de 1Km. O diametro será então de 2Km, ou 2000m.
    2000 * Pi = 2000 * 3,14 = 6280m
    6280m é a extensão da circunferencia, a 1Km da torre um círculo tem 6280m.
    Se cada fatia desse circulo é 1°, então é só dividir a extensão total por 360
    6280 / 360 = 17,44m
    Cada fatia dessa pizza tem 17,44m a 1Km do centro.

    Ou seja, se a antena emite 1° acima da linha do horizonte, a 1Km dela o sinal de maior ganho está a 17m acima dela.
    (Já pra baixo da linha do horizonte ela emite em 5°, 5 * 17 = 85m, ou seja, se ela estiver numa torre de 90m de altura, a 1Km o sinal de maior ganho não vai tocar o chão, vai estar 5m acima)

    Mas fora do angulo ideal das setoriais ainda existe um bom ganho, a maioria das setoriais ainda tem uns 2 ou 3dBi mesmo nuns 10° longe do centro, muuuuuuuuuito melhor que ficar calculando com exatidão (Vai levar transferidor pra setorial pra ver a inclinação exata dela? Sem saber isso não adianta calcular) é ir no cliente colocar a antena, escanear sinal, e conectar, na pior das hipóteses vai ter que usar antena de ganho um pouco maior que o ideal pra distancia (Se for algo tipo 30m acima da setorial, numa distancia dela tipo 500m).

  8. #8

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Muito boa explicaçao, justamente irei usar com certeza uma airgrid para este cliente. eu calculo algo em torno de 25 metros acima da torre podendo ser menos com distancia aproximada de 1800 metros. Oque acha ?

  9. #9

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    25m acima, a 1800m de distancia, só não terá sinal suficiente se a setorial estiver com tilt grande demais, virada muito pra baixo, ou se for setorial de angulo pequeno tipo umas L-com 5,8GHz ou as Ubiquiti de 19 e 20dBi.

    (Mas já que falou em Airgrid imagino que seja setorial de polarização simples, e todas as comuns tem abertura vertical bem grande tipo 8°, geralmente se inclina elas uns 5°, elas acabam jogando pra cima da linha do horizonte com alto ganho uns 3°, que pro caso citado tá perfeito)

  10. #10

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Amigo a verdade que ainda nao uso setorial, uso nanostation m5 16 dbi neste setor da minha torre, estou trocando aos poucos por rocket m5 + setorial 2 flex dupla polarizaçao, ja troquei em dois setores, faltam nos outros dois. e sobre o tilt, nao uso, pois minha torre e relativamente baixa ao terreno, uso reta.

  11. #11

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Eu fiquei nessa duvida pois um amigo meu que trabalha com provedor aqui me disse que e extremamente inadequado instalar antenas acima do ap, eu fiquei meio confuso pois sabia da polarizaçao vertical, ficava me perguntando pra que ela serve entao ? se posso instalar em baixo do ap porque nao instalar acima do ap?

  12. #12

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Se o AP é um NS, então tá bem tranquilo, aquela desgraça tem antena mais aberta que tudo, são mais de uns 40° na vertical, manda sinal pra lua e pro inferno ao mesmo tempo de tão aberta que é.

    (Só um detalhe: Polarização é uma coisa, você pode ter sinal na polarização vertical o na horizontal. A abertura da antena é outra estória, tanto o emissor na vertical como na horizontal podem ter abertura vertical pequena ou grande, caso de uma setorial de 90°, a abertura horizontal é de 90°, seja na polarização vertical ou na polarizaão horizontal, mas a abertura vertical é mínima, 8º ou menos geralmente)

    É tipo farol de carro, a abertura horizontal é bem grande, 2 farois tem abertura total de uns 50°, mas na vertical a luz baixa tem só uns 15°, se for farol aberto demais ele cega quem vem em sentido oposto.(
    (E a polarização do farol do carro ou moto seria o que? Seria o filamento da lampada, ele pode estar na vertical ou na horizontal, isso não altera a abertura da emissão da luz)

  13. #13

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Boa ideia,

    Vou comprar aqueles holofotes, e quando for direcionar uma antena, uso ele.
    O problema só vai ser se o cliente estiver longe, ai terei de mudar para um mais profissional, algo como de um Farol

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         50994_Papel_de_Parede_Farol_da_Costa_1400x1050.jpg
Visualizações:	98
Tamanho: 	51,1 KB
ID:      	59863

    (As mensagens acima são isentas de verdades.Talvez? rs)

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Se o AP é um NS, então tá bem tranquilo, aquela desgraça tem antena mais aberta que tudo, são mais de uns 40° na vertical, manda sinal pra lua e pro inferno ao mesmo tempo de tão aberta que é.

    (Só um detalhe: Polarização é uma coisa, você pode ter sinal na polarização vertical o na horizontal. A abertura da antena é outra estória, tanto o emissor na vertical como na horizontal podem ter abertura vertical pequena ou grande, caso de uma setorial de 90°, a abertura horizontal é de 90°, seja na polarização vertical ou na polarizaão horizontal, mas a abertura vertical é mínima, 8º ou menos geralmente)

    É tipo farol de carro, a abertura horizontal é bem grande, 2 farois tem abertura total de uns 50°, mas na vertical a luz baixa tem só uns 15°, se for farol aberto demais ele cega quem vem em sentido oposto.(
    (E a polarização do farol do carro ou moto seria o que? Seria o filamento da lampada, ele pode estar na vertical ou na horizontal, isso não altera a abertura da emissão da luz)

  14. #14

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    RSRSRSRS.

    Pro ceu e pro inferno e boa, bem, vou esperar o equipamento chegar e instalar, melhor que a pratica nao existe, posto aqui o resultado.

  15. #15

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Calma, era só analogia com farol, não precisa comprar um.
    (E se for comprar, tem que seguir o que falei, farol de carro. Recomendo comprar um GM, pra colocar em cima da torre... porque pra rodar nas estradas aquelas porcarias tipo Celta ou Onix desmancham nos buracos, como farol em cima de torre talvez prestem pra alguma coisa além de serem tartarugas nas estradas)

    É sempre bom ver a ficha técnica das antenas ou CPE's, lá tem o diagrama de irradiação, ele mostra o tamanho da abertura.
    O farol acima parece ter irradiação mais ou menos como esse diagrama:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Pattern-diamante_h.gif
Visualizações:	87
Tamanho: 	32,5 KB
ID:      	59868

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...1/pagina_4.asp
    ou
    http://www.teleco.com.br/tutoriais/t...1/pagina_3.asp (Mesmo falando sobre GSM, antena é antena, seja FM, TV, GSM, wifi, 5,8GHz, 24GHz, essa parte de angulo e polarização não muda)

    Um farol de carro (Até algo que nem é carro, tipo Celta, Uno, Onyx, Peugeot/Renault/Citroen...) tem seu foco principal, mas fora do foco ele ilumina alguma coisa. Como wifi é bem por aí, no "foco" principal você tem alto ganho, tipo digamos 17dBi, mas uns 10° longe desse foco não há tanta luz, digo, tanto ganho, o ganho cai pra digamos 2dBi. Essa diferença de ganho de 15dBi (17 pra 2) gera uma diferença de sinal de 15dBm, digamos que ao invés do sinal chegar no cliente como -50dBm ele vai chegar como -65dBm, não é o fim do mundo conectar cliente fora do angulo de maior ganho da antena, é só usar antena maior no cliente (1,8Km em 5GHz poderia conectar até com 16dBi, mas se estiver um pouco fora do angulo de maior ganho talvez só conecte com 22 ou 25dBi, sua opção por Airgrid nesse caso se justifica).

  16. #16

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Boa tarde nao sei como esta a disposicao fisica das torres nos predios. Mas tome cuidado pra altura do rádio na torre não estar muito baixa. Pois não sei qual a distancia que esta as torres das bordas de ambos os prédios... Dependendo da distancia da torre da borda do prédio, tem se uma altura correta pra você colocar as suas antenas nestas torres nos prédios, para que o sinal não bata nas bordas e reflita... Isso é um dos itens a ser observado dentre outros...
    Como disse os amigos acima visada sem obstrução é sinal de sucesso garantido...

    Att,

    Fabiano.

  17. #17

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    Boa tarde nao sei como esta a disposicao fisica das torres nos predios. Mas tome cuidado pra altura do rádio na torre não estar muito baixa. Pois não sei qual a distancia que esta as torres das bordas de ambos os prédios... Dependendo da distancia da torre da borda do prédio, tem se uma altura correta pra você colocar as suas antenas nestas torres nos prédios, para que o sinal não bata nas bordas e reflita... Isso é um dos itens a ser observado dentre outros...
    Como disse os amigos acima visada sem obstrução é sinal de sucesso garantido...

    Att,

    Fabiano.

  18. #18

    Padrão Re: Ap mais baixo do que Cliente

    A verdade e que acho que depois de 1 km vejo a necessidade de airgrid, gosto do sinal sempre na margem dos -65, toque meu, prefiro investir pra nao ter problemas com clientes.