+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Olá galera, estou com uma dúvida qual seria mais recomendado e funcional em uma rede comercial, usar roteadores wireless em cascata ou conecta-los diretamente no switch.

    Pois os usuários necessitam as vezes transitar entre uma área e outra sem a perca de conexão.

    O local é um prédio de 4 andares, neste caso seria 4 roteadores 1 por andar.

    Eu sei que poderia usar 1 roteador e 3 AP, mas acho melhor usar roteadores e configura-los no modo AP e bridge.

    Agora a dúvida fica se cascatei-os eles ou conecto todos diretamente no switch, o que vocês recomendam?

    Abraço

  2. #2

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Citação Postado originalmente por congregação Ver Post
    Olá galera, estou com uma dúvida qual seria mais recomendado e funcional em uma rede comercial, usar roteadores wireless em cascata ou conecta-los diretamente no switch.

    Pois os usuários necessitam as vezes transitar entre uma área e outra sem a perca de conexão.

    O local é um prédio de 4 andares, neste caso seria 4 roteadores 1 por andar.

    Eu sei que poderia usar 1 roteador e 3 AP, mas acho melhor usar roteadores e configura-los no modo AP e bridge.

    Agora a dúvida fica se cascatei-os eles ou conecto todos diretamente no switch, o que vocês recomendam?

    Abraço
    Depende do como esta o seu link! Se vc usa algum balanceamento de link como um Mikrotik por exemplo, vc pode passar um fio para cada e claro se a distância for grande precisaria de Switchs ou algum roteador desses ai em bridge, porem se vc usa o link vindo do Modem e ele já é discado vc pode colocar todos os roteadores em bridge, agora se não for discado vc coloca o 1º em ppoe e o restante em bridge. Se vc tiver muita banda fica legal para quem só faz paginar na internet, agora se alguém ficar fazendo download, ferra tudo, agora claro que vai depender da quantidade de banda que vc possui!

  3. #3

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Amigo, coloque todos no Switch.
    Se o Switch travar, é só resetar e volta a funcionar.
    Se cascatear entre os roteadores, caso um trave os outros iram parar também.

  4. #4

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    Amigo, coloque todos no Switch.
    Se o Switch travar, é só resetar e volta a funcionar.
    Se cascatear entre os roteadores, caso um trave os outros iram parar também.

    Ok pessoal obrigado pelo help, realmente eu não tinha parado para pensar neste caso do roteador principal travar.

    Agora fica a questão do usuário estiver transitando nos andares para não perder a conexão.

    Alguém, tem mais alguma ideia o que pode ser feito?


    Abraço

  5. #5

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Configura os roteadores com o mesmo SSID e senha.
    Claro que quando ele andar pelos andares vai cair a conexão na hora da troca do AP... mas é bem rápido nada absurdo uns 30 segundos no máximo.
    Qual marca e modelo dos roteadores?

  6. #6

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Prezado.

    Um boa solução para esse tipo de rede seria a utilização do seguinte modelo de roteadores
    Access Point AP Unifi UAP 300mbps 2.4ghz - Ubiquiti
    Procure se informar a respeito.

    Att.

    Marcius

  7. #7

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Citação Postado originalmente por andrecaleiros Ver Post
    Configura os roteadores com o mesmo SSID e senha.
    Claro que quando ele andar pelos andares vai cair a conexão na hora da troca do AP... mas é bem rápido nada absurdo uns 30 segundos no máximo.
    Qual marca e modelo dos roteadores?
    Blz. Fabricante são todos TP-Link, modelos eu já uso estes.

    TL-WR1043ND -
    TL-WDR4300 -
    http://www.tp-link.com.br/products/d...el=TL-WR1043ND

    Mas eu prefiro o TL-WR1043ND achei mais estável e usando a banda 2.4.Ghz, pois se usar as duas Bandas simultaneamente alguns notebooks não consegue acessar por ser um pouco antigos.

    Abraço
    Última edição por congregação; 03-01-2014 às 21:08.

  8. #8

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Citação Postado originalmente por bortoloto Ver Post
    Prezado.

    Um boa solução para esse tipo de rede seria a utilização do seguinte modelo de roteadores
    Access Point AP Unifi UAP 300mbps 2.4ghz - Ubiquiti
    Procure se informar a respeito.

    Att.

    Marcius

    Sim, os AP's da Ubiquiti são muito bons. O software de gerenciamento não deixa a desejar.
    Como o amigo já tem os roteadores, acho que fica inviável financeiramente comprar os unifi já que cada um sai na base de R$300.

  9. #9

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Na minha humilide ignorancia, eu acho legal levar cabo até cada radio partindo um cabo de cada porta do sw, mas não esqueça que quando o cliente mudar de radio a conexão será perdida e reestabelecida logo em seguida, mas algo do tipo cair skype isso será certo.

  10. #10

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Ok irei fazer desta forma de colocar todos os Roteadores Wireless plugado no switch.

    Onde trabalho ( não sou do TI) mas lá é dois galpão (A e B) de quase 600mts e reparei que cada + ou - 50 mt's em linha reta tem um AP ou Roteador no alto da parede e quando eu preciso ir de uma ponta a outra com notebook a conexão não cai, e também tem outro galpão (B) na mesma empresa que fica do lado oposto com a mesma estrutura do galpão (A) eu vou até este outro galpão (B) e continua a conexão.

    que tipo de estrutura eles usam para que a conexão continua estável sem cair?

    Abraço

  11. #11

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    So se usam os radios da glink fazendo mesh. Pq mesmo usando mesmo ssid em todos aps a conexão deveria cair na mudança de radio, ou ela se manteve no mesmo ap em todos os locais transitados com o not.

  12. #12

    Padrão Re: Usar cascateamento entre Roteadores Wireles ou conecta-lo todos diretamente no switch qual a recomendação?

    Citação Postado originalmente por Zarttron Ver Post
    So se usam os radios da glink fazendo mesh. Pq mesmo usando mesmo ssid em todos aps a conexão deveria cair na mudança de radio, ou ela se manteve no mesmo ap em todos os locais transitados com o not.

    Já digo de antemão que estes AP's ou Roteadores é de fabricação própria Huawei, pois é que esta escrito nos equipamentos.

    Estou de Férias, mas assim que retornar irei trocar uma ideia com o administrador da rede se ele fala como foi configurado estes equipamento.

    Abraço