+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    *Aos moderadores e admins, se o assunto e conteúdo do post, não for pertinente ao local, favor movam-no.
    Recentemente me deparei com uma dúvida. Sendo o cenário o seguinte.
    3 links de ADSL de 10mb/s cada, para um total de 130 clientes em provedor com SCM,
    com planos de 712Kbps, 1Mbps, 2Mbps, 4Mbps, 6Mbps, 8Mbps, 10Mbps, tudo feito em contrato com cláusulas e tudo mais.
    Pois bem é vendido 50 planos de 1Mbps, 50 planos de 2Mps, 15 planos de 4Mps, 15 planos de 6Mps.
    Fechando o total de 130 clientes e uma largura de banda de total de
    50+100+60+90 = 300Mps por todos os clientes.
    Sabendo que 3 ADSL de 10Mps cada é = 30Mps e a largura de banda consumidos por todos os clientes baseando no contrato,
    vai dar um total de 300Mps, então isso não daria para atender a todos, pois faltaria ainda 270Mps.

    E quando o trafego cair na INTENET a largura de banda estará limitado aos 10% da contratada nos 3 links de 10Mps.
    Então pergunto como um provedor com SCM usa ADSL para prestar serviço de acesso a internet via rádio, sem ferir o
    código de defesa do consumidor por propaganda enganosa ? É possível ?

    *Lembrando no senário demonstrado acima, o provedor não tem link dedicado, somente ADSL.

    Aguardo comentários.
    Obrigado desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Rapaz primeiro que esse cenario acima é sem noçao. Como é diabos que vai vender plano acima de 1mb com apenas 30mb de link que na maioria dos caso male mal chega a 10%

  3. #3

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    é por isso que a imagem dos pequenos provedores de internet tem ficado cada dia mais queimada no mercado,

    para esse cenário acima teria que ter no minimo de 200Mbps de link disponivel e com um bom cache, não sei se é muito amadorismo desse provedor ou se é mesmo burrice para se queimar no mercado.

    Saudações.

  4. #4

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Tem SCM e vende ADSL? Um provedor legalizado precisa ter ao menos um link dedicado para conseguir a licença, reforço com ADLS é outra coisa.

  5. #5

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    tenho link de 15 mb/s vendo plano de 2mb/s com 30 a 40 clientes online em horario de pico. E outro link 35 mb/s com os mesmos planos com mesmo quantidade de clientes online.

  6. #6

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por jonneresende Ver Post
    tenho link de 15 mb/s vendo plano de 2mb/s com 30 a 40 clientes online em horario de pico. E outro link 35 mb/s com os mesmos planos com mesmo quantidade de clientes online.
    Online "conectado" seja painel ou mk é uma coisa, agora realmente usando sao outros 500.

    Pega uns 5 menino download nessa rede e se vai seu link

  7. #7

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    é amigo, não sei como o procon não chamou vc ainda. kkkkkkkkkk

  8. #8

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Rapaz primeiro que esse cenario acima é sem noçao. Como é diabos que vai vender plano acima de 1mb com apenas 30mb de link que na maioria dos caso male mal chega a 10%
    O cenário citado acima é um exemplo se fosse real. Mas teve como base um caso de um provedor na cidade vizinha aqui da região,
    em que realmente o Administrador está usando 3 VELOX de 10Mbps e tem SCM. Agora como se tem SCM e usa ADSL ai não sei
    pois nesta vida de tudo se vê, vcs sabem né.
    Eu fiquei indignado, pois a qualidade com ADSL para esta quantia de usuários é irreal, mesmo com cache+mk e tals.

  9. #9

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por Carlosaps Ver Post
    é amigo, não sei como o procon não chamou vc ainda. kkkkkkkkkk
    Grande parte dos usuários mal sabem que tem o direito a reclamar neste tipo de orgão, pois os mesmos
    só querem a internet para passar tempo.

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Online "conectado" seja painel ou mk é uma coisa, agora realmente usando sao outros 500.

    Pega uns 5 menino download nessa rede e se vai seu link
    Isso é fato pega estes mesmos 5 meninos e deixem eles usarem o Internet Downloader Managed (IDM),
    já era largura de banda e cache tudo junto.

  10. #10

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Tem SCM e vende ADSL? Um provedor legalizado precisa ter ao menos um link dedicado para conseguir a licença, reforço com ADLS é outra coisa.
    O pior é que é isso mesmo o velho e famoso VELOX de 3 links de 10Mbps na cara dura. Na matriz no Estado vizinho eles tem
    o link dedicado, mas numa filial que recebe o mesmo nome usam somente ADSL Velox da OI.

  11. #11

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por kamui Ver Post
    O cenário citado acima é um exemplo se fosse real. Mas teve como base um caso de um provedor na cidade vizinha aqui da região,
    em que realmente o Administrador está usando 3 VELOX de 10Mbps e tem SCM. Agora como se tem SCM e usa ADSL ai não sei
    pois nesta vida de tudo se vê, vcs sabem né.
    Eu fiquei indignado, pois a qualidade com ADSL para esta quantia de usuários é irreal, mesmo com cache+mk e tals.
    Eu aqui insfelizmente ainda sou obrigado a usar adsl pra ajudar, pois a só temos boi e pago atualmente 2.180,00 em 2mb que durante o dia mal bate 1.5mb down e 900k up sem falar que constantemente ficamos off

    Ja estou a 6 meses brigando pra cancelar e nada, mas felizmente estou montando extrutura para buscar o link a cerca de 200km ai sim pretendo pegar no minimo 20mb.

    Tenho scm e tudo mais, mas nao pratico a loucura acima. Meu plano maximo é 1mb com 70% da rede com 600k e do cache sim libero até 2mb para assinante 600k e 4mb para assinante 1mb.

  12. #12

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Jonas,

    Tenta ver se consegue algum Ligowave PTP por ai. Aqui me mandaram um preco show, USD 1168.20 o par, promete até 200 Mbps. Para a mesma banda um par de Radwin custa USD 15000.00 para cima.

  13. #13

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Jonas,

    Tenta ver se consegue algum Ligowave PTP por ai. Aqui me mandaram um preco show, USD 1168.20 o par, promete até 200 Mbps. Para a mesma banda um par de Radwin custa USD 15000.00 para cima.
    Entao meu contato fico de ver pra mim no paraguaso modelo sem antena, pois no brasil o par passa de 9k o par c/ antenas de 23dbi.
    http://www.intelbras.com.br/Produtos...3-dBi-MiMo-2x2

    Mas estou pendendo inicialmente para rb+algcom de 32dbi e importar o ligowave ptp 5 do ebay caso nao consiga no paraguas

  14. #14

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Entao meu contato fico de ver pra mim no paraguaso modelo sem antena, pois no brasil o par passa de 9k o par c/ antenas de 23dbi.
    http://www.intelbras.com.br/Produtos...3-dBi-MiMo-2x2

    Mas estou pendendo inicialmente para rb+algcom de 32dbi e importar o ligowave ptp 5 do ebay caso nao consiga no paraguas
    Palhacada da Intelbras ou pegadinha do Malandro? Como eles tem a cara de pau de vender por R$ 9000,00 algo que nos EUA custa USD 495.00? Nem a Sony conseguiu fazer isso com o PS4.

    E uma correcao, o datasheet fala em 70 Mbps de throughput.
    http://www.streakwave.com/mmSWAVE1/V...205-23_5-N.pdf
    http://www.streakwave.com/Itemdesc.asp?ic=PTP5-23

    Entao desse jeito vou montar uma revenda no Brasil e ficar rico. Pago os 10 paus da homologacao e racho de vender rádio.

    Um desses no EUA está custando USD 495.00. Aqui, com impostos, estao me entregando o par a USD 1168.20, como a Intelbras pode vender nesse preco? E ainda tem uma galera que defende a empresa por ser brasileira.

  15. #15

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Palhacada da Intelbras ou pegadinha do Malandro? Como eles tem a cara de pau de vender por R$ 9000,00 algo que nos EUA custa USD 495.00? Nem a Sony conseguiu fazer isso com o PS4.

    E uma correcao, o datasheet fala em 70 Mbps de throughput.
    http://www.streakwave.com/mmSWAVE1/V...205-23_5-N.pdf
    http://www.streakwave.com/Itemdesc.asp?ic=PTP5-23

    Entao desse jeito vou montar uma revenda no Brasil e ficar rico. Pago os 10 paus da homologacao e racho de vender rádio.

    Um desses no EUA está custando USD 495.00. Aqui, com impostos, estao me entregando o par a USD 1168.20, como a Intelbras pode vender nesse preco? E ainda tem uma galera que defende a empresa por ser brasileira.
    Pra tu ver, outro topico user falo que conseguiu por coisa de 3.500,00 a unidade. P#@#@# ainda é uma diferença fd*p

    Se no paraguas sair até uns 2k fico com eles do contrario importo eu mesmo.

    Nao quer ganhar um $$$ e me enviar um par desses nao :P

  16. #16

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Pra tu ver, outro topico user falo que conseguiu por coisa de 3.500,00 a unidade. P#@#@# ainda é uma diferença fd*p

    Se no paraguas sair até uns 2k fico com eles do contrario importo eu mesmo.

    Nao quer ganhar um $$$ e me enviar um par desses nao :P
    Se eu conseguir mando sim rssss.

    Sério mesmo, o ideal seria juntar uma meia dúzia de gatos pingados, montar uma cooperativa só para homologar isso e importar para uso próprio e vender o excedente para pagar o frete.

    Eu aqui posso homologar equipamento e vender a um custo ridículo.

  17. #17

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Se eu conseguir mando sim rssss.

    Sério mesmo, o ideal seria juntar uma meia dúzia de gatos pingados, montar uma cooperativa só para homologar isso e importar para uso próprio e vender o excedente para pagar o frete.

    Eu aqui posso homologar equipamento e vender a um custo ridículo.
    O problema aqui é interior, nego só quer o venha nos vosso reino nada hehe.

    Mas vou conversar no skype com alguns provedor de fora e ver se pessoal anima

  18. #18

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Anatel não tem nada a ver com a origem do link. Algum fiscal pode até querer ver isso, mas não cabe a Anatel este tipo de fiscalização.
    porém a Agência já achou um meio de controlar de certa forma uma situação assim, por meio do relatório SICI que deve ser remetido cada mês.
    Um tipo de serviço desses vai acabar refletindo negativamente neste relatório.

    Com certeza existem alguns provedores que insistem em usar adsl talvez porque para eles não sejam tão ruim assim. Tenho amigos meus que tem velox e para alguns deles não é tão ruim assim. Num deles, o plano de 10 mega chega na maioria das vezes nesta velocidade. Noutros não chega nisso, mas mesmo assim eles conseguem navegar muito bem. Já outros velox não tem tal desempenho.
    Já outro usuário numa cidade vizinha e que tem provedor e usa adsl, nesta questão dos 10%, queria acionar a OI pois ele tinha um velox de 5 mega mas só conseguia fazer download em torno do 500 e poucos KB e por isso pensa que está recebendo só 10%.

    Raciocinei com ele que ele está dentro das metas do adsl , mas ele não consegue entender a diferença entre KBytes e kbites.

    Para download o adsl no provedor até que vai nestes planos mirabolantes das operadoras, mas a medida que aumenta o número de usuários, aumenta o número de conexões simultaneas e o adsl não suporta muito bem isso.
    E tem ainda a questão do upload. Normalmente um plano de 10 mega para cima, só tem 800kbps de upload.

    E apesar de usar menos o upload, ele também é necessário, principalmente nesta era de postagem de fotos, etc etc.
    Então vai ter provedor que vai se dar melhor do que outros nesta questão.
    Eu pessoalmente acho que a Anatel devia sim legislar nesta questão, para moralizar as coisas. Já que ela quer trazer para si o controle da qualidade da internet, ela devia também exigir a aplicação de todos os meios para que o provedor atingir este fim.
    Ou então entregar esta questão para o Comitê Gestor da Internet. O CGI tem estado bem atuante em outras questões.

    Eu entendi a pergunta inicial do autor do tópico como uma preocupação não só com a qualidade mas também com a concorrencia desleal que este tipo de prática provoca.
    Reclamar para a operadora pouco resolve, pois ela apesar de colocar nos contratos a proibição de compartilhar sob qualquer circustância para fora de sua edificação, ela pouco faz a respeito.
    Então ficam estas barbaridades assolando o nosso meio.

  19. #19

    Padrão Re: Direito do consumidor e ADSL em provedor com SCM

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Anatel não tem nada a ver com a origem do link. Algum fiscal pode até querer ver isso, mas não cabe a Anatel este tipo de fiscalização.
    porém a Agência já achou um meio de controlar de certa forma uma situação assim, por meio do relatório SICI que deve ser remetido cada mês.
    Um tipo de serviço desses vai acabar refletindo negativamente neste relatório.

    Com certeza existem alguns provedores que insistem em usar adsl talvez porque para eles não sejam tão ruim assim. Tenho amigos meus que tem velox e para alguns deles não é tão ruim assim. Num deles, o plano de 10 mega chega na maioria das vezes nesta velocidade. Noutros não chega nisso, mas mesmo assim eles conseguem navegar muito bem. Já outros velox não tem tal desempenho.
    Já outro usuário numa cidade vizinha e que tem provedor e usa adsl, nesta questão dos 10%, queria acionar a OI pois ele tinha um velox de 5 mega mas só conseguia fazer download em torno do 500 e poucos KB e por isso pensa que está recebendo só 10%.

    Raciocinei com ele que ele está dentro das metas do adsl , mas ele não consegue entender a diferença entre KBytes e kbites.

    Para download o adsl no provedor até que vai nestes planos mirabolantes das operadoras, mas a medida que aumenta o número de usuários, aumenta o número de conexões simultaneas e o adsl não suporta muito bem isso.
    E tem ainda a questão do upload. Normalmente um plano de 10 mega para cima, só tem 800kbps de upload.

    E apesar de usar menos o upload, ele também é necessário, principalmente nesta era de postagem de fotos, etc etc.
    Então vai ter provedor que vai se dar melhor do que outros nesta questão.
    Eu pessoalmente acho que a Anatel devia sim legislar nesta questão, para moralizar as coisas. Já que ela quer trazer para si o controle da qualidade da internet, ela devia também exigir a aplicação de todos os meios para que o provedor atingir este fim.
    Ou então entregar esta questão para o Comitê Gestor da Internet. O CGI tem estado bem atuante em outras questões.

    Eu entendi a pergunta inicial do autor do tópico como uma preocupação não só com a qualidade mas também com a concorrencia desleal que este tipo de prática provoca.
    Reclamar para a operadora pouco resolve, pois ela apesar de colocar nos contratos a proibição de compartilhar sob qualquer circustância para fora de sua edificação, ela pouco faz a respeito.
    Então ficam estas barbaridades assolando o nosso meio.
    Faço das palavras do nobre colega @1929, um complemento ao tópico criado. Conferindo-lhe todos os créditos.