+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    Boa tarde colegas,
    Sou novo aqui no fórum e depois de ler vários posts interessantes sobre o assunto, gostaria de postar minha dúvida e ouvir a opinião dos colegas.
    Estou montando um provedor de internet numa cidade aqui do interior de Goiás com uma configuração mais ou menos assim:

    • Estou montando uma torre de aproximadamente 12mts no ponto mais alto da cidade, então visada e obstáculos físicos são irrelevantes;
    • Pretendo instalar 4 painéis setoriais de 90º de abertura horizontal (OIW ou Ideal) e com abertura vertical de +- 8º;
    • Pretendo adquirir um link dedicado de 2mb IP Connect e 1 link comum de 10mb Oi (qualidade média);
    • pretendo controlar essa banda para meus clientes ligando os painéis setoriais em uma RB 1100ahx2.
    • Pretendo instalar nos meus clientes Antenas Ubiquiti Loco M5 (cliente mais distante, cerca de 3,8km da torre)


    Acredito que com essa conexão e esses aparelhos inicialmente posso atender cerca de uns 80 clientes com uma qualidade razoável, atendendo pacotes de 600kbps e 1mb para meus clientes.
    Gostaria de saber a opinião de vocês quanto à escolha dos equipamentos e a distribuição.
    Desde já valeu pela ajuda.

    Caio Leonardo.
    Connect Soluções em T.I.

  2. #2

    Padrão Re: Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    Utilize painéis da ubiquiti com rockets e não vai se arrepender, clientes até 1,5 km nano loco, acima desta distancia use nano bridge ou airgrid sempre mantendo a potencia em -63.

    Essa rb1100 é excelente, mas da para utilizar uma 450g para começar.

    utilize um sistema com radius para controlar os clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    RB 1100ahx2 pra 2MB vc esta de brincadeira... rsrsrs... utilize a 450G ou 750G por enquanto, um servidor de cache e um sistema de gerenciamento tipo MK-Auth e monitoramento com dude devem ser adotados de inicio, a sugestão das setoriais AirMax com Rocket M5 é excelente, pois vai poupar manutenção e não dá dor de cabeça, nos clientes pode usar AirGridM5 ou NanolocoM5 dependendo a distancia até o POP.

  4. #4

    Padrão Re: Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    Uma 450g com Cache paralelo pode ate ser o do MK-Auth vai te atender bem ate demais...
    Eu rodava uma configuração dessas com 200 simultaneo trafego de rede de ate 20 Mb funcionava muito bem.. so troquei por uma 1100 por ter aumentado demais o trafego e o numero de clientes...

  5. #5

    Padrão Re: Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    Então galera, gostei dos comentários, me esclareceram muito.
    Como o colega acima disse, realmente uma RB 1100ahx2 para essa quantidade de link e de clientes é praticamente um desperdício, só que eu já estou meio que antecipando um projeto futuro que pode me render clientes em uma escala boa em breve, por isso já gostaria de ter um equipamento que suporte uma demanda maior em um curto espaço de tempo. Mais gostei da idéia das Setoriais AirMax com Rocket, vou procurar mais documentação sobre o assunto para viabilizar isso no meu projeto.
    Valeu muito pela força galera.

    Caio Leonardo
    Connect Soluções em T.I.

  6. #6

    Padrão Re: Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    Vale lembrar Caio que se suas pretensões são grandes e tem clientela para isso, vale a pena vc investir desde cedo sim na RB1100 uma vez que com ela poderá adiante rodar seu BGP quando adquirir sua A.S. própria facilitando as coisas mais para frente, e adote desde agora um sistema para gerenciar seus clientes, recomento o integrator mas pode começar com Mk-auth do Pedrão por enquanto....

  7. #7
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    RB 1100ahx2 pra 2MB vc esta de brincadeira... rsrsrs... utilize a 450G ou 750G por enquanto, um servidor de cache e um sistema de gerenciamento tipo MK-Auth e monitoramento com dude devem ser adotados de inicio, a sugestão das setoriais AirMax com Rocket M5 é excelente, pois vai poupar manutenção e não dá dor de cabeça, nos clientes pode usar AirGridM5 ou NanolocoM5 dependendo a distancia até o POP.

    Concordo, uma 450g pra começar esta de bom tamanho,

    o que mais me aparece aki e gente querendo começar e fala que vai colocar cada equipamento top caros etc, mas nao aguentam segurar as pontas,
    Como diz um cara que muito admiro Daniel Godri,

    "ser inteligente é saber ganhar dinheiro com o que tem"

    comece de baixo, a medida que vai crescendo coloque mais equipamento, falo por experiencia
    torrei 30 mil reias a 8 anos pra montar meu provedor, hoje vejo tanto que errei, sendo que foi dinheiro jogado fora

  8. #8

    Padrão Re: Provedor iniciante com RB 1100ahx2

    Eu mesmo tenho so 10 cliente e comprei uma rb 1100ahx2 compensa sim pois telefone nao para de tocar aleluia
    to usando 2 bullet em duas setiriais e uma omini de 15 com ap greatek logo vo tira o velho de guerra e trocarei por rockets com basestation eu mesmo fiz a torre fico bacana boa sorte