+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena nos clientes qual usar?

    Ola amigos do fórum boa tarde.

    Sou iniciante na area de internet via rádio e já estou com a seguinte duvida. Qual antena devo usar em meus clientes?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1609.jpg
Visualizações:	405
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	48893Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1613.jpg
Visualizações:	610
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	48894

    As antenas que eu escolhi foi as antenas USB (essas ai em cima) pela facilidade na instalação.

    Perguntas aos amigos do fórum:

    1 - Qual dessas duas antenas devo usar? (ou seja qual é melhor)
    2 - Antenas USB também tem perda como as tradicionais (cabo rgc 213)
    3 - Antenas USB vs Antenas rgc 213 - (qual é a melhor por que?)

    Conto com a ajuda de vocês!

  2. #2

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Para melhor qualidade no serviço, eu uso somente nanostation na rede.
    Não faço "mistureba" de equipamento não. É mais caro, mas não dá dor de cabeça.

  3. #3

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    O cara ja quer começar com lixo, para denegrir um produto de otima qualidade que a net a radio.

  4. #4

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    O cara ja quer começar com lixo, para denegrir um produto de otima qualidade que a net a radio.
    Acho que ao invés de criticar você devia era dar uma ajuda .

    Amigo não use este tipo de antena ! isso é equipamento ultrapassado ! só atende a um único pc , não da pra colocar wifi , distançia maxima de 10 metros do pc cliente e a performance não é das melhores , nao sei como é sua regiao ! outros provedores , concorrençia , essas coisas , mas ao meu ver você devia usar cpe conforme o amigo disse acima , tp link , nano loco , sxt , intelbras , opções são varias , agora faça um bom projeto para você começar da maneira correta e nao ficar passando raiva com seus clientes , procure sempre usar mercadorias do mesmo fabricante para tirar o maximo rendimento com os protocolos , mas isso nao quer dizer que você nao misturar marcas diferentes ! eu uso aqui nos aps mikrotik e nos clientes tp link , intelbras , nano loco, rtl 8186 , estou aos poucos saindo do 8186 mas os outros , tp link , loco e intelbras que muitos ai falam que é bosta ta funcionando de boa , tp link sao a maioria e intelbras ainda sao poucas mas por enquanto estao todos vivendo em armonia , entao faça um bom estudo antes de sair comprando equipamento .

  5. #5

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Citação Postado originalmente por Rsmol Ver Post
    Acho que ao invés de criticar você devia era dar uma ajuda .

    Amigo não use este tipo de antena ! isso é equipamento ultrapassado ! só atende a um único pc , não da pra colocar wifi , distançia maxima de 10 metros do pc cliente e a performance não é das melhores , nao sei como é sua regiao ! outros provedores , concorrençia , essas coisas , mas ao meu ver você devia usar cpe conforme o amigo disse acima , tp link , nano loco , sxt , intelbras , opções são varias , agora faça um bom projeto para você começar da maneira correta e nao ficar passando raiva com seus clientes , procure sempre usar mercadorias do mesmo fabricante para tirar o maximo rendimento com os protocolos , mas isso nao quer dizer que você nao misturar marcas diferentes ! eu uso aqui nos aps mikrotik e nos clientes tp link , intelbras , nano loco, rtl 8186 , estou aos poucos saindo do 8186 mas os outros , tp link , loco e intelbras que muitos ai falam que é bosta ta funcionando de boa , tp link sao a maioria e intelbras ainda sao poucas mas por enquanto estao todos vivendo em armonia , entao faça um bom estudo antes de sair comprando equipamento .

    Então cara a pergunta dele foi clara e eu fui bem especifico, uma critica é bem construtiva, desde que a pessoa entenda onde ela quer chegar.

  6. #6

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Não sei o que vc usa aí para enviar,mas aqui eu uso painéis oiw com mikrotik e atendo 5 clientes ainda com antena de grade igual a essa que vc mostrou(o restante são nanos 5.8),e o sinal delas ainda é tá bom passando no máximo 3MB,mas estou saindo delas e implantando nanos pq como foi falado são muitos melhores.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Para clientes prefiro airgrid ou antena de grade com rgc ou bullet; Isso por que no caso de queima dos aparelhos(maioria é por desleixo dos clientes) a substitituição dos "radios" é fácil. Se vc pretende fornecer com equipamentos por sua conta use aparelhos de boa qualidade.

  8. #8

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Allan, deixa eu te explicar uma coisa: A grande vantagem de se estar começando agora é não ter que usar estes equipamentos. Antigamente não tínhamos muitas opções, ou era rádio 8186 ou era isso. Neste tipo de equipamento, todo o processamento da internet é feito na máquina, basta a máquina pegar um virus ou mesmo ser aquelas tipo Atom ou APU AMD, que o processamento é franco, que compromete a internet. Este tipo de equipamento "funciona" mas prejudica o rádio do POP, porque geralmente o sinal é fraco. Mesmo se vc for começar agora, faça uma força e invista em equipamentos melhores, porque futuramente vc vai crescer e junto vão crescer os problemas também, quanto melhor for a estrutura, menor será os seus problemas. Pense nisso. Só para para vc ter uma ideia: um kit desses, que vai te dar trabalho futuramente, custa em média R$ 100,00. Um rádio TP-Link, WOG212 Intelbras ou uma nanoloco M2 fica entre R$ 150,00 R$ 170,00 dependendo do equipamento. A principio a diferença é grande, mas se vc levar em conta o que estes equipamentos vão te dar em retorno financeiro, vale a pena. Boa sorte.

  9. #9

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Na boa..se o cara quer começar com esse tipo de equipamento não tem nem noção do que vai fazer...

    É o típico caso que compra kit provedor no mercado livre liga em ADSL e sai vendendo por ai...

    Sinceramente pesquise mais sobre o que é ser provedor SCM o que é necessário, licenças link e etc...

    Primeiro pense em documentação depois em equipamentos...

  10. #10

    Padrão Re: Antena nos clientes qual usar?

    Vai de ubiquiti nanobridge ou nano station .. eu prefiro nanobridge é ótima.!