+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlace 20 km

    Enlance de 20km.

    Comprei 2 antenas de 27dbi da ideal de 60cm 5.7 5.8
    Tenho 2 cpe krazes de 400w q vem com antena integrada de 18dbi.

    Tava pensando em fazer um teste. e colocar as antenas de 27dbi pra fechar essa enlance, será q rola.

    Eu ja tou providenciando os bullets m5, mais queria testar antes, oq acham?

    Será q rola? Cpe kraze com antena de 27dbi da ideal... aguardo respostas...

  2. #2

    Padrão Re: enlace 20 km

    Me desculpe Amigo...
    fazer um enlace de 20km com Krazer acho que uma pergunta de pesquisa ou gozação.
    Não vou te falar o que fazer uma cpe dessas para eu não ficar mal na fita, mas boa sorte.

  3. #3

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Me desculpe Amigo...
    fazer um enlace de 20km com Krazer acho que uma pergunta de pesquisa ou gozação.
    Não vou te falar o que fazer uma cpe dessas para eu não ficar mal na fita, mas boa sorte.
    Pelo q sei a cpe kraze tem a mesma potencia do bullet m5. 400w
    sei q o bullet é 10 vezes melhor, Só queria saber se alguém já tentou substituir as antenas internas...

    entenda, não vou colocar as cpe krazes para fechar o enlace, eu comprei 2 bullets m5 pra isso.
    Falei q enquanto não chega os bullets ia fazer teste com o krazes...

    Seu comentário nao Ajuda em nada, Seja mais humilde...

  4. #4

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Pelo q sei a cpe kraze tem a mesma potencia do bullet m5. 400w
    sei q o bullet é 10 vezes melhor, Só queria saber se alguém já tentou substituir as antenas internas...

    entenda, não vou colocar as cpe krazes para fechar o enlace, eu comprei 2 bullets m5 pra isso.
    Falei q enquanto não chega os bullets ia fazer teste com o krazes...

    Seu comentário nao Ajuda em nada, Seja mais humilde...

    Tou sendo bem realista amigo, esses equipamentos não rola, não funciona corretamente, fui claro com voce.
    Se quiser fazer fica a vontade, gasta seu combustível.
    Última edição por telworld; 31-10-2013 às 16:29.

  5. #5

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Pelo q sei a cpe kraze tem a mesma potencia do bullet m5. 400w
    sei q o bullet é 10 vezes melhor, Só queria saber se alguém já tentou substituir as antenas internas...

    entenda, não vou colocar as cpe krazes para fechar o enlace, eu comprei 2 bullets m5 pra isso.
    Falei q enquanto não chega os bullets ia fazer teste com o krazes...

    Seu comentário nao Ajuda em nada, Seja mais humilde...
    Rapaz nem perca seu tempo essas cpe krazer sao um lixo total.

  6. #6

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Pelo q sei a cpe kraze tem a mesma potencia do bullet m5. 400w
    sei q o bullet é 10 vezes melhor, Só queria saber se alguém já tentou substituir as antenas internas...

    entenda, não vou colocar as cpe krazes para fechar o enlace, eu comprei 2 bullets m5 pra isso.
    Falei q enquanto não chega os bullets ia fazer teste com o krazes...

    Seu comentário nao Ajuda em nada, Seja mais humilde...
    Enlace de 20km com Kraze, pelo amor de deus, qdo eu penso q ja vi de tudo, me deparo com uma coisa dessas, meu deus do céu!!!!

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: enlace 20 km

    Enlaces longos, esqueça as CPEs, nano... O ideal é utilizar antenas tipo parábolas e testar com polarização horizonta, vertical ou circular se o mesmo permitir. O sistema tem que ser visual sem barreiras de morro ou vegetação, ou até mesmo construções que em enlaces pegam muitos engenheiros de surpresa.

  8. #8

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Enlance de 20km.

    Comprei 2 antenas de 27dbi da ideal de 60cm 5.7 5.8
    Tenho 2 cpe krazes de 400w q vem com antena integrada de 18dbi.

    Tava pensando em fazer um teste. e colocar as antenas de 27dbi pra fechar essa enlance, será q rola.

    Eu ja tou providenciando os bullets m5, mais queria testar antes, oq acham?

    Será q rola? Cpe kraze com antena de 27dbi da ideal... aguardo respostas...
    Já vi algumas Krazer abertas, e o rádio que está lá não tem conector, o cabo da antena está soldado na placa. Então mesmo que você abra essas krazer, provavelmente não consiga usar para o teste. Claro que algum modelo pode ter mudado e ter conector, mas eu acho difícil, porque essas placas oem da china vem com o mínimo possível de hardware.

  9. #9

    Talking Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por douglasesmeriz Ver Post
    Já vi algumas Krazer abertas, e o rádio que está lá não tem conector, o cabo da antena está soldado na placa. Então mesmo que você abra essas krazer, provavelmente não consiga usar para o teste. Claro que algum modelo pode ter mudado e ter conector, mas eu acho difícil, porque essas placas oem da china vem com o mínimo possível de hardware.
    Não tenho uma aberta aqui, o cabo é ligado tipo aqueles conector do mikrotik.

    Vou ta fazendo o enlace de 20km com 2 bullet m5 + 2 antenas de 27db 60cm da ideal antenas.

    vou ver se acho serventia pras krazes, nem q seja pra fazer ponto a ponto de 1km no máximo, tenho 7 aqui, não queria jogar fora a sim sem testa-las.

  10. #10

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Não tenho uma aberta aqui, o cabo é ligado tipo aqueles conector do mikrotik.

    Vou ta fazendo o enlace de 20km com 2 bullet m5 + 2 antenas de 27db 60cm da ideal antenas.

    vou ver se acho serventia pras krazes, nem q seja pra fazer ponto a ponto de 1km no máximo, tenho 7 aqui, não queria jogar fora a sim sem testa-las.
    Se tem conector, você pode usar as krazer sim para fazer testes. Os maiores problemas que eu tive com krazer foi o firmware, que voltava para o padrão de fábrica (reset) sozinho, e a antena, que era muito ruim. Eu substitui o firmware e ai ficou bom. Tenho várias funcionando. Para fazer o ponto a ponto ai com 2 parábolas, vai funcionar, com certeza. Talvez não seja o melhor dos enlaces, mas vai funcionar.

  11. #11

    Thumbs up Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por telworld Ver Post
    Tou sendo bem realista amigo, esses equipamentos não rola, não funciona corretamente, fui claro com voce.
    Se quiser fazer fica a vontade, gasta seu combustível.
    Para um enlace nesta distancia usaria PTP 5831DPR da COMPUTECH e com rádio apc 5m da Intelbras passa muita banda e aguenta muito bem um alto trafego, com ipool do radio ativado fica um enlace não muito caro e bem profissional se quizer melhorar ainda mais, mude o rádio para xwave mini router mimo com RB911G-5HPnd conjunto completo da COMPUTECH todo homologado e muito profissional para um ptp bem alinhado e bem configurado é uma solução sem dores de cabeça, não usaria nunca esta cpe krazer, pois cpe já diz tudo independente do fabricante seu hardware não está pronto para muito arrocho e você tem que considerar que num ptp todo o trafego da rede passará por estes kits, então o investimento um pouco maior em um ptp te trará uma tranquilidade imensa no seu link final.


    Só lembrando não trabalho para a empresa COMPUTECH apenas sou fã e usuario destes equipamentos que para mim foram a solução para muitos problemas que antes nossos provedores tinham com interferências, ruídos e falta de concentração de sinal.

  12. #12
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlace 20 km

    Vai funcionar sim amigo, e deve passar algo em terno de 10 megas se a visada for perfeita.

    Caso seja um enlace importante, depois você substitui os radios por algo melhor.

    Aos amigos iniciantes que estavam criticando, não dê ouvido a eles, siga meu conselho, tente, erre, acerte, é assim que você vai evoluir.

    A 10 anos atras eu fechava enlace com antenas de grade e radinhos 2.4 com 50mw a uma distancia de 40km.

    Já fiz enlace de 20km com antenas fabricadas por mim mesmo e usando frequencia de 2.4 e fechar 6 mega com obstaculo.

    Boa sorte ai!
    Última edição por nalvo; 09-11-2013 às 08:26. Razão: mais detalhes

  13. #13

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Vai funcionar sim amigo, e deve passar algo em terno de 10 megas se a visada for perfeita.

    Caso seja um enlace importante, depois você substitui os radios por algo melhor.

    Aos amigos iniciantes que estavam criticando, não dê ouvido a eles, siga meu conselho, tente, erre, acerte, é assim que você vai evoluir.

    A 10 anos atras eu fechava enlace com antenas de grade e radinhos 2.4 com 50mw a uma distancia de 40km.

    Já fiz enlace de 20km com antenas fabricadas por mim mesmo e usando frequencia de 2.4 e fechar 6 mega com obstaculo.

    Boa sorte ai!
    Bom dia. Foi isso q pensei, Ontem fechei esse enlace com 2 krazes+ 2 antenas 29dbi da ideal, só foi pra teste o ping ficou mais ou menos, as vezes fica legal, torno de 2, ate 30, passando muita banda vai para 50. só não vou deixar pq foi só para experiência,tenho medo dele travar,resetar, tbm os bullet m5 chegam quinta ae vou esta colocando. mais vou usar krazer para um enlace menor, tipo 10km, já tenho o equipamento, não vou jogar fora.

  14. #14
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Bom dia. Foi isso q pensei, Ontem fechei esse enlace com 2 krazes+ 2 antenas 29dbi da ideal, só foi pra teste o ping ficou mais ou menos, as vezes fica legal, torno de 2, ate 30, passando muita banda vai para 50. só não vou deixar pq foi só para experiência,tenho medo dele travar,resetar, tbm os bullet m5 chegam quinta ae vou esta colocando. mais vou usar krazer para um enlace menor, tipo 10km, já tenho o equipamento, não vou jogar fora.

    Não vejo esse bullet como um bom equipamento, se eu fosse você eu ia de mikrotik....

  15. #15

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Bom dia. Foi isso q pensei, Ontem fechei esse enlace com 2 krazes+ 2 antenas 29dbi da ideal, só foi pra teste o ping ficou mais ou menos, as vezes fica legal, torno de 2, ate 30, passando muita banda vai para 50. só não vou deixar pq foi só para experiência,tenho medo dele travar,resetar, tbm os bullet m5 chegam quinta ae vou esta colocando. mais vou usar krazer para um enlace menor, tipo 10km, já tenho o equipamento, não vou jogar fora.
    É isso que falo. Quando você veio a publico pedir opnião a respeito do equipamento para um PTP demos nossa opnião, acredito que para efetuar um teste de aprendizado não precisas procurar opnião simplesmente vai lá e faz o teste para ver se funciona. Dei minha opnião a respeito do link, e a respeito do amigo que fechava ptp com antena de grade e rádios de 50mw, antes não existia a exigência nem a sede por banda e qualidade que hoje existe, são cenários totalmente diferentes e outra leve sempre em consideração em um link ptp estes equipamentos que irão segurar seu tráfego, e outra como você mesmo disse que não vai deixar com medo que eles travem e certamente travarão, pois no meu entendimento um provedor que só consegue entregar 6 mega de trafego em uma região vai ter que vender planos de velocidades 56k para poder se manter e com estes equipamentos você ta dando muita brecha pra concorrentes chegarem com um link de qualidade e fazer você fechar as portas. dizer q estes equipamentos passam 50 mega é brincadeira de criança equipamentos robustos passam isso com dificuldades, trafego udp não mede resistência nem qualidade de link apenas banda passante na integra mesmo este equipamento não passa dos 10 mega e ainda vem a questão de conexões simultâneas, ha mas se acha que dá não pergunta vai em frente e coloca em produção, depois eu vejo inúmeros provedores se questionando : há tem sinal mas não navega direito, meus rádio vivem travando.... Porque será? Querem ganhar milhões investindo migalhas... Volto a dizer fechar ptp eu fecho até com lata de óleo agora passar segurança, qualidade, velocidade, estabilidade com lata de óleo ou gradizinhas é dificil já era esse tempo pessoal. E outra somos iniciantes tá... Mas aqui no fórum, então já ajudei muitos experientes aqui do fórum também, não sou iniciantes aqui na prática já vivenciei muito estes cenários e hoje dou graças a deus que existe tecnologia booooa pra gente usar e mudar o conceito de internet via rádio, então vamos fazer uso destas tecnologias é bom pro cliente e bom pra gente, pois é menos dor de cabeça. Essa é minha opinião, e quanto aos testes não precisaria abrir um tópico só pra falar que quer fazer um teste, sinceramente não entendi, você tem os equipamentos, tem a ideia e quer testar, então porque perguntar, vai lá e testa. Se ficar bom, ai sim posta teus resultados e teu conceito prático a respeito do teu cenário se você indica aos amigos.

  16. #16

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por marcosnf2008 Ver Post
    É isso que falo. Quando você veio a publico pedir opnião a respeito do equipamento para um PTP demos nossa opnião, acredito que para efetuar um teste de aprendizado não precisas procurar opnião simplesmente vai lá e faz o teste para ver se funciona. Dei minha opnião a respeito do link, e a respeito do amigo que fechava ptp com antena de grade e rádios de 50mw, antes não existia a exigência nem a sede por banda e qualidade que hoje existe, são cenários totalmente diferentes e outra leve sempre em consideração em um link ptp estes equipamentos que irão segurar seu tráfego, e outra como você mesmo disse que não vai deixar com medo que eles travem e certamente travarão, pois no meu entendimento um provedor que só consegue entregar 6 mega de trafego em uma região vai ter que vender planos de velocidades 56k para poder se manter e com estes equipamentos você ta dando muita brecha pra concorrentes chegarem com um link de qualidade e fazer você fechar as portas. dizer q estes equipamentos passam 50 mega é brincadeira de criança equipamentos robustos passam isso com dificuldades, trafego udp não mede resistência nem qualidade de link apenas banda passante na integra mesmo este equipamento não passa dos 10 mega e ainda vem a questão de conexões simultâneas, ha mas se acha que dá não pergunta vai em frente e coloca em produção, depois eu vejo inúmeros provedores se questionando : há tem sinal mas não navega direito, meus rádio vivem travando.... Porque será? Querem ganhar milhões investindo migalhas... Volto a dizer fechar ptp eu fecho até com lata de óleo agora passar segurança, qualidade, velocidade, estabilidade com lata de óleo ou gradizinhas é dificil já era esse tempo pessoal. E outra somos iniciantes tá... Mas aqui no fórum, então já ajudei muitos experientes aqui do fórum também, não sou iniciantes aqui na prática já vivenciei muito estes cenários e hoje dou graças a deus que existe tecnologia booooa pra gente usar e mudar o conceito de internet via rádio, então vamos fazer uso destas tecnologias é bom pro cliente e bom pra gente, pois é menos dor de cabeça. Essa é minha opinião, e quanto aos testes não precisaria abrir um tópico só pra falar que quer fazer um teste, sinceramente não entendi, você tem os equipamentos, tem a ideia e quer testar, então porque perguntar, vai lá e testa. Se ficar bom, ai sim posta teus resultados e teu conceito prático a respeito do teu cenário se você indica aos amigos.
    Tou ligado brother, o problema e q me falaram q eu nao ia nem fechar, fui la e fiz...
    as vezes isso vai servir pra alguem fazer algo, nao nesciamente passar uma banda de 50mb.
    passar um link pequeno para uma zona rural onde nao tem nem internet...

    agora esse enlace q tou fazendo com bulletm5 é pra 10megas só, se der ate 20mb ta ótimo.
    a vizada ta perfeita mesmo..essa semana coloco os bullet, posto resultados com fotos, se for o caso faço um video...

    O próximo q tou fazendo q é em 51mk vou usar equipamentos melhores...
    Iae oq achas melhor pro enlace em 51km?

    Par de rocket m5 + antena 2x2 de 34dbi
    par de rb433ah + antena 2x2 de 34dbi

  17. #17
    Avatar de nalvo
    Ingresso
    May 2012
    Localização
    Baixo Guandu-ES
    Posts
    225
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por Allan Araujo Ver Post
    Tou ligado brother, o problema e q me falaram q eu nao ia nem fechar, fui la e fiz...
    as vezes isso vai servir pra alguem fazer algo, nao nesciamente passar uma banda de 50mb.
    passar um link pequeno para uma zona rural onde nao tem nem internet...

    agora esse enlace q tou fazendo com bulletm5 é pra 10megas só, se der ate 20mb ta ótimo.
    a vizada ta perfeita mesmo..essa semana coloco os bullet, posto resultados com fotos, se for o caso faço um video...

    O próximo q tou fazendo q é em 51mk vou usar equipamentos melhores...
    Iae oq achas melhor pro enlace em 51km?

    Par de rocket m5 + antena 2x2 de 34dbi
    par de rb430 + antena 2x2 de 34dbi
    Coloca Dish 34 + RB912 e seja feliz!!!

  18. #18

    Padrão Re: enlace 20 km

    Citação Postado originalmente por nalvo Ver Post
    Não vejo esse bullet como um bom equipamento, se eu fosse você eu ia de mikrotik....
    a grana tava pouca, veja minha idea se ta legal...

    Hj tou com esse enlace de 21km onde vou levar a internet para 5 vilinhas.
    estou mandando a internet do ponto A para o ponto B. o link do ponto A é um link pequeno, q só chega a uns 30mb somado.
    meu orçamento tava baixo, então resolvi ir assim pra pegar um numero de clientes para fazer o próximo investimento.

    A net vai vim do ponto C ate o ponto B
    do B pro ponto A. veja q já inverteu todo o esquema.

    Agora tenho duvidas, já q no ponto C eu pretendo passar ate uns 80mb isso a 51km com visada claro, livre de qualquer obstrução..
    rb433ah ou rocketm5 ?