+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Cache full para usuários de cliente com proxy

    Olá,
    Agradeceria ser informado da possibilidade de entregar cache a full para usuários de cliente do provedor que possui proxy (Mikrotik), pois em seu proxy é implementado controle de banda e estes usuários não tem aproveitamento do cache a full.
    Seria o caso de marcar pacotes cache na saída do meu proxy (Mikrotik + Cache dedicado) e marcar estes pacotes no proxy do cliente para entrega a full?
    Att,
    Tadeu Santos

  2. #2

    Padrão Re: Cache full para usuários de cliente com proxy

    Olá Tadeu,

    Eu uso proxy somente para a economia de link. Já usei cache full mas na prática ele se torna um verdadeiro "tiro no pé". Apesar de parecer uma opção tentadora o fato de poder baixar conteúdo a velocidade máxima as redes sem fio têm seus limites e isto vai acabar interferindo negativamente para alguns clientes. Quem mais aproveita o cache full são os "hard users", os clientes que congestionam a rede. Na época que eu usava o cache full eu recebia mais reclamações. Os clientes não entendem porque algumas coisas vão baixar tão rápida e outras mais devagar. Atualmente eu uso cache full somente para Youtube porque, no meu caso, não tenho outra alternativa.

    O conteúdo que estiver no proxy vai ser entregue ao cliente de uma forma mais estável e isto já é uma vantagem. Também tem o fato de você estar economizando link e desta forma pode compensar os clientes com planos de velocidade maiores.

    Mesmo assim caso queira implementar o cache full a título de curiosidade acredito que você não vá ter dificuldade, eu mesmo posso te dar algumas dicas. Mas pensando em termos práticos e comerciais o cache full não é uma opção interessante, tanto que as grandes e médias operadoras não usam.

    Espero ter ajudado você a ter uma visão mais realista do cache full.

    Fica com Deus,

    Edilson.