Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    e outra.. latencia nao eh tudo :P


    um link assim:
    20ms
    20ms
    20ms
    20ms
    20ms

    eh melhor do que um assim:

    1ms
    10ms
    2ms
    3ms
    10ms
    3ms
    1ms
    4ms
    8ms
    10ms
    11ms
    9ms
    ....

  2. #22

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    E assim é melhor ainda...

    Alto tráfego, baixa latência e baixo jitter. Eu não sei se o Rocket suportaria isso.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         100 MEGA FUL MIKROTIK.jpg
Visualizações:	270
Tamanho: 	123,7 KB
ID:      	49536

  3. #23

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Então com base nos depoimentos dos amigos, vou abrir mão do AirFiber mesmo. O valor não justifica o risco de ter um backbone parado por causa de uma chuva.
    Grato pela ajuda e colaboração de todos!

  4. #24

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Sinceramente não sei se é tão critico em chuvas...

    Em um vídeo do Luciano Franz diz que colocando modulação menor ele dificilmente cai em chuvas...

    Tenho uma situação semelhante e estou analisando as opções..mas pelo tamanho da antena e facilidade de instalação acho que vou optar pelo AirFiber..

  5. #25

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Sinceramente não sei se é tão critico em chuvas...

    Em um vídeo do Luciano Franz diz que colocando modulação menor ele dificilmente cai em chuvas...

    Tenho uma situação semelhante e estou analisando as opções..mas pelo tamanho da antena e facilidade de instalação acho que vou optar pelo AirFiber..
    Você já tem AirFiber em produção em alguma parte da sua rede?
    Tenho cá minhas dúvidas tb quanto ao desempenho desse equipamento na chuva, por isso abri o tópico. OS pontos são:
    - Eu quero trabalhar com AirFiber nesse cenário atual, ou outro equipamento de 24 GHz;
    - Não tenho interesse em fazer esse ponto a ponto com com frequência de 5 Ghz, independente do tipo de equipamento, seja ele Ubiquiti, Mikrotik ou Intelbras;
    - Pela distância sei que com clima aberto ou chuva branda, o funcionamento vai ser satisfatório;
    - Queria saber se tem alguém que tem AirFiber ou outro equipamento de 24 GHz em produção e que pudesse dar um feedback do funcionamento sob chuvas fortes.

    Qualquer contribuição é bem vinda.
    Abraços.

  6. #26

    Padrão Re: AirFiber e Chuva


  7. #27

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Parece que é bem complicado com chuva.

    Olha esse tópico:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=161101

  8. #28

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Sim, essa questão do uso do Airmax aumentar a latencia é porque esse protocolo proprietário da Ubiquiti faz uso do TDMA.

    O TDMA tem como principio a divisão de tempo para cada cliente conectado ao AP. As pessoas que defendem o seu uso, atribuem a essa tecnologia, uma possível melhoria (aumento) na capacidade máxima de clientes. Essa possível melhoria eu não consegui constatar na prática, sendo que inclusive, já vi um estudo d UFRJ, que mostra justamente o contrário - O uso da tecnologia TDMA diminui a capacidade máxima de clientes suportadas por um AP. Sendo que até então me parece mais uma jogada de marketing das empresas.

    Mas no seu caso, que é na verdade um PTP, o Airmax teria como função melhorar a estabilidade e "imunidade a ruídos". Isso eu já vi que realmente funciona. Um PTP com Airmax tende a se comportar melhor do que um enlace sem uso do Airmax num ambiente ruidoso.

    Mas nem tudo são flores.. rsrs.. Essa melhoria traz como ônus, um aumento na latência, inerente ao uso do TDMA.

    Mas diante disso o que fazer?? A solução que eu encontrei foi substituir o Rocket por um Mikrotik, pois com o uso do protocolo Nstreme é possível conseguir melhoria na estabilidade e mais "imunidade a ruído" e com uma latencia baixíssima (1-2 ms).
    tentei fazer aqui um ptp com 2 rb912 48km e as vezes consigo 40mb full mas logo o enlace cai, tive uma estabilidade depois que ativei o nv2, mas não ta ok ainda... Sabem como configurar ele melhor?

  9. #29

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Parece que é bem complicado com chuva.

    Olha esse tópico:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=161101
    Agora sim chegamos onde eu queria!
    Pelos testes em campo que foram apresentados pelo pessoal da DataCorpore, não vai me atender, pelo simples fato das chuvas aqui na região serem somente por 3-4 meses no ano, mas são muito pesadas.
    Vou dar uma comentada e estender o tópico que você me apresentou, só para arrematar o assunto, mas já está mais do que claro que não vai se aplicar à minha necessidade.
    Muitíssimo obrigado!

  10. #30

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por horusosbourne Ver Post
    Agora sim chegamos onde eu queria!
    Pelos testes em campo que foram apresentados pelo pessoal da DataCorpore, não vai me atender, pelo simples fato das chuvas aqui na região serem somente por 3-4 meses no ano, mas são muito pesadas.
    Vou dar uma comentada e estender o tópico que você me apresentou, só para arrematar o assunto, mas já está mais do que claro que não vai se aplicar à minha necessidade.
    Muitíssimo obrigado!


    Caro colega, talvez esse vídeo tire algumas de suas duvidas, se algo parecido com o que ele conseguiu nos teste do vídeo não lhe satisfazer, acredito que sua melhor opção seria rádios licenciados.

    até.

  11. #31

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por lacerdarocha Ver Post


    Caro colega, talvez esse vídeo tire algumas de suas duvidas, se algo parecido com o que ele conseguiu nos teste do vídeo não lhe satisfazer, acredito que sua melhor opção seria rádios licenciados.

    até.
    Esse vídeo eu já tinha visto.
    Até tentei entrar em contato com o pessoal da Pombonet, mas sem sucesso.
    Obrigado pela contribuição!

  12. #32

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Gente a questão é não deixar modular no máximo pelo que eu lí...

    Deixa em modulação menor e você passa bastante banda e tem poucos problemas...

  13. #33

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Amigo, AirFiber por utilizar frequência muito alta irá lhe dar problemas com chuvas nesta distancia, com certeza.
    Eu precisei de um enlace à "prova de tudo", chuva, ruídos etc... e que me proporcionasse extrema estabilidade.

    Eliminei todas as receitas 5.8ghz que temos e adotei uma linha da mikrotik chamada "Rb Metal"(em 5.8ghz)

    Instalei o rádio fechando um enlace de 7,5km. Antenas OIW monopolar de 33dbi.
    Vou te passar números reais: Sinal -40dBm, 130megas half duplex e 70megas full Duplex. Latência de 2 a 3 ms.
    O equipamento está em um centro urbano com centenas de redes próximas, nunca precisei alterar canal.
    Se precisa trafegar grande volume de dados e muita estabilidade, te recomendo testar a Rb Metal, em 5.8ghz não há solução comparável.

  14. #34

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por djigor Ver Post
    Gente a questão é não deixar modular no máximo pelo que eu lí...

    Deixa em modulação menor e você passa bastante banda e tem poucos problemas...
    Meu amigo já fiz todos os teste que vc pensar,não adianta choveu adeus sinal.

  15. #35

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Aproveitando o tópico:

    Alguém poderia infomar se o Airfiber tambem opera em Ponto Multiponto? Ou somente ponto a ponto?

  16. #36

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Aproveitando o tópico:

    Alguém poderia infomar se o Airfiber tambem opera em Ponto Multiponto? Ou somente ponto a ponto?
    So funciona ponto a ponto e muito ruim de alinhar ainda.

  17. #37

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Mas o software de controle permite a configuracao de Ponto Multiponto?

    É que agora lançaram o Airfiber5, olhem o datasheet(http://dl.ubnt.com/datasheets/airfiber/airFiber_DS.pdf) que opera em 5Ghz e aí esse problema da chuva e da dificuldade de alinhamento, pode ser minimizado. Aí teríamos que enfrentar o problema da interferencia "somente"...rs

    Meu interesse em utilizar para ponto multiponto seria para criar um backhaul entre o servidor as bases repetidoras.

  18. #38

    Padrão Re: AirFiber e Chuva

    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Mas o software de controle permite a configuracao de Ponto Multiponto?

    É que agora lançaram o Airfiber5, olhem o datasheet(http://dl.ubnt.com/datasheets/airfiber/airFiber_DS.pdf) que opera em 5Ghz e aí esse problema da chuva e da dificuldade de alinhamento, pode ser minimizado. Aí teríamos que enfrentar o problema da interferencia "somente"...rs

    Meu interesse em utilizar para ponto multiponto seria para criar um backhaul entre o servidor as bases repetidoras.
    Olá Santiago os produtos da linha AirFiber foram projetados para serem utilizados apenas em PTP, como o custo será baixo você pode ter vários PTP's !!