Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola galera

Trago aqui hoje um pequeno desafio sobre VOIP.
    To pensando em criar um servidor VOIP pra dar aos meus clientes, chamadas ilimitadas na rede a um custo muito simbolico. Ja me indicaram a que eu usasse o Elastix. Experimentei e percebi que e um sistema bastante simples, ate mesmo na sua configuracao.
    Ai eu pensei numa outra coisa: A possibilidade de expandir um pouco mais o alcance do meu servico VOIP, isto e, permitir que ate clientes doutras provedoras possam efectuar chamadas aos da minha rede, e vice-versa. Eu sei que em IT tudo e possivel, mas a questao seria: como chegar ate esse ponto?
    Na minha cidade tem outros 2 provedores de internet. Assim na teoria eu acho, mas nao tenho certeza que eu teria de ter em meu server room 2 gateways dessas duas provedoras, "certo"? Como disse eu, nao tenho certeza. Assim, minha questao se resume em 3 pontos:

1. Como posso integrar clientes doutras provedoras, permitindo que apenas seus Softphones se liguem ao meu VOIP Server, mantendo o restante constante? Lembrando que os usuarios sao individuos com Laptop e Smartphones que vao usar simultaneamente wifi da minha rede ou da concorrencia, mas o dispositivo deve achar seu caminho ate ao servidor.
    2. Caso eu queira extender esse servico a outras cidades que estejam fora do alcance de nossa rede, como e que eles poderiam ser interados?
    3. Ate quantos ramais pode ter um servidor Elastix, e quantas chamadas simultaneas?

Eh pessoal, isso pode ate parecer uma ilusao, mas acredito eu que exista uma saida, pelo que mais uma vez vos agradeco pela paciencia.

2. Melhor maneira e muito pratico é locar um servidor nos DC da alog, embratel, intelig, ou outros. com isso vc vai ter um IP publico poderá interligar quantos provedores achar necessário em qualquer lugar do Brasil e do Mundo. tenho um sistema legal com gerenciamento mais profissional se quiser saber mais é só falar.

3. Citação Postado originalmente por jonatas-tavares Ver Post
    Melhor maneira e muito pratico é locar um servidor nos DC da alog, embratel, intelig, ou outros. com isso vc vai ter um IP publico poderá interligar quantos provedores achar necessário em qualquer lugar do Brasil e do Mundo. tenho um sistema legal com gerenciamento mais profissional se quiser saber mais é só falar.
    Oi Jonatas, eu tou em Mocambique e nao temos nenhum provedor VOIP por aqui. Nem regulamento pra ta existem ainda. Isso significa que eu terei que ralar muito, por isso preciso de vossa ajuda

4. Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Ola galera

Trago aqui hoje um pequeno desafio sobre VOIP.
    To pensando em criar um servidor VOIP pra dar aos meus clientes, chamadas ilimitadas na rede a um custo muito simbolico. Ja me indicaram a que eu usasse o Elastix. Experimentei e percebi que e um sistema bastante simples, ate mesmo na sua configuracao.
    Ai eu pensei numa outra coisa: A possibilidade de expandir um pouco mais o alcance do meu servico VOIP, isto e, permitir que ate clientes doutras provedoras possam efectuar chamadas aos da minha rede, e vice-versa. Eu sei que em IT tudo e possivel, mas a questao seria: como chegar ate esse ponto?
    Na minha cidade tem outros 2 provedores de internet. Assim na teoria eu acho, mas nao tenho certeza que eu teria de ter em meu server room 2 gateways dessas duas provedoras, "certo"? Como disse eu, nao tenho certeza. Assim, minha questao se resume em 3 pontos:

1. Como posso integrar clientes doutras provedoras, permitindo que apenas seus Softphones se liguem ao meu VOIP Server, mantendo o restante constante? Lembrando que os usuarios sao individuos com Laptop e Smartphones que vao usar simultaneamente wifi da minha rede ou da concorrencia, mas o dispositivo deve achar seu caminho ate ao servidor.
    2. Caso eu queira extender esse servico a outras cidades que estejam fora do alcance de nossa rede, como e que eles poderiam ser interados?
    3. Ate quantos ramais pode ter um servidor Elastix, e quantas chamadas simultaneas?

Eh pessoal, isso pode ate parecer uma ilusao, mas acredito eu que exista uma saida, pelo que mais uma vez vos agradeco pela paciencia.

Amigo, não será tao difícil assim.

Pra ficar mais facil, eu faria da seguinte maneira:

1) colocaria um servidor elastix em cada rede
    2) fecharia um ptp pra cada rede e testaria a comunicação entre os elastix (também poderia fazer via internet, mas dependendo da distancia, o ptp seria mais rápido)
    3) os 3 elastix se pingando? ligaria os 3 via tronco iax (mais simples) ou tronco SIP.
    4) criar os ramais: elastix 1 ramal 1001 | elastix 2 ramais 2001 | elastix 3 ramal 3001
    5) criar os planos de discagem para que quando o ramal 1001 chamar o 2001 ou 3001, ele saia pelo tronco especifico (parte do mesmo principio de criar ROTAS estáticas

Qualquer duvida, estou a disposição

5. Citação Postado originalmente por Norito Ver Post
    Oi Jonatas, eu tou em Mocambique e nao temos nenhum provedor VOIP por aqui. Nem regulamento pra ta existem ainda. Isso significa que eu terei que ralar muito, por isso preciso de vossa ajuda
    Será um prazer, inclusive prestamos serviço pra Voice Mais em Angola, os servidores estão no Brasil e EUA eles trabalham com callback callingcard usando celular ou fixo pra originar as chamadas sem a necessidade de internet através de portal de voz usando DID de Portugal.

Tópicos Similares

1. Sistema VoIP – Tecnologias, hardware, uma solução necessária.
    Por HenriqueHS no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 07-07-2008, 00:45
  2. Manual Sistema voip completo para vc montar sua própria operadora
    Por Havengar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 27-06-2008, 10:09
  3. Sistema voip completo para vc montar sua própria operadora
    Por aheringer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 58
    Último Post: 03-02-2008, 01:56
  4. Sistema voip completo para voce montar sua própria operadora II