+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Fala galerinha, estou querendo comprar um ap, e sei que atualmente o Unifi é um dos melhores equipamentos do mercado, porém qual o número máximo de clientes simultâneos ele suporta ? Vou estar usando esse ap em notebooks, smartphones e tablets... Meu problema não é a distância e sim o número de clientes que o equipamento suporte simultaneamente...

  2. #2

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Citação Postado originalmente por leandro.tech Ver Post
    Ninguém ?
    Pelo jeito vamos ter de testar amigo.
    O legal tem como você balancear o usuários conectados entre APs.
    E nas configurações já vem por default o numero 30.
    Então provavelmente deve ser essa quantidade.

  3. #3

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    Pelo jeito vamos ter de testar amigo.
    O legal tem como você balancear o usuários conectados entre APs.
    E nas configurações já vem por default o numero 30.
    Então provavelmente deve ser essa quantidade.
    Será que é só isso ? Estou precisando montar uma rede para uma faculdade, e pensei em colocar uma RB gerenciando alguns Unifi's, só que preciso de pelo ao menos 60 conexões simultâneas...

  4. #4

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Citação Postado originalmente por leandro.tech Ver Post
    Será que é só isso ? Estou precisando montar uma rede para uma faculdade, e pensei em colocar uma RB gerenciando alguns Unifi's, só que preciso de pelo ao menos 60 conexões simultâneas...

    60 por Ap ou 60 geral?
    Se for 60 por AP : Independente se for unifi ou outra marca nao é interessante colocar muito usuario encima de uma antena.
    Se for 60 geral: Vai funcionar sim. Ja fiz alguns projetos em hoteis utilizando antenas TPlink e mikrotik rb750 e ficava 100 usuarios tranquilo

    Lembrando que eu so utilizava o mikrotik para fazer o hotspot e outro equipamento para fazer o firewall.

  5. #5

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Citação Postado originalmente por magnorm Ver Post
    60 por Ap ou 60 geral?
    Se for 60 por AP : Independente se for unifi ou outra marca nao é interessante colocar muito usuario encima de uma antena.
    Se for 60 geral: Vai funcionar sim. Ja fiz alguns projetos em hoteis utilizando antenas TPlink e mikrotik rb750 e ficava 100 usuarios tranquilo

    Lembrando que eu so utilizava o mikrotik para fazer o hotspot e outro equipamento para fazer o firewall.
    Minha ideia era 60 por AP... Porque os alunos vão precisar acessar de dentro das salas de aula, pensei em colocar um Unifi em cada sala, aí seria uma média de 60 alunos conectados e teria uma RB boa gerenciando..

  6. #6

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Citação Postado originalmente por leandro.tech Ver Post
    Minha ideia era 60 por AP... Porque os alunos vão precisar acessar de dentro das salas de aula, pensei em colocar um Unifi em cada sala, aí seria uma média de 60 alunos conectados e teria uma RB boa gerenciando..
    Nao vai rolar.

    pelo oq eu ja fiz com outras antenas quando vc passa de 30 ja da problema. Tem antena que ja não deixa conectar.
    aquilo que eu falei do balanceamento é que vc pode determinar quantos podem conectar por antena. e como ja vem la 30 eu suponho que deva ser o limite.

    O ideal é colocar para cada 30 uma antena. e será que uma sala com 60 alunos todos vao conectar?
    Ja trabalhei numa universidade que passava de 30 a 50 alunos conectados . isso com mais de 600 alunos no total.

    Faz um teste, coloca so uma antena e monitora quantos vao ficar conectados. se ficar no limite vc coloca mais uma antena, senao deixa so uma mesma

    Blz

  7. #7

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Se utilizado como Bridge deve chegar a 60 mas não é o aconselhado. Como router deve ser 30 não sei se o uap funciona em modo router.

  8. #8

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Defaut 30? Onde isso?

  9. #9

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Wireless não é apenas clientes conectados, tem muitas variáveis. Não adianta o cliente conectar e não navegar. O prudente nesses equipamentos é o maior número possível. Se for uma faculdade, por um em cada sala com uma potência baixa, assim garante certa qualidade. Nesses projetos o ideal é comprar o rádio mais barato que aceita um openwrt, pois o que precisa é de quantidade de APs, já que cada sala terá uns 40-60 alunos. Não tem mágica nisso, ou se gasta muito com equipamento como Rokus e similares ou utiliza APs domésticos "anabolizados" com um openwrt. Como hoje 90% é telefones, pode-se usar até o modelo TL-WR741N que é com uma antena mas os aparelhos celulares só utilizam uma mesmo. Se quiser comprar o TL-WR841N melhor ainda (a versão 9 principalmente), depois liga todos os APs em um switch gerenciável para isolar através de VLAN e utiliza um computador para gerenciar com servidor DNS e roteamento, ou uma CCR ou ER-Pro

    O segredo é dividir ao máximo os clientes, se for alguma sala maior, poem 2 APs (sempre na potência mais baixa - com os ajustes de campo), por isso indico um rádio barato mais que aceite o openwrt. Outro rádio que é muito bom é o Linksys E900.

  10. #10

    Padrão

    Bacana! Com uma média de 1mb por cliente, quanto clientes simultâneos esse TL-WR741N com openwrt consegue suportar?

    Citação Postado originalmente por carlosomena Ver Post
    Wireless não é apenas clientes conectados, tem muitas variáveis. Não adianta o cliente conectar e não navegar. O prudente nesses equipamentos é o maior número possível. Se for uma faculdade, por um em cada sala com uma potência baixa, assim garante certa qualidade. Nesses projetos o ideal é comprar o rádio mais barato que aceita um openwrt, pois o que precisa é de quantidade de APs, já que cada sala terá uns 40-60 alunos. Não tem mágica nisso, ou se gasta muito com equipamento como Rokus e similares ou utiliza APs domésticos "anabolizados" com um openwrt. Como hoje 90% é telefones, pode-se usar até o modelo TL-WR741N que é com uma antena mas os aparelhos celulares só utilizam uma mesmo. Se quiser comprar o TL-WR841N melhor ainda (a versão 9 principalmente), depois liga todos os APs em um switch gerenciável para isolar através de VLAN e utiliza um computador para gerenciar com servidor DNS e roteamento, ou uma CCR ou ER-Pro

    O segredo é dividir ao máximo os clientes, se for alguma sala maior, poem 2 APs (sempre na potência mais baixa - com os ajustes de campo), por isso indico um rádio barato mais que aceite o openwrt. Outro rádio que é muito bom é o Linksys E900.

  11. #11

    Padrão Re: Número máximo do clientes conectador ao UNIFI OUTDOOR

    Tambem acho a RB muito melhor para gerenciar