+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Desativar Airmax com torre em produção?

    Parece uma pergunta meio boba mas tenho essa duvida, quero testar cpes de outra marca e preciso desativar o Airmax da torre, os clientes conectados conectarão automaticamente ou é necessário refazer as configurações?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Desativar Airmax com torre em produção?

    sim ,o airmax so e ativado na torre nos aps de clientes não e necessario .
    ou seja todos os aps vão se conectar normalmente.

  3. #3

    Padrão Re: Desativar Airmax com torre em produção?

    Nao acha que vai perder muito a performace desta torre?
    quais os planos que entrega nessa torre e quantos clientes tem?

  4. #4

    Padrão Re: Desativar Airmax com torre em produção?

    Gostaria que reportasse pra gente qual foi sua percepção sobre a mudança.

    Como ficou a conexão após ser desabilitado o airmax? Piorou ou melhorou?

    Eu j[a fiz o teste na minha rede e n'ao notei diferenca significativa, a nao ser o aumento da latencia com o uso do Airmax.

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Desativar Airmax com torre em produção?

    São poucos clientes, mas já não to aguentando mais os Nanos queimando porta lan, trabalho com o conceito de micro-células, repetidoras em até 1km do cliente, talvez não seja um bom custo beneficio trabalhar com TDMA e ficar preso a uma marca, principalmente com a cara e problemática UBNT.
    Semana que vem inicio os testes, por enquanto tudo UBNT nas torres e clientes.

  6. #6

    Padrão Re: Desativar Airmax com torre em produção?

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    São poucos clientes, mas já não to aguentando mais os Nanos queimando porta lan, trabalho com o conceito de micro-células, repetidoras em até 1km do cliente, talvez não seja um bom custo beneficio trabalhar com TDMA e ficar preso a uma marca, principalmente com a cara e problemática UBNT.
    Semana que vem inicio os testes, por enquanto tudo UBNT nas torres e clientes.
    Amigo quantos equipamentos você já possui na rede? Esta enfrenteando muitos problemas de queima na lan?

  7. #7

    Padrão Re: Desativar Airmax com torre em produção?

    AIRMAX só dá diferença mesmo quando a quantidade de usuários é grande, a latência vai ser comparativamente maior com Airmax ativado pq além de haver um aumento no processamento, cada antena terá um tempo X para transmitir, em contrapartida, quando a quantidade de usuário sobe, a latência não piora, mesmo com uso intenso de banda. Pelo menos é o que noto aqui. Acima de 35 usuarios bem ativos, AIRMAX ou outra tecnologia de polling é quase que obrigatório, na minha opinião! A não ser que o sinal de todos clientes consiga alcançar todos outros clientes, evitando assim o problema do nó oculto (hidden node), com clientes muito proximos um do outro e uso da nanos, esse problema é quase nulo pq elas abrem muito o sinal, mas numa rede mais espaçada e com antenas mais direcionais, o AIRMAX fará muita diferença com numero alto de usuários por antena.