+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - Testando um link full

    Ola amigos Boa Tarde


    Vou me apresentar Meu nome e Marcio sou casado e tenho duas filhas, trabalho na area de informatica com consertos e vendas de periféricos e acesso a internet (lan house), a dois dias comprei uma RB 450g para fazer o controle da minha rede local com 18 computadores, como estou iniciando ja dei o primeiro passo que foi dar entrada e saida do link na RB.

    Meu link e um dedicado de 1mb via radio ...1 por 1, faz uns 20 dias que estou trabalhando com esse link, tive ja varios problemas com outros provedores via radio no meu bairro na questão de oscilação e problema sobre trafego isso sempre me alegram que tinha passado no limite de trafego mensal.

    A Pergunta é na interface de entrada do link e normal ficar variando o Download e Upload recebo via radio, no contrato estar que a porcentagem de entrega do link e 99,95 e SLA 4 horas, estou meio assim sera que estou recebendo esse link full mesmo? 1 link full da pra rodar 18 computadores ?

    Desde ja agradeço a colaboração




  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mikrotik.jpg
Visualizações:	1147
Tamanho: 	139,3 KB
ID:      	48722 Segue anexo o print do monitoramento

  3. #3
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Citação Postado originalmente por Marcioespacovirtual Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Mikrotik.jpg
Visualizações:	1147
Tamanho: 	139,3 KB
ID:      	48722 Segue anexo o print do monitoramento

    Amigo link full quer dizer que seu up e down é o mesmo, mas vc vai baixar em um mb 128k, e vai enviar em 128k

    isso varia dependendo de onde esta baixando,

    na teoria da internet é o seguinte: vc tem muito mais a retirar da internet do que enviar para a internet, então seu link sempre vai ter um down maior que o up tenho 100mb dedicado nessa rb, veja o upload RX e veja o download em TX

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         down.jpg
Visualizações:	475
Tamanho: 	62,1 KB
ID:      	48743

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Amigo link full quer dizer que seu up e down é o mesmo, mas vc vai baixar em um mb 128k, e vai enviar em 128k

    isso varia dependendo de onde esta baixando,

    na teoria da internet é o seguinte: vc tem muito mais a retirar da internet do que enviar para a internet, então seu link sempre vai ter um down maior que o up tenho 100mb dedicado nessa rb, veja o upload RX e veja o download em TX

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         down.jpg
Visualizações:	475
Tamanho: 	62,1 KB
ID:      	48743

    Resumindo, se você quiser saber a taxa de download de um link, divida o valor do link por 8, ou seja, no seu link de 1MB, teremos 1024k/8= 128k.
    Mas a pergunta não foi essa. Ele quer saber se existe uma ferramenta que permita medir se realmente está recebendo e enviando dados a 1MB exatamente.
    Já ouvi falar em algo do tipo no Zabbix e no Nagios + Cacti, mas não explorei nenhuma dessas ferramentas ainda.

  5. #5
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Resumindo, se você quiser saber a taxa de download de um link, divida o valor do link por 8, ou seja, no seu link de 1MB, teremos 1024k/8= 128k.
    Mas a pergunta não foi essa. Ele quer saber se existe uma ferramenta que permita medir se realmente está recebendo e enviando dados a 1MB exatamente.
    Já ouvi falar em algo do tipo no Zabbix e no Nagios + Cacti, mas não explorei nenhuma dessas ferramentas ainda.

    trabalho com o zabbix, e ele da relatorio do link sendo consumido o tempo todo, relatorio por porta, ou somente por link mesmo,

  6. #6
    Avatar de flacknet
    Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Araruama, Rio de Janeiro, Brasil
    Posts
    136

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Resumindo, se você quiser saber a taxa de download de um link, divida o valor do link por 8, ou seja, no seu link de 1MB, teremos 1024k/8= 128k.
    Mas a pergunta não foi essa. Ele quer saber se existe uma ferramenta que permita medir se realmente está recebendo e enviando dados a 1MB exatamente.
    Já ouvi falar em algo do tipo no Zabbix e no Nagios + Cacti, mas não explorei nenhuma dessas ferramentas ainda.
    Prestem atenção no "B" maiúsculo ou minusculo;

    1MB ( Megabytes ) = 1024 KB
    1Mb ( Megabit ) = 128 KB

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Citação Postado originalmente por flacknet Ver Post
    Prestem atenção no "B" maiúsculo ou minusculo;

    1MB ( Megabytes ) = 1024 KB
    1Mb ( Megabit ) = 128 KB
    Po amigo, dessa eu não sabia mesmo. Olha que eu fiz CCNA no SENAC e tirei a certificação. deve ter passado desapercebido por mim.

    Mas enfim, você conhece ferramenta para monitorar a qualidade de um link? Acho que seria útil à todos nós.

    Obrigado pela informação!

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Po amigo, dessa eu não sabia mesmo. Olha que eu fiz CCNA no SENAC e tirei a certificação. deve ter passado desapercebido por mim.

    Mas enfim, você conhece ferramenta para monitorar a qualidade de um link? Acho que seria útil à todos nós.

    Obrigado pela informação!
    monitorar qualidade use o zabbix ele vc monitora pacote perdido, taxa de erro, etc

  9. #9

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Obrigado a todos que responderam a esse tópico

    Talvez não me expressei direito, mais eu entendi que os amigos falaram que eu vou fazer o upload a 128k blz.

    Eu so queria que vocês me esclareça umas duvidas

    Se o link e full chegando via radio ele nao pode ter oscilar estou certo ou errado, pq se for pra oscilar vai ser um adsl...

    Na interface de entrada do link, se eu força uns 5 computadores a fazer download e upload nesta interface da entrada do link vai ter que ficar respondendo 1024 / 128 k no tx e rx ... dando uma pequena baixa ou e normal oscilar de 1024 para 500k 700 k 800k oscilando direto, essa e a minha duvida, se a minha porta local n2 pedir trafego neste nivel 1024 / 128 tipo força total de trafego o meu link de entrada tem que responder tb no maximo dele ? ou ele so responde quando a solicitação de pacotes se tipo solicitar trafego 500k por 50k a local o minha interface da entrada do link vai responder isso? ....

    A minha duvida e saber se estou ou nao recebendo se link dedicado full, pq uso ele em uma lan house com 19 pcs .. as vezes quando estar com 10 12 ja percebo lentidao da rede ... e aqui e tudo bloqueado sobre baixar coisas e mandar coisas na internet so pelo gerenciador que e o meu pc central, ai quando percebo que estar lento em horarios de pico vejo na RB que a interface de entrada do link estar oscilando entre 700k 500k 900k 1000k volta 400 500 200 700 oscilando direto...isso que estar deixando de doido e ja falei para o responsavel da empresa nao estar chegando certo o mil link ...pow hoje mesmo tah rapidaoo um aviao quando foi olhar na RB o trafego tah la 1000 1024 950 900 850 1000 oscilando nesta faixa ...

    Sera que um link full de um mega nao roda 19 pc na opniao de voces ....

    Desculpa o livro escrito amigos mais estou precisando de uns esclarecimentos e achei esse forum e pensei pow
    so fera ali eu como leigo iniciante em mikrotik preciso de ajuda

    Abraços a todos e sucesso tb...

  10. #10

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Dá uma olhada aqui colega: https://under-linux.org/showthread.php?t=157805
    Pede ajuda pro provedor que esta te vendendo o link. Tipo vc fazer um teste do seu MK para o server dele. é de interesse dele também tirar sua duvida. Se não for procura outro.

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Olha, 1MB para 19pc eu imagino que em determinados momentos você vai sentir lentidão sim.

    Para realizar os testes:

    Procure um servidor de FTP na internet e mande baixar um arquivo grande, digite "kurumim" no google que vai aparecer alguns, mande baixar o arquivo .ISO deve ter uns 700MB.
    Neste instante abra sua RB e veja se está batendo 1MB.

    Enquanto abaixa o arquivo tente anexar um arquivo grande na net..... ex pegue um arquivo e mande anexar no seu e-mail.
    Faça a mesma coisa e veja se sua internet está passando 1MB de upload.

    Teoricamente é isso, você deve ter o tráfego em ambos os lados.

    *Dica: faça isso em diferentes horas do dia..... para ter certeza se está ou não tendo variações.

    Dica:

    Contrate outro link (não necessariamente dedicado) faça um balanceamento. Aumenta sua velocidade e fica com redundancia.

    A propósito, quanto você paga neste link dedicado?

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Ola Ijr

    Entao amigo eu ja fiz esses testes no ftp da embratel que tem dois arquivos um de 30mb e outro de 300mb e desci a ripa rs, e depois abrir o face e mandei 300mb de foto, e o seguinte eu ja falei com a Kerax que e a empresa que me fornece esse link full
    tah dando muita oscilação no link na RB nao fica nem a pau direto no 1024 por 128 k, agora eles me falam que estar mandando sim o link full de 1 mb, ele me mandou um print de test de um deste site http://simet.nic.br mais tem horas que com 6 pc sinto lentidão, isso ja estar me dando uma dor de cabeça do caramba violenta... fica escutando de cliente que a net tah devagar e ruim demais.... tenho 10 anos de lan house ja passei por 5 provedores todos via radio pq aqui no meu bairro nao tem fibra passada, agora atualmente to pagando 1.260,00 mais e 1mb para uma loja e outro 1mb para outra loja em outro bairro...

  13. #13

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Ijr ...

    Um link chegando via radio e possivel nao ter oscilação?

    o equipamento deles pela fonte e um alavaron com uma antena de 27dbi, ja dei uma checada nos equipamentos um pto a pto custa uns 3800 a 4.500,00 vih um ponto a ponto desse mesmo vendendo no mercado livre usado ....

    agradeço pela colaboração de informações

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Inclusive Ijr estou com outro link adsl de 3 mega mais com muita oscilaçaõ e nas horas de picos fica +-,
    so que sou iniciante no MK colocar outro link e fazer o balanceamento ainda nao nao sei se voce pudesse me dar
    umas dicas uma ajuda para colocar o outro link para funcionar ficaria agradecido.

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    sim, é possível link via rádio não sofrer variação.

    equipamento alvarion é muito bom, utilizo em minha rede.

    dentro do tópico mikrotik tem um sob-menu chamado balanceamento.... lá vc terá o PCC (não confunda com aquela fação, ehehhe) funciona bem.

    mas volto a dizer... 1MB não vai te atender, vc terá de fazer uma balanceamento.
    quando vc estiver mais experiente no mikrotik, conseguirá separar por serviços: tipo tráfego prioritário pelo link bom e restante pelo outro link.

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Entao amigos essa semana eu mandei uns print screen da tela da RB da interface da entrada do link com varias oscilações

    Para o meu fornecedor, me responderam e falaram que iriam monitorar o link depois mandaram outro email falando que
    fizeram modificações no RF no equipamento. e agora sim ficou um link full dedicado sem oscilação graça a Deus.

    E coloquei um controle de banda tb com informações lidas aqui do fórum no tópico controle de banda e mais uns videos no youtube consegui colocar o controle de banda no queues coloquei os ip fixo dos computadores e controle o tx e rx. Ja dei tb uma melhorada muito boa, mais como comentaram comigo esse link de 1mb nao vai dar conta tb do trabalho. agora vou estudar mais um pouco para colocar o link adsl de 3 mega.

    Uma pergunta duvida se eu criar um hotspot com usuários de 500 600 700 download qual uma taxa boa para clientes de lan house de upload tipo 100/500 estar bom queria uma velocidade de um usuário residência não muito exigente pois não tenho muita banda para dispor.

    Outra coisa eu criei usuarios no queues com controle de velocidade, se eu criar regras no firewall/mangle tipo para o facebook ou youtube, so funcionara com clientes autenticados no hotspot ou como cliente criado no queues tambem aplicara as regras do mangle?


    Desde já agradeço a todos e bom final de semana


    "Ler compreender e executar essa e a dica"
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LInk full.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	138,7 KB
ID:      	48859  

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Entao IJr estou pagando 1.260,00 em 2 mega, fizeram 630,00 1mega para cada lan house, aqui no meu bairro e muito complicado internet so tem via radio nada de fibra passada, e a unica empresa que manda via cabo usa uma rede antiga que me falaram que e analogica pra voce ter ideia,

    o que voce me disse com balanceamento e jogar os serviços mais visitados tipo face e youtube no link dedicado e o resto no adsl, pelo menos estou compreendendo isso.

    Seria possivel me passar uma ajuda para esse balanceamento de 1 mega dedicado e 3 mega adsl?

    Me diga se estou certo ou errado se so uso essa rb na minha rede interna uma (lan house) e posso ficar com o controle no queues ou tenho que colocar um hotspot para autenticar internet nos pcs com usuarios ?

    Qualquer ajuda e bem vinda

    Bom final de semana a todos

  18. #18
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik - Testando um link full

    Citação Postado originalmente por Marcioespacovirtual Ver Post
    Entao IJr estou pagando 1.260,00 em 2 mega, fizeram 630,00 1mega para cada lan house, aqui no meu bairro e muito complicado internet so tem via radio nada de fibra passada, e a unica empresa que manda via cabo usa uma rede antiga que me falaram que e analogica pra voce ter ideia,

    o que voce me disse com balanceamento e jogar os serviços mais visitados tipo face e youtube no link dedicado e o resto no adsl, pelo menos estou compreendendo isso.

    Seria possivel me passar uma ajuda para esse balanceamento de 1 mega dedicado e 3 mega adsl?

    Me diga se estou certo ou errado se so uso essa rb na minha rede interna uma (lan house) e posso ficar com o controle no queues ou tenho que colocar um hotspot para autenticar internet nos pcs com usuarios ?

    Qualquer ajuda e bem vinda

    Bom final de semana a todos

    Amigo tem muito material sobre ballance aqui no forum de uma pesquisada, load balance para iniciantes