+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Pessoal,

    Qual gps vcs indicam para fazer o melhor posicionamento das antenas nos enlaces?

    Gostaria de comprar um gps com boa precisão.

    E também qual a forma correta de utilizá-lo? Sempre uso apenas a direção mas não sei verificar a inclinação.

    Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    A mesma coisa comigo parceiro, estou querendo fazer um enlace da casa de um amigo que GVT para a minha casa porém não tenho idéia de como fazer isso. Sempre vou só apontando pra ver se da certo, ja tentei o usar o earth mas sei lá achei estranho sabe. Acho que não consegui com o earth.

  3. #3
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    O gps para distâncias pequenas(até 1 km) de raio pouco ajuda, mas mesmo assim precisa ter conhecimento de navegação, física, geografia, topografia ou seja como se fosse um piloto(aeronave, voo livre etc kkk). Para quem não tem nenhuma noção serão dias e até alguns anos de tentativas por que conforme a estação do ano, umidade do ar etc pode afetar, sem contar interferências que é uma outra dor-de-cabeça. Trabalhei com enlaces terrestres de até 2000 km(ponto-a-ponto), faixa de 3 a 30 Mhz fato que no resultado final não difere muito da faixa de 2,4 ou 6 Ghz ou que seja 30 Ghz. Distâncias superiores a 1 km, mesmo tendo o gps, pc, ou tablete um mapa cartográfico(papel, normalmente 70cm x 90 cm), bussola, inclinometro ou transferidor ainda é essencial.

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Citação Postado originalmente por rjardim Ver Post
    Pessoal,

    Qual gps vcs indicam para fazer o melhor posicionamento das antenas nos enlaces?

    Gostaria de comprar um gps com boa precisão.

    E também qual a forma correta de utilizá-lo? Sempre uso apenas a direção mas não sei verificar a inclinação.

    Grato.
    Qualquer gps Garmin da série map 62 ou 62s ou 62csx tem a função rotas, basta traçar uma rota entre os pontos q quer interligar, vai gerar uma linha no visor na página mapa, basta aumentar ao máximo o zoon geralmente 5m e no centro da linha ficará uma linha tracejada bem fininha, ao centro da seta em forma de triângulo tem um pontinho, ande uns 40m até mais se possível uns 100m sobre essa linha, depois alinhe até o pontinho da seta ficar sobre a linha fininha ao centro da linha mais grossa, com isso vc cria um ponto de referência, marque com alguma coisa q consiga enxergar de longe, volta na antena e aponte pra esse ponto, agora é só fazer o ajuste fino da antena porque o rumo será este.

  5. #5
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Eu, que já tenho certa experiência consigo fazer com gps automotivo, e no meu smartfone(msm sem sinal de celular, e ainda uso a bússola).

  6. #6

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Ja tentaste usar a rocker M Gps para fazer o ajuste?

  7. #7

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    rjardim,

    Preciso falar com você sobre o serviço em Paranaíba. Não sou prestador, gostaria de informações e trocar uma idéia, pois quero puxar internet para uma fazenda lá em Paranaíba/MS.

    Ia me ajudar muito.

    Meu e-mail é [email protected]

  8. #8

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Bem gente olha só, eu utilizei aqui o google earth para tentar fazer um posicionamento aqui e vamos lá o que consegui.

    Torre A: 3°47'09.13"S 38°35'37,60"O elev 18m altitude do ponto de visão 70mTorre B: 3°46'56.41"S 38°35'16.18"O ele 36m altitude do ponto de visão 191m

    Bem, só pra constar que o que quero fazer é um enlace da casa de um amigo que tem GVT de 35Mega para minha torre, na casa dele irei armar uma torre de 12 metro ou 15 sei lá, enquanto na minha casa estou montando uma torre de 20 metros. Sendo que a Torre A é a que fica na minha casa e claro que a Torre B fica na casa dele. Bom como o google earth não assim tão 100% acima ficam os dados que obtive usando ele aqui. Só quero saber o que faço para concluir o posicionamento das nanobridge já que vai ficar uma na minha casa e outra nanobridge na casa dele.

  9. #9
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Certo, duas coordenadas vc já os têm. Trace uma régua entre esses dois pontos, verifique se existe alguma elevação do terreno. Nesses dois pontos, conforme a região precisa acrescentar mais ou menos 30 metros(vegetação), por que pode funcionar hoje, mas pode ter problemas amanhã. Meus colegas que têm provedor estão sofrendo com isso por que não levaram em conta, existe plantação de eucalipto nessa região.

  10. #10

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Olha na verdade assim, a casa do meu amigo fica numa rua bem mais elevada de onde moro. Eu mesmo estava na casa do meu vizinho aqui de frente no duplex dele e segundo uma rápida visão a gente crê que se montando minha de 20 metros vai dar pra pegar sinal da casa dele, em termos de vegetação o que se tem é alguns coqueiros mas nada que atrapalhe o sinal até porque ainda ficam na parte baixa do terreno. Já no rumo da casa dele não tem nada de árvores grande ou coisa do tipo. O que ainda poderia causa alguma interferência seria alguma casa duplex que por sinal fica numa altura abaixo da torre que fica no quintal da casa dele. A gente até tentou uma vez e conseguimos encontrar sinal porém fraco, talvez por questão de posicionamento da nanobridge que estava direcionada de forma errada. Mas enfim, depois de traçar essa linha e ai o que faço?

  11. #11
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Posicionamento de Antenas utilizando o GPS

    Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Olha na verdade assim, a casa do meu amigo fica numa rua bem mais elevada de onde moro. Eu mesmo estava na casa do meu vizinho aqui de frente no duplex dele e segundo uma rápida visão a gente crê que se montando minha de 20 metros vai dar pra pegar sinal da casa dele, em termos de vegetação o que se tem é alguns coqueiros mas nada que atrapalhe o sinal até porque ainda ficam na parte baixa do terreno. Já no rumo da casa dele não tem nada de árvores grande ou coisa do tipo. O que ainda poderia causa alguma interferência seria alguma casa duplex que por sinal fica numa altura abaixo da torre que fica no quintal da casa dele. A gente até tentou uma vez e conseguimos encontrar sinal porém fraco, talvez por questão de posicionamento da nanobridge que estava direcionada de forma errada. Mas enfim, depois de traçar essa linha e ai o que faço?
    Entra neste link: http://www.alphimax.com/ cria uma conta, é grátis, ai joga os pontos que consegui com o Google Earth a altura das antenas e faz o cálculo. Configura para o sistema métrico fica melhor. Se precisar de ajuda posta ai o que conseguiu.