Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Como montar rede Wireless Para Celulares

    Bom pessoa, tenho 18 anos e faço um curso técnico em informática na Mincrolins ( Hardware Redes e Notebooks). tenho um conhecimento "Bom" nessas maquinas do futuro desde os 8 anos de idade quando fiz o curso básico e se encantei por ela rsrs. agora tive uma Ideia que provavelmente todo mundo já deve ter pensado e vim aqui pedir ajuda a vocês. quero fazer uma Rede Wireless para vender o sinal Wi Fi em celulares queria saber um esquema com antena omni para chegarem a um raio de 1 km quadrado com barreiras pois é uma cidade.


    desculpe a brutalidade mais a maioria dos caras que eu pergunto vem falar que preciso de uma antena de grade para receber o sinal ¬¬ eu quero receber de celulares e não de computadores. Obrigado pela ajuda

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    para se trabalhar com sinal de celular voce tem que comprar uma frequencia ,existem equipamentos que trabalham nesta frequencia e servem como aps masss e ligar um e configurar errado que a anatel bate em sua porta .
    detalhe e que para comprar um frequencia voce tem que entrar em leilão para conseguir e competir com as grandes ,se voce tiver este capital ja dei o caminho o resto e software e configurações igual uma rede wirelles qualquer .

  3. #3

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Explica melhor, vc quer oferecer sinal em 2.4 para celular acessar direto do pop?

  4. #4

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Amigo para vc fazer isso teria que usar microcélulas, o custo não compensa amigo, ainda mais sendo em 2.4 ai que nao vai prestar mesmo se tiver muita interferência.

  5. #5

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Citação Postado originalmente por ronei10 Ver Post
    Explica melhor, vc quer oferecer sinal em 2.4 para celular acessar direto do pop?

    exatamente amigo. tenho um bom capital para investir tudo Legalmente e minha cidade é pequena poucos roteadores etc...

  6. #6

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Citação Postado originalmente por Oscar Medeiros Ver Post
    exatamente amigo. tenho um bom capital para investir tudo Legalmente e minha cidade é pequena poucos roteadores etc...
    Oscar,

    Em minha cidade liberamos sinal 2.4 em uma Omni para acesso via celulares/notebooks em uma praça,

    A área atendida era de no máximo 50 metros...

    É impossível... só se você colocar várias e várias setoriais 2.4 e ter muitas ... e muitas torres dentro da cidade.

  7. #7
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    O problema é a potencia do sinal wireless em 2,4, que varia de fabricante e modelo. No meu smartphone já consegui acesso com 600 metros livres e no celular do mesmo fabricante não chegou a 100 metros(Motorola), e o engraçado que não consigo acessar a 40 metros visual da minha antena em nenhum dos modelos. As antenas dos APs, são omnis de 8dBi. Vc pode tentar em 900 Mhz, mas não são todos os celulares que funcionam nessa faixa.

  8. #8

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    amigo, pelo que eu entendi você deseja distribuir sinal 2.4 para o pessoal acessar com o celular ou notebook a internet através do seu AP
    Seguinte, voce pode investir em uma antena omni de 20dbi, mais um fonte bullet por exemplo de 800, o sinal estará indo muito longe... porém a placa receptora do seu celular ou notebook, não terá forca para jogar o sinal para a antena, por isto ate recomendaram voce utilizar antena de grade.

    oque voce precisa fazer é a cada 100 metros colocar um equipamento destes, encher sua cidade de AP. se nao sua ideia nao funcionara

  9. #9

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Citação Postado originalmente por Oscar Medeiros Ver Post
    Bom pessoa, tenho 18 anos e faço um curso técnico em informática na Mincrolins ( Hardware Redes e Notebooks). tenho um conhecimento "Bom" nessas maquinas do futuro desde os 8 anos de idade quando fiz o curso básico e se encantei por ela rsrs. agora tive uma Ideia que provavelmente todo mundo já deve ter pensado e vim aqui pedir ajuda a vocês. quero fazer uma Rede Wireless para vender o sinal Wi Fi em celulares queria saber um esquema com antena omni para chegarem a um raio de 1 km quadrado com barreiras pois é uma cidade.


    desculpe a brutalidade mais a maioria dos caras que eu pergunto vem falar que preciso de uma antena de grade para receber o sinal ¬¬ eu quero receber de celulares e não de computadores. Obrigado pela ajuda

    Bom dia amigo. Não sou muito de pronuncias no under-linux gosto mais de acompanhar, mais vamos lá. Acredito que vc quer um Esquema co varias torres(pop) interligadas onde possa transmitir a freqüência 2.4ghz com foco para Smart fones e celulares do gênero. Bom acredito que seja possível sim é so uma questão de Planejamento e investimento, meu e-mail [email protected] se puder ajudar estou a disposição.

  10. #10

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    bem amigos... como já falei minha cidade é de apenas 2 Quilômetros (Corrigindo ali em cima onde coloquei 3 ) vou até postar uma foto dela para vocês http://img.ragnabr-files.net/storage...187645x107.png . então galera essa é minha cidade de uma ponta a outra e esse ponto vermelho é minha residencia. se eu coloca-se 5 repetidores , 1 a cada 400 metros será que eu conseguiria distribuir esse sinal em toda a cidade ?

  11. #11

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Ja que vc esta com dinheiro, compra umas 5 wavion wbs-2400 que certeza que voce consegue isso.

  12. #12

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Eu vou construir uma rede com essa finalidade na minha área de atendimento.

    Inclusive pretendo fazer meu TCC com esse tema também.

    Tenha em mente que não é uma coisa tão simples quanto está imaginando a princípio. Por exemplo: Colocar 4 roteadores com antenas omni de alto ganho.

    É um projeto complexo. Deve conhecer bastante de Modulação Digital, Codificação de Canal, Sistemas OFDM, comportamento do meio de transmissão, Desvanecimento de sinal, Protocolo IEEE 802.11 N.

    Leve em consideração que seus APS e o cabeamento devem ser montados nos postes de energia. Terá que ter autorização para utilizar os postes e pagar aluguel.

    Deve ter disponível pelo menos uns R$30.000 por quilometro de rede construídda.

    De qualquer forma, oriento a solicitar assesoria de um Engeheiro especializado em Telecom para conseguir sucesso, ou então alguém com bastante conhecimento teórico e prático sobre o assunto.

    Possível é sim. Tanto é que todas as grandes operadoras já estão fazendo. Vá até uma grande cidade (Campinas, São Paulo) e dêum scan... Vão notar a ploriferação de redes Wi-fi das Operadoras como NET, GVT, Vivo.

    Usar o Wi-Fi trata-se de uma estratégia para desafogar as redes 3G e 4G das operadoras móveis.

  13. #13

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Para reforçar ainda mais o que estou dizendo veja a materia publicada na Teletime:

    http://www.teletime.com.br/25/11/201...2F2013+22%3A27

    Redes Wi-Fi deverão ser instaladas em mais de 90% das empresas latino-americanas em 2014, de acordo com o estudo Barômetro de Mobilidade da Motorola Solutions. Segundo o levantamento, 24% desses negócios planejam ampliar ou melhorar a infraestrutura sem fio no ano que vem, e 5% delas farão novas implementações – atualmente, 62% das áreas dos escritórios e lojas contam com cobertura de rede sem fio. A pesquisa, feita pela agência TNS Internacional, incluiu 375 executivos-chave de TI e negócios da Argentina, Brasil, Colômbia e México.
    O relatório mostra que 53% das lojas comerciais contam com Wi-Fi, enquanto 33% delas planejam expandir ou aprimorar as redes e 4% planejam implantar mais pontos de acesso sem fio. Além disso, a pesquisa diz que, atualmente, 60% das salas de conferências e áreas privadas para clientes contam com instalações do tipo. O maior crescimento em 2014 será, segundo a Motorola, no setor de suprimentos, com 8% das novas redes.
    Mas, apesar da disposição aparente em investir nas conexões wireless, 23% das empresas declararam ter incertezas para destinar aportes para isso em 2013, percentual que subirá para 43% no ano que vem.

  14. #14

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Eu vou construir uma rede com essa finalidade na minha área de atendimento.

    Inclusive pretendo fazer meu TCC com esse tema também.

    Tenha em mente que não é uma coisa tão simples quanto está imaginando a princípio. Por exemplo: Colocar 4 roteadores com antenas omni de alto ganho.

    É um projeto complexo. Deve conhecer bastante de Modulação Digital, Codificação de Canal, Sistemas OFDM, comportamento do meio de transmissão, Desvanecimento de sinal, Protocolo IEEE 802.11 N.

    Leve em consideração que seus APS e o cabeamento devem ser montados nos postes de energia. Terá que ter autorização para utilizar os postes e pagar aluguel.

    Deve ter disponível pelo menos uns R$30.000 por quilometro de rede construídda.

    De qualquer forma, oriento a solicitar assesoria de um Engeheiro especializado em Telecom para conseguir sucesso, ou então alguém com bastante conhecimento teórico e prático sobre o assunto.

    Possível é sim. Tanto é que todas as grandes operadoras já estão fazendo. Vá até uma grande cidade (Campinas, São Paulo) e dêum scan... Vão notar a ploriferação de redes Wi-fi das Operadoras como NET, GVT, Vivo.

    Usar o Wi-Fi trata-se de uma estratégia para desafogar as redes 3G e 4G das operadoras móveis.

    Santiago, tenho um projeto aqui para o corredor do RAMAL DA COPA, Região metropolitana de recife, e o custo ta beirando os 47 mil reais, isso já incluído a interligação por fibra e postes próprios, porque é a melhor opção aqui, ainda não coloquei em pratica por quatro razões:

    1 - as antenas que melhor se adequaram ao projeto foram as OMNI UBNT AMO 2G13dbi - esta ainda não esta homologada pela tia ANA...
    segue datasheet: http://dl.ubnt.com/datasheets/airmaxomni/amo_ds_web.pdf
    2 - estou aguardando o governo decidir o caminho desse acesso de 6km até o estádio - ARENA PERNAMBUCO e verificar a viabilidade novamente.
    3 - poucas casas terão ao decorrer do caminho se mudarem o projeto.
    4 - O Retorno do investimento não será tão rápido.

    Nos testes que fizemos com alguns clientes (cobaias) com esse perfil, passou nos notebooks media de 3 a 4.5 megas estável e não mais que 1.8mbps para os tablets e smatfones.

    Portanto na minha opinião projeto desse porte que o amigo acima pretende fazer é viável sim, desde que bem distribuído, organizado e com bons equipamentos.

  15. #15

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Só reiterando: a cobertura pode até ser boa, mas dependendo do smartphone a ser utilizado na tua rede, vai demandar muita estrutura.

    Tinha um Samsung que captava bem o sinal a uma relativa distancia, de algo de 50 metros em campo aberto e uns 10 dentro de um hotel.
    Tenho um Nokia Asha 311 que estando do lado do AP funciona bem. 3 Metros dele já está ruim.
    Faca como já comentaram: diversas repetidoras e o corredor como foi mencionado pelo Santiago e pelo Maclaud. Eu também penso em fazer algo assim (um corredor), mas nao para atender celulares e sim notebooks.

  16. #16

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    esses galaxy são extremamente bons, conseguem captar igual uma antena usb wireless de 150mbps.

  17. #17

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Eu acho impossível, pode se colocar 1000 pontos de acesso a "microplaquinha" do celular/tablet não vai mandar informações através de paredes em 2.4Ghz.

    Alguns se esquecem que wifi não é como rádio ou televisão só enviam, Wifi opera nos 2 sentidos, logo não adianta colocar um super equipamento numa "ponta" porque também vai depender da outra "ponta" do enlace.

    Olha que da problema até com o AP dentro de casa, experimenta colocar o roteador perto da porta de entrada e vai em um comodo distante feche as portas e verá na prática.

    Se for um caso de um prédio o apartamento de frente pode enviar o sinal mas os atras dele não.

    Outras frequências são inviáveis já que os aparelhos padronizaram o 2,4Ghz, alguns estão trabalhando em 5,8Ghz, mas são poucos
    Em 900Mhz ajudaria, mas não da para fazer multiponto e acho que não fazem celular com captação wifi 900Mhz esta é a frequência que eles usam para se conectar as operadoras.

    Você pode fazer isso em escolas, praças, quadras esportivas, bares e outros locais com movimentação de pessoas, estes locais as vezes são carentes de uma boa conexão.

  18. #18

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Citação Postado originalmente por Oscar Medeiros Ver Post
    esses galaxy são extremamente bons, conseguem captar igual uma antena usb wireless de 150mbps.
    O celular captar/enxergar a rede é uma coisa, entre no ponto de acesso e veja a intensidade de sinal que o AP identifica.

  19. #19

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Eu iria de mesh, tem muita solução boa no mercado pra isso hoje.

  20. #20

    Padrão Re: Como montar rede Wireless Para Celulares

    Realmente o problema dele é o celular. Nem todos tem forca para enviar um sinal muito longe.