Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Olá pessoal,


    Estou com a dúvida do assunto.


    Vocês fazem o terra no térreo do prédio e então sobem com o fio até o topo do prédio? Caso afirmativo, qual seria a bitola do fio para um prédio de 18 andares?


    Ou vocês usam o terra do para-raios que já está lá em cima? Não me parece recomendado, mas é uma prática?

  2. #2
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Acho que nesse tipo de prédio(aliás é um edifício), o aterramento é recomendado pelo CREA/CONFEA; E acho que o ponto mais próximo é na casa das máquinas(elevador), mas na duvida é melhor verificar na planta elétrica da edificação, ou então montar um sistema com "transformador de isolação"(entrada 127/220 saída 127/220) como é montado a minha rede particular(domestica/comercial) para 4 PCs, rede e periféricos. Ressalto que o consumo pode aumentar em no mínimo 20%(no meu caso) e em uns 8 anos nunca queimou uma fonte ou periféricos conectados a ele; minha rede elétrica era muito mal feita e consertei-as faz uns 2 anos.

  3. #3

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Dificilmente vai conseguir utilizar o aterramento da sala de maquinas do elevador. O pessoal das empresas sao instruidos a cortar qualquer coisa que nao seja equipamentos deles e estejam ligados dentro da casa de maquinas.

  4. #4

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Citação Postado originalmente por achiodi Ver Post
    Dificilmente vai conseguir utilizar o aterramento da sala de maquinas do elevador. O pessoal das empresas sao instruidos a cortar qualquer coisa que nao seja equipamentos deles e estejam ligados dentro da casa de maquinas.
    Verdade. Já passei por isso.


    Vamos ver se surgem mais opiniões/casos na prática de como aterrar nessas situações.

  5. #5

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Uma vez, muito antigamente alguem me falou pra ligar a torre toda ao cabo do para-raios ou algo assim. e fazer o aterramento utilizando a ferragem que esta dentro dos pilares do predio.

  6. #6

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Ligar no aterramento do para-raio (Aqui predio de mais de 3 pisos precisa obrigatoriamente para-raio e projeto do aterramento com resp. técnico assinando, ou seja, precisa malha e gel, mas isso é legislação de cada municipio (Ou falta de legislação)) é um paleativo, só vai ter problema em caso de raio, nalguns casos a descarga corre por tudo que estiver plugado no cabo, de modo que a malha dos cabos blindados explode (O ponto mais fragil é sacrificado). Por isso não se liga a estrutura metalica dos predios no aterramento do para-raios, a chance de um raio estourar o cabo perto da terra, e na mesma tempestade um segundo raio (Ou o mesmo) percorrer a estrutura metalica do predio, sempre existe.

    Eu ligaria na estrutra metalica, em caso de raio direto precisaria um aterramento muuuuito bom, mas se já tem para-raios a chance de descarga direta no equipamento é minuscula. Mas tem outra coisa que causa MUITO problema: Indução por descarga proxima. Cabo de rede ou de RF capta o campo magnético induzido por uma descarga proxima (Raio no para-raio do predio ou de um predio vizinho), esse campo induzido se converte em tensão, tensão alta que queima os drivers/phy da lan dos equipamentos, pra evitar essa queima pode usar aterramento na malha do cabo, um misero aterramento num pote de flor as vezes salva equipamento, que dirá ligar na estrutura metalica ou vigas aparentes do predio. Obviamente não dá pra ligar uma torre de 20m nisso.
    (Nesse caso, indução de tensão nos cabos por raio proximo, centelhador também ajuda, mas tem que fazer gambiarra pra ligar os centelhadores, não tem equipamento comercial com centelhador pra rede UTP, um centelhador entre os pinos 1 e 2, outro entre os pinos 3 e 6, isso pode deteriorar o troughput da rede se os cabos forem longos, complicado dimensionar isso direito)

  7. #7

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    olá amigo, utilize o para raio existente no edifício, detalhe recomendo que coloque o cabo vindo de 3 ou 4 lugares diferentes pois assim espalha melhor caso caia um raio, se não existir para raio ai fica difícil, bom coloque 2 na base da torre com braçadeira de metal coloque 3 braçadeira em cada cabo da base, com distancia de 10cm uma da outra, desta forma evita mal contato com o tempo pois sofrerá com sol e chuva, os outros 2 suba com eles a té o topo por fora de modo que se for cair um raio na quina da estrutura atinja primeiro o para raio caso seja triangular passe nas 3 e se for quadrada passe nas 4 quinas existe os pinos especifico para esta aplicação é uma haste de 10 a 15cm com um suporte de plastico onde vc irá passar o cabo, e este cabo deve is até o pico da torre onde deve ser colocado uma peça especifica para esta função. bom a algum tempo atrás eles utilizava um material empobrecido magneticamente com a intenção de atrair os raios, mas descobrirão que nada adianta, agora não sei que material é utilizado, fiz o meu com cobre e estanho e funcionou e continua funcionando, um dos raio que caiu comeu um pedaço de de uma ponta uns 3cm mas ao bullet 2,4 e outro 5.8 e aos aparelhos que esta ligado aos bulets nada fez (para ajudar eu utilizo cabo blindado) já vi cair raio e a luz nem piscou, a 3 anos perdi tudo e aprendi a lição, atenção fique de olho existe barra de ferro banhado a cobre vi isto no inicio da semana pois sou eletricista, a que eu vi tem por volta de 15 anos oxidou e o cobre sumiu, meu para raio eu mesmo fiz, ao invés de utilizar uma barra de 3 mts de ferro banhado a cobre eu utilizei uma barra de cano de cobre com uma barra de aço gg50 da gerdau dentro para garantir que ela não dobre ou corrugue ao ser enfiada ao solo (este processo deve ser feito batendo com uma marreta para garantir o máximo de contato na terra) desta forma eu espalho a descarga com cobre que é 100x mais eficiente que o ferro. minha casa fica no alto de um monte e tem 5 lajes, desta forma minha casa atrai os raios, já tinha brincado com meu pai, para não trabalhar na constrição de minha casa quando estivesse chovendo e ele tirava onda achando que eu estava loco ou impressionado (meu inquilino já tinha me relatado que caiu um raio) até que um dia eu e ele estava fazendo a área da cobertura (lavanderia + área de lazer) que é a parte de cima da casa e caiu um raio, o velho pulou de uma laje na outra e saiu correndo, agora o tempo muda galera já vaza, mas eu fico de boa mas daquele jeito. nos edifícios sempre vejo para raio de cabos de alumínio semelhantes aos da eletro paulo utilizados em distribuição de energia, eu prefiro gastar o dobro e fazer com cabos de cobre, não confio em alumínio para isto pois minha vida ou de entes queridos pode depender disto. espero ter ajudado.

  8. #8

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Amigos, a propósitoestamos pedindo ao nosso engenheiro responsável, justamente um projeto de aterramento para nossa torre que fica no topo do predio.
    Andei conversando com outro engenheiro e o mesmo me alertou que aterrar os equipamentos no para raio e loucura, pois pode ter retorno de ca dúvidaarga e assim descarregar nos equipamentos. Li em algum artigo não me lembro onde que uma conta prática (prática não e a regra ok) de calcular a bitola do fio terra é sempre usar a metade da bitola que estas utilizando para o fio positivo. Agora não sei se com o comprimento elevado muda o cálculo!!! Também tenho esta dúvida! Em todo o caso acredito que o melhor seria ler a NBR 5410! Veja se encontra a resposta (conheco a norma, mas não li na integra)
    Quando receber a resposta do eng, posso postar o resultado!!!

  9. #9

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Metade da bitola pra fios grossos, se usar a alimentação com baixa corrente, tipo alimentar meia duzia de NS, dá 120W em 127V de consumo na pior das hipóteses, situação onde um fio de 1mm resolve tranquilamente, mas nesse caso não dá pra sequer pensar em usar fio de 0,5mm pra aterramento.

    O MÍNIMO a se usar pra aterramento é 16mm, é o cabo de cobre mais fino que você achará com o nome "para aterramento". SE você alimentar o equipamento com fio mais grosso que 32mm, AÍ SIM pode pensar em usar bitola com metade do tamanho do fio da alimentação (Alimentação com 68mm, terra com 34mm), em torre de telecom nunca ví nada mais grosso que uns 4 ou 6mm.

    Aterrar equipamento junto com para-raios é paleativo, isso nunca pode ser pensado como solução permanente, no primeiro raio direto tudo queima, mas quebra o galho evitando a queima por indução devido a descarga proxima.

    Ou seja, ajuda nas descargas proximas (Aterra altas tensões que induzidas no condutos), mas queima tudo em descarga direta (No para-raios). Aterramento basico onde não tem raio direto sobrevive anos, mas em caso de raio direto queima tudo, a função do para-raios é mandar a descarga direta pro aterramento proprio, protegendo o equipamento abaixo (Que portanto precisa aterramento separado).

    *Raio direto: Descarga no para-raios ou na torre, e não "varios raios por perto no mesmo dia". Vale lembrar que dependendo da região e construção o raio se divide, um braço se descarrega no canto da construção, outro na arvore do lado (Algumas arvores tem mais umidade e são mais atingidas, tipo coqueiros), por isso o para-raio precisa ser muito mais alto que o equipamento (Virtualize uma piramide com uns 40 a 45° de angulo de subida, para-raios no topo), predio as vezes tem para-raios a 5 ou 6m acima, isso protege uma area de uns 40m² abaixo, se o predio for maior que isso (Sempre é) o risco de descarga direta em aste de ferro de equipamento a 10m desse aterramento é grande.

  10. #10

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Citação Postado originalmente por Maurobranquinho Ver Post
    Amigos, a propósitoestamos pedindo ao nosso engenheiro responsável, justamente um projeto de aterramento para nossa torre que fica no topo do predio.
    Andei conversando com outro engenheiro e o mesmo me alertou que aterrar os equipamentos no para raio e loucura, pois pode ter retorno de ca dúvidaarga e assim descarregar nos equipamentos. Li em algum artigo não me lembro onde que uma conta prática (prática não e a regra ok) de calcular a bitola do fio terra é sempre usar a metade da bitola que estas utilizando para o fio positivo. Agora não sei se com o comprimento elevado muda o cálculo!!! Também tenho esta dúvida! Em todo o caso acredito que o melhor seria ler a NBR 5410! Veja se encontra a resposta (conheco a norma, mas não li na integra)
    Quando receber a resposta do eng, posso postar o resultado!!!
    olá amigo, quanto a bitola do fio deve ser a mesma para positivo e negativo ou em caso de 220, como exemplo todas extensões e fios de cabos de maquinas são da mesma bitola, quanto a distancia sim interfere na bitola do fio pois quanto maior é a extensão mais tem perdas como efeito resistência ( o aquecimento do cabos, que reflete em aquecimento do cabo levando a perda de energia em forma de calor) e como um exemplo o efeito fonte, (esticando 1km de cabo inicia-se com carga 110 na outra ponta vai chegar 98 ou menos este só exemplo pois dependendo da carga aplicada até menos). a utilização do um cabo mais grosso e outro mais fino irá sobrecarregar o cabo mais fino, quanto ao para raio e aparelhos juntos no caso da utilização de cabo de cobre nú, a carga rompe a parte mais fraca no caso é dado ao lugar onde o raio cair, uma vez que as hastes é cano de cobre tem 100% do aproveitamento do aterramento, no caso de cabos de alumínio e aterramentos com hastes de ferro pode ocasionar que leva a carga do raio para a haste de aterramento o que causaria a queima de tudo que esta no caminho ou ligado ao aterramento, a haste banhado com cobre não tem a mesma eficiência, este é meu conceito de experiencia na área o mais fraco rompe e todos que trabalha com elétrica sabe disto, com o para raio de cobre pode até derreter o local onde o raio tocar mas não irá ser conduzido pelo aterramento, posso dizer que já levei vários sustos mas depois que fiz nada mais queimou, inclusive tem a mancha onde o raio passou causando oxidação do ferro, detalhe levei 2 cabos do aterramento 16 mm = 32mm até o topo 100% cobre, do mais acompanhando o post conhecimento nunca é de mais.

  11. #11

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Única diferença entre 127 e 220V é o neutro, não confunda neutro com terra, são completamente diferentes.

    Fio pra alimentação (Fase + fase, ou fase + neutro) é diferente de fio de aterramento, que em caso de descarga direta conduz uma corrente muuuuuuito maior que a consumida pelo equipamento.

    Quando o aterramento é deficiente (Terrometro é barato mas pouca gente tem) a tendência é o cabo de descida torrar em caso de raio. Boa parte do brasil precisa aterramento grande com malha e gel, solo meio arenoso, em boa parte da amazonia legal (60% do brasil) precisa coisa tipo 20 astes de 2m pra uma torre de 40 metros.

  12. #12

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Única diferença entre 127 e 220V é o neutro, não confunda neutro com terra, são completamente diferentes.

    Fio pra alimentação (Fase + fase, ou fase + neutro) é diferente de fio de aterramento, que em caso de descarga direta conduz uma corrente muuuuuuito maior que a consumida pelo equipamento.

    Quando o aterramento é deficiente (Terrometro é barato mas pouca gente tem) a tendência é o cabo de descida torrar em caso de raio. Boa parte do brasil precisa aterramento grande com malha e gel, solo meio arenoso, em boa parte da amazonia legal (60% do brasil) precisa coisa tipo 20 hastes de 2m pra uma torre de 40 metros.
    opa, verdade amigo tanto que repare em seu chuveiro que os mais simples pede bitola de 4mm e o fio terra que vem de fabrica no chuveiro é 1,5 no máximo mas já vi caso de vim com 0,75 sólido de alumínio, que tem qualidade inferior ao fio cabinho de cobre.
    bom como falei acredito que boa parte dos aterramento que vejo aqui em são paulo nos edifícios considero deficiente, mas lógico que seria muito azar um raio acertar o individuo dentro do apartamento então logo se quiser nem precisa por, como mais de 95% das casas de 3 4 5 andares não tem. eu só coloquei por que caiu um e queimou tudo inclusive afetou meus vizinhos, eu sei que caiu em minha casa mas ele falou que foi na rua, deixei assim pois s eu falo que caiu em minha casa pelo fato de ter uma pequena torre eles poderia querer que eu indenize pois queimou aparelhos como 1 geladeira 1 telefone sem fio 1 computador estes em 3 casas diferentes fora outros que eu não fiquei sabendo. bom aguardando. ja em minha casa tinha aparelho que estourou tudo. acompanhando.

  13. #13

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    O aterramento do chuveiro é só pra evitar que você tome um choque leve, é o local onde até aterrar num vaso de flor resolve. Mas raio... é um pouquinho mais "forte" que a tensão e corrente que a condutividade da agua jogam pro terra do chuveiro, por isso torre e equipamentos metalicos expostos precisa um fio mais grosso.

    Terra dentro de casa, pra ar-condicionado, terra pra tomada de predio, terra pra transformador em rede monofasica de alta tensão (Uso rural, acima de 13KV), isso não pode ser comparado ao terra necessario pra para-raios e pra grandes elementos metalicos expostos, a corrente é muito diferente. Terra pra meia duzia de NS é tranquilo, uma aste de 2m fincada no chão já ajuda muito, visto que eles não tem nada metalico exposto, seria só pra aterrar a malha do cabo de rede (Pra evitar indução), mas onde tem grade ou disco metalico, fora da area de cobertura do para-raios (Para-raio de 5m de altura, antenas a 4m de altura mas a 4m de distancia do para-raios, totalmente fora da area de cobertura do para-raios), precisa um aterramento muito bom, ou vai torrar alguns equipamentos em caso de descarga direta. Aterramento meia-boca evita queima por alta tensão induzida em cabo, então aterramento meia-boca resolve em 99,9% das tempestades, mas 1 em 1000 vai acertar um raio direto no equipamento, situação em que um bom para-raio acima do equipamento o salvaria.

    Não gosto da idéia de usar a torre ou ferro de sustentação de antena como condutor de para-raios, isso induz alta-tensão na fiação e queima lan. Já quando tem o para-raio com cabo proprio (De 16mm pra cima), isolado da torre, passa anos e anos levando raio no para-raios e sem queimar lan nenhuma, seja de MK ou UBNT (NS, NS Loco, Airgrid...).

  14. #14

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Pessoal no meu caso, estou montando um torre de 18mts auto portante na loja e estou na duvida, cabo de aterramento direto na torre ou faço um cabo de descida isolado dela.

    A parte do solo fiz um valeta de 9mts de comprimento por 60cm de profundidade usei cabo de 50mm c/ 5 haste terra.

    Caso queira descer um cabo isolado da torre poderia perfeitamente fazer junçao com esse cabo atual correto?

  15. #15

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Então, o mínimo recomendado pra aterramento é o cabo de 16mm de cobre, se procurar por cabo nú pra aterramento devem ter mostrar de 16mm, pode usar cabo de cobre puro pra interligação entre as aste ("Pode", não "deve"), mas pra subida é bom usar o cabo de aço cobreado, aço pra não explodir com raio, e cobre pra melhorar o contato no elemento captante e nas astes (Aço pode ter contato ruim quando envelhece).

    Pra isolar o cabo tem boas idéias postadas aqui no forum, tipo bucha de uso automotivos (De borracha) soldadas numa aste de ferro, usando rosca (De lojas de ferragens) de 5/16 ou 3/8 (Rosca é baratíssima) dá pra abraçar varias buchas automotivas (As de marcas paralelas são baratas, já achei bucha pra barra estabilizadora de R$ 3) e depois abraçar na torre parafusando com alguma chapa. Algo tipo assim:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sem título1.jpg
Visualizações:	264
Tamanho: 	82,8 KB
ID:      	49395
    Varias buchas de braço oscilante servem pra isso, questão de ver o que tem no comercio local daí.

    A ponta é bom galvanizar, cromar, cobrear... enfir, fazer qualquer tratamento para que as pontas não enferrugem.
    (Ou compre pontas prontas, poucos serralheiros sabem fazer algo além de galvanizar a fogo, que não produz um elemento com condução boa)

  16. #16

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Vlw rubens, esse cabo para subida seria aquele cabo meio rigido com capa de plastico correto? Tipo oque a rede cemat usa nos cabos triples.

    Entao para interligar as haste usei cabo de cobre nu 50mm e para subida pretendo usar 36 a 50mm tbm, melhor sobrar do que faltar.

    Sobre o isolante eu ja vi em uma loja proxima com isoladores de porcelana.

    Mais uma vez obrigado.

  17. #17

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    O aterramento do chuveiro é só pra evitar que você tome um choque leve, é o local onde até aterrar num vaso de flor resolve. Mas raio... é um pouquinho mais "forte" que a tensão e corrente que a condutividade da agua jogam pro terra do chuveiro, por isso torre e equipamentos metalicos expostos precisa um fio mais grosso.

    Terra dentro de casa, pra ar-condicionado, terra pra tomada de predio, terra pra transformador em rede monofasica de alta tensão (Uso rural, acima de 13KV), isso não pode ser comparado ao terra necessario pra para-raios e pra grandes elementos metalicos expostos, a corrente é muito diferente. Terra pra meia duzia de NS é tranquilo, uma aste de 2m fincada no chão já ajuda muito, visto que eles não tem nada metalico exposto, seria só pra aterrar a malha do cabo de rede (Pra evitar indução), mas onde tem grade ou disco metalico, fora da area de cobertura do para-raios (Para-raio de 5m de altura, antenas a 4m de altura mas a 4m de distancia do para-raios, totalmente fora da area de cobertura do para-raios), precisa um aterramento muito bom, ou vai torrar alguns equipamentos em caso de descarga direta. Aterramento meia-boca evita queima por alta tensão induzida em cabo, então aterramento meia-boca resolve em 99,9% das tempestades, mas 1 em 1000 vai acertar um raio direto no equipamento, situação em que um bom para-raio acima do equipamento o salvaria.

    Não gosto da ideia de usar a torre ou ferro de sustentação de antena como condutor de para-raios, isso induz alta-tensão na fiação e queima lan. Já quando tem o para-raio com cabo proprio (De 16mm pra cima), isolado da torre, passa anos e anos levando raio no para-raios e sem queimar lan nenhuma, seja de MK ou UBNT (NS, NS Loco, Airgrid...).
    kkk leve fala isto para o engenheiro elétrico que coloca o cabo do aterramento na mesma bitola do força ( segundo ele se houver um curto o aterramento deve suportar a mesma carga que a do cabo de força ou até mais para evitar a fuga da tenção como retorno) foi o que ele me falou quando questionei ele pois falei (do que adianta colocar um cabo deste se o que vem de fabrica é 1,5 mm) mas na real, o que ele falou faz sentido, pois já vi caso que o cabo aqueceu e derreteu a fita isolante e encostou no cano que era de cobre( a maioria utiliza de alumínio) e por sua vez passou a corrente até o registro que ao pipocar a pessoa foi fechar o chuveiro e levou uma descarga e morreu. outro caso, bom meu tio só não morreu porque desmaiou e com o peso do corpo soltou o cabo, bom se tratando de eletricidade residencial ou industrial 1/2 ampere é o suficiente para matar uma pessoa, concordo que o cabo de aterramento deve ser passado por fora da estrutura e a estrutura deve ser aterrada em outro aterramento tudo tem que ser aterrada pois é fato o técnico do são paulo futebol club levou um raio no meio do campo onde é cheio de para raio para todo lado exemplo os refletores todos tem aterramento (para raio) , sei disto pois de minha casa vejo o estadio do Morumbi e mais vi um relato de um raio que atingiu uma pessoa no meio de um show de rock e atingiu apenas uma pessoa em um local cheio de gente. a realidade é que para fenômenos da natureza devemos prevenir pois remediar pode ser tarde de mais...... cabo de aço cobreados eu de minha parte não recomendo pois com o tempo vira apenas cabo de aço, bom quanto a aterra o chuveiro em vaso de planta lhe pergunto vc é profissional??? diga isto para os caras da eletro paulo se eles souber de um caso deste eles nem liga sua energia (nem coloca o relógio pois eles pede no minimo 2 aterramento com distancia minima de 2 metros entre as hastes).... e se é engenheiro elétrico pode arrumar problemas, sei que cada caso é um caso diferente mas aterramento é aterramento só muda sua aplicação quanto maior a carga maior deve ser a estrutura certo. ou estou errado?

  18. #18

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Vlw rubens, esse cabo para subida seria aquele cabo meio rigido com capa de plastico correto? Tipo oque a rede cemat usa nos cabos triples.

    Entao para interligar as haste usei cabo de cobre nu 50mm e para subida pretendo usar 36 a 50mm tbm, melhor sobrar do que faltar.

    Sobre o isolante eu ja vi em uma loja proxima com isoladores de porcelana.

    Mais uma vez obrigado.
    sábia atitude plastico 50 anos porcelana mais de 1000 anos....

  19. #19

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Citação Postado originalmente por rogermacedo Ver Post
    sábia atitude plastico 50 anos porcelana mais de 1000 anos....
    Sim rogermacedo, como citado por vc acima vou fazer um aterramento para torre e outro para o para-raio, os radios como uso cabo blindado e patch panel vou deixar apenas o aterramento da parte eletrica atual que creio ser o suficiente.

  20. #20

    Padrão Re: Como vocês levam o terra para equipamentos no topo de um prédio?

    Minha torre de 46m tem uns 20 de porcelana, tipo esses: http://i01.i.aliimg.com/img/pb/200/6...603200_851.jpg, é de 2009 e já tem 4 quebrados, cabo de aço cobreado de 25mm² pelo visto chacoalha com o vento e "de tanto bater" já quebrou uns, estão a uns 2m de distancia entre sí, proxima vez que eu usar isso vou colocar mais perto ou usar uns de borracha intercalados com ceramica. Do jeito que a coisa vai meus isoladores não vão durar nem 10 anos, que dirá 1000.

    JonasMT, esse cabo de aço cobreado que falo é nú, tipo cordoalha, com 7 fios, nunca ví deles encapados, talvez a Cemat use encapados aí porque o fornecedor da região tenha deles, aqui pros lados do Araguaia a Cemat usa cabo nú mesmo, alias, quem usa são as empresas de instalações (Cia de eletrificação), a Cemat só visita e aprova. Aço e aluminio na rede AC, aço e cobre no aterramento, o motivo principal deve ser o custo, aluminio é mais barato, como a tensão percorre o cabo na forma de onda ao redor a menor condutancia no aluminio não incomoda muito, mas talvez incomodaria se usassem aluminio no aterramento. Se for pela condutância é melhor usar cobre puro, macio, mas ia se desmanchar em pouco tempo.

    Esses cabos são usados mais pra aterramento de transformador em uso rural, por isso empresas de agronegocio de MT nada a ver com eletricidade tem, tipo a AgroAmazonia (Pelo menos tinha), cordoalha pra estaiar torre também, é muito mais barato com eles que com as empresas de material elétrico por aqui.