Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Galera do under, a algum tempo estou enfrentando problemas de energia em uma torre principal. Precisaria saber qual a fonte correta para usar, quando preciso alimentar os seguintes equipamentos:
    8 equipamentos UBNT: 5 Nanostation 5m, 3 airgrids
    3 Routerboards 411AH com cartão, para enlaces.
    2 Routerboards 433 com 2 cartões cada, para AP.
    1 Routerboard 493AH para roteamento simples.
    1 Routerboard 450g para algumas queues simples.

    Tenho duas baterias estacionarias da free dom, com 76ah cada, ligados em 24v

    Se possivel alguém me ajudar, desde já agradeço.
    Última edição por GuilhermeHenrique; 14-12-2013 às 17:37.

  2. #2

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por GuilhermeHenrique Ver Post
    Galera do under, a algum tempo estou enfrentando problemas de energia em uma torre principal. Precisaria saber qual a fonte correta para usar, quando preciso alimentar os seguintes equipamentos:
    8 equipamentos UBNT: 5 Nanostation 5m, 3 airgrids
    3 Routerboards 411AH com cartão, para enlaces.
    2 Routerboards 433 com 2 cartões cada, para AP.
    1 Routerboard 493AH para roteamento simples.
    1 Routerboard 450g para algumas queues simples.

    Tenho duas baterias estacionarias da free dom, com 76ah cada.

    Se possivel alguém me ajudar, desde já agradeço.

    use um carregador sentinela de 15 amperes

  3. #3
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Se colocar o patch panel e as baterias mais próximos dos equipamentos poderá alimentá-los com 12volts, ai pode utilizar um carregador com flutuador. Tenho um sistema a quase dois anos com bateria automotiva, até agora não deu problema. Com este carregador: http://produto.mercadolivre.com.br/M...automatico-_JM

  4. #4

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Se colocar o patch panel e as baterias mais próximos dos equipamentos poderá alimentá-los com 12volts, ai pode utilizar um carregador com flutuador. Tenho um sistema a quase dois anos com bateria automotiva, até agora não deu problema. Com este carregador: http://produto.mercadolivre.com.br/M...automatico-_JM
    Amigo djaldair, tenho os dois equipamentos, tanto esse quanto o da sentinela 15A e posso te garantir que esse seu carregador de 10A nao vai funcionar porque depois que acaba a energia por um certo tempo, ele nao consegue carregar a bateria.
    Ja o da sentinela eu nao posso relatar o funcionamento mais e muiiito bom mesmo,fiz teste e realmente funcionou perfeitamente, alem de ter visor de quantos amperes esta utilizando

  5. #5
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por maxibelo Ver Post
    Amigo djaldair, tenho os dois equipamentos, tanto esse quanto o da sentinela 15A e posso te garantir que esse seu carregador de 10A nao vai funcionar porque depois que acaba a energia por um certo tempo, ele nao consegue carregar a bateria.
    Ja o da sentinela eu nao posso relatar o funcionamento mais e muiiito bom mesmo,fiz teste e realmente funcionou perfeitamente, alem de ter visor de quantos amperes esta utilizando
    Amigo não estou desmerecendo o carregador sentinela, apenas relatei q meu sistema já tem quase dois anos, funcionando muito bem, com bateria automotiva, imagina com bateria freedom estacionária?

  6. #6

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por Djaldair Ver Post
    Amigo não estou desmerecendo o carregador sentinela, apenas relatei q meu sistema já tem quase dois anos, funcionando muito bem, com bateria automotiva, imagina com bateria freedom estacionária?
    So estamos relatando experiencias. Ate 4 equipamentos funcionam perfeitamente. Sucesso ai Djaldair..

  7. #7

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Agradeço pelas respostas. Na minha cidade a energia elétrica é um lixo, muita variação, queda, picos de energia, o que queima e está queimando os carregadores com facilidade. Por isso abri esse tópico, como fonte no-break. Teria alguma fonte no-break que indicassem? quantos watts? 200w? e sobre os carregadores, alguém teria uma sugestão para sanar o problema que a energia causa neles?
    Desde já agradeço.

  8. #8

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Proteco se quizer algo mais profissional...ou quizer custo x beneficio pega VA Conversores

  9. #9

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    De acordo de os datasheets dos equipamentos (consumo máximo):

    5 Nano Station M5: 8W = 40W
    3 Airgrids: 3W = 9W

    3 Routerboards 411AH c/ cartão: 12W = 36W
    2 Routerboards 433 c/ 2 cartões: 25W = 50W
    1 Routerboard 493AH: 12W
    1 Routerboard 450G: 10W (valor estimado - sem dados do datasheet)

    Somando tudo isso ai vai dar 157 Watts, isso vai dar em 12V-13A/h ou 24V-6.5A/h.

    Isso levando em consideração os gastos máximos dos equipamentos.

    Você tem um banco de baterias de 76A para uma carga lenta vc ira precisar de 8 A/h para carrega-la corretamente.

    Então: 6.5A/h (equipamentos) + 8A/h (carregador) = 14.5 A/h seria o suficiente para alimentar e carregar as baterias.

    Porem os dados de consumo que consta no datasheet das RB que vai cartão mini-pci não concordo com estes dados, pois cada cartão tem sua configuração e consequentemente seu consumo.

    Então recomendo trabalhar com sobra. Alem do mais porque tem o detalhe de necessitar de uma carga rápida para carregar as baterias rapidamente no caso de acabar a energia repetidamente varias vezes ao decorrer do dia.

    Eu recomendo usar um equipamento que foi recomendado por um amigo 'RUBEM'
    aqui no fórum.

    Usar um trafo 20A (transformador 220v/110v --> 15V) + controlador de carga.

    1 - Transformador não tem nada eletrônicos e consegue uma resistência maior na oscilação de energia e descargas elétricas.
    2 - Seus equipamentos serão ligados ao controlador, que normalmente tem um fusível de proteção.
    3 - A energia para os equipamentos ira sair da bateria, ou seja CARGA LIMPA e super estável.
    4 - Assim como nas fontes no-break que tem no mercado, o controlador protege sua bateria contra descarga completa.
    5 - Sistema simples e bem mais em conta que as fontes do mercado.

    Detalhe: O trafo normalmente (pelo menos os que eu mando fabricar) tem ~20% de perda com isso um de 20A ira jogar 16A com tranquilidade.

    Espero ter ajudado e se alguém quiser complementar ou corrigir esse tópico fiquem a vontade.

  10. #10

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    2x Fonte Volt 24V 7A
    ou
    1x Fonte Volt 24V 20A (Rack)

    Uso aqui e não posso reclamar.
    Realmente muito bom.

  11. #11

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    2x Fonte Volt 24V 7A
    ou
    1x Fonte Volt 24V 20A (Rack)

    Uso aqui e não posso reclamar.
    Realmente muito bom.
    Funciona sem sombra de dúvida, uma solução não tão cara, simples e funcional.

    Tenho 4 POP que é assim e nunca parou, já outros na zona rural já queimou umas 3 fontes, já tentei volt e ccn, mas só depois que botei o trafo + controladora que consegui ter paz.

  12. #12

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    De acordo de os datasheets dos equipamentos (consumo máximo):

    5 Nano Station M5: 8W = 40W
    3 Airgrids: 3W = 9W

    3 Routerboards 411AH c/ cartão: 12W = 36W
    2 Routerboards 433 c/ 2 cartões: 25W = 50W
    1 Routerboard 493AH: 12W
    1 Routerboard 450G: 10W (valor estimado - sem dados do datasheet)

    Somando tudo isso ai vai dar 157 Watts, isso vai dar em 12V-13A/h ou 24V-6.5A/h.

    Isso levando em consideração os gastos máximos dos equipamentos.

    Você tem um banco de baterias de 76A para uma carga lenta vc ira precisar de 8 A/h para carrega-la corretamente.

    Então: 6.5A/h (equipamentos) + 8A/h (carregador) = 14.5 A/h seria o suficiente para alimentar e carregar as baterias.

    Porem os dados de consumo que consta no datasheet das RB que vai cartão mini-pci não concordo com estes dados, pois cada cartão tem sua configuração e consequentemente seu consumo.

    Então recomendo trabalhar com sobra. Alem do mais porque tem o detalhe de necessitar de uma carga rápida para carregar as baterias rapidamente no caso de acabar a energia repetidamente varias vezes ao decorrer do dia.

    Eu recomendo usar um equipamento que foi recomendado por um amigo 'RUBEM'
    aqui no fórum.

    Usar um trafo 20A (transformador 220v/110v --> 15V) + controlador de carga.

    1 - Transformador não tem nada eletrônicos e consegue uma resistência maior na oscilação de energia e descargas elétricas.
    2 - Seus equipamentos serão ligados ao controlador, que normalmente tem um fusível de proteção.
    3 - A energia para os equipamentos ira sair da bateria, ou seja CARGA LIMPA e super estável.
    4 - Assim como nas fontes no-break que tem no mercado, o controlador protege sua bateria contra descarga completa.
    5 - Sistema simples e bem mais em conta que as fontes do mercado.

    Detalhe: O trafo normalmente (pelo menos os que eu mando fabricar) tem ~20% de perda com isso um de 20A ira jogar 16A com tranquilidade.

    Espero ter ajudado e se alguém quiser complementar ou corrigir esse tópico fiquem a vontade.
    Esta também é uma dúvida minha, eu moro em Fortaleza no Ceará, aqui por sempre fazer sol estou pensando em comprar um painel solar assim iria gerar minha própria energia e não depender dessa coisa de falta de energia por conta da fornecedora de energia porém, o valor é bem salgado dos painéis.

    Várias pessoas me indicaram comprar essas fontes da Volt, mas também muita gente diz que teve problemas com elas, é igual o sistema de cache que to pensando em usar Brazil FW que pode ser usado em uma máquina mais modesta e é gratuito ou thundercache que é pago porém profissional e exige uma máquina um pouco melhor, mas isso é assunto pra outra tema. Aqui na verdade quase não falta energia então nem me preocupo tanto, mas como quero crescer e pegar outras cidade como interior fico pensando como ficaria por exemplo numa torre que vai ficar na Serra etc. Estava vendo os produtos da VA conversores citado por outro aqui no fórum mas eu vi apenas uma Fonte no-break 27,6V/ 7A no caso ligando duas fonte daquelas pequenas ou mesmo das automotivas em série, creio que apesar de ele mandar 27,6v só vai mandar no máximo 24v puxando pelas baterias mas sendo direto da energia vai os 27,6v mesmo o que pode acabar queimando meus aparelhos. Também fico em dúvida quanto ao que usar.

  13. #13

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por vanci27 Ver Post
    Esta também é uma dúvida minha, eu moro em Fortaleza no Ceará, aqui por sempre fazer sol estou pensando em comprar um painel solar assim iria gerar minha própria energia e não depender dessa coisa de falta de energia por conta da fornecedora de energia porém, o valor é bem salgado dos painéis.

    Várias pessoas me indicaram comprar essas fontes da Volt, mas também muita gente diz que teve problemas com elas, é igual o sistema de cache que to pensando em usar Brazil FW que pode ser usado em uma máquina mais modesta e é gratuito ou thundercache que é pago porém profissional e exige uma máquina um pouco melhor, mas isso é assunto pra outra tema. Aqui na verdade quase não falta energia então nem me preocupo tanto, mas como quero crescer e pegar outras cidade como interior fico pensando como ficaria por exemplo numa torre que vai ficar na Serra etc. Estava vendo os produtos da VA conversores citado por outro aqui no fórum mas eu vi apenas uma Fonte no-break 27,6V/ 7A no caso ligando duas fonte daquelas pequenas ou mesmo das automotivas em série, creio que apesar de ele mandar 27,6v só vai mandar no máximo 24v puxando pelas baterias mas sendo direto da energia vai os 27,6v mesmo o que pode acabar queimando meus aparelhos. Também fico em dúvida quanto ao que usar.


    Boa noite ao contrario do que comentarão por ai o painel não carrega pelo sol e sim por temperatura
    assim a noite com 26° ele começa gerar energia ok

  14. #14

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Painel foto-voltaico não faz nada com calor, e sim com luz.
    Numa noite escura em circuito aberto você pode até medir uns 16V, mas em curto terá corrente tipo 20mA, em noite de lua cheia ou proximo disso terá uns 300 ou talvez 400mA num painel de 100W.

    Painel pra aquecimento solar sim usa o calor... mas fotovoltaico não, inclusive eles perdem desempenho quando esquentam, a maioria tem temperatura ideal de funcionamento (Ponto de maior rendimento) entre 20 e 25°C, quando o painel está quente, na casa dos 50°C, perde uns 5% de rendimento em relação ao que captaria se estivesse a 25°C, por isso se recomenda instalar afastado das telhas (Se for colocar em cima de um telhado), qualquer ventilada por baixo melhora um pouco o rendimento.
    (Mas não a ponto de justificar o gasto de um resfriamento liquido, por exemplo)

    Explicação basica do fenomeno fotovoltaico:
    http://www.blue-sol.com/energia-sola...-fotovoltaico/

    Já ouvi de gente que comprou painel de aquecimento (Dutos canalizados dentro de um painel pra circular a agua com o calor) pensando comprar painel fotovoltaico, são produtos 1000% diferentes.

  15. #15

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Agora falou quem sabe !! hehe

  16. #16

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Alias, me enganei com relação aos sistemas de resfriamento liquido, tem um jeito mais barato que um radiador:
    http://www.microaspersores.com/cms.php?id_cms=21

    25% de diferença no rendimento... aí sim compensa resfriar painel.

  17. #17

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por ivrbrasil Ver Post
    Boa noite ao contrario do que comentarão por ai o painel não carrega pelo sol e sim por temperatura
    assim a noite com 26° ele começa gerar energia ok
    Se for assim independente do turno o que importa é ter "calor" ? Bom até onde sei, tem haver com a luz do sol, mas enfim. Foi só uma idéia, eu também preciso montar um esquema para manter meus equipamentos.

    O rubem também me falou sobre uns trecos ai, até achei interessante o que importa não é preço e sim qualidade mas claro que se puder ter algo bom e barato melhor ainda. Já me indicaram até gerador de energia rsrsrs. Vi no comentário do amigo ai acima comentando sobre que perdeu equipamentos colocando fonte volt. vi um vídeo no qual o cara mostra as fontes volt sendo que todas quando falta energia elas passam a voltagem que dizem mandar, segue o video abaixo.


  18. #18
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Eu particularmente prefiro arrendondar para 200W, até 250 W; e se usar inversor para 400, 500 watts por se tratar de perda na transferência. No caso, em 24 volts vc vai ter consumo nominal de 16,6A/h garantindo um fornecimento de aproximadamente 4 horas e como as baterias precisam ter uma certa reserva , considera-se 3 horas; um outro detalhe, por ser sistema estacionário bateria nenhuma pode atingir mais do que 75% da sua capacidade máxima sob o risco de explodir. Acho que usando um flutuador de 25A com voltímetro e inversor seria o mais adequado, mas cada um é dono de seu dinheiro. No meu estabelecimento uso um no-break simples de 600VA porém com bateria de 12 volts x 4,2 A/h(desk-top) e para alarme do comércio, sensores(10), luz de emergência, discador de celular, PABX, mais Air grid, 2 roteadores e switch, tenho uma autonomia de 8 horas com uma bateria de 50A/h e medi no amperímetro digital 3,8A/h e fonte/flutuador é de 35A/h mas ajustada para 20A/h, não uso inversor para funcionamento de rede.

  19. #19

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Eu particularmente prefiro arrendondar para 200W, até 250 W; e se usar inversor para 400, 500 watts por se tratar de perda na transferência. No caso, em 24 volts vc vai ter consumo nominal de 16,6A/h garantindo um fornecimento de aproximadamente 4 horas e como as baterias precisam ter uma certa reserva , considera-se 3 horas; um outro detalhe, por ser sistema estacionário bateria nenhuma pode atingir mais do que 75% da sua capacidade máxima sob o risco de explodir. Acho que usando um flutuador de 25A com voltímetro e inversor seria o mais adequado, mas cada um é dono de seu dinheiro. No meu estabelecimento uso um no-break simples de 600VA porém com bateria de 12 volts x 4,2 A/h(desk-top) e para alarme do comércio, sensores(10), luz de emergência, discador de celular, PABX, mais Air grid, 2 roteadores e switch, tenho uma autonomia de 8 horas com uma bateria de 50A/h e medi no amperímetro digital 3,8A/h e fonte/flutuador é de 35A/h mas ajustada para 20A/h, não uso inversor para funcionamento de rede.

    No caso de usar o seguinte

    RB 450G + 3 rockets + nanobridge ... digamos que falte energia e a fonte venha a puxar das baterias (sendo que vou colocar 2 de 12v 7A em série gerando 24v 7A) quanto tempo as baterias será que iriam aguentar?

  20. #20
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Fonte no-break necessaria para usar em torre

    Uma fonte de 24v com controlador de carga seria capaz de carregar as baterias ou a voltagem será baixa?O controlador de carga eleva a voltagem na saída para as baterias? Se sim como dimencionar corretamente a fonte?