+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Olá amigos, comprei um aparelho Tp-link Tl-r470t+ para juntar dois link de 10mb velox cada um, totalizando 20mb, meu link está assim:
    Modem 1: Modo ppoe e ip 192.168.2.1 e em dhcp
    Modem 2: Modo ppoe e ip 192.168.1.1 e em dhcp
    Conectei os dois modens na porta 1 e 2 do R470, ele pegou o IP certinho dos modem e mostra como conectado e está saindo internet normalmente na porta 5. mas quando eu utilizo o medidor de velocidade dá pra perceber que ele não está somando os links, pega somente o link do modem 1 ou 2, já vi muita gente dando print do medidor de velocidade do antes e depois de balanceado...
    Queria saber se tem que alterar alguma configuração neste aparelho.
    Já tentei verificar o manual dele (em inglês) mas fiquei perdido.... se alguém puder me ajudar, eu agradeço.

  2. #2

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Me corrijam os mais experientes, mas pelo que vi nas especificações ele não soma os links amigo.
    "O roteador também tem uma função integrada de balanceamento inteligente de carga, que automaticamente seleciona a linha mais eficiente, de acordo com as solicitações de carga e largura de banda, proporcionando aos usuários um consistente acesso à rede e conectividade confiável via Ethernet."http://www.tp-link.com.br/products/details/?model=TL-R470T%2B

  3. #3

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Concordo totalmente com o David.

    O serviço de LoadBalance serve para que em caso de perca de um link o outro assuma o serviço de internet e não a soma dos links, acredito que tenha outros equipamentos que faça tal serviço de soma de links.
    Agora o que recomendo ao nosso amigo e que não utilize os 2 links de uma empresa apenas, pois sambemos que em caso de queda da operadora do 1 link a segunda assume a conexão.

    Fica a dica.

  4. #4

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Balanceamento não implica substituit link que caiu (Fail-over), mas sim definir a melhor rota para uma conexão, quando se usa multiplas conexões (Gerenciador de downloads, que uns noobs chamam de "Acelerador de downloads") o leigo entende que a banda dos links foi sim somada, e nem está tão errada, visto que todo sistema operacional hoje usa multiplas conexões, um balance sempre ajuda.

    Mas se fizer balance "nas coxas" com MK a coisa já não fica balanceada direito, imagina usando equipamento TP-Link barato!
    (O balance mais barato da TP-Link que testei custou uns R$ 135, beeeeem mais barato que a RB que uso pra PCC (RB493AH), claro que se saiu muito pior, mas "funcionar funciona")

    Então que fique bem claro, só existe o que os leigos entendem como "soma de links" quando você faz multiplas conexões, nenhum "teste de velocidade" usa isso, mas coloque um gerenciador de downloads (Prefiro o Free Download Manager), configura direitinho (O default de todo software é um modo for-noobs), e veja as 20 ou 30 conexões simultaneas consumindo se não 18MB, mas provavelmente uns 15MB.

    Claro que quando coloca um monte de PC pra navegar tem uma chuva de requisições de pacotes, muita coisa indo pros mesmos IP's, o uso dos links navegando nunca será nem parecido com o uso de um gerenciador de downloads.
    (Explico: Num balance com TPLink em 2 ADSL de 10Mbps a empresa mal consegue chegar a 3,5Mbps de trafego (Porque cada adsl chega a 2Mbps, só com gerenciador de downloads pra passar disso), se tem balance ou não os funcionários não notam porque não sabem usar gerenciador de downloads.

    (P2P também gera incontáveis conexões quando está mal configurado (Maldito default de 500 a 1000 con. simultaneas), o tipo de conexão que os P2P geram não se aproveita muito bem de balance, P2P atrapalha bastante os balance baratos, tem que limitar pra coisa extremamente baixa tipo 20 con. simultaneas e 3 ou 4 semi-abertas, além, é claro, de limitar bastante o upload, enfim, tem que ser ainda mais restritivo que quando não tem balance)

    Ah, lembra que tem que tirar do balance sites como BB, Bradesco, CEF, secretarias estaduais da fazenda e etc, a não ser que esteja fazendo isso em casa, aí tá tranquilo.

  5. #5

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Comprei um destes, mas estou com a seguinte dificuldade :

    Wan 1 : GVT 15 mega dhcp e wifi desligados, ppoe feito pelo TL-R470T+ (ip válido direto no TL-R470T+)
    Wan 2 : Net Virtua 10 mega dchp e router desligado, operando em bridge ip válido no TL-R470T+

    O link 2 (que é o mais cai) sempre fica dominando o tráfego e a maioria das conexões sai por ele.

    O que eu quero fazer : Todo tipo de tráfego, requisições e conexões sai sempre pela wan 1, se e somente se, a wan 1 cair, redireciona pra wan 2 (fail over)

    Como fazer ?

  6. #6

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Pra failover, quando você coloca em Network service detection a opção "By ping", com ping rumo ao um IP externo qualquer (Ou DNS), o failover era pra ser automatico (Se em Load Balance estiver marcado a opção balance inteligente).

    Ou marca balance manual, tipo 90% pra wan1 e 10% pra wan2, mas marca coloca essa verificação com ping, por aqui quando um cai o outro assume sem problemas.
    Só que pra dar "link down" tem que ter ping rumo a site externo. Uso o dns 192.5.5.241 pro ping.

  7. #7

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    tenho um balance desse comprei semana passada ,mas não consigo fazer com que ele some os dois link quando está navegando em páginas de internet,com o gerenciador de download downthenall do firefox,ele soma de boa,agora quando vai pro navegador navegar ele só usa o link 2, eu precisava qu e alguém me ajudasse se possivél. obrigado

  8. #8

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Como já foi dito acima pelos colegas, não existe soma de link ( link de internet ), oque é existe é que com conexões simultâneas você consegue usar mais de um link aí mesmo tempo, mas se tiver apenas uma conexão ( navegação por exemplo) só vai utilizar um link mesmo.

  9. #9

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Como já foi dito acima pelos colegas, não existe soma de link ( link de internet ), oque é existe é que com conexões simultâneas você consegue usar mais de um link aí mesmo tempo, mas se tiver apenas uma conexão ( navegação por exemplo) só vai utilizar um link mesmo.
    ok,entendi, só uma última pergunta, tem como eu definir 1 wan como principal para navegar e a outra wan se caso o link cair (wan1) ai a wan 2 assumir, e se possivél ela passando 512kb/s ou seja com controle de banda na wan 2? obrigado

  10. #10

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    sim, só colocar a segunda wan com rota distancia 2. sobre a interface wan 2 trafegar a 512kb/s não entendi muito bem. mas fazer controle de banda tambem é possivel, se é isso que precisa saber.

  11. #11

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    sim, só colocar a segunda wan com rota distancia 2. sobre a interface wan 2 trafegar a 512kb/s não entendi muito bem. mas fazer controle de banda tambem é possivel, se é isso que precisa saber.
    ok, vou tentar fazer,não sei se vou conseguir,mas vc não teria como me explicar melhor como definir a wan 2 como rota doostancia 2?

  12. #12

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Bem... este roteador load balance funciona e funciona bem, como todo pcc, se o link 1,2,3 ou 4 ficar dando queda, ele não substitui de inicio, e o sistema sofre, porem, algumas configurações básicas podem sim dar uma melhorada considerável na rede, como, definir um ou 2 links principais, para que as conexões sejam passadas principalmente por ele.


    vá em advanced - Load balance - Policy Routing e em Source Ip defina o IP da sua RB, não precisa definir IP de destino, logo depois marque a wan que deseja que seja a principal.
    em Load Balance Deixe assim: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Maria.jpg
Visualizações:	1323
Tamanho: 	113,7 KB
ID:      	61228


    aki deixe em dezable:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Maria.jpg
Visualizações:	1141
Tamanho: 	77,8 KB
ID:      	61229

    Opção UPNP Desmarcada para evitar quedas continuasClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Maria.jpg
Visualizações:	1135
Tamanho: 	79,3 KB
ID:      	61230


    e o segredo... criar uma DMZ, não esqueça... crie uma DMZ no seu modem, com o ip destino do load, e uma DMZ no Load com o Ip destino de sua RB. Alem de abrir todas as portas impedindo que o load bloqueie sites de bancos, você terá acesso remoto a sua RB de onde vc estiver com o IP publico sem problemas.

    sim... outras coisa, ele realmente soma os links, eu já testei, soma em todos os navegadores=, gerenciadores e velocímetros, só que embaralha a conexão, por isso, a necessidade de criar uma rota com link principal.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rtspeed Ver Post
    Bem... este roteador load balance funciona e funciona bem, como todo pcc, se o link 1,2,3 ou 4 ficar dando queda, ele não substitui de inicio, e o sistema sofre, porem, algumas configurações básicas podem sim dar uma melhorada considerável na rede, como, definir um ou 2 links principais, para que as conexões sejam passadas principalmente por ele.


    vá em advanced - Load balance - Policy Routing e em Source Ip defina o IP da sua RB, não precisa definir IP de destino, logo depois marque a wan que deseja que seja a principal.
    em Load Balance Deixe assim: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Maria.jpg
Visualizações:	1323
Tamanho: 	113,7 KB
ID:      	61228


    aki deixe em dezable:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Maria.jpg
Visualizações:	1141
Tamanho: 	77,8 KB
ID:      	61229

    Opção UPNP Desmarcada para evitar quedas continuasClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Maria.jpg
Visualizações:	1135
Tamanho: 	79,3 KB
ID:      	61230


    e o segredo... criar uma DMZ, não esqueça... crie uma DMZ no seu modem, com o ip destino do load, e uma DMZ no Load com o Ip destino de sua RB. Alem de abrir todas as portas impedindo que o load bloqueie sites de bancos, você terá acesso remoto a sua RB de onde vc estiver com o IP publico sem problemas.

    sim... outras coisa, ele realmente soma os links, eu já testei, soma em todos os navegadores=, gerenciadores e velocímetros, só que embaralha a conexão, por isso, a necessidade de criar uma rota com link principal.
    O amigo valeu pelas informações! me ajudou muito a configurar, estou usando atualmente 2 links, na wan 1 internet via rádio de 1 mb/s e na wan2 claro 3g em torno de 1,5 a 2 mb/s.

  14. #14

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    o topico e velho, mas estou precisando aprender a configurar um deste aqui
    para nao deixar embaralhar as duas conexoes (quando usado em modo de balanceamento/soma de banda como dizem alguns)
    como faço ?

    notei que configurar como backup e mais simples....
    mas para balanceamento... site de banco ficam achando que estao tentando invadir, pois fica trocando o ip real o tempo todo devido ao balanceamento....

    agradeco desde ja

  15. #15

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Fala nEVER, sofri muito com esse TP-LINK, mas adianto ele é muito bom.
    Vai na aba Advanced>Load Balance>configuração e desmarca as caixa de seleção, as mesmas que define a otimização dos Links.
    Fazer a soma dos Links, só será possível se vc tiver um roteador na frente, pra fazer a função de DHCP, consegui dessa forma.
    Acontece q quando vc usa ele como servidor DHCP/Controle de banda e MACC, ele não define uma rota de saída, qual a WAN que possua o melhor tunelamento livre de tráfego.
    Hoje consigo a soma dos Links em 98% dos meus testes.
    Lembramos quê o Link configurado como Backup não será somado, visto que ele fará parte da banda real quando o principal associado ao backup ficar Down.
    Obs: Posso estar enganado, mas no meu caso deu certo.



    Enviado via XT1040 usando UnderLinux App

  16. #16

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Soma as duas bandas sim. Também direciona o fluxo geral para um e usa outro com backup. Vide informações detalhadas e configurações em http://andersonpb.blogspot.com.br/
    Espero ter ajudado.

  17. #17

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Cara esquece tplink estava com uns 10 na rede e deu 2 meses começou os problemas, toda semana tem q reiniciar ele buga, ja atualizamos junto com o suporte tplink e não resolveu.

    Solução migrar todos esses r470, no fim das contas so me trouxe prejuízo.


    Sent from my iPhone using UnderLinux

  18. #18

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    Boa noite,
    sei que o tópico é velho, mas é possível sim somar duas bandas.

  19. #19

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    e da impressão de somar se vc medir no speed vai sair banda somada mais somar somar nao soma nao

  20. #20

    Padrão Re: Como configurar Tp-link Tl-r470t+

    bom dia, ainda nem pesquisei muito sobre a soma de links, mas se alguem puder ajudar agradeço. minha duvida é: tenho um link via radio 4Mb divido com 3 vizinhos, tenho uma RouterBOARD 750 r2 fazendo PPPoe que entra por DHCP, tou pensando em pegar outro link de outro provedor pq esse cai muito, mais 3Mb ai queria usar os 7Mb ao mesmo tempo e quando um cair outro assume, esse Roteador Tp-link Tl-r470t+ 4 Wan + Load Balance faz isso ou preciso de outra Rb?