+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP com Mikrotik

    Estou com 1 ponto a ponto de 40 KM usando antenas algcom de 90 e rb912, sinal -57/-58, tx power 22DB ( all rate fixed ) , porem nao presta, os rates ficam oscilando muito e quando vou fazer um teste pelo btest , inicia e dura 3 a 6 segundos e para, o radio continua conectado mais nao ping mais

    demora um pouco e volta ao normal

    estou usando em 20 pois em 40 fica so no conecta e desconecta

    Alguem que tem um link com essas rb , que esta em funcionamento perfeitamente poderia postar as configuracoes pra min ver, creio que seja configuracao

    Estou usando MPLS+VPLS

    Att,

  2. #2

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    Amigo não seria problema de visada?
    Fixou a distância? está certa? Coloca ela exata
    Tenta fixar o mcs, testa com o 12.
    O sinal tá bom.
    Uma pergunta, como você fixou em 40mhz?

  3. #3

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    posso lhe dizer que tenho um enlace de 53 Km com antena de 34(Ubnt) e RB 912 outdoor,sinal -57(ainda tem um espelho de água de 3,5 km),passando 20 MB tranquilo então como amigo disse,visada,poluição,ajuste fino,seu sinal era para estar em torno de -54,passe as coordenadas e altura de torre que simulamos.

  4. #4

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    Questao de visada nao tem obstrucao, mais fica bem no limite, talvez ate fique uns 8% obstruido, o sinal oscila ate -53 -55 -56 deve ser a antena balancando mais esta dentro no nivel bom

    fixei em 40, colocando em 20/40 above em ambos

    Quanto a fixar os rate estou com receio de fixar alto e nao conecta e ter que ir na rpt que fica no meio do mato em cima de um morro enorme



    se tiver alguem com um link desse funcionando com essas rb, gostaria de ver as conf pra tirar umas duvidas

  5. #5

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    so fixe depois que tiver 100% !!!

    qual versao esta utilizando ?


    qual o CCQ de amostragem ? ja procurou trocar os canais e ver se melhora ?

    verifique a faixa de frequencia da antena e tente usar um canal desta faixa...

  6. #6

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    Ninguem tem um link com RB912 em funcionamento estavel ?

  7. #7

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    Sim, tenho alguns enlaces com esse rádio. São ótimos!! Pra mim é a melhor opção de rádio de baixo custo. Só perde pra rádio de frequencia licenciada.

    Com o nível de sinal que está atualmente, se não tiver nada de errado na parte de instalação, alinhamento e visada, dá pra conseguir 110 Mbps Half com muita estabilidade, baixa latencia e baixo jitter.

    Em outro tópico eu dei umas dicas de como conseguir um enlace estável com esse rádio. Dá uma olhada: https://under-linux.org/showthread.php?t=168021&page=3...

    E sobre a questão da fixação do MCS, dá pra fazer sem medo. desde que seja feito da forma correta não há problema.

    O segredo é fixar uma taxa de modulação alta (MCS10, 12, 14) e também a menor disponível (6Mbps). Além disso, vc pode fixar na ponta que vc tem acesso pela ethernet, pois em ptp tanto faz se é feita no AP ou no cliente.

  8. #8

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    Só alguns mais alguns comentários:

    - Deixe a potencia em default;
    - Use canal 20-40 Mhz (o próprio Miktotik vai mudar para 20, caso fique muito ruim em 40);
    - Verifique se os dois canais estão ativados, pois por padrão o chain1 vem desativado;
    - Verifique se o nível de sinal Tx-RX ch0 e Tx-Rx ch1 não estão muito diferentes um do outro (devem estar o mais equalizado possível). Caso estiverem pode ser que a antena esteja fora de nível, ou alguma coisa está interferindo mais em uma polaridade do que outra e isso é péssimo para MIMO 2x2, talvez sendo recomendado até desativar um canal e operar em 1x1.
    -Use o protocolo Nstreme, ele é ótimo!!
    - Não use NV2 em PtP, vai aumentar a latencia;

    Observado tudo isso acima, chegou a hora de encontrar o melhor canal. Faça vários testes e encontre o canal que o enlace se comporte melhor. Mesmo que não tenha nenhum rádio por perto dessa antenas, essa procura pelo canal ideal deve ser realizada, pois sempre existe um canal onde ocorre um melhor "casamento" entre rádio-conector-cabo-antena;

    - Feito tudo isso, deve-se fixar a modulação. Sempre fixe a modulação em enlaces ptp. Maiores detalhes sobre a fixação da modulação estão naquele outro tópico que deixei o link acima.

  9. #9

    Padrão Re: PTP com Mikrotik

    To com um enlace com repetidoras com esse rádio, link tudo normal alto tráfego entre os pontos, agora do final da rede para o início passando por 2 repetidoras, muito ruim o tráfego apenas 10% do que da entre os pontos.

    Na verdade pela teoria, o tráfego de uma rede com vários pontos deveria ser a do pior ponto, mais não ta sendo.

    Já testei nas repetidoras o tráfego entre um rádio e outro ligados via Cabo, está tudo normal portas gigas, dando tudo que tem!!!.

    Alguém já teve esse problema no mikrotik? ou será que é uma falha na medição do bandwith? sei que até chega a atingir 50% do trafego do pior link, mais na média fica 10%, ou seja tenho 2 repetidoras, 4 torres, ou seja 3 ptps, o pior link tenho 100Mb half, pois bem o trafego do final da rede para o início deveria ser este, mais so dá 10% dele ou seja 10MB as vezes oscila pra cima um pouco, mais o máximo que da é 50% ou seja 50Mb mais na média entre 10Mb e 15Mb.