+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede de fibra optica

    Estou pensando e migrar para fibra, assim. Estou fazendo muitas pesquisas e estudos no assunto. Neste processo tive uma duvida referente a caixas de atendimento! Exemplo um cabo com 6 fibras cada fibra sera para alimentar 1 caixa com splitter de 1:16 ?

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App

  2. #2

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Citação Postado originalmente por Wesleyrosa Ver Post
    Estou pensando e migrar para fibra, assim. Estou fazendo muitas pesquisas e estudos no assunto. Neste processo tive uma duvida referente a caixas de atendimento! Exemplo um cabo com 6 fibras cada fibra sera para alimentar 1 caixa com splitter de 1:16 ?

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App
    Olá!

    Não tem receita de bolo na verdade, tem que respeitar o sinal mínimo das ONUs. Em teoria tu pode atender até os 64 ou 128 clientes splittando uma via só... Mas tem que estudar o cenário...

  3. #3

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Olá!

    Não tem receita de bolo na verdade, tem que respeitar o sinal mínimo das ONUs. Em teoria tu pode atender até os 64 ou 128 clientes splittando uma via só... Mas tem que estudar o cenário...
    So outra duvida de eu alimento um splitter com uma via da fibra como faco para levar esta via para a proxima caixa usando splitter desbalanceado uma via vai para o splitter de atendimento e a outra ponta vai para proxima caixa ?

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App

  4. #4

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Vai usar um splitter desbalanceado se fizer uma rede com a topologia barramento, daí sim, uma saída vai pro splitter e a outra segue pra próxima CTO

  5. #5

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Você deverá "instalar" antes um splitter 1x2 (balanceado ou desbalanceado) dependendo do projeto, e depois dele vai uma porta/via para a caixa de atendimento (com splitter 1x8, 1x16,1x32 ou 1x64) e outra para continuidade da fibra.

  6. #6

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Citação Postado originalmente por fhpn Ver Post
    Você deverá "instalar" antes um splitter 1x2 (balanceado ou desbalanceado) dependendo do projeto, e depois dele vai uma porta/via para a caixa de atendimento (com splitter 1x8, 1x16,1x32 ou 1x64) e outra para continuidade da fibra.
    Hum sim entendi mais assim nao perdera muito db ?

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App

  7. #7

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Dá uma olhada nesse pdf

    http://www.furukawa.com.br/arquivos/...3_FAQGEPON.pdf

    Tem perdas por km e por splitter pra te basear...

  8. #8

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Citação Postado originalmente por brunozerves Ver Post
    Dá uma olhada nesse pdf

    http://www.furukawa.com.br/arquivos/...3_FAQGEPON.pdf

    Tem perdas por km e por splitter pra te basear...
    Ok

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App

  9. #9

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Citação Postado originalmente por Wesleyrosa Ver Post
    Hum sim entendi mais assim nao perdera muito db ?

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App

    Depende do projeto, quando montei meu primeiro projeto segui os seguintes passos:
    - Fiz um estudo de campo (ruas) onde desejaria/poderia instalar as caixas.
    - Com isso em mente montei o projeto no google earth
    - Montei o orçamento de potencia ( pesquise tabela de perdas opticas)
    Isso é bem básico, só para te dar uma noção. Lembrando que não sou nenhum expert no assunto ainda, porem já lancei alguns km's de cabo na rua. Espero ter ajudado

  10. #10

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Citação Postado originalmente por fhpn Ver Post
    Depende do projeto, quando montei meu primeiro projeto segui os seguintes passos:
    - Fiz um estudo de campo (ruas) onde desejaria/poderia instalar as caixas.
    - Com isso em mente montei o projeto no google earth
    - Montei o orçamento de potencia ( pesquise tabela de perdas opticas)
    Isso é bem básico, só para te dar uma noção. Lembrando que não sou nenhum expert no assunto ainda, porem já lancei alguns km's de cabo na rua. Espero ter ajudado
    Sim so minha duvida e o seguinte a sensibilidade da onu e em media -27db .so de colocar o primeiro splitter 1:16 ja vou perder 14,9 db entao teoricamento? nao tenho mais db para alimentar a proxima caixa minja duvids e esta

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App

  11. #11

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Citação Postado originalmente por Wesleyrosa Ver Post
    Sim so minha duvida e o seguinte a sensibilidade da onu e em media -27db .so de colocar o primeiro splitter 1:16 ja vou perder 14,9 db entao teoricamento? nao tenho mais db para alimentar a proxima caixa minja duvids e esta

    Enviado via LG-K430 usando UnderLinux App

    Vamos lá, um exemplo bem genérico:
    Potencia de saida da OLT = + ou - 4 Db
    Spliter balanceado 1x2 = 2 Db por porta
    Spliter 1x32 = 4 db - 15 Db (perda do splitter 1x32) = -13 Db (sobrando potência)


    Rede barramento
    Potencia de saida da OLT = + ou - 4 Db
    Spliter desbalanceado 1x2 5/95% = 4 Db - 0,5 Db Porta A = 3,95 Db continuidade da fibra
    Spliter desbalanceado 1x2 5/95% = 4 Db - 14,6 Db Porta B = 10,65 Db liga na caixa
    Spliter 1x8 = -10,65 db - 10,5 Db (perda do splitter 1x8) = -21,15 Db (sobrando potência)


    Como falei são exemplos bem genéricos e devem ser bem analisados em cada projeto. Nos meus projetos deixo as CTO's (caixas) com média de -24Db levando em conta que vou perder + ou - 1 Db em conectores, o que dá uma margem de 2 Db no cabo drop que vai para o cliente. Estude bastante antes de lançar seus cabos para não ter de refazer seu projeto depois com a rede já "rodando". Desculpe se parece meio confuso mais e meio complicado explicar em poucas palavras.

  12. #12

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    amigo, melhor saída e contratar uma consultoria para iniciar essa rede, depois de feito o erro e mais complicado de se corrigir.

  13. #13

    Padrão Re: Rede de fibra optica

    Concordo, porém caso o bolso não permita ESTUDE BASTANTE antes de iniciar o projeto. Boa sorte.