+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitoramento SNMP com ZABBIX

    Boa tarde, gostaria de saber se alguém faz monitoramento de Airgrid, RB, Rocket ou nano. Gostaria de saber os prós e contras de ativar esse protocolo nos equipamentos, se diminui a performance ou não atrapalha em nada.

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Monitoramento SNMP com ZABBIX

    Dá para fazer, mas é complicado. Você tem que se dedicar a configurar os equipamentos, o Zabbix, pegar o MIB de cada equipamento e cada parâmetro a ser monitorado, mas vai de boa, inclusive com geracao de alertas.

    Nao, eu nao consegui fazer tudo isso, só consegui o Zabbix achar uma máquina que estava com o agente instalado.

  3. #3

    Padrão Re: Monitoramento SNMP com ZABBIX

    vai de boa, como o colega citou somente fazer as leituras das MIBs que você deseja e ta de boa. Tivemos vários problemas com ele devido a falha em gráficos e por isso migramos para o cacti. Mas vai de boa, muito bom

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento SNMP com ZABBIX

    Citação Postado originalmente por ricardoandre Ver Post
    vai de boa, como o colega citou somente fazer as leituras das MIBs que você deseja e ta de boa. Tivemos vários problemas com ele devido a falha em gráficos e por isso migramos para o cacti. Mas vai de boa, muito bom

    Eu uso o zabbix e tenho criado todos os templates mk e ubnt, o que preciso na rede, o zabbix é uma versão melhorada de cacti, mrt etc

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Dá para fazer, mas é complicado. Você tem que se dedicar a configurar os equipamentos, o Zabbix, pegar o MIB de cada equipamento e cada parâmetro a ser monitorado, mas vai de boa, inclusive com geracao de alertas.

    Nao, eu nao consegui fazer tudo isso, só consegui o Zabbix achar uma máquina que estava com o agente instalado.

    Não precisa pegar oid nem mib de cada equipamento vc pega de um unico da serie, o oid que altra é o ultimo numero, vc cria um macro, alterando oq ue precisa, assim vc nao precisa fazer manualmente um por um

  5. #5

    Padrão Re: Monitoramento SNMP com ZABBIX

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Eu uso o zabbix e tenho criado todos os templates mk e ubnt, o que preciso na rede, o zabbix é uma versão melhorada de cacti, mrt etc

    - - - Atualizado - - -




    Não precisa pegar oid nem mib de cada equipamento vc pega de um unico da serie, o oid que altra é o ultimo numero, vc cria um macro, alterando oq ue precisa, assim vc nao precisa fazer manualmente um por um
    Me dê uma luz ou uma boa notícia. É fácil fazer o Zabbix funcionar ou é complicado? Tentei com o Cacti e com muito custo ele acha o equipamento. A parte ruim para mim é configurar e gerir, e nao achei um manual ou documentacao que me explique de forma fácil como fazê-lo

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Monitoramento SNMP com ZABBIX

    Citação Postado originalmente por EribertoTorres Ver Post
    Me dê uma luz ou uma boa notícia. É fácil fazer o Zabbix funcionar ou é complicado? Tentei com o Cacti e com muito custo ele acha o equipamento. A parte ruim para mim é configurar e gerir, e nao achei um manual ou documentação que me explique de forma fácil como fazê-lo

    o zabbix é fácil amigo, o que vc tem que fazer é entender um pouco de snmp pra poder colocar os oids e criar seu template, ou vc comprar os Templates ou arrumar alguem que faça, depois dele rodando, com seus devidos templates vc nunca mais terá problema de sistema zabbix, pois ele coleta tudo, alarme sonoro, sms etc,

    usamos de forma o seguinte, o sistmea manda o alarme, e o técnico responsável tem que entrar no sistema e digitar o procedimento que foi tomado

    exemplo, a pouco tempo um ativo estava com fonte de 12 volts mas o sistema alarmou que deu 10, eu nem precisei mandar o técnico, o próprio técnico foi ao local e trocou a fonte, e no zabbix ele informou o que fez, nisso eu peguei o relatório do ocorrido

  7. #7

    Padrão Re: Monitoramento SNMP com ZABBIX

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    o zabbix é fácil amigo, o que vc tem que fazer é entender um pouco de snmp pra poder colocar os oids e criar seu template, ou vc comprar os Templates ou arrumar alguem que faça, depois dele rodando, com seus devidos templates vc nunca mais terá problema de sistema zabbix, pois ele coleta tudo, alarme sonoro, sms etc,

    usamos de forma o seguinte, o sistmea manda o alarme, e o técnico responsável tem que entrar no sistema e digitar o procedimento que foi tomado

    exemplo, a pouco tempo um ativo estava com fonte de 12 volts mas o sistema alarmou que deu 10, eu nem precisei mandar o técnico, o próprio técnico foi ao local e trocou a fonte, e no zabbix ele informou o que fez, nisso eu peguei o relatório do ocorrido
    Justo o que achei mais legal no Zabbix foi isso: os alarmes. O jeito é continuar tentando até acertar a mao com ele rss.

  8. #8

    Padrão Re: Monitoramento SNMP com ZABBIX

    Muito obrigado pelas informações, estou entrando agora nesse mundo de monitoração mas já conheço razoavelmente a ferramenta ZABBIX. Minha única duvida mesmo seria o desempenho dos equipamentos.

    Agradeço a todos!