+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor PPPoE em rede roteada

    Oi pessoal

    E o seguinte, eu ainda sou bastante novo nesse ramo mas estou de fronte dum dilema bastante grande. Tenho um servidor PPPoE numa ponta da rede operando normalmente. Acontece que entre o servidor e a RB cliente existem duas torres. Eu sei que seria bastante simples se eu deixasse toda rede em bridge, mas eu pretendo manter a rede toda completamnte roteada e configurar um cliente PPPoE na RB cliente.
    Minha questao e: que configuracao eu faco ao longo da rede, uma vez que tem um dhcp funcionando na porta de saida do servidor pppoe? por favor me ajudem pessoal
    Obrigado pela paciencia

  2. #2
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Boa tarde amigo, tem como vc postar um desenho diagramando a sua rede para nos apresentar uma solucao

  3. #3

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Boa tarde amigo, tem como vc postar um desenho diagramando a sua rede para nos apresentar uma solucao
    Ta ai um pequeno esquemaClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PPPOE.jpg
Visualizações:	395
Tamanho: 	20,3 KB
ID:      	48880

  4. #4
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Você pode (e deve) descentralizar esse servidor PPPOE, jogando para bordas da rede (torres) essa função. Usa um servidor RADIUS (user manager do Mikrotik, OpenRadius, WebMikrotik, Windows AD, etc.) como base de usuários centralizada e coloca as torres para autenticar o PPPOE na base de usuários desse servidor.
    Última edição por alexrock; 28-10-2013 às 21:24. Razão: Melhoria

  5. #5

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por alexrock Ver Post
    Você pode (e deve) descentralizar esse servidor PPPOE, jogando para bordas da rede (torres) essa função. Usa um servidor RADIUS (user manager do Mikrotik, OpenRadius, WebMikrotik, Windows AD, etc.) como base de usuários centralizada e coloca as torres para autenticar o PPPOE na base de usuários desse servidor.
    Oi Alex, eu nunca trabalhei com User Manager, mas vou buscar entender como isso ai funciona. Alguma sugestão pra ja? Porque um servidor PPPoe eu ate posso criar mas como redirecionar ele para o Radius Server? Outra questao e: que configuracao vou fazer ao longo do percurso entre o Radius e o servidor pppoe, visto que tera pelo menos 1 torre de liogacao no meio? Pra terminar, dizer que tem uma torre no meio q desempenha dois papeis: por um lado ele funciona como POP e uma das interfaces eu to usando pra conectar uma outra torre.

    Valeu pela atencao

  6. #6
    Analista de Suporte em TI Avatar de demattos
    Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciuma/SC
    Posts
    1.923
    Posts de Blog
    3

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Oi Alex, eu nunca trabalhei com User Manager, mas vou buscar entender como isso ai funciona. Alguma sugestão pra ja? Porque um servidor PPPoe eu ate posso criar mas como redirecionar ele para o Radius Server? Outra questao e: que configuracao vou fazer ao longo do percurso entre o Radius e o servidor pppoe, visto que tera pelo menos 1 torre de liogacao no meio? Pra terminar, dizer que tem uma torre no meio q desempenha dois papeis: por um lado ele funciona como POP e uma das interfaces eu to usando pra conectar uma outra torre.

    Valeu pela atencao
    Um otimo gerenciador e o mk-auth www.mkauth.com.br tem tudo no manual deles e so ser feliz duvidas estamos ai

  7. #7
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Receita de bolo para usar Radius: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Pppoe_...xternal_radius

  8. #8

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Oi Alex, eu nunca trabalhei com User Manager, mas vou buscar entender como isso ai funciona. Alguma sugestão pra ja? Porque um servidor PPPoe eu ate posso criar mas como redirecionar ele para o Radius Server? Outra questao e: que configuracao vou fazer ao longo do percurso entre o Radius e o servidor pppoe, visto que tera pelo menos 1 torre de liogacao no meio? Pra terminar, dizer que tem uma torre no meio q desempenha dois papeis: por um lado ele funciona como POP e uma das interfaces eu to usando pra conectar uma outra torre.

    Valeu pela atencao
    As interfaces que são usadas para ptp podem ficar em bridge, ai so configurar os ips para os paineis na interface que atenderá os clientes. Lembrando que cada POP terá de ter uma faixa de ip diferente. Ai depois so criar as rotas de retorno dos ips dos clientes para o ip do concentrador que ele pertence... Não é complicado de fazer o roteamento, mais tem de entender de rede e roteamento, caso não entenda, pode complicar o meio de campo. Se precisar de suporte para tal configuração, so me dar um toq!!

  9. #9

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por demattos Ver Post
    Um otimo gerenciador e o mk-auth www.mkauth.com.br tem tudo no manual deles e so ser feliz duvidas estamos ai
    Oi, alguem ja tentou instalar aqui o MK-Auth mas tivemos alguns constrangimentos que fizeram com que agente decidisse logo por retirar ele da rede. Uma das razoes que bastante contribuiram para isso foi o facto de deu viver em Mocambique e o sistema ser baseado em padroes brasileiros. Numa primeira fase tentamos ignorar isso mas fomos percebendo que existe muitos constrangimentos que essa diferenca trazia consigo como a moeda. Voces ai usam o Real e nos por aqui o metical. Tanto no lado do Hotsite quanto no proprio sistema de gerenciamento tivemos dificuldades. Infelizmente nao e editavel. Tambem tivemos problemas com os termos que voces usam como CPF, etc. Por aqui esse termo nao existe, e o correspondente por aqui obedece um outro padrao totalmente diferente e incompativel. Numero de telefone foi outra situacao, etc.
    Eu to mais familiarizado com o sistema de hotspot da Antamedia, so que ele e um sistema instalado em ambiente Windows e exige que o PC tenha 2 placas de rede, sendo uma de entrada e outra de saida. Os proprietarios do sistema desaconselham a usar algum tipo de roteador do lado do cliente, pois os clientes deverao estar directamente conectados a interface de saida, o que equivale dizer que nesse caso a rede toda deveria ser deixada em bridge.
    Um dilema...

  10. #10

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    As interfaces que são usadas para ptp podem ficar em bridge, ai so configurar os ips para os paineis na interface que atenderá os clientes. Lembrando que cada POP terá de ter uma faixa de ip diferente. Ai depois so criar as rotas de retorno dos ips dos clientes para o ip do concentrador que ele pertence... Não é complicado de fazer o roteamento, mais tem de entender de rede e roteamento, caso não entenda, pode complicar o meio de campo. Se precisar de suporte para tal configuração, so me dar um toq!!
    Oi rogerio

    eu ja cheguei a pensar fortemente nessa ideia como boa alternativa. Neste caso ainda seria necessario configurar pppoe servers nas POP?
    abracos

  11. #11

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Oi rogerio

    eu ja cheguei a pensar fortemente nessa ideia como boa alternativa. Neste caso ainda seria necessario configurar pppoe servers nas POP?
    abracos
    Sim, rede roteada precisa sim, de um concentrador em cada pop!!

  12. #12

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    ou usar um tunel até o concentrador unico....mpls/vpls, eoiptunnel....

  13. #13

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Citação Postado originalmente por jeffparre Ver Post
    ou usar um tunel até o concentrador unico....mpls/vpls, eoiptunnel....
    Temos aqui um anel RSTP para dar redundância na nossa rede utp, com o concentrador centralizado.

    Porem RSTP + VLan em Mikrotik esta me dando um pouquinho de dor de cabeça, se fosse para eu montar um anel OSPF, qual protocolo você me indicaria, mpls/vpls ou eoip ?

  14. #14

    Padrão Re: Servidor PPPoE em rede roteada

    Até onde eu sei o mpls/vpls é mais rapido que o eoip, eu gosto de usar o mpls/vpls.