+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre RB450G - Badblocks

    Pessoal boa noite,

    Sou iniciante no mundo do Mikrotik, mas sou esforçado e curioso também e pretendo profissionalizar o meu "provedor", ou "gatonet" como alguns aqui costumam falar ou comentar. Claro se possuísse grana iria começar 100%, mas vamos deixar os detalhes.

    Adquiri uma RB 450g, ja fiz algumas configurações que pretendo utilizar e ja esta funcionando 100% (para o que eu quero).

    Como falei anteriormente, sou curioso, e olhando algumas configurações na minha RB, notei que na opção system->resources, é mostrado algumas informações (sim, baixei a configuração do processador dele de 680 mhz para 400 mhz, pois nao estou tendo todo esse processamento, e quero "aumentar a vida útil" dela), na imagem na foto notei uma coisa que me chamou muito atenção, uma opção lá que é badblocks (a minha rb possui 0.1%).

    Procurei no fórum e achei algumas informações mas não achei suficientes e então recorro a vocês, abaixo o link onde fiz a pesquisa.
    https://under-linux.org/showthread.p...t=bad+block+rb

    Agora vem os questionamentos:

    1 - Minha RB é nova no maximo 4 ou 5 meses de uso, quando comprei nao atentei pra isso, entao na busca o pessoal fala que é "normal" vim assim, mesmo sendo nova a rb, o fato é verdade ou nao?

    2 - O que essas badblocks podem ocasionar ao meu sistema? aparentemente nao tive nenhum problema ainda.

    Fico no aguardo de umas dicas e informações.

    Atenciosamente,
    Rafaell Dantas Costa
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb450g.jpg
Visualizações:	766
Tamanho: 	50,8 KB
ID:      	49836  

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre RB450G - Badblocks

    Memoria flash (É o que sua RB tem) tem bad blocks igual HDD, pendrive tem memoria flash e também tem setores ruins... tanto HD como o gerenciador da memoria flash vão remanejando esses setores ruins automaticamente, por acaso a RB mostra os badblocks, outros aparelhos as vezes tem milhões de badblocks e são lerdos por esse motivo mas não o exibem.

    Em outros tipos de dispositivos flash, tipo pendrives ou cartões de memoria, tem como remanejar os blocks, mas nesse caso não vale a pena.

    Memoria flash tem vida útil informada em gravações, leituras, temperatura de uso, entre outros detalhes (Ripple na alimentação conta MUITO, mas leigo só sabe colocar fonte de alta corrente sem estudar sobre o que é ripple), o que dá pra você controlar é temperatura, porque a quantidade de escritas e leituras são questão de config. do sistema operacional, impossível reduzir elas sem reduzir o uso do aparelho. E pelo preço do aparelho não vale a pena perder tempo com isso, bota ela a 100% de processamento, deixa a memoria lotada, ganha dinheiro com ela... dia que pifar, pifou, isso deve demorar varios anos pra acontecer, e deve pifar por raio ou ripple na alimentação muito antes de chegar a coisa tipo 10% de badblocks.
    (Tenho um notebook com flash de 1994, dos 32MB dele ainda tem uns 30MB usaveis. Hoje o armazenamento em flash tem construção melhor, devem durar 20 anos com muito mais facilidade)

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida sobre RB450G - Badblocks

    As vezes , pode-se notar uma série de blocos ruins que aparecem na página de recursos RouterBOARD . Um bloco ruim indica um problema de escrever em uma parte do dispositivo de armazenamento NAND , mas não afeta o desempenho da sua routerboard , e não dá qualquer indicação de qualidade . De acordo com a fabricante de chips NAND , até 5 blocos pode ser ruim quando NAND é fabricado , e até 80 blocos ruins pode desenvolver durante a operação, mas não vai perturbar o funcionamento do seu roteador, porque os mecanismos de solução complexos estão no lugar, que irá copiar os dados para outro bloco e tentar corrigir o bloco ruim.

    Nota ! Se mais de 100 blocos danificados (mais de 5 % em novas versões) deve desenvolver no chip NAND de um dispositivo RouterBOARD , você deve tentar reinstalar o RouterOS com Netinstall , e vai reduzir o número de bad blocks

    Desde RouterOS v5.18 , NAND é atualizado a cada poucos minutos, o que aumenta o setor escreve por ~ 32 por atualização. Isso é para garantir o desgaste NAND distribuída uniformemente, para aumentar a proteção contra perda de dados , em comparação com as versões anteriores. Como o fabricante do chip NAND garante 100'000 ciclos de escrita para os setores de NAND , 32 setor escreve por atualização significaria vida NAND é de cerca de 100.000 semanas.

    Se você estiver planejando usar o RouterBOARD como um cache ativo ou servidor de registro , uma unidade externa ou um cartão de memória substituível pode ser uma alternativa melhor do que mantê-los no chip NAND. Note-se que vários modelos RouterBOARD apoiar unidades externas USB e diferentes tipos de cartões de memória.

    Importante! RouterOS mostra escreve por NAND TOTAL , não escreve por setor. Isso é diferente do que a dada 100'000 garantia escrita por setor.