+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Feliz Ano Novo aos Sobreviventes de 2013, que 2014 seja repleto de novos desafios para Todos.... Desafio superado, experiencia adquirida!!!

    Bom vamos là.. o tabu do PCC+hotspot jà foi quebrado, que bom. muitos se beneficiaram dessa..

    agora minha "duvida" è como fazer um PCC (cargas diferentes 2Links) + controle de banda Simples e DHCP em uma RB750up
    ----------------------------------PCC-------------------------------
    Link Adsl de 10 Megas (OI) modem em Bridge
    Link PPPoE de 3 Megas dedicados (Ampernet) Radio em Bridge em PPPoE
    fazer Load Balance em RB750UP
    ---------------------------------------------------------------------

    -----------------DHCP-Controle de Banda por MAC-------------------
    fazer com que todos os dispositivos e computadores que entrar na rede naveguem com controle de banda de 1 Mega
    sem precisar cadastrar, entrou na rede ja navega a 1 Mega, sem proxy, sem firewal, sem nada. apenas o PCC+DHCP com controle de banda
    --------------------------------------------------------------------

    obrigado por quem ajudar......

  2. #2
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Citação Postado originalmente por Arthur Bernardes Ver Post
    Pegando onda no seu tópico, só gostaria de saber se é possível fazer PCC com 3 link's ou mais!

    Sim, quantos links desejar, e 10 dias configuramos uma rb 1100 com 9 links vdsl

  3. #3

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    sim.. pode sim.. quantos links sua RB suportar.. ou seja.. quanto mais Portas LAN ela contiver. maior serà a quantidade de links que pode ser incluso nesse PCC....

    mas minha Duvida náo Foi esclarecida... responderam uma outra Duvida mas náo a do Topico Original.. entáo galera..
    tem como fazer um PCC simples e um DHCP liberando 1 Mega para cada MAC que se conectar na rede? sem autenticação ou cadastro.. conectou navegou.. porem limitado hà 1 Mega... tem como?

  4. #4
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Citação Postado originalmente por davijhon Ver Post
    sim.. pode sim.. quantos links sua RB suportar.. ou seja.. quanto mais Portas LAN ela contiver. maior serà a quantidade de links que pode ser incluso nesse PCC....

    mas minha Duvida náo Foi esclarecida... responderam uma outra Duvida mas náo a do Topico Original.. entáo galera..
    tem como fazer um PCC simples e um DHCP liberando 1 Mega para cada MAC que se conectar na rede? sem autenticação ou cadastro.. conectou navegou.. porem limitado hà 1 Mega... tem como?

    Basta vc ir na queue, setar o ip e a velocidade, mas isso depende do pcc que irá fazer

  5. #5

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Citação Postado originalmente por Acronimo Ver Post
    Basta vc ir na queue, setar o ip e a velocidade, mas isso depende do pcc que irá fazer
    sim sim Amigo... mas minha questão è fazer com que o Mikrotik PCC sete esse limite automaticamente para os macs que entram na rede... algo automático....

  6. #6
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Citação Postado originalmente por davijhon Ver Post
    sim sim Amigo... mas minha questão è fazer com que o Mikrotik PCC sete esse limite automaticamente para os macs que entram na rede... algo automático....

    deverá criar uma queue massa para toda a range de ip assim fica automatico, independente de qual ip pegar, ele sempre vai estar na mesma banda, tipo 192.168.1.2 até 192.168.1.254 cada ip com 1mb

  7. #7

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Claro.. Claro.. como não pensei nisso antes.. irei testar isso hoje aqui na Loja.. postarei o resultado..

    senhores moderadores.. não fechem este tópico ainda.. pois apesar da Logica ser simples. na pratica não testei para ver se resolve meu problema.. Obrigado!!!....

    e se tiver mais regras para melhorar esse PCC com DHCP + controle de banda seria ótimo.. só mandar.. -)

  8. #8
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Citação Postado originalmente por davijhon Ver Post
    Claro.. Claro.. como não pensei nisso antes.. irei testar isso hoje aqui na Loja.. postarei o resultado..

    senhores moderadores.. não fechem este tópico ainda.. pois apesar da Logica ser simples. na pratica não testei para ver se resolve meu problema.. Obrigado!!!....

    e se tiver mais regras para melhorar esse PCC com DHCP + controle de banda seria ótimo.. só mandar.. -)
    / queue simple
    : for i from=1 to=253 do={ add name=("192.168.254." . $i ) target-address=("192.168.254." . $i . "/32") dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=40000/160000 total-queue=default-small }

    so altere o ip para sua range de ip, isso vale na rb versão 5.x

  9. #9

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    então galera.. não estou conseguindo.. (ele atribui o IP ao MAC e navega a 1 mega) mas quando o PC sai (Desconecta) e (reconecta) ele pega outro IP mas ai não navega pq fica com 2 IPs atribuido para aquele MAC.... entenderam!?

  10. #10
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Citação Postado originalmente por davijhon Ver Post
    então galera.. não estou conseguindo.. (ele atribui o IP ao MAC e navega a 1 mega) mas quando o PC sai (Desconecta) e (reconecta) ele pega outro IP mas ai não navega pq fica com 2 IPs atribuido para aquele MAC.... entenderam!?

    isso por que o ip que ele pega nao tem controle, melhor forma seria colocar um hostpot com login e senha para cada usuario (de uma lida sobre isso pesquise )


    / queue simple
    : for i from=1 to=253 do={ add name=("192.168.254." . $i ) target-address=("192.168.254." . $i . "/32") dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none direction=both priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=128k/1M total-queue=default-small }


    so troque o ip 192.168.254 pelo ip que vc usa na sua rede ai todos os ips da classe ficará com 1mb

  11. #11

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    dizem que quem Pergunta passa vergonha uma única vez.. então vamos passar vergonha agora..

    seguinte.. estou me perdendo nessas configurações de PCC+DCHP com Controle de banda....

    se possível for.. peço-lhes que postem as regras nas seguintes Ordens...

    (Como Configurar o PCC com 2 Cargas Diferentes (3Megas) e (5Megas) ambas em bridge quem vai discar é o MK)
    (Como Configurar o DHCP na range \24)
    (Como Configurar o QueUe na Range \24 para 1 Mega.)

    quais são essas Regras? Obrigado!

  12. #12
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Citação Postado originalmente por davijhon Ver Post
    dizem que quem Pergunta passa vergonha uma única vez.. então vamos passar vergonha agora..

    seguinte.. estou me perdendo nessas configurações de PCC+DCHP com Controle de banda....

    se possível for.. peço-lhes que postem as regras nas seguintes Ordens...

    (Como Configurar o PCC com 2 Cargas Diferentes (3Megas) e (5Megas) ambas em bridge quem vai discar é o MK)
    (Como Configurar o DHCP na range \24)
    (Como Configurar o QueUe na Range \24 para 1 Mega.)

    quais são essas Regras? Obrigado!


    um conselho nao use 1 rb para 2 funções, use balance em uma rb, e configuração de cliente em outra

    o pcc pode colocar quantos links precisar, de cargas diferentes independente se quem for discar éa rb ou modem, pode discar a rb, e se colocar dedicado vc vai atribuir o ip dedicado, tb

    procure dhcp mikrotik e "ganhe" 3 minutos lendo, tem tutorial passo a passo com as figurinhas, pra vc aprender

    - - - Atualizado - - -

    Citação Postado originalmente por [COLOR=#333333
    (Como Configurar o QueUe na Range \24 para 1 Mega.)[/COLOR]
    veja o post acima que eu coloquei um script de queue em massa para uma range 24

  13. #13

    Padrão Re: Load Balance+Controle de banda Simples RB750 UP

    Bom Galera.. a Parte de QUeUEs esta configurada e Funcionando corretamente..

    Todos os IPS que entram na rede navegam a 1 mega sem choro.. (essa Etapa concluida)

    mas esta faltando a Parte de fazer essa mesma RB uma PCC... a Parte DHCP-Controle de banda esta OK..

    Mas a Parte do PCC para unir os Dois Links esta faltando.. e como a rede não vai passar de 20 usuaios (Internos)
    não há problema ser apenas uma RB750up para os dois serviços de PCC+DHCP/Controle de banda.. ela da conta do recado!

    Topologia da rede é a seguinte..

    ether1 entrada de link-1
    ether2 entrada de link-2
    ===================
    ether3 em bridge
    ether4 em bridge
    ether5 em bridge
    então esqueçam a parde em bridge (da ether3 há ether5) essa esta tudo em Bridge mesmo.. não precisa mexer.
    -=============-
    mas a parte dos links
    ether1 entrada de link-1 (3Megas)
    ether2 entrada de link-2 (5Megas)

    Precisa ser feita uma PCC.. e como fazer essa PCC nesses 2 Links. (De cargas diferentes mas chegam da mesma forma)