+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Frenquência 5.8 - qual usar???

    Boa tarde a todos do forum do under-linux, fiz um enlace de 24.6 km com dois Rocket's e antenas disch 30, o sinal ficou bom e quando faço um teste de velocidade usando o canal 136 / 5680 ele dá RX: 39.66 Mbps e TX: 28.32 Mbps com um Total: 67.98 Mbps.
    Como andei pesquisando, e o melhor para o ponto a ponto é usar um canal de 5.725 mhz a 5.850 mhz resolvi mudar o meu canal e fazer um teste. Resumindo quando troco para o canal 5.745, 5.765, 5.785 e 5.805(que é o que aparece usando o pais brazil) o resultado do teste fica de 2 a 3 Mbps. Alguem pode me dizer o porque??? de cair tanto o Throughput quando coloco esses canais???

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.jpg
Visualizações:	236
Tamanho: 	130,3 KB
ID:      	49759
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste de velocidade.png
Visualizações:	230
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	49760

  2. #2

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Seu enlace não esta bom. Tente chegar a -62 de sinal.

  3. #3

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Seu enlace não esta bom. Tente chegar a -62 de sinal.

    No caso colocar uma dissh 34dbi?

  4. #4

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Citação Postado originalmente por bissolatimarcelo Ver Post
    No caso colocar uma dissh 34dbi?
    Talvez seja alinhamento correto da antena, interferência ?

  5. #5

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Citação Postado originalmente por megabyte Ver Post
    Talvez seja alinhamento correto da antena, interferência ?
    Não creio que seje alinhamento, mas o rocket cliente está na cidade, e o ap está em uma fazenda, será que eu deveria inverter?? tipo colocar o AP na cidade e o Cliente na Fazenda???

    O Ap está na fazendo porque o link vem de outra cidade, então na torre da fazenda tem um rocket recebendo e um rocket distribuindo para a cidade.

  6. #6

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    o sinal esta baixo mesmo, talvez algo esteja obstruindo o freznel ou coisa asim

  7. #7

    Thumbs up Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    o sinal esta baixo mesmo, talvez algo esteja obstruindo o freznel ou coisa asim
    Certo, as antenas tem como erguer mais 1 metro em cada torre vou ver se mecho essa semana se der certo volto no tópico para dizer.

    Obrigado por enquanto

  8. #8

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Rapaz qnd vi no 2º print o nome do Cliente, pensei comigo! acho que conheço essa menina..kkk ja morei ai em querencia e acho q ja estudei com a Andriele..que mundo pequeno...Respondendo a sua dúvida nao acredito que o problema ai seja interferencia e sim um alinhamento mais fino..Atualmente moro em Brasilia e interferencia aq é mato e msm assim ainda conseguimos desempenho melhores...vc tmb pode tentar mudar de "Brasil" e deixar em "Compliance Test"..talvez resolva, mas acho q é alinhamento... Abraço pessoal de Querencia..Ótima cidade...by Darlan

  9. #9

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Com dish de 30, ja presenciei casos de 32 km com -60. Acredito que seja alinhamento mesmo.

  10. #10

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Ola amigo,primeiro parabéns pois um ptp de 24km mesmo q não esteja 100% é show cara.
    1-acho q o sinal pode melhorar um pouco,perca tempo vale a pena pois os ajustes da rocket são bem finos mesmo.E detalhe quando reposiciona-se a antena demora um pouco a ver o resultado,a posicione e espere uns 2 minutinhos muita gente apanha nisso.
    2-se a frequência q vc colocou primeiro foi a melhor fique nela,alinhe,teste,atinja o máximo dela e ai depois vc vai testando outros canais.
    3-eu não gosto de usar o teste da ubnt,parece mentiroso,prefiro dois mikrotik de cada lado.
    4-vc tb pode usar um radome shield

  11. #11

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Citação Postado originalmente por bissolatimarcelo Ver Post
    Boa tarde a todos do forum do under-linux, fiz um enlace de 24.6 km com dois Rocket's e antenas disch 30, o sinal ficou bom e quando faço um teste de velocidade usando o canal 136 / 5680 ele dá RX: 39.66 Mbps e TX: 28.32 Mbps com um Total: 67.98 Mbps.
    Como andei pesquisando, e o melhor para o ponto a ponto é usar um canal de 5.725 mhz a 5.850 mhz resolvi mudar o meu canal e fazer um teste. Resumindo quando troco para o canal 5.745, 5.765, 5.785 e 5.805(que é o que aparece usando o pais brazil) o resultado do teste fica de 2 a 3 Mbps. Alguem pode me dizer o porque??? de cair tanto o Throughput quando coloco esses canais???

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.jpg
Visualizações:	236
Tamanho: 	130,3 KB
ID:      	49759
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste de velocidade.png
Visualizações:	230
Tamanho: 	18,9 KB
ID:      	49760
    Está com cara de interferência amigo! Tenta desabilitar o AirMax e ir mudando o canal pra ver se melhora (Tente abaixar um pouco a potencia antes de ir mudando os canais.)

  12. #12

    Talking Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Bom dia a todos do forum, quero agradecer pelos comentarios no post e quero postar o novo resultado a todos.

    No momento não tenho duas routerboards pra testar uma ponto a ponto o throughput estou fazendo com os proprios rockets ponto a ponto e dessa vez está dando:
    RX: 51.35 Mbps
    TX: 50.28 Mbps
    Total: 101.63 Mbps

    Canal: 170 / 5850 MHz

    A pergunta é eu consigo melhorar isso trocando de canais??? ou agora está ótimo meu elance???

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	119,4 KB
ID:      	50279

  13. #13

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Citação Postado originalmente por bissolatimarcelo Ver Post
    Bom dia a todos do forum, quero agradecer pelos comentarios no post e quero postar o novo resultado a todos.

    No momento não tenho duas routerboards pra testar uma ponto a ponto o throughput estou fazendo com os proprios rockets ponto a ponto e dessa vez está dando:
    RX: 51.35 Mbps
    TX: 50.28 Mbps
    Total: 101.63 Mbps

    Canal: 170 / 5850 MHz

    A pergunta é eu consigo melhorar isso trocando de canais??? ou agora está ótimo meu elance???

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cliente.jpg
Visualizações:	115
Tamanho: 	119,4 KB
ID:      	50279
    Bom dia, vi que seu enlace está em 40Mhz e está passando bem pouco troughput nas interfaces, existe a necessidade de passar grande velocidade nesse enlace?
    Caso não.. faça ele em 20Mhz. Vai ficar mais estável.

  14. #14

    Smile Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Citação Postado originalmente por klabundee Ver Post
    Bom dia, vi que seu enlace está em 40Mhz e está passando bem pouco troughput nas interfaces, existe a necessidade de passar grande velocidade nesse enlace?
    Caso não.. faça ele em 20Mhz. Vai ficar mais estável.

    Sim, no momento está dando até 6 megas de trafego(70 clientes no total, mas on-line mesmo é bem menos), e a intenção é contratar uns 30 megas de internet se eu conseguir.

  15. #15

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Ao invés de 40Mhz, usa 30Mhz, muitas vezes o throughput é melhor do que usando 40Mhz, mas procura fazer um teste sem ser pelo firmware do rádio.

  16. #16

    Padrão Re: Frenquência 5.8 - qual usar???

    Faz como o amigo falo tente fazer, testes sem ser usando o firmware, engana um pouco e a maioria das vezes não é o que se mostra e acaba nos iludindo.