+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up iBGP eBGP

    Sei que iBGP é quando configuramos dois ASs iguais nas duas pontas e eBGP quando configuramos dois ASs diferentes nas pontas...
    A pergunta é onde o RouterOS mostra se esta rodando iBGP ou eBGP?
    Outra pergunta para rodar iBGP na minha rede interna eu tenho que rodar outro protocolo de roteamento interno junto Ex:.ospf, ou o iBGP faz sozinho a funçao que o OSPF faz, posso optar entre um ou outro?
    Se alguem puder tirar minhas duvidas desde ja agradeço...

  2. #2

    Padrão Re: iBGP eBGP

    Cara não sou expert em BGP mas nisso posso te ajudar.

    1 - iBGP e usado para interconexões entre roteadores do mesmo AS (rede interna) e eBGP e usado para interconexões entre AS diferente (Operadora > ISP)

    2 - O RouterOS mostra em 'routing > bgp > peers' todas os peers e status das conexões, dai em cada peer vc tera que setar uma 'instance' nela sim vai dizer se é o ibgp ou ebgp, conforme configurado.

    3 - Sim pode rodar o iBGP na sua rede perfeitamente e sem a necessidade de OSPF, mas caso queira criar rotas de redundância dai sim vai precisar do OSPF.

    Neste tópico vc terá varias referências para estudo:

    https://under-linux.org/showthread.p...028#post597028

  3. #3

    Padrão Re: iBGP eBGP

    Voce deve estar confundindo
    IBGP= fechar uma sessao bgp dentro da sua rede , ou seja entre vc mesmo.
    EBGP=Fechar uma sessao bgp com outro ASN.
    Dai voce SAbe qual BGP voce fechou

  4. #4
    Avatar de wildes
    Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    46

    Padrão Re: iBGP eBGP

    veja, existem algumas nescessidades que sim é legal voce montar uma infra com ibgp, ex . em caso queira sumarizar rotas usando router reflector, mais é muita rara a situação da qual será vantagem voce fechar uma sessão bgp com voce mesmo, ou seja com seu proprio asn, vai depender muito do projeto, para roteamento interno sempre use ospf, não é só porque as operadoras trabalham desse forma mais também a convergência é muito mais rapida, existem varios motivos para voce usar ospf em seu igp e não usar bgp como protocolo de roteamento interno porem o principal é a velocidade de propagação e convergência da rede .