+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Mikrotick Duvidas iniciantes

    Olá a todos,

    Bem pessoal sou novo aqui no forum venho pesquisando bastante a mais de um mês meu tempo é bem curto para poder pesquisar, acredito que todas minhas duvidas já devem ter resposta em outros tópicos mais como sou iniciante, não consigo encontrar tópicos de todas minhas duvidas em especifico, peço a pasciencia de todos e que me de uma força.

    Comprei uma torre de 30 metros triangular estaiada, dai vem a duvida, o que preciso usar? E então sempre tenho duvidas que ainda não consegui localizar as respostas, vou coloca-las em tópicos e por favor pessoal não critiquem realmente não tenho experiencia nenhuma, ai vai muita "pergunta de pedreiro".
    Depois pretendo editar o post e as melhores respostas coloco na frente pois minhas dúvidas podem ser as de outros.

    1. Com uma rb que utiliza mais de um cartão posso usar mais de uma frequencia? por exemplo posso colocar dois cartões de 2,4Ghz um com 5,8 e um com 900mhz.

    2. Vejo muita gente falando que utiliza apenas uma rb para tratar de tudo em uma rede, outros utilizam mais de um equipamento um para autenticação e outro para controle de banda qual a principal função desse tipo de rede.

    3. preciso fazer um ponto a ponto entre minha torre e um prédio a 18km muitos foram aconselhados usar uma nano m5 mais também vi que a rb800 é possivel fazer elances de até 50 km eu poderia usar a mesma rb que vai distribuir aos meus clientes para fechar esse ponto a ponto?Se for sim, como devo fazer.

    4. Redes 900mhz são apenas ponto a ponto ou existe alguma forma de ter uma rede dessas com uma antena omni direcional?

    5. Rede 900mhz são homologadas, pergunta vem devido a existencia de redes de celular usando essa frequência.

    6. Pretendo possuir uma rede que suporte até 50 clientes conectados e 200 cadastrados com velocidades entre 1, 2 e 5mb sabendo o seguinte apenas 10 clientes terão 5 mb o restante com planos menores, pretendo trabalhar com rede de 5,8 apenas, e vou usar airgrid m5 23dbi nos clientes rb800 com Ubiquiti Mini Pci Xr5 600mw 2 paineis setoriais 14 dbi pois não reciso cobrir 360 graus, essa configuração irá me atender o cliente mais lonje vai estar a 5km com visada mais a grande maioria estará em no maximo 1km.

    Pessoal desde já agradeço a colaboração de todos que estiverem com tempo suficiente para esclarecerem minhas duvidas e peço que separem as resposta com o numero do tópico.

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotick Duvidas iniciantes

    Citação Postado originalmente por ivanluizjr Ver Post
    Olá a todos,

    Bem pessoal sou novo aqui no forum venho pesquisando bastante a mais de um mês meu tempo é bem curto para poder pesquisar, acredito que todas minhas duvidas já devem ter resposta em outros tópicos mais como sou iniciante, não consigo encontrar tópicos de todas minhas duvidas em especifico, peço a pasciencia de todos e que me de uma força.

    Comprei uma torre de 30 metros triangular estaiada, dai vem a duvida, o que preciso usar? E então sempre tenho duvidas que ainda não consegui localizar as respostas, vou coloca-las em tópicos e por favor pessoal não critiquem realmente não tenho experiencia nenhuma, ai vai muita "pergunta de pedreiro".
    Depois pretendo editar o post e as melhores respostas coloco na frente pois minhas dúvidas podem ser as de outros.

    1. Com uma rb que utiliza mais de um cartão posso usar mais de uma frequencia? por exemplo posso colocar dois cartões de 2,4Ghz um com 5,8 e um com 900mhz.

    2. Vejo muita gente falando que utiliza apenas uma rb para tratar de tudo em uma rede, outros utilizam mais de um equipamento um para autenticação e outro para controle de banda qual a principal função desse tipo de rede.

    3. preciso fazer um ponto a ponto entre minha torre e um prédio a 18km muitos foram aconselhados usar uma nano m5 mais também vi que a rb800 é possivel fazer elances de até 50 km eu poderia usar a mesma rb que vai distribuir aos meus clientes para fechar esse ponto a ponto?Se for sim, como devo fazer.

    4. Redes 900mhz são apenas ponto a ponto ou existe alguma forma de ter uma rede dessas com uma antena omni direcional?

    5. Rede 900mhz são homologadas, pergunta vem devido a existencia de redes de celular usando essa frequência.

    6. Pretendo possuir uma rede que suporte até 50 clientes conectados e 200 cadastrados com velocidades entre 1, 2 e 5mb sabendo o seguinte apenas 10 clientes terão 5 mb o restante com planos menores, pretendo trabalhar com rede de 5,8 apenas, e vou usar airgrid m5 23dbi nos clientes rb800 com Ubiquiti Mini Pci Xr5 600mw 2 paineis setoriais 14 dbi pois não reciso cobrir 360 graus, essa configuração irá me atender o cliente mais lonje vai estar a 5km com visada mais a grande maioria estará em no maximo 1km.

    Pessoal desde já agradeço a colaboração de todos que estiverem com tempo suficiente para esclarecerem minhas duvidas e peço que separem as resposta com o numero do tópico.
    1) Pode usar vários cartões diferentes em uma RB, mas não utilize 900 MHZ é pedir pra dar problema com anatel... e etc.

    2) Depende do tamanho de sua rede, geralmente você tem uma RB de borda, uma para autenticação PPPOE, e mais pra frente devido a quantidade de clientes você acabará não utilizando mikrotik/rb para borda e nem para autenticação, geralmente as RBs dos POPs são utilizadas para autenticação radius e controle de banda.

    3) Você pode utilizar tanto o Nano quanto a RB, basta ter cartões dedicados para este PTP na RB.

    4) Jamais utilize 900 Mhz, é pedir pra dar problema com a anatel.

    5) Para saber mais sobre 900 Mhz leia este tópico:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=121977

    6) Desta forma está ok, porém ja utilizou RBs Menores?

  3. #3

    Cool Re: Mikrotick Duvidas iniciantes

    Desde já,

    Agradeço ao alissonx pela colaboração me tirou bastante duvidas

    Citação Postado originalmente por alissonx Ver Post
    1) Pode usar vários cartões diferentes em uma RB, mas não utilize 900 MHZ é pedir pra dar problema com anatel... e etc.

    2) Depende do tamanho de sua rede, geralmente você tem uma RB de borda, uma para autenticação PPPOE, e mais pra frente devido a quantidade de clientes você acabará não utilizando mikrotik/rb para borda e nem para autenticação, geralmente as RBs dos POPs são utilizadas para autenticação radius e controle de banda.

    3) Você pode utilizar tanto o Nano quanto a RB, basta ter cartões dedicados para este PTP na RB.

    4) Jamais utilize 900 Mhz, é pedir pra dar problema com a anatel.

    5) Para saber mais sobre 900 Mhz leia este tópico:

    https://under-linux.org/showthread.php?t=121977

    6) Desta forma está ok, porém ja utilizou RBs Menores?
    Não amigo não usei nenhuma outra RB na verdade não tenho experiencia nenhuma sou técnico de informática, instalador de TV a cabo e adépto do faça você mesmo. Estou morando em uma chácara dai louco por internet conheci um técnico e administrador de rede de uma empresa aqui em Uberlândia MG ele me mostro umas redes com nano que ele possuia interligando as filiais e setores administrativos então veio a pergunta da pra fazer ponto a ponto de 20 km ?? e ele me disse até 50 nem é tão dificil. me apresentou o air link e eu fui correndo fazer minhas medições aqui para a cháca dai vi que 30 metros de torre resolveria meu problema, depois falei com um amigo que ia por internet aqui e ele me disse "ou aquele amigo nosso fulano trabalha la na empresa meche com internet a radio" fui falar com o sujeito e ele tinha a torre de 32 mtrs la para vender, pensei logo "sou instalador d TV a cabo nada me segura vou comprar essa parada", e comprei "daí" por 3200 reais trouxe a torrezinha aqui pra casa todo feliz e percebi que era alto pra c******, e que apesar de ser muito macho não tenho coragem de montar e subir naquela armadilha sem orientação vim no forum e notei que provavelmente estou no ranking top 100 de pessoa fizica que não depende de internet e que tem coragem de gastar 5000 para colocar internet so para própria residencia e sem intenção de dividir com vizinhos. Bem, dai pegando umas dicas na internet de como montar a bendita vi que não ficaria tão caro montar um provedor, agora que ja tenho a torre, voltei a falar com o ex-dono da torre e arrumei uma licença para trabalhar por uma pexinxa 300,00 reais por mês falei com o pessoal da associação aqui e na reunião consegui mais de 20 interessados em contratar meus serviços então decidi montar o provedor agora tudo que tenho é uma torre 20 promessas milhares de duvidas e pouco juizo, axo que com a ajuda do pessoal vou conseguir montar.

    Voltando a pergunta, Alisson não usei outra RB, se você tem uma sugestão em custo beneficio melhor onde eu posso colocar um equipamento menor e depois reusar-lo em combinação com outro equipamento para almentar e então atingir a quantidade que eu desejo de assinantes, estou realmente aberto a sugestões e sem sombra de duvida pretendo usar a idéia do pessoal aqui, sou desajuizado e faço as coisas por minha conta e risco mais sou de aceitar conselhos e respeitar a sujestão de pessoas com bom conhecimento como todos frequentadores aqui do fórum.

  4. #4
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Mikrotick Duvidas iniciantes

    Esse ptp de 20km vc pode fazer com intelbras apc 5m, rocket, rb911/912 e dish de 30 dbi, mas também fecha com duas nano bridge de 25dbi, pra autenticar os clientes coloca uma 450g ou 750gl, pra distribuir pode colocar painéis com bullet, omni, etc, vai depender da quantidade de clientes e distância deles até a torre.