Ola, Bom dia.

Se possível o pessoal poderia me tirar uma duvida ??

Segue estrutura da rede abaixo ..

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         balanceamento rede.jpg
Visualizações:	489
Tamanho: 	144,3 KB
ID:      	49359

Esta e a estrutura da rede ... a principio existem 2 AS Bordes Routers ( 2 balanceadores de link em pontos distintos ), router 1 e 3 .... geralmente o trafego vem pelo que tem custo menor ... o mais próximo da central .... o outro esta localizado em outra cidade, etc ...

obs : os 2 balanceadores contem 1 link dedicado + adsls ......

Estou fazendo alguns testes, e decidi colocar outro balanceador de link na central .... ai começou as duvidas ....

segue abaixo as imagens ...

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         balanceamento ospf.jpg
Visualizações:	345
Tamanho: 	123,9 KB
ID:      	49361Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         balanceamento ospf 2.jpg
Visualizações:	278
Tamanho: 	139,4 KB
ID:      	49362

Na rb 2011 que eh o meu 'concentrador de rotas', enlaces, etc .... como vocês podem ver agora tenho 3 AS Border Routers, 2 com custo 10 e 1 com custo 70 ( fica em outra cidade ) ..... Aparententemente o trafego esta sendo divido entre os 2 balanceadores, mas notei problemas com navegação e downloads ....

Duvidas :

Ospf vai fazer balanceamento por ecmp ? vou ter problemas com o flush da tabela ?

O que seria ideal neste caso ??? Colocar outro mikrotik, recebendo link destes 2 balanceadores e fazendo a divisão por pcc ??? Este novo mikrotik ficaria sendo como o default ??

Vi na documentação da mk [1], que e possível fazer o balanceamento por ospf aplicando filtros no bgp .... mas como não sou AS, e os 2 balanceadores em questão possuem cada um 1 link dedicado( diferentes empresas) + adsls, no meu caso não serviria, por que a saída 0.0.0.0/0 podem vir de ips diferentes ...

Se o pessoal puder ajudar com as duvidas, agradeço


[1] http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...ting_protocols