+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Estou fazendo umas mudanças aqui e vou colocar um Rocket no topo de uma torre, e vão ser 40mt de cabo na descida. Que tipo de mal funcionamento o Rocket apresenta caso ele tenha problemas de alimentação devido ao comprimento elevado do cabo de rede que vai levar a alimentação pra ele? Sabendo disso eu terei como diagnosticar apropriadamente qualquer problema.

  2. #2

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Estou fazendo umas mudanças aqui e vou colocar um Rocket no topo de uma torre, e vão ser 40mt de cabo na descida. Que tipo de mal funcionamento o Rocket apresenta caso ele tenha problemas de alimentação devido ao comprimento elevado do cabo de rede que vai levar a alimentação pra ele? Sabendo disso eu terei como diagnosticar apropriadamente qualquer problema.
    Amigo, até onde eu sei o ideal é vc alimentar o POE com no máximo 15 metros, esse é o padrão, os dados vc pode descer normalmente pela porta lan e imagino que suporte até 100 metros se não é só colocar um swuitch e correr pro abraço!

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Estou fazendo umas mudanças aqui e vou colocar um Rocket no topo de uma torre, e vão ser 40mt de cabo na descida. Que tipo de mal funcionamento o Rocket apresenta caso ele tenha problemas de alimentação devido ao comprimento elevado do cabo de rede que vai levar a alimentação pra ele? Sabendo disso eu terei como diagnosticar apropriadamente qualquer problema.
    Amigo, todo equipamento tem seu limite mínimo e máximo de voltagem e corrente para um bom funcionamento, se vai alimentar com 12volts acredito que vai ter muitos problemas de reboot, pois em 40m as perdas vão ser grandes, se alimentar em 24volts serão menos, e assim por diante. Quanto mais longo o cabo maior terá que ser a tensão de alimentação, mas atente-se para a amperagem também. O ideal é injetar alimentação numa ponta e com um multímetro fazer a medição na outra. Qualquer dúvida posta ai mais detalhes da fonte que vai usar.

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Aqui tenho alguns amigos que pedem inicialmente no ato da instalação com 10 metros, mas com o passar do tempo faz-se o "puxadinho" o mesmo que ampliação do imóvel, pronto a net fica uma "bosta", me chamam e em todos eles o problema é na fonte. A maioria resolveu com fonte de 18 volts, na minha casa com 20 volts. Acho que no seu caso, dependendo da potencia precise de pelo menos 24 volts, reduzir não vai te resolver quanto ao consumo.

  5. #5

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    A fonte que uso nesses rockets já é de 24v, e 1A.

    Aqui o Rocket não está rebootando. Ele tá segurando. O que aconteceu foi uma queda na qualidade do AirMax, e uma variação de sinal em alguns clientes.

    Quanto a medir tensão e amperagem, como eu faço isso? Tenho um multímetro aqui mas não sei qual é a opção dele que mostra essas informações, e também não sei onde tenho que encostar as duas pontas dele no cabo de rede.

    Se eu decidir logo por comprar uma fonte com voltagem e amperagem maior, pra compensar a perda no cabo, quais as opções no mercado? Não corro o risco de chegar voltagem demais lá encima (caso a perda não seja grande quanto imaginamos) e queimar o Rocket?

  6. #6
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    A fonte que uso nesses rockets já é de 24v, e 1A.

    Aqui o Rocket não está rebootando. Ele tá segurando. O que aconteceu foi uma queda na qualidade do AirMax, e uma variação de sinal em alguns clientes.

    Quanto a medir tensão e amperagem, como eu faço isso? Tenho um multímetro aqui mas não sei qual é a opção dele que mostra essas informações, e também não sei onde tenho que encostar as duas pontas dele no cabo de rede.

    Se eu decidir logo por comprar uma fonte com voltagem e amperagem maior, pra compensar a perda no cabo, quais as opções no mercado? Não corro o risco de chegar voltagem demais lá encima (caso a perda não seja grande quanto imaginamos) e queimar o Rocket?
    Coloca o multímetro na posição DC, depois injeta a fonte POE e na outra ponta localiza os pinos 4 e 5 que são positivos (+) e 7 e 8 que são negativos (-), se o multímetro for digital já vai aparecer a voltagem na tela. Tem umas fontes vendidas no Mercado Livre de 10A por 24 volts, como são fontes estabilizadas não há problema de excesso de tensão, ou pode utilizar fontes de notebook. Quanto ao AirMax é um protocolo wireless acho que não influencia as conexões de lan, isso pode ser interferência que antes não tinha no local.

  7. #7

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Lembro que uma vez coloquei um cabo de 40m, e o rocket so ficava conectando e desconectando, dai lembrei do cabo que estava em uma fonte de 12 volts.

  8. #8

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Coloca o multímetro na posição DC, depois injeta a fonte POE e na outra ponta localiza os pinos 4 e 5 que são positivos (+) e 7 e 8 que são negativos (-), se o multímetro for digital já vai aparecer a voltagem na tela. Tem umas fontes vendidas no Mercado Livre de 10A por 24 volts, como são fontes estabilizadas não há problema de excesso de tensão, ou pode utilizar fontes de notebook. Quanto ao AirMax é um protocolo wireless acho que não influencia as conexões de lan, isso pode ser interferência que antes não tinha no local.
    Essa troca nos Rockets foi de um dia pro outro, não tem como ser interferência não. Foram menos de 15 horas de intervalo entre a troca de um Rocket pelo outro. Então com o multimetro eu encosto uma ponta no dente 4 ou 5 do conector de rede, e na outra ponta encosto ou no 7 ou no 8, certo? O meu multimetro mostra várias opções dentro de DCV, mas aparentemente são a mesma coisa, só muda a numeração (200m, 2000m, 20, 200, 1000) Vou testar de um em um até achar qual o certo. Valeu pela dica. Vou procurar sobre essas fontes estabilizadas, vc não sabe a marca de uma delas, pra facilitar a minha busca?

  9. #9
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Essa troca nos Rockets foi de um dia pro outro, não tem como ser interferência não. Foram menos de 15 horas de intervalo entre a troca de um Rocket pelo outro. Então com o multimetro eu encosto uma ponta no dente 4 ou 5 do conector de rede, e na outra ponta encosto ou no 7 ou no 8, certo? O meu multimetro mostra várias opções dentro de DCV, mas aparentemente são a mesma coisa, só muda a numeração (200m, 2000m, 20, 200, 1000) Vou testar de um em um até achar qual o certo. Valeu pela dica. Vou procurar sobre essas fontes estabilizadas, vc não sabe a marca de uma delas, pra facilitar a minha busca?
    Amigo como falei no Mercado Livre tem várias, de todas as amperagens, a mais cara e com melhor reputação são as fontes da Volt, mais comuns são fontes nobreack. Quanto a posição do multímetro deixa em 20 se for menos de 20 volts e 200 se for mais de 20 volts.

  10. #10

    Padrão Re: Como saber se o excesso de cabo está atrapalhando ou não na alimentação do Rocket?

    Caros colegas, estive verificando sobre este assunto estes dias, pois tbm me preocupa, entrem no site da ubnt e procura pelo instant 802.3af
    Ate o que entendi ele promete suprir esta perda existente no cabo. Se alguem ja usou ou conhece melhor, postem os resultados. Uma forma de contornar este problema e usando cabos de boa qualidade, pois um cobre puro, e muito melhor que cabos de baixa qualidade.
    Entra neste site, sempre uso ele para os calculos, ali tem a calculadora de poe, pode ate nao ser 100% mas e uma otima fonte para se basear http://www.novanetwork.com.br/suporte/calculos/